Gente & Comportamento

Retrospectiva site HT: As mulheres que dominaram a cena dos editoriais de 2018

Temos de tudo, desde a atriz mais nova até aquela com a carreira mais extensa. Valorizamos o poder feminino em todas as formas, gostos e cores. Vem relembrar conosco!

Publicado em 31/12/2018 | Por Ana Clara Xavier

2018 foi o ano delas. Elevamos o feminismo à décima potência e descobrimos em nós mesmas as armas para lidar com uma sociedade difícil. Gritamos #NiUnaMenos, junto com as Argentinas, marcamos espaço no centro do Rio de Janeiro em prol da vida, batemos palmas para o discurso de Oprah Winfrey no Golden Globes e  choramos ao ver a lista crescente de mulheres abusadas por João de Deus. O site HT acompanhou de pertinho cada luta, choro e resistência e a prova disso está nestes 17 editoriais belíssimos com personalidades e fizeram e fazem a diferença. Você vai ler de tudo, desde talentos recém descobertos das artes até as atrizes consagradas. Prepara-se para se emocionar em entrevistas delicadas e fortes de mulheres maravilhosas!

 

Isabella Santoni (31/01)

Vamos nos apaixonar de novo? Porque é esse sentimento que o editorial de Isabella Santoni causa. Com um mood super carnavalesco, a atriz posou para as lentes de Ricardo Penna em fevereiro de 2018 em uma explosão de cores que encantou os leitores. A make arrasadora de Everson Rocha e os acessórios selecionados pela stylist Aline Dias Swoboda trouxeram toda a vida para o nosso primeiro editorial feminino do ano que ajudou a galera a arrasar nos blocos, camarotes e festas. Foi inspirador. O clima da folia foi potencializado, ainda, por ser a estreia da atriz na Sapucaí como destaque do segundo carro do desfile da Beija Flor de Nilópolis.

Headpiece Folie Carnaval | Brincos Bijoux di Buate (Foto: Ricardo Penna / Beleza: Everson Rocha)

Na época no ar em Orgulho e Paixão, a artista falou sobre tudo um pouco na entrevista, desde carnaval até a paixão pelo surf. No entanto, ela aproveitou a oportunidade para salientar a importância da cultura brasileira e da arte como ponto de reflexão. “Eu acredito que a arte, independentemente de sua forma, toca em lugares que não conseguimos explicar. É um misto de sensações que faz com que a gente reflita sobre nossos padrões e verdades. Neste caso, não está sendo diferente. O Carnaval é uma grande expressão disso e a Beija Flor está cumprindo sua função”, analisou.

 

Erika Januza (19/02)

Erika Januza é um mulherão. Saiu de casa em Contagem, Minas Gerais, para ganhar as telinhas da Globo. Em um editorial poderoso, a workaholic traçou toda a sua trajetória de batalha e labuta até chegar ao patamar que conquistou hoje. Com beleza de Everson Rocha e styling de Ale Duprat, o sempre incrível Jorge Bispo foi responsável por colocar nas fotos toda a potência desta atriz que brilhava como a juíza de O Outro Lado do Paraíso. Tão multifacetada quanto o papel que desempenhava na época, ela viveu na telinha uma mulher que batalhou e subiu na vida, saindo da carreira de empregada para dominar o Direito atuando como juíza. “No Brasil, nós temos essa ideia de que o negro sempre é o empregado, motorista ou trabalha em profissões de serviço. Quando souberam, todos já começaram a criticar que eu seria mais uma negra fazendo papel de empregada. E eu entendo, porque nós estamos acostumados a ver casos assim de personagens que ficam no canto da sala e nem falam nada. As pessoas têm uma pressa de julgar sem nem ver a história. A internet dá muita liberdade para as pessoas criticarem”, pontuou. A atriz ainda comentou sobre a repercussão e a representatividade da personagem. No mais, relembrou o processo de aceitação dos cachos, a dificuldade de se olhar no espelho e o racismo que sempre caminhou junto com ela em qualquer espaço que ocupe.

Terno Hugo Boss | Brincos Joya Ipanema (Foto: Jorge Bispo)

Juliana Knust (27/02)

Modernidade e beleza. Assim foi o editorial de Juliana Knust. Fotografado no Rio Othon Palace, o ensaio traz cliques de Sergio Baia, beleza assinada por Vivi Gonzo e styling de Tracy Rato. O papo que acompanha as imagens belíssimas é carregado de opiniões fortes da artista que, na época, vivia protagonista Zoe em Apocalipse. Determinada e dedicada à carreira, a atriz comentou sobre a insegurança de se ver o tempo inteiro na mídia por ser artista. “Eu comecei muito nova. E, naquela idade, achava que os jornalistas eram meus amigos e eu podia me abrir. Porém, tem gente que só quer um furo e se aproveita da nossa sensibilidade para isso”, comentou. Casada e mãe de dois filhos, Juliana garantiu estar aproveitando o melhor momento de sua vida depois de 22 anos de profissão.

Casaco Ou My Store/ Calça Levi’s/ Sandália Cecconello/ Acessórios Lilac (Foto: Sergio Baia)

Gabriela Duarte (28/03)

Depois de dois anos brilhando nos Estados Unidos, Gabriela Duarte retornou às telinhas para atuar em Orgulho e Paixão e, claro, protagonizar um editorial digno de uma rockstar no site HT. Atuando, na época, como a Rainha do Café do início do século passado, a filha de Regina Duarte falou sobre as dores e delícias de carregar este sobrenome, a vilã polêmica e feminismo. “Eu faço parte de um país e de uma era em que as mulheres estão em uma luta e em um progresso. Isso faz com que eu entenda que eu tenho privilégios que outras ainda não conquistaram, mas podem vir a ter. Toda essa questão da mulher ainda está muito arraigada na sociedade há muitos anos. É muito difícil, está entranhado. O patriarcado tem uma força gigantesca”, comentou.

Conjunto Dress Too | Jaqueta NK | Bota Cecconello | Acessórios Swarowkski (Foto: Sergio Baia)

Para completar, ela soltou o verbo sobre a cobrança do público. A atriz garantiu não ser do tipo que emenda um papel no outro. “Eu preciso do respiro”, garantiu. Apesar dos hiatos, Gabriela interpretou personagens marcantes e simbólicos na televisão brasileira que, inclusive, foram relembradas pela própria como Chiquinha Gonzaga (1999), Jéssica de “Passione” (2010) e Maria Eduarda de “Por Amor” (1997).  Na verdade, ela é um furacão, o que pode ser provado pelos cliques de Sergio Baia, styling de Tracy Rato e beleza de Tito Vidal, tendo o Rio Othon Palace como cenário.

Fernanda Souza (27/04)

Fernanda Souza é muito mais do que a menina que fez sucesso em Chiquititas. A atriz já provou diversas vezes o tipo de pessoa especial e a profissional dedicada que é. Neste editorial exclusivo para o site HT fotografado na suíte do Rio Othon Palace, ela relembrou a longa carreira de mais de duas décadas, o sucesso nos teatros com Meu Passado Não Me Condena e o fenômeno do programa de TV Vai Fernandinha, que carrega todo o DNA da artista. Com projetos que reverberam o poder feminino, Fernanda comentou sobre a força das mulheres na temporada mais recente do talk show. “A minha mãe é muito guerreira, sempre correu atrás do que quis e de suas vontades. Foi muito corajosa por ter se separado com uma filha de oito anos e outra de três. A partir disto, aprendi a ser esta mulher forte. Cresci sem a presença masculina em casa e sabendo que poderia fazer as minhas próprias escolhas. Ela é o meu grande exemplo”, garantiu. Além do papo sobre feminismo, a artista ainda falou sobre medos, a vida de casada com o cantor Thiaguinho, mudanças, carreira, feminismo… E, para deixar tudo ainda melhor, ainda contamos com cliques incríveis feitos por Vinicius Mochizuki, com make de Rafael Senna e styling de Anderson Vescah.

Moletom Mixed, Colares e braceletes Pandora, Saia Sacada (Foto: Vinicius Mochizuki / Beleza: Rafael Senna/ Styling: Anderson Vescah)

Pâmela Tomé (05/07)

Moda elevada à décima potência: este é o mood do ensaio fotográfico protagonizado por Pâmela Tomé. E nada mais justo do que escolher logo ela para este papel já que a atriz nasceu em passarelas até alcançar as telinhas. Neste editorial, a nossa equipe brincou com os espaços o Rio Othon Palace desde o terraço da piscina até o bar para relevar todas as faces desta atriz. Com styling de Anderson Vescah, cliques de Guilherme Lima,produção de Lucas Bueno e beleza de Walter Lobato, as fotos foram acompanhadas por um papo no qual a atriz revelou todas as suas mulheres ao falar o que pensa sobre política, feminismo, assédio, violência e eleições. Na época, no ar em Orgulho e Paixão, ela relatou toda a profundidade de sua personagem e a importância das telenovelas para informar as pessoas e causar reflexão, já que, para ela, as instituições que deveriam fazer isto estão fadadas ao fracasso. “O Brasil está totalmente largado, no quesito educação. Está longe de ser um país com estudo público bom. Estamos abandonados”, lamentou.

(Foto: Guilherme Lima/ Styling: Anderson Vescah/ Beleza: Walter Lobato/ Créditos: Trench Coat FORUM/ Cropped LEBÔH/ Calça CITY BLUE/ Bota CONSTANCE/ Colar SWAROVSKI)

Fabiula Nascimento (25/07)

Tudo branco. Assim foi o editorial de Fabiula Nascimento. Exalando sensualidade e poder feminino, a atriz foi fotografada por Guilherme Lima, com styling de Anderson Vescah e beleza de Nathalie Billio, enquanto relembrava o início da carreira até o trabalho mais recente em Segundo Sol. Comemorando 21 anos de carreira, ela garantiu que mudou muito desde que chegou de sua cidade natal Curitiba para conquistar uma vida profissional e pessoal plena. “Eu passei por tudo, como falta de dinheiro, mas nunca fiquei sem trabalho. Sempre trabalhei e sempre consegui dar conta das minhas coisas. Nunca pensei em desistir, nunca pensei que não era algo para mim, sempre pensei que iria dar certo. Eu sempre fui muito positiva’’,contou. Em um papo gostoso sobre os desafios que enfrentou até chegar ao momento atual, refletindo sobre todas as suas nuances de uma mulher empoderada, feminista e, acima de tudo, realizada.

(Foto: Guilherme Lima/ Styling: Anderson Vescah/ Beleza: Nathalie Billio/ Créditos: Tricô Dimy / Calça Colcci )

Roberta Rodrigues (14/08)

A importância do lugar de fala é algo que poucas pessoas entendem ou tem a dimensão do que é. Mas Roberta Rodrigues sabe muito bem o que é ter este poder e garantiu que vai brigar com unhas e dentes até que todos descubram também. “Vou lutar pelo protagonismo da mulher negra. Não consigo imaginar que a minha filha vai continuar discutindo isto daqui a 15 anos”, comentou sem papas na língua. E ela é assim. Uma mulher que, se deixar, vai escancarar a verdade mais ácida na cara da sociedade. O curioso é que foi exatamente isso que acabou fazendo. No papo que acompanha o editorial do site HT, Roberta soltou o verbo sobre o preconceito racial, o machismo e a criminalidade no Brasil. Para completar, ainda falou sobre a sua carreira e trajetória de vida. Não teve como não se apaixonar, ainda mais com fotos de Hugo Moura que eternizaram toda a sua aura feminina. Com beleza de Titto Vidal e styling de Tracy Rato, o Rio Othon Palace foi invadido pela beleza de Roberta Rodrigues.

(Foto: Hugo Moura / Stylist: Tracy Rato/ Beleza: Titto Vidal / Crédito: Blusa e calça Lucidez/ Sandália Cecconello/ Brincos Francesca Romana Diana/ Anel e Pulseira Lilac)

Anajú Dorigon (12/09)

Anajú Dorigon já fez de tudo um pouco, desde desfilas pelas principais passarelas do mundo, passando por projetos sociais de como Miss New Model Universe 2010 e culminando em seu trabalho mais recente no elenco de Orgulho e Paixão. Em cada etapa que viveu até então, a atriz soube se reinventar com propriedade mostrando sempre para o que veio. Tendo sido um símbolo da luta contra a AIDS na América Latina, ela lidou de perto com a fome e a pobreza de pessoas carentes. “A minha geração não tem noção do que é a AIDS. Sabemos o que é, claro, mas não vivemos o começo da epidemia. Acredito que exista uma defasagem com relação à educação sexual”, comentou. Em um editorial que potencializa a sua alma de diva rockstar, os clique são de Lima, styling de Tracy Rato e beleza de Everson Rocha. Tendo o Rio Othon Palace como nosso plano de fundo, o ensaio potencializou a beleza nada comum de Anajú e a delicadeza da artista.

(Foto: Guilherme Lima/ Styling: Tracy Rato/ Beleza: Everson Rocha/ /Créditos: Blusa Loungerie / Jaqueta Ellus/ Saia Forever 21/ Bota Cecconello)

Betty Faria (20/09)

Como explicitar em palavras o editorial de Betty Faria? Ela é simplesmente uma das deusas das artes e demonstrou muito bem a sua força feminina ao soltar o verbo sobre violência, política, legalização do aborto e cenário político. “O que vivemos atualmente nas artes é a mesma situação na qual o país se encontra. Não dá para separar cultura de violência, corrupção, repressão e polarização, que é o pior. Se temos uma opinião diferente, recebemos críticas e até xingamento dos outros. É um ódio… É a pobreza, em todos os sentidos”, analisou. Nas fotos, é possível ver uma mulher madura cheia de vida e com um brilho estonteante capaz de enlouquecer qualquer um, afinal, é de Betty Faria que estamos falando. Fotografado no Rio Othon Palace, o shooting contou com cliques de Vinícius Mochizuki, styling de Milton Castanheira e make de Ewerton Pacheco.

(Foto: Vinicius Mochizuki/ Beleza: Ewerton Pacheco/ Styling: Milton Castanheira/ Créditos: Vestido Martu, Paletó Renner, Sapato Morena Rosa, Brinco Swarovski)

Miá Mello (25/09)

Beleza, natureza e Miá Mello. Está aí uma mistura boa que trouxe para este editorial do site HT uma carga extra de mistério e valorização do corpo feminino. O desafio de trazer naturalidade e potência feminino foi dado para uma equipe fiel formada pelo fotógrafo Jorge Bisco, a stylist Aline Dias e a maquiadora Nathalie Billio. Para acompanhar este trabalho incrível, nós batemos um papo exclusivo com a atriz sobre carreira, educação feminista e ser mulher no humor. “Eu amo atuar em comédia. Eu me sinto privilegiada de fazer algo que é importante para a sociedade, em que você pode apontar as coisas ruins, colocar uma lente de aumento nas mazelas do mundo. E as pessoas vão dar risadas, mas, depois, vão sair refletindo”, ressaltou. Uma diva do humor que encanta o Brasil a fora com a delicadeza de suas palavras. Tem como não se apaixonar?

(Foto: Jorge Bispo/ Beleza: Nathalie Billio/ Styling: Aline Dias/ Créditos: Vestido Animale)

Letícia Birkheuer (03/10)

Mal tinha acabado o inverno e nós já chamamos Letícia Birkheuer para fazer um editorial que ficou, no mínimo, deslumbrante. Posando de biquíni, em algumas fotos, com a fantástica coleção da Newbeach, a modelo revelou o seu corpão estupidamente lindo para as lentes de Pedro Garrido, inspirado na personagem Ana Flávia da peça Mercado Amoroso, que rodou o Brasil este ano. Os cliques tiveram a beleza assinada por Everson Rocha e styling de Alê Duprat, o que ajudou a dar ares ainda mais fresh e poderosos para a musa. Em um papo leve e divertido para o site HT, a top model soltou o verbo sobre a eterna ditadura da beleza, responsabilidade da maternidade, liberdade feminina e assédio. “Todas as mulheres sofrem, eu sempre tentei me defender. Nunca deixei que o homem conseguisse me manipular. Aprendi a me virar em todas as situações possíveis, talvez por ter saído de casa muito cedo. Bom, se estão contratando e falam: ‘Eu tenho cinco pessoas para escolher’, insinuando que vão escolher alguém se ela se envolver com ele, vou falar: “Paciência, vai com Deus!”. Todas as mulheres já foram assediadas de alguma maneira. Se uma mulher consegue se impor diante de uma situação dessas e sai ilesa é até uma conquista. A gente se sente vitoriosa depois, mas infelizmente nem todas conseguem”, criticou.

(Foto: Pedro Garrido/ Beleza: Everson Rocha/ Styling: Alê Duprat/ Crédito: Biquíni: Newbeach, Colar: Ateliê Chilaze, Pulseira: Zinc, Sandália: Schutz)

Kelzy Ecard (24/10)

Há quem diga que Kelzy Ecard é uma atriz revelação, mas a gente sabe muito bem a trajetória premiada da atriz nos palcos e foi exatamente isto que contamos neste editorial. Com mais de 30 peças no currículo e 25 anos de carreira, a artista comentou sobre seu primeiro papel de destaque na televisão em Segundo Sol, política, feminismo e a batalha de quem vive de arte no país. “Tenho sido muito bem sucedida em realização artística, mas minhas finanças são um fiasco!”, desabafou. Além do papo, ainda mostramos para vocês fotos incríveis e exclusivas do site HT feitas por Sergio Baia no Teatro Riachuelo, com beleza de Yago Maia e styling de Rafael Ourives.

(Foto: Sérgio Baia/ Beleza: Yago Maia/ Styling: Rafael Ourives/ Créditos: Vestido Rudge, Pulseira e colar Metally)

Vanessa Giácomo (31/10)

Em um ensaio com uma pegada super moderna, o site HT revelou todas as nuances da personalidade de Vanessa Giácomo, desde a mais certinha até a mais criteriosa. Fotografado por Guilherme Lima, o nosso palco foi, mais uma vez, o Rio Othon Palace e contamos com beleza de Titto Vidal e styling de Rafael Ourives. O resultado é lindo demais! Acompanhando os cliques, temos ainda um papo super bacana onde falou sobre O Sétimo Guardião, o trabalho como roteirista, a maternidade, a versatilidade de sua profissão e amadurecimento. “A minha essência continua a mesma, tanto no quesito profissional quanto pessoal. A forma como trato as pessoas é igual. Ao mesmo tempo, amadureci. Tenho mais confiança no momento de dizer não para algo. Sou uma pessoa mais prática”, garantiu.

(Foto: Guilherme Lima/ Make: Titto Vidal/ Styling: Rafael Ourives/ Créditos: Blusa Mixed, Blazer Versace, Saia Levi’s)

Adriane Galisteu (07/11)

“A minha realidade é a da dedicação, do esforço e da labuta”, afirmou Adriane Galisteu. Somente por esta frase já dá para vislumbrar a força desta mulher batalhadora que encontrou no trabalho uma válvula de escape de uma vida difícil. Por fora, uma fortaleza, e, por dentro, uma pessoa carinhosa. A atriz comentou sobre a chegada na Globo através da novela O Tempo Não Para, um objetivo que almejou a vida inteira. Em papo exclusivíssimo, relembrou o início complicado da carreira, comentou sobre os papéis mais polêmicos, falou sobre os tabus que as pessoas sempre relacionaram a ela e ainda brindou ao sucesso da vida. Tudo isso foi potencializado em um shooting especialíssimo que resume muito bem o que é a moda nos tempos de hoje. Cheio de looks poderosos e sobreposições, o styling é de Anderson Vescah, os cliques são de Alex Santana e a beleza é de Lucas Vieira. Fotografado no Rio Othon Palace, vimos uma Adriane mais leve, solta e feliz.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Trench Mara Mac sobre Casaco Eva, Blazer Tufi Duek, Camisa Hugo Boss, Saia ABrand , Mule Mara Mac, Anéis Sara Joias)

Rafaela Mandelli (19/12)

Bem preto no branco, Rafaela Mandelli é imediatista e quando quer alguma coisa tudo acontece. Em um editorial minimalista, a atriz deixou a sua marca no site HT ao se mostrar linda e empoderada para as lentes de Prema Surya. Realizado no Rio Othon Palace, o shooting contou com a beleza de Yago Maia, styling de Milton Castanheira elevando ainda mais o poder destas fotos. Entre uma troca de roupa e outra, Rafaela nos contou sobre o amadurecimento na profissão, as preparações para os papéis, maternidade, feminismo e o retorno à Globo depois de 12 anos na Record. “Eu encaro todos os trabalhos que eu faço independente de onde eu esteja com a mesma importância, dedicação e empenho”, garantiu.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Sutiã e Segunda Pele Sizély/ Summer Victor Dzenk/ Scarpin Hugo Boss/Joias Ana Porto/ Meias Decheles)

Carol Castro (26/12)

Chegamos ao último do ano. E que editorial. A escolhida para protagonizar este trabalho foi ninguém menos que Carol Castro. A musa posou para as lentes de Guilherme Lima em clima da diva italiana Monica Bellucci, o que rendeu fotos magníficas, delicadas e muito femininas. Com looks arrasadores de Milton Castanheira, make incrível de Gabriel Ramos e tendo como cenário o Rio Othon Palace, convidamos vocês para conhecer mais a fundo a mãe da Nina. A atriz contou sobre a nova mulher que descobriu dentro de si mesma desde a chegada da maternidade, alguém ainda mais forte e batalhadora. Trabalhando em O Tempo Não Para e os longas Veneza e O Juízo, ela falou sobre as dificuldades que passou ao longo de 2018. “A chegada da maternidade me fez refletir muito sobre os meus direitos. Tive a sorte de conseguir seis meses de licença, mas não são todas as mulheres que conseguem. Isto é algo pouco comentado, mas a discussão é necessária”, garantiu.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheira/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Blusa Levi’s, Brincos HStern, Anéis Vivara)

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheira/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Blusa Levi’s, Brincos HStern, Anéis Vivara)

 

Pesquisas relacionadas