Cinema & TV

Preto no branco: Rafaela Mandelli surge ainda mais linda em editorial exclusivo do site HT clicado no Rio Othon Palace

Mãe de Catarina, a atriz teve importantes papeis nos últimos anos percorrendo linguagens do cinema, de séries e novelas e comenta o retorno à Globo depois de 12 anos na Record: “Eu encaro todos os trabalhos que eu faço independente de onde eu esteja com a mesma importância, dedicação e empenho”

Publicado em 19/12/2018 | Por Junior de Paula

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Calça Krya/ Blusa Hugo Boss/ Colar Zinc)

Quem acha que, aos quatro anos, uma criança ainda não sabe qual profissão seguir, precisa conhecer a história da atriz Rafaela Mandelli. Ela, em papo exclusivo com o site HT, contou que sempre soube que o seu lugar no mundo seria atuando, fosse nos palcos, na televisão ou nas telas do cinema. “Desde bem pequena, eu tinha a certeza de que seria atriz, mas os meus pais não entendiam de onde teria surgido tanta clareza, pois não tenho ninguém que trabalhe com arte na família”, lembrou. O cenário era Brasília, nos anos 80, onde Rafaela passou a infância. E foi em meio ao cerrado e cercada de política por todos os lados que ela se descobriu atriz, muito antes de sua primeira experiência com a magia do palco, que só rolou quando se mudou para o Rio de Janeiro, aos 16 anos, para estudar artes cênicas na Casa das Artes de Laranjeiras, a CAL.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Blusa Krya/ Saia NX/ Anel HStern )

E foi esta bela atriz de olhos azuis, com um talento inegável e bem resolvida desde criança que aceitou brincar de ser modelo por um dia em um editorial exclusivo para o site HT,  realizado no Rio Othon Palace, clicado por Prema Surya com beleza de Yago Maia e styling de Milton Castanheira. Entre uma troca de roupa e outra, Rafaela nos contou sobre o amadurecimento na profissão, o retorno à Globo, as preparações para os papéis, maternidade e feminismo. Vem com a gente conferir!

Mais madura, aos 39 anos, Rafaela está de volta à Globo, na novela das 19h, O Tempo Não Paravivendo a psiquiatra Helen. A trama, escrita por Mário Teixeira, tem atingindo bons índices de audiência e críticas, com sua história que mistura passado e presente ao contar a saga de uma família do século 19, que atravessa os tempos congelada até ser descoberta – e descongelada – em pleno século 21. Com esse pano de fundo, Rafaela, assim, volta com chave de ouro à emissora que a lançou para o mundo com seu primeiro papel de destaque: a Nanda, de Malhação, em 2001.  “Tenho muito orgulho de contar esta história. A novela é linda, leve e legal de fazer. Com um elenco muito unido. E a Helen é uma personagem muito gente fina. Ela está ali para contribuir e ajudar. É uma personagem que as pessoas têm gostado e que eu adoro fazer também. É uma novela que dá super certo e eu vejo isso na rua. O retorno é imediato”, acrescentou Rafaela, que, nos últimos 12 anos, estava contratada da Record, onde fez novelas como Mutantes e Milagres de Jesus.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Sutiã e Segunda Pele Sizély/ Summer Victor Dzenk/ Scarpin Hugo Boss/Joias Ana Porto/ Meias Decheles)

“Tem sido ótimo trabalhar com pessoas que passaram pela minha vida há algum tempo. Dou muito valor a todos os projetos os quais participei e que me fizeram amadurecer profissionalmente. Todos eles contribuíram para me trazer até aqui, onde estou hoje. Vivo um período maravilhoso na minha vida, com o meu crescimento pessoal, aprendizado e reencontro com as pessoas”, destacou Rafaela, que se orgulha de todos os papeis e tem ótima relação com as emissoras pelas quais passou. Muito delicada e discreta, ela afirma, aliás, que nunca percebeu, de fato, o preconceito embutido em muitas piadas das redes sociais em relação às produções da Record e ao elenco que escolheu trocar a Globo pela emissora do Bispo Macedo por um período de tempo. Muito pelo contrário, Rafaela faz questão de elogiar e ser muito grata por tudo o que viveu por lá. “Eu encaro todos os trabalhos que eu faço independente de onde eu esteja com a mesma importância, dedicação e empenho”, defendeu.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Vestido Victor Dzenk/ Jaqueta Hugo Boss/ Sapatos Cecconello)

Gratidão, aliás, é um sentimento recorrente na trajetória da atriz. E os últimos anos tem sido marcados por muitos sucessos em sua carreira. Depois do estouro como protagonista da série da HBO, O Negócio, gravada por quase cinco anos e que ficou no ar por quatro temporadas, a atriz recebeu um dos seus mais complexos papéis até hoje, a Maria do filme Intimidade Entre Estranhos, uma mulher que se sente sozinha em seu casamento e se vê em meio a um triângulo amoroso complexo. O longaque estreou no circuito de Festivais deste ano, está em cartaz nos cinemas do Brasil e tem direção de José Alvarenga Jr.  “A Maria é um tipo de personagem diferente de tudo o que eu já tinha feito. É uma personagem extremamente difícil, com uma profundidade muito grande e estou recebendo muitas críticas boas. O filme veio na hora certa, em um momento de amadurecimento profissional e ele está me possibilitando mostrar camadas de interpretação que eu nunca tinha tido oportunidade de mostrar antes”, ressaltou a atriz, que, com Maria, teve seu primeiro papel de protagonista no cinema.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Top NX/ Calça e cinto Victor Dzenk/ Bracelete Atelier Chilaze/ Sapato Hugo Boss)

Em O Negócio Rafaela viveu uma garota de programa no universo da prostituição de luxo, entretanto, a atriz conta que só aceitou o convite porque a narrativa teria um viés feminista e não seria mais um clichê sobre o assunto. Com elenco formado essencialmente por mulheres, a série teve um papel importante na discussão sobre o empoderamento feminino. “A gente aborda o tema de outra maneira. Foi contada de um outro ponto de vista, não glamourizado da profissão. E as pessoas entenderam por que foi abordado dessa maneira. Antes elas perguntavam se não seria machista, mas é uma série que não tem essa abordagem. São mulheres com um poder de decisão sobre as próprias vidas, escolhendo a profissão que elas querem, da forma que elas querem”, explicou a artista. A série, produzida e exibida pela HBO, foi um marco na carreira da atriz, que se dividiu entre São Paulo e Rio de Janeiro para as gravações. Para Rafaela, todo o sucesso desse produto se deveu a uma equação perfeita de fatores: alto investimento, quatro temporadas bem amarradas, e, além disso, a qualidade de toda a elaboração, desde o elenco, roteiro, fotografia e direção. “É uma qualidade de série internacional produzida no Brasil, então é de um orgulho muito grande ter participado de todo esse processo”, concluiu Mandelli sobre a série que foi exportada para mais de 50 países.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Vestido Victor Dzenk/ Jaqueta Hugo Boss/ Sapatos: Cecconello)

A personagem repercutiu especialmente bem entre o público feminino, o que foi muito importante para a atriz se dizer satisfeita com o trabalho realizado, já que, para ela, a função do artista é contar histórias sem pré-julgamento e de forma que inspirem a quem assiste. “Foi exatamente a imagem que a gente queria passar, ou seja, uma série de empoderamento feminino. Não temos que ter preconceito de contar nada, seja do viés que for. Não podemos colocar os nossos valores à frente de narrativa nenhuma. Precisamos contá-la e essa personagem, em especial, mostrava muito o lado de livre escolha da mulher”, destacou Rafaela, que não tem medo e nem pudor de se posicionar como uma personalidade pública feminista em suas redes sociais.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Sutiã e Segunda Pele Sizély/ Summer Victor Dzenk/ Scarpin Hugo Boss/Joias Ana Porto/ Meias Decheles)

Um exemplo mais recente, foi sua declaração sobre a avalanche de denúncias de abuso sexual contra o médium João de Deus. “Eu apoio a coragem das mulheres que denunciam. Não é uma decisão fácil, considerando que esses homens geralmente estão em uma posição de poder. O poder pode ser financeiro, hierárquico ou, nesse caso, do João de Deus, de liderança espiritual. É preciso seguir rompendo o silêncio. É preciso ter coragem. Não podemos mais aceitar o estupro ou assédio normalizado em nossa sociedade, assim como não podemos jamais achar que a culpa é da vítima”, escreveu.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Blusa Krya/ Saia NX/ Anel HStern )

Outra característica importante da personalidade de Rafaela é a versatilidade. Pois é com ela que a brasiliense se permite percorrer tanto linguagens cinematográficas, como das séries e filmes, quanto de novelas da TV, bem diferentes entre si, com a mesma desenvoltura. “A linguagem da série é mais parecida com a do cinema. Tem início, meio e fim e na novela não se sabe muito bem para onde vai, o que é um desafio enorme, porque tem que estar preparado para tudo o que vier. São muito diferentes, mas eu adoro trabalhar em qualquer manifestação artística”, disse orgulhosa. Foram muitos personagens que tiveram vida graças à interpretação de Rafaela Mandelli nos 23 anos dedicados à atuação e muitos ainda estão por vir no que depender da atriz. “Ainda me vejo numa busca por um aprendizado, amadurecimento pessoal e profissional e eu acho que vai ser o resto da minha vida assim. No momento que eu achar que eu estou pronta ou que sei alguma coisa é porque está errado”, afirmou.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Vestido Victor Dzenk/ Jaqueta Hugo Boss/ Sapatos: Cecconello)

Além da profissional dedicada, Rafaela é uma mãe presente na rotina de Catarina de 13 anos. A menina, fruto do relacionamento com o ator Marcelo Serrado , apesar de crescer no meio das filmagens e das coxias, parece não querer seguir o mesmo caminho dos pais. Catarina quer ser bióloga marinha e a mãe disse a apoiar na escolha que fizer. “Eu me desdobro por ela. A minha prioridade é a minha filha, tudo o que envolve meu trabalho ela está comigo, ela dá opinião em tudo o que faço. Catarina é minha parceira desde pequena e sempre me acompanhou, esteve presente nos meus trabalhos. No momento que eu não estou trabalhando, estou full time com ela”, contou. Ser uma profissional de sucesso e ainda encarar a maternidade de forma dedicada é um ato de força feminina. A atriz sabe bem a importância de se ocupar lugares e ter voz na sociedade como a nossa. “A gente batalha todos os dias para que a mulher ganhe espaços e espero que isso aconteça cada vez mais”, afirmou Rafaela. A gente também!

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Top NX/ Calça e cinto Victor Dzenk/ Bracelete Atelier Chilaze/ Sapato Hugo Boss)

Equipe:

Fotógrafa: Prema Surya

Stylist: Milton Castanheira

Beleza: Yago Maia

Assistente de styling: Carol Jardim

(Foto: Prema Surya/ Styling: Milton Castanheira/ Beleza: Yago Maia/ Créditos: Calça Krya/ Blusa Hugo Boss/ Meia Decheles/ Sapato Hugo Bosso/ Colar Zinc)

Agradecimentos:

Rio Othon Palace

Sayonara Sarti

Pesquisas relacionadas