Gente & Comportamento

Em editorial exclusivo clicado no Rio Othon Palace, Adriane Galisteu desabafa: “A minha realidade é a da dedicação, do esforço e da labuta”

A atriz e apresentadora revelou as nuances de sua personalidade, desde o lado batalhadora até o jeito de menina. A atriz relembrou toda a trajetória que percorreu na carreira até virar estrela de novela da Globo - ela está arrasando em O Tempo Não Para - e ainda analisou a sociedade atual

Publicado em 07/11/2018 | Por Ana Clara Xavier

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Saia Hugo Boss, Sutiã Verve, Camisa Mara Mac, Colar Atelier Chilaze, Meia Melissa)

Com alma de menina e trajetória de mulher admirável, Adriane Galisteu nunca se deixou abater pelos percalços e obstáculos que precisou ultrapassar ao longo da vida. Por fora, uma fortaleza, e, por dentro, uma pessoa carinhosa e batalhadora. Desde muito nova, encontrou no trabalho uma válvula de escape. Pedra sobre pedra foi construindo, a partir de seu nome, um império de entretenimento, brilhando como apresentadora nos programas mais requisitados da TV aberta. Encarou cada desafio como um combustível que a levou diretamente ao seu destino atual: O Tempo Não Para. A carreira ganhou ainda mais visibilidade com sua chegada à TV Globo. Os caminhos sinuosos nunca a fizeram deixar de lado a sua liberdade, o jeito brincalhão e a forma gostosa de encarar a vida. Por toda a sua sabedoria e experiência, Adriane Galisteu é a musa do editorial do site HT desta semana. Fotografado no Rio Othon Palace, o ensaio conta com cliques de Alex Santana, styling de Anderson Vescah e beleza de Lucas Vieira. Vem conferir!

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Saia Hugo Boss, Sutiã Verve, Camisa Mara Mac, Colar Atelier Chilaze, Meia Melissa)

Adriane teve uma infância cheia de percalços a e perdeu o pai ainda muito nova. Com 15 anos, se viu com a responsabilidade de manter a casa e, ao mesmo tempo, lutar pelo seu lugar ao sol. Participou de uma banda, posou nua, estreou como apresentadora em quadros da MTV, brilhou em programas de talk show que carregavam o seu nome e atuou em Xica da Silva, da Rede Manchete. Depois de 31 anos se dedicando às artes, a recompensa e a ratificação de todo o seu trabalho veio mais uma vez ao participar de sua primeira novela na Rede Globo. “Como artista e celebridade, eu sempre observei a Globo, por ser a rede que estava em primeiro lugar. Tentei aprender muito para, no futuro, chegar pronta na emissora. Queria ter a maturidade suficiente de estar ali”, garantiu. E assim foi. Não é preciso assistir muitos capítulos para perceber que a artista está onde deveria. Em O Tempo Não Para, ela interpreta uma estilista cuja marca perdeu espaço no mercado devido à crise. No entanto, a personagem faz de tudo para dar a volta por cima e se recolocar no topo. “Está sendo uma experiência sensacional. A Zelda é uma personagem completamente distante de mim, a começar pela cor do cabelo. Não posso emprestar nada da Galisteu para ela, o que acaba sendo super difícil”, comentou.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Body Corporeum, Paletó NX, Brinco Ylla para Metally, Calça Mareu Nitschke para Obra Ipanema, Sandália Melissa por À La Garçonne )

A chegada da apresentadora à Globo é fruto de muita superação. Engana-se quem pensa que a longa trajetória na carreira foi motivo para Adriane receber qualquer tipo de regalia. Na verdade, a sua participação em O Tempo Não Para não veio através de um convite, mas de uma conquista. A atriz fez parte de um teste que selecionou quem entraria para a trama. “Quando cheguei para o teste, a sala estava lotada de pessoas e tive que esperar pela a minha vez. Recebi o texto e estava me tremendo inteira. No dia seguinte, fiquei igual a uma menina do lado do telefone esperando o resultado. Não houve nenhum tratamento especial. Sinceramente, isto me fez sentir ainda mais orgulho de mim, porque passar é diferente de ser convidada. Nunca duvidei de mim”, relembrou.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Saia Corporeum, Camisa de Couro Hugo Boss, Tênis Adidas , Óculos Gio Antonelli para Leader, Sutiã DeMillus para Leader )

Na verdade, antes de ser chamada para participar do teste, Adriane já estava se esforçando para mostrar a sua importância frente à Globo.  Anteriormente, ela integrou a equipe da Rádio Globo – onde trabalha há mais de um ano – e ainda fez parte da Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão. “O Fausto Silva é fundamental na minha chegada através do convite que ele me fez para fazer parte da Dança”, salientou. Apesar de ser amiga pessoal do apresentador, ela comentou que este relacionamento não teve nenhuma influência na sua participação no quadro. “Nunca usei disto a meu favor. O meu caminho sempre foi o trabalho para alcançar aquilo que almejo. Nunca tive nada fácil e vou continuar não tendo privilégios, pelo andar da carruagem. Não tenho medo e muito menos preguiça de colocar a mão na massa. Eu gosto”, garantiu.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Body Corporeum, Paletó NX, Brinco Ylla para Metally, Calça Mareu Nitschke para Obra Ipanema, Sandália Melissa por À La Garçonne)

Como diria o próprio Faustão, ‘quem sabe faz ao vivo’. Exatamente por isto, não há dúvidas de que Adriane realmente nasceu para o show business. No currículo, a atriz possui cerca de 20 programas que contaram com a sua apresentação, duas novelas e 12 peças de teatro. “Tive a sorte e a honra de começar no teatro com Bibi Ferreira, uma mulher genial que, somente com um olhar, descobriu dentro de mim o meu talento para ser atriz. Ela me instigou a explorar isto e, com o passar do tempo, fui encontrando a minha vocação. Passei três meses exaustivos ensaiando e aprendendo muito, afinal, ela é uma enciclopédia”, comemorou. Na sequência, a atriz trabalhou ainda com Paulo Autran, Jô Soares e Afonso Soares que exploraram ainda mais este seu lado artístico. “Caminhei ao lado de pessoas que me instruíram de forma que nenhum curso no mundo conseguiria”, garantiu.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Saia Corporeum, Camisa de Couro Hugo Boss, Tênis Adidas , Óculos Gio Antonelli para Leader, Sutiã DeMillus para Leader )

Adriane foi criada neste mundo televisivo. No entanto, com as constantes mudanças das mídias sociais, a apresentadora garantiu ser necessário se reciclar a cada momento. Afinal, já não se faz mais, de acordo com ela, televisão como antigamente. “A TV aberta que fiz parte era plural, acessível e possível. Nós arriscávamos. Atualmente, vejo a televisão de forma homogênea, tudo é muito parecido. Se um programa não começar bem é logo cortado da grade. Na verdade, acho que a Globo é a única que mantém um show quando acredita nele. Ela faz acontecer. Por isto que é a Globo. O tempo está um pouco diferente e as pessoas têm medo de errar e ousar, porque têm medo de sair do ar e perder o emprego”, comentou. Mesmo assim, ela ainda é uma espectadora assídua de programas de entretenimento como A Fazenda, Big Brother Brasil, Programa do Porchat e Fantástico.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Trench Mara Mac sobre Casaco Eva, Blazer Tufi Duek, Camisa Hugo Boss, Saia ABrand , Mule Mara Mac, Anéis Sara Joias)

Os novos tempos trouxeram ares diferenciados para todas as profissões e Adriane Galisteu surfou nesta onda. Atualmente, ela exercita o seu lado apresentadora no canal do YouTube ‘Galisteu Sem Filtro’, no qual fala sobre a sua vida, moda e entretenimento. “A chegada do universo online foi um choque para a minha carreira, porque não tive escolha. Isto teve que fazer parte da minha vida e, se bobear, vai ser a prioridade. Foi o meu marido quem me deu o empurrão para fazer o canal. Tive que aprender a criar outra língua e jeito de fazer. Para quem está acostumado com toda uma equipe por trás, é muito difícil entender que quanto mais informal melhor. Atualmente, não tem mais como uma pessoa não ter um veículo de comunicação através das mídias sociais”, relembrou. O canal conta com quase 300 mil inscritos com apenas dois anos no ar.

A moda também é fundamental na trajetória de Adrine Galisteu. Foi através deste mundo que ela acabou encontrando a vocação para ser apresentadora e atriz. De acordo com ela, continua sendo a base de tudo para a sua vida. No entanto, assim como as outras nuances de sua carreira, esta também mudou. E, dessa vez, ela encara estes novos rumos de forma bastante positiva. “Existe um lado profissional que melhorou demais. Logo cedo, as meninas já vão para fora e focam nesta profissão, afinal, sabem que é uma carreira mais curta que as outras. Aprendem desde cedo a se especializar em outro ramo também, já que é preciso fazer de tudo um pouco atualmente. Não se pode tomar uma única decisão na vida, é preciso ter sempre um plano B. Ninguém mais é uma coisa só”, salientou.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Blazer e Colete Ricardo Almeida, Legging Sensil por À La Garçonne, Ankle Boot Veleno, Anéis Metally)

Ao longo de toda a sua trajetória, Adriane nunca teve muito tempo para errar. É daquelas pessoas que vai atrás e faz acontecer. De acordo com ela, quando se tem uma família para sustentar e ninguém para nos dar um suporte financeiro por trás, decisões equivocadas podem ter severas consequências. “Nunca me dei a liberdade de fazer escolhas sem pensar. Desde nova, aprendi a trabalhar e lutar pelos meus ideais. A minha realidade é a da dedicação, do esforço e da labuta. Acredito também que podemos unir a obrigação com o prazer”, comentou.  No entanto, é exatamente este perfil de batalhadora que a atriz pouco enxerga na geração millennial. “Tenho uma sensação de que as coisas estão muito rápidas, dinâmicas e, ao mesmo tempo, sem valor. Acredito que os adolescentes vivem no princípio de prazer com uma vontade de sempre levar vantagem sob as situações apresentadas. Isto não está errado, afinal, todo mundo quer alcançar o sucesso de alguma forma. No entanto, querer chegar até este patamar sem passar pelo processo do aprendizado é uma vitória vazia”, lamentou. De acordo com ela, diariamente tenta nadar contra esta maré e ensinar o seu filho, Vittorio, a ser persistente e ir atrás daquilo que almeja. Para deixar registrado todo o caminho que percorreu até ser quem é, a atriz mantém a sua primeira casa e seu primeiro carro intactos como parte de seu acervo pessoal. É uma lembrança constante de suas origens.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Blazer e Colete Ricardo Almeida, Legging Sensil por À La Garçonne, Ankle Boot Veleno, Anéis Metally)

Exatamente por ser irreverente, habilidosa e não ter papas na língua que Adriane Galisteu nunca teve muitos tabus. Indo contra uma sociedade retrógrada e conservadora, a atriz sempre fez questão de dizer aquilo que pensava, namorar quem gostava e trabalhar onde queria. Por este motivo foi muitas vezes questionada por expor seu corpo sem medo e se posicionar. De acordo com ela, os julgamentos ainda rolam até hoje. “As críticas continuam e, talvez, ainda mais fortes do que antigamente por causa da internet. No entanto, nunca ergueram nenhuma estátua para alguém que só criticava. Além disso, acredito que sou mais cruel comigo do que o próprio hater. Me julgo muito”, revelou.

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Vestido Salvatore Ferragamo/ Maxi Casaco de Paetê Eva Gargantilha Atelier Chilaze)

Com 45 anos, Adriane Galisteu continua sendo uma máquina de sonhos e esperança. Cheia de ideias, ela já possui planos para o futuro de sua carreira e, garantiu, que isto se manterá ao longo de muitos anos. “Não quero parar com este mundo da telinha que descobri, novamente, agora. Pretendo fazer uma série, uma minissérie e outra novela. Ao mesmo tempo, não desisti de ter mais um programa ao vivo. No entanto, só retorno para este mundo se fizer sentido, porque não quero mais fazer qualquer coisa. Estou mais seletiva”, comentou. Voa, Adriane!

(Foto: Alex Santana/ Beleza: Lucas Vieira/ Styling: Anderson Vescah/ Créditos: Vestido Salvatore Ferragamo/ Maxi Casaco de Paetê Eva Gargantilha Atelier Chilaze)

Equipe:

Foto: Alex Santana
Tratamento de Imagem: Marcio Moraes
Beleza: Lucas Vieira
Styling: Anderson Vescah
Produção de Moda: Lucas Bueno

Agradecimentos:

Rio Othon Palace
Hoteis Othon
Piny Montoro

Pesquisas relacionadas