Gente & Comportamento

Carol Castro posa em clima de diva italiana em editorial exclusivo para o site HT fotografado no Rio Othon Palace

Exemplo de mulher e artista, o site HT convidou a atriz para ser a estrela do nosso último editorial de 2018. Multifacetada, ela comenta sobre O Tempo Não Para e os longas Veneza e O Juízo

Publicado em 26/12/2018 | Por Ana Clara Xavier

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Eva, blusa Zinc, Sapatos  Schutz, Joias Vivara)

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Eva, blusa Zinc, Sapatos  Schutz, Joias Vivara)

“Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam”. Esta frase foi escrita por Clarice Lispector, mas descreve muito bem Carol Castro. Enquanto por fora é uma deusa, por dentro a atriz é uma mulher batalhadora que move montanhas para tornar realidade cada um de seus objetivos. Linda, morena e o símbolo da sensualidade, ela encontrou outros adjetivos nestes últimos tempos para chamar de seus. Mãe e poderosa, Carol enfrentou um período de redescobertas e novas potências através do sorriso da própria filha, a pequena Nina.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Animale,  Sandálias Cecconello, Joias Hstern)

Esta é a nova Carol Castro que vocês irão conhecer nos próximos parágrafos. Tendo o corpo e a alma como instrumentos de trabalhos e o coração como termômetro de decisões, a atriz deu, com exclusividade para o site HT, a entrevista que acompanha o novo editorial. No papo, ela falou sobre maternidade, carreira, feminismo, política e muito mais. E que coincidência bonita, logo ela estampar o último editorial deste ano, afinal, 2018 foi um período de encontro com uma nova Carolina. Em clima de diva italiana – pense em Monica Bellucci! – , ela posou para as lentes de Guilherme Lima, com looks arrasadores de Milton Castanheira, make incrível de Gabriel Ramos e tendo como cenário o Rio Othon Palace. Vem ver!

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Mixed, Joias Swarovski e Vivara)

Ora nas telinhas, ora nos cinemas, Carol Castro faz das artes a sua praia. De vilãs ardilosas a mocinhas fortes, todos os estilos de personagens integram a lista gigante de trabalhos que ela já desempenhou. Escrevendo o seu nome com traços de afeto e dignidade, a atriz fez história em O Profeta, falou a verdade apresentando Superbonita e, agora, dá exemplos em O Tempo Não Para. Atuando na novela das 19h, ela transformou uma oficial da marinha em um canal de comunicação com o público feminino. “A Waleska traduz a figura de uma mulher empoderada e bem resolvida. Não tenho dúvidas de que a sua independência e determinação podem inspirar outras pessoas”, analisou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Trench Coat Hugo Boss, Body Sizély, Sapatos Cecconello, Anéis e óculos Vivara / Brincos Atelier Chilaze)

Engajada, a artista gosta de utilizar as suas palavras como fomento para uma sociedade melhor. No ar na telinha da Globo, é possível ver mais semelhanças do que diferenças entre ela e a sua personagem. Enquanto em cena veste a camisa de uma mulher forte e cheia de opiniões, quando sai do set de gravação acaba por encontrar características semelhantes em frente ao espelho. “Nós estamos brigando muito pelo nosso poder de fala e isto se reflete na trama. Gravei uma cena que analisa justamente a sociedade atual sob o prima da mulher receber menos pelo simples fato de engravidar. Fico feliz de poder ser portadora deste tema sobre as mulheres grávidas”, exemplificou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheira/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Blusa Levi’s, Brincos HStern, Anéis Vivara)

Quem olha de fora nem imagina o furacão que passou pela vida de Carol Castro. A chegada da maternidade, a descoberta do verdadeiro e mais puro amor, a volta ao trabalho, uma mudança, a correria de uma nova novela… Um turbilhão de acontecimentos rápidos demais para uma pessoa só. Mas ela conseguiu. “Não dá para acreditar tudo o que vi nestes últimos dois anos. Muita coisa aconteceu”, comentou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Suéter Hugo Boss, Saia Cantão, Joias Vivara)

De peito erguido, enfrentou julgamentos, decisões, críticas, elogios, certezas e receios que a instigaram a ser a melhor pessoa possível em cada uma das situações. Passou o ano carregando uma mala, mudando para dois endereços provisórios antes de chegar a uma nova casa. Desafios que exigiram uma força inimaginável para encarar com a cabeça erguida. “A gente acaba fazendo o que pode para equilibrar todos os lados da nossa vida. A mulher sabe desempenhar várias funções ao mesmo tempo com primor. Não tem sido uma tarefa fácil, mas é prazeroso ver que está tudo dando certo, apesar dos percalços”, comemorou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Animale,  Sandálias Cecconello, Joias Hstern)

Mas foi no Uruguai que Carol Castro descobriu a verdadeira potência que existe dentro de si mesma. Entre as diversas mudanças que sucederam ao longo do ano, ela foi parar até mesmo em um endereço internacional. Assim que acabou a licença maternidade, a atriz desembarcou naquele país para rodar o longa Veneza, de Miguel Falabella. Foi exatamente um mês de permanência e, ainda, uma semana extra na Itália onde foram rodadas as cenas finais. Dias que Carol precisou fazer malabarismo para conseguir conciliar a recém-maternidade com a correria das filmagens.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Mixed, Joias Swarovski e Vivara)

“Foi uma experiência desafiadora. No entanto, em momento algum nestes mais de seis meses parei de amamentar. Andava pelos lugares com uma caixa de isopor repleta de gelo para manter o leite, porque filmávamos no meio do mato. E, em Veneza, tive que tirar no meio de uma ruela tarde da noite por causa de uma cena noturna. Eu fui muito guerreira. Tudo isso em prol da saúde da Nina e no que achava ser o melhor. Tem que se dedicar muito. É preciso estar muito entregue e abrir mão de muitas coisas”, afirmou. O longa-metragem deve ser lançado no ano que vem ou início de 2020.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Eva, blusa Zinc, Sapatos  Schutz , Joias Vivara)

Não há dúvidas que Carol encontrou forças onde não conhecia para lidar com todos os desafios que passou. Ao mesmo tempo em que se dedicava às filmagens de Veneza, ela estava enfrentando as dores e delícias do momento posterior à gravidez. A amamentação, por exemplo, não foi tão fácil quanto parece. Na verdade, ela passou por momentos intensos psicologicamente para suprir todas as necessidades da filha.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Trench Coat Hugo Boss, Body Sizély, Sapatos Cecconello, Anéis e óculos Vivara, Brincos Atelier Chilaze)

“As pessoas têm um receio de falar sobre o puerpério, mas a maioria das mulheres sofre muito neste período. O início pode ser muito complicado. No meu caso, por exemplo, tive três mastites. Cheguei a amamentar chorando de dor, mas nunca pensei em parar ou desistir porque a saúde dela estava em primeiro lugar”, comentou. Como teve um parto sem nenhuma intervenção, Carol Castro acreditou que não enfrentaria problemas com a chegada de Nina. Dessa forma, para entender todas as mudanças que estavam acontecendo em seu corpo, ela contou com a leitura de vários livros na busca de compreender o que estava sentindo.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheira/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Blusa Levi’s, Brincos Hstern, Anéis Vivara)

Há 16 meses, a prioridade da atriz mudou. A rotina que antes era resumida ao trabalho, atualmente, pode ser traduzida em equilíbrio. Carol precisou aprender a negar propostas de emprego e a tomar decisões mais sólidas. “A chegada da maternidade me fez refletir muito sobre os meus direitos. Tive a sorte de conseguir seis meses de licença, mas não são todas as mulheres que conseguem. Isto é algo pouco comentado, mas a discussão é necessária”, disse. A mulher multifacetada que a atriz se tornou teve que passar por muitos problemas no início. Ela descobriu na pele aquilo que seus pais falavam há muito tempo: ser mãe não é fácil. “Sempre pensamos que poderíamos ter feito mais. Entendo toda a preocupação e a dedicação. Muitas fichas caíram”, confessou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Suéter Hugo Boss, Saia Cantão, Joias Vivara)

Desempenhado tantas funções, quem acaba ficando de lado é a própria Carol Castro. Com a agenda lotada de compromissos por conta das gravações de O Tempo Não Para, a atriz informou que está sendo cada vez mais fácil esquecer de cuidar de si mesma. No entanto, como batalhadora que é, não há quem faça Carol jogar a toalha. “Estou me cuidando menos do que deveria. Felizmente, consegui voltar a fazer exercícios e estou tentando manter a média de duas vezes por semana. No entanto, não tem sido fácil. Esta semana mesmo já faltei por conta das gravações. Quando a novela terminar acho que vou conseguir focar mais em mim. Por enquanto tem sido difícil”, comentou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Animale,  Sandálias Cecconello, Joias Hstern)

Mesmo no meio do turbilhão, existe sempre um ‘para que’ no final do túnel. E, neste caso, seria ‘para quem’. Cada dia que acorda é sinônimo de inspiração para a pequena Nina. “A minha filha está tendo um exemplo de uma mulher batalhadora. Me despeço dela todos os dias antes de sair de casa avisando que estou indo trabalhar. Isto cria uma rotina e uma ideia clara da cabeça dela. É preciso trabalhar e ir atrás daquilo que queremos para ter o nosso espaço”, comentou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Mixed, Joias Swarovski e Vivara)

E já que estamos falando de pessoas empoderadas, Carol Castro pode nos dar vários exemplos de ícones com quem já contracenou e a inspiram diariamente a fazer diferente. Uma delas, por exemplo, é  Fernanda Montenegro com quem a atriz conseguiu realizar o sonho de contracenar. “Ela é um exemplo de mulher, mãe e profissional. Cheguei a ler a biografia de Fernanda. Antes de trabalharmos juntas, quando me perguntavam com quem gostaria de contracenar eu dizia o seu nome”, comentou. As duas trabalharam juntas em 2016 nos bastidores de O Juízo. O longa que tem roteiro Fernanda Torres e direção de Andrucha Waddington será lançado em março do ano que vem.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Vestido Eva, blusa Zinc, Sapatos  Schutz, Joias Vivara)

“Só tenho a agradecer as grandes deusas do cinema e da televisão internacional, como a Fernanda. Graças a elas que, hoje em dia, posso estar aqui e viver disso de forma respeitosa, apesar de estarmos vivendo um retrocesso. Conquistamos muitas coisas por elas. Porém, ao mesmo tempo que a luta existe há muitos anos, a nossa liberdade é recente. Estou disposta a dar continuidade a esta batalha iniciada por elas”, garantiu.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Trench Coat Hugo Boss, Body Sizély, Sapatos Cecconello, Anéis e óculos Vivara / Brincos Atelier Chilaze)

Apesar de todos os direitos que a classe artística conseguiu nos últimos tempos, aparentemente toda esta liberdade pode estar com os seus dias contados. Seja em redes sociais ou na mídia, os atores estão sendo constantemente condenados por quem não entende o papel e a importância da cultura. Pessoalmente, Carol Castro comentou que ainda sofre com estas críticas, mas garantiu terem diminuído ao longo do tempo. “Já esteve pior, mas acho que a galera deu uma acalmada com a chegada do final do ano. De qualquer forma, sempre tem aquelas pessoas que falam sobre Lei Rouanet sem saber do que se trata. Não serão algumas mensagens tristes que mudarão aquilo que somos ou enfraquecerão a nossa luta”, lamentou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheira/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Blusa Levi’s, Brincos HStern, Anéis Vivara)

E já que estamos dando adeus a 2018, a atriz garantiu que espera que cenários como este de ódio explicito mudem drasticamente no ano que vem. Mesmo desejando isto, Carol não tem tanta certeza se será atendida. “Jamais irei torcer contra o Brasil, mas realmente estou muito preocupada. Os mais pobres são aqueles que mais irão sofrer, ao meu ver. Tenho muito receio com relação à preservação da Amazônia e à onda de privatização louca que está acontecendo. Sem falar da parte cultural. É uma destruição de tudo o que conhecemos. Espero, de verdade, que Jair Bolsonaro consiga governar lindamente o país e que tudo dê certo. São tempos obscuros que nós, infelizmente, não podemos negar”, analisou.

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheira/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Blusa Levi’s, Brincos HStern, Anéis Vivara)

Carol Castro passará a virada do ano finalizando as gravações da novela O Tempo Não Para. Junto com a previsão dos lançamentos dos filmes Veneza e O Juízo, a atriz garantiu não ter muita certeza do que vem pela frente. “Fui chamada para fazer uma peça ainda este ano. Fiquei realmente tentada, porque estou com saudades de teatro, mas acabei negando. Precisei colocar os pés no chão. Não adianta querer abraçar o mundo com as mãos quando existe uma pessoa que depende de mim e da minha atenção”, informou. Tudo ainda pode acontecer daqui para frente, mas alguém tem alguma dúvida de que ela vai tirar de letra o que a estiver esperando?

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Suéter Hugo Boss, Saia Cantão, Joias Vivara)

Créditos:

Fotografia: Guilherme Lima

Stylist: Milton Castanheira

Beleza: Gabriel Ramos

Assistente de stylist: Carol Jardim

Agradecimentos:

Rio Othon Palace

Hoteis Othon

Dany Tavares

(Foto: Guilherme Lima/ Stylist: Milton Castanheiras/ Beleza: Gabriel Ramos/ Créditos: Trench Coat Hugo Boss, Body Sizély, Sapatos Cecconello, Anéis e óculos Vivara / Brincos Atelier Chilaze)

Pesquisas relacionadas