Moda & Beleza

Inspiramais 2020_II: Projeto +Estampa é permeado pela “sincronia” e leva os traços brasileiros para o exterior

Participaram da edição que antecipa as inspirações para 2021_I os estúdios Capim, Icertain, Lúdico, Nomad Studio, Original Estamparia Digital, Studio Flamant, Studio Hayete Prints, Textrend A!Estúdio, e Lucius Vilar. No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, as estampas de diferentes regiões do Brasil com o objetivo de destacar a diversidade do país e atrair ainda mais os holofotes do mercado da moda internacional

Publicado em 23/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

A partir da palavra-chave “sincronia” em plena Quarta Revolução Industrial, estúdios de estamparia de Norte a Sul do país se uniram no Inspiramais 2020_IIÚnico Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina para apresentar as mais lindas criações repletas de tecnologia, mas também com uma síntese de conexão entre passado, presente e futuro, fruto das vivências dos seres humanos. As pesquisas dos criadores foram permeadas pelos temas em sintonia com a palavra-chave, “sinapse” e “ecletismo”, que vieram para fortalecer esta busca incessante pela razão, mas sem padronizações, é bom frisar. Os traços e a originalidade dos desenhos brasileiros criados por estúdios vanguardistas dos mais diferentes estados são amplamente desejados em todos os continentes.

Leia aqui: Inspiramai 2020_II: ‘Zen’ permeia os 10 anos do Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian LeatherBy Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)  e foi realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

Lucius Vilar, coordenador do Projeto +Estampa

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Norteado pelo tema “Zen”, um olhar sobre vínculo, tempo e relação humana

O Projeto +Estampa é voltado para o setor têxtil e tem curadoria de Lucius Vilar, designer e consultor do Núcleo de Design do Inspiramais, coordenado por Walter Rodrigues. Participaram da edição que antecipa as inspirações para 2021_I os estúdios Capim, Icertain, Lúdico, Nomad Studio, Original Estamparia Digital, Studio Flamant, Studio Hayete Prints, Textrend A!Estúdio, e Luv Studio.

Para você, leitor, poder ter a dimensão da importância do projeto, transcrevo aqui um pouco do que norteou os estúdios na criação das estamparias que são super desejadas pelo mercado internacional: “Há diversas temporadas estamos mencionando sobre a velocidade das novas informações e a rapidez da evolução tecnológica. Estamos pensando em inteligente artificial, em conectividade, em sistemas, em redes e no futuro. Esta informação nunca esteve tão acessível e temos a liberdade de combinar o passado e o presente buscando novos repertórios. E como podemos fazer um paralelo com o nosso passado? Para esta temporada encontramos no ‘renascimento’ um caminho de interação, estamos nos questionando a nos renovar buscando um elo entre o passado e o presente, seria renascimento tecnológico”.

Leia aqui – Minas Trend: Durante palestra de Walter Rodrigues, o start de Inspirações 2020_II norteadas pela palavra-chave Zen

O +Estampa é uma plataforma de apresentação dos estúdios de design de superfície e as normas para o desenvolvimento do trabalho deixam claro que “é importante salientar que os estúdios comercializam ilustrações, design, padrões e estampas e não a impressão no tecido. Eles até podem sugerir os caminhos para a finalização do processo, mas a marca ou estilista é quem será responsável pelo planejamento e pelo processo industrial. Os estúdios estão aptos a apoiarem as empresas ou designers na conclusão do processo, entregando os arquivos corretos para cada tipo de estamparia”.

Leia mais – Inspiramais 2020_II: Projeto Conexão Criativa e Comercial é a síntese da diversidade do país + sustentabilidade

Em entrevista ao site Heloisa Tolipan, Lucius Vilar não só comentou sobre a palavra-chave que permeou as criações (sincronia), como também discorreu sobre sinapse e ecletismo que também fazem parte da construção das ideias das inspirações direcionadas aos mercados da moda no Brasil e no exterior. Lucius explicou a primeira delas, “sinapse”, que tem como base a questão da tecnologia, voltada para as linhas digitais, além da geometria, listras e cores na elaboração das estampas. “Utilizamos muitas técnicas na estamparia, além de focar bastante nas partes modulares da confecção. Quanto à cartela de cores estamos trabalhando com rosa claro, azul e off white”, comentou. 

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Projeto Inovamais repleto de materiais inteligentes é pura tecnologia + sustentabilidade

Lucius ressaltou ainda mais observações em relação à palavra “sinapse”, e explicitou que com esses métodos relatados, as empresas estão conseguindo oferecer estampas super inovadoras para o mercado. Em seguida, ele abordou a segunda palavra dentro de sincronismo, que é o “ecletismo”. Ele diz que a produção dessas estamparias vem sendo feitas com base em florais que são delicados e se destacam nos tecidos, fazendo com que as ideias entrem com força total nas indústrias da moda nacional e internacional, tornando os trabalhos brasileiros, pura inspiração.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Iconografia Local lança olhar sobre Petrópolis e criações são inovação para moda e história

O projeto é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT). Os produtos desenvolvidos decodificam elementos da cultura brasileira por meio de motivos exclusivos, novas texturas e diferentes aplicações, baseados no conceito da pesquisa e da cartela de cores da temporada. “O projeto surgiu para atender uma demanda por inovação. Com o +Estampa estamos oferecendo o trabalho dos melhores estúdios, suprindo essa necessidade do mercado, com mão de obra qualificada e autoral na estamparia”, afirma Lucius Vilar.

Leia mais – Inspiramais 2020_II: Projeto Referências Brasileiras e a imersão em Petrópolis para sincronia criativa da moda

 

Após conversar e explicar sobre as palavras que irão permear as inspirações para 2021_I, Lucius, um criador apaixonado por novas formas de fazer estamparia, voltou a frisar que os traços brasileiros são capazes de levar ao mundo a identidade de um país repleto de cores, culturas, imagens e sons. Cada região com sua particularidade, mas que, juntas, formam uma nação única e com uma cartela de tendências de moda inspiradoras. Na Prèmiere Vision, em Paris, por exemplo, os estúdios brasileiros são um dos maiores grupos a vender para grandes marcas internacionais. 

Com base nisso, o designer destacou que a diversidade da flora e fauna no nosso país propicia mil  inspirações para a produção dos estúdios focados em estamparia. Para você ter uma ideia, há estúdio trabalhando com xilogravura, através da iconografia local nas áreas do cerrado brasileiro, e que logo virou estampa. Lucius Vilar mencionou também um trabalho feito com base na geometria do modernismo e concretismo desenvolvido por estúdio do Rio de Janeiro e no paisagismo das obras de Burle Marx. E ressaltou que as referências são as mais criativas possíveis também inspiradas em artistas renomados, como Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Rubem Valentim entre outros.

Lucius Vilar afirmou que as estampas criadas a partir do tema “Zen” desenvolvidas pelos estúdios na edição passada do Inspiramais já estão sendo comercializadas e as vendas vão de vento em popa. Nos estúdios, estampas foram criadas a partir de duas palavras: vínculo e  tempo, pensando a correlação com a natureza. E qual é, a partir da questão do pertencimento, o nosso vínculo com esse mundo? Foram criadas, portanto, novidades em texturas, estampas e técnicas baseadas em tecnologia que pensa o futuro do mundo, o homem e seu elo com a natureza. As estampas são inspiradas em madeira, encaixe, pragmatismo e trama quando se pensa em vínculo e no corroído, orgânico, pós-fóssil e plastiglomerado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Promoção – Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Brazilian Leather.

Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sprint Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil, Aunde Brasil e Camaleoa.

Conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB),IN-MOD, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,