Moda & Beleza

Inspiramais 2020_II: Projeto Inovamais repleto de materiais inteligentes é pura tecnologia + sustentabilidade

Vem conhecer os grandes lançamentos tecnológicos, voltados para inovação e sustentabilidade no segmento de componentes para as indústrias têxtil, calçadista, de acessórios, moveleira e automotiva

Publicado em 11/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

Inovação em design, criatividade, tecnologia e diversidade são os pilares do Projeto Inovamais, parte integrante do Inspiramais 2020_II – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, que realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. O site HT conferiu cada novidade que integra o projeto que apresentou propostas e produtos com soluções high tech desenvolvidas com processos sustentáveis adequados aos segmentos do Sistema Moda Brasil. Em primeiro lugar é importante ressaltar a síntese que permeia a iniciativa: “Ninguém está imune à necessidade de inovação, o que faz do Inovamais um espaço que destacamos dentro do Salão Inspiramais para dar vitrine e impulso à melhoria contínua”. O espaço contemplou negócios diversificados, entre eles inovação em compósitos, tecnologia em demarcação UV, serviços de prototipagem final do calçado, tecidos funcionais, aditivos para melhoria de materiais, amplificando possibilidades.

Leia aqui: Inspiramai 2020_II: ‘Zen’ permeia os 10 anos do Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian LeatherBy Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Norteado pelo tema “Zen”, um olhar sobre vínculo, tempo e relação humana

Designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior conferiram, por exemplo, uma das novidades que podem ser aplicadas no universo pet, mercado que cresce a uma velocidade da luz nesse país. A empresa Silvatrim, que concentra suas atividades em duas áreas de atuação, soluções técnicas/industriais para o mercado de engenharia e construção civil, indústria automobilística e móveis + soluções para o mercado criativo, em sinergia com o mercado da moda, apresentou Petrim, seu pet ainda mais fashion! São guias e coleiras utilizando materiais de visual diferenciado com adequação, durabilidade, reciclagem e higiene. Adoramos!

O Inovamais tem com curadoria de Flávia Vanelli, integrante do Núcleo de Design do Inspiramais, coordenado pelo designer Walter Rodrigues. Como já dissemos aqui, o site HT, que acompanha todas as edições do Inspiramais e que em 2019 comemorou 10 anos de criação, frisa mais uma vez que o projeto promove o desenvolvimento de materiais arrojados que colaboram para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico da indústria de moda. A realização é  da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Leia aqui – Minas Trend: Durante palestra de Walter Rodrigues, o start de Inspirações 2020_II norteadas pela palavra-chave Zen

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia mais – Inspiramais 2020_II: Projeto Conexão Criativa e Comercial é a síntese da diversidade do país + sustentabilidade

Além disso, um elemento essencial foi a parceria com o Estúdio Criativo RatoRói Moda e Design, que trabalha com inteligência de materiais, desenvolvendo matérias novas, protótipos e produtos. Segundo o sócio proprietário da RatoRói, André Guse Barbi, “o bacana aqui é que reunimos empresas focadas na ciência de materiais e que colaboram com sua tecnologia de ponta para contribuir com o produto final”.

André Guse Barbi percorreu o espaço e mostrou todas as novidades tecnológicas e sustentáveis que vão se tornar tendência no mundo da moda. Composições feitas a partir da cana-de-açúcar, canetas invisíveis, resíduos 100% renováveis, impressão 3D e muitos outros, ganharam destaque. Fomentando assim, novas formas de produção e fabricação para o universo das confecções.

O projeto Inovamais contou com a participação das empresas Beplast, TNS, IQX, OTB Pen, Solus, Ambiente Verde, Injeplan, Plastiluzzi, Polly Química, Kisafix Killing, Pollibox, Covestro, R. Mello, Fibertex, Silvatrim, Grupo Cofrag e ITM.

Nós, do site HT, destacamos aqui as propostas das empresas integrantes desta edição do Inovamais:

Beplast:

A Beplast é considerada uma referência nacional no fornecimento de soluções de alta performance em masterbatches, blendas e compostos para transformação de resinas termoplásticas. As soluções ampliam a segurança, o desempenho, o conforto e a beleza dos mais variados bens de consumo industriais. A atuação é no segmento calçadista com propostas de cores e efeitos que realçam a aparência e o design dos materiais, reforçando características importantes como robustez e durabilidade entre outras. “É uma indústria que trabalha com alta performance e o foco está muito relacionado às transformações e resinas termoplásticas”, disse André Guse Barbi

 

Projeto Inovamais

TNS:

Startup na área de materiais, a TNS apresenta mais um produto único para o mercado de antimicrobianos. A linha de aditivos que combatem fungos e bactérias à base de encapsulados naturais de quitosana foi desenvolvida para atender os padrões mais elevados de qualidade e legislação internacionais. “Estamos vendo aqui o aditivo mesmo, esse é o composto que é desenvolvido. Você aplica no seu tecido ou no processo para que o produto tenha esse plus, tenha valor agregado”. A TNS já exporta para mais de 7 países, onde incorpora seus ativos em diferentes produtos e processos, como por exemplo: fibras de PA, Poliéster, PP (polimerização e máster), matrizes  de PVC E EVA. Além de todos os processos conhecidos pela indústria calçadista, como: foulard, esgotamento, turbo e spray. A proposta da TNS com a nova linha de encapsulados biodegradáveis, além de foco em sustentabilidade, é trazer para o mercado calçadista a opção de customizar o mercado com aditivos funcionais.

Projeto Inovamais

IQX:

Situações cotidianas, como sentar no banco do carro, vestir ou retirar roupas de lã e sintéticas e até mesmo caminhar num carpete, geram acúmulo de cargas positivas em nosso corpo. Por isso, as reclamações mais comuns das pessoas são os choques que ocorrem, principalmente, ao tocar em superfícies metálicas. Isto ocorre devido à transferência de carga elétrica (descarga) entre a pessoa e a porta do carro ou maçaneta, por exemplo. Apesar da energia dissipada ser muito pequena, o acúmulo desta energia estática no corpo pode produzir consequências desagradáveis como, dores, e estresse. Uma maneira do nosso corpo descarregar essa carga indesejada é através do contato direto com a “terra”. Como nos grandes centros urbanos andar descalço é quase impossível, uma alternativa para alcançar este bem-estar é utilizar calçados com palmilhas e solados que atuem como um “fio terra”, nos livrando da incômoda e indesejável estática. A IQX, uma empresa de base tecnológica, desenvolveu os solados anti estáticos Bem Estar, para aqueles dias em que não é possível colocar os “pés no chão”. Fabricados com 50% de borracha recuperada de aparas descartadas, e com a eco-resina condutiva, obtida a partir de um passivo ambiental, a IQX cumpre sua missão de associar Inovação & Sustentabilidade. André comenta que “esse solado que é antiestático, relacionado à questão do bem estar e tudo mais, ele consegue dissipar, é como estivesse aterrado, como se estivesse com o pé no chão”.

Projeto Inovamais

OTBPEN:

A OTB é uma empresa 100% brasileira, que trouxe ao mercado seu inovador sistema de marcação Invisible Pen que revoluciona o sistema até então utilizado para as demarcações de áreas para construção de um calçado. A inovação OTB é uma caneta de demarcação invisível aos olhos. O processo é simples. Inicialmente uma caneta contendo tinta especial e invisível será utilizada para demarcar as áreas de colagem, costuras e outras desejadas. Em condições de luz normal, esses traçados não poderão ser visualizados. A demarcação só será visível quando exposta à luz UV, mais tradicionalmente conhecida como luz negra. Com esta nova tecnologia e seu conceito apresenta as empresas do setor otimização de processos, ganho de produtividade, redução de custos, economia e qualidade visível para seus calçados. “Com esse demarcador, que é uma caneta com tinta invisível, só dá para enxergar as marcas com a luz neon, então ela otimiza o processo porque depois não precisa apagar e, dessa forma, a mão-de-obra se torna menor”.

Projeto Inovamais

Solus:

Os produtos Solus são compósitos à base de couro reconstituído com diversas aplicações para as indústrias de calçados, artefatos, móveis e decorações. André explica que “não é um recouro, estamos falando de compósitos, couro reconstituído”. Desenvolvidos com tecnologia própria, os produtos Solus são elaborados a partir do farelo de couro, que é um resíduo da indústria de curtumes, neste espaço é apresentado o SOLUS BELT, um compósito macio e flexível, com acabamento resistente para forro de diversos materiais, como saltos, palmilhas, cintos bolsas, carteiras, encostos de móveis dentre outros. Solus é uma das empresas do GRUPO MK, que há 40 anos fornece diversas soluções para as demandas do mercado industrial.

Projeto Inovamais

Ambiente verde:

A Ambiente Verde conhecida por suas soluções inovadoras com impacto ambiental positivo no desenvolvimento de componentes para a fabricação de produtos, apresenta suas linhas de materiais para palmilhas, além de displays e embalagens voltada ao varejo, realizados com matéria-prima sustentável. Aliando tecnologia à sustentabilidade em seu processo produtivo, a indústria recolhe e transforma aparas da indústria calçadista e resíduos plásticos domésticos fornecidos por cooperativa de catadores de materiais recicláveis das regiões do Vale dos Sinos e Paranhana, no estado do Rio Grande do Sul. “Com associações credenciadas, a Ambiente Verde faz a triagem, recolhe esse material, então, dessa forma, tem uma cadeia muito importante. Estamos falando de um aspecto social atrelado ao produto que já é espetacular”, frisa André.

Projeto Inovamais

Injeplan:

Com sede em São João Batista, Santa Catarina, atua de forma inovadora através de pesquisas de mercado, de materiais e constante atualização sobre o segmento. Há mais de 17 anos no mercado de injeção, conta com injeções de PVC Expandido, TR, ABS, PS, TPU. Seu mais novo lançamento são solas de PVC expandido com cascas de bambu e de coco em sua composição. 

Projeto Inovamais

Plastiluzzi:

Atuando no mercado desde 1997, a Plastiluzzi é uma indústria do ramo termoplástico dedicada à transformação de plásticos para a indústria calçadista e outros mercados. André Gusi explica que “a empresa trabalha exclusivamente com termoplásticos, processos que são extrusão, injeção, laminação, manufatura e alta frequência”. Utilizam como matérias-primas principais PVC, TR, TPE, TPU, PP E PE, entre outras. Destes processos resultam produtos como: bandas e fachetes para tênis e sapatênis; tiras e rolitês transparentes e sólidas para sandálias; tiras revestidas; viras costuradas; cabedais cristais e coloridos; laminados cristais, translúcidos e cores sólidas, além de laminados em telas e tecidos e enfeites cromados e estampados Nesse espaço, apresenta seus lançamentos em laminados de pvc cristal, cor e estampados.

Polly Química:

A Polly Química é especialista em soluções para o mercado calçadista. Oferece ao mercado tintas, auxiliares, solventes, cremes, brilhos pistolados, lustros pistolados, resinas, catalisadores e ceras. Além disso, disponibiliza todo um corpo técnico qualificado para fazer todo o acompanhamento na aplicação do produto final. Segundo André, “a empresa trabalha com a inovação em acabamentos. Ela criou uma solução para a indústria calçadista que praticamente renova todo couro”. Nesta edição, a Polly Química lança seu creme bright cream, totalmente inovador com duas funções em um único produto. Logo após a aplicação, o produto é submetido a um processo de escovação, e em seguida, ele libera uma lisura e um alto brilho impressionante no calçado.

Projeto Inovamais

Kisaflix Killing:

A Killing apresenta uma solução disruptiva e inovadora para o desenvolvimento de calçados: serviço de prototipagem funcional de componentes por meio de impressão 3D, em parceria com a start up X4 Automações Ltda e IBTeC. A tecnologia de impressão 3D possibilita a fabricação de peças em qualquer formato, de maneira rápida e precisa, que podem ser empregadas no desenvolvimento de componentes com solas, cabedais e enfeites. Além disso, o emprego de materiais com diferentes características – rígidos ou flexíveis – possibilita que os protótipos dos calçados sejam construídos de forma funcional, simulando o produto final para confecção de matrizes, avaliação de dimensões, encaixes e efeito visual, entre outras aplicações. As principais vantagens do uso dessa solução são a flexibilidade de formas até então não disponível e significativa redução de custo e tempo no desenvolvimento dos componentes em comparação com os processos convencionais. Em números, um processo de confecção de matriz de 21 dias pode ser reduzido a até dois dias, com custo até 30% menor. “A empresa é uma facilitadora, porque é capaz de produzir um protótipo muito mais em conta e para novos produtos”, comenta André.  

Projeto Inovamais

Pollibox:

Na busca constante de inovação em processos e produtos, a Pollibox apresenta nesta edição adesivo em filme contendo matéria-prima produzida a partir da cana-de-açúcar.A cana-de-açúcar é um exemplo de cultura renovável e versátil, que pode ser utilizada como fonte de energia limpa e matéria-prima de produtos. O Brasil é hoje o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é a contribuição para a redução de emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera. Os adesivos fabricados com esta matéria prima de fonte renovável vêm de encontro com os objetivos da Pollibox em atuar com produtos sustentáveis e ecologicamente corretos.

Fibertex:

A Fibertex Nonwovens é líder mundial em não tecidos técnicos para vários mercados. Acreditamos que os resultados são feitos por pessoas e é através desse conceito que alcançamos a excelência onde atuamos. Artenna é um desenvolvimento, liderado pelo time da Fibertex do Brasil, de um produto revolucionário feito com tecnologia inovadora, a partir de microfibras, que possibilitam infinitos acabamentos, trazendo versatilidade e sofisticação para os segmentos de calçados, bolsas, automotivo, vestuário entre outros. Artenna está conectado com as demandas dos mercados mais exigentes do mundo, responsável, seguro e livre de fontes animais. André comenta que “Agora eles estão partindo até para o mercado de móveis” e finaliza dizendo que essa tecnologia torna os produtos mais sustentáveis, sendo altamente benéficos para o consumidor e produtor.

Projeto Inovamais

R.Mello:

André Guse comenta que a empresa trabalha com artigos têxteis “principalmente estamparia, dublagem e corte a laser”. Além disso, a R. Mello trabalha também com materiais promocionais e brindes personalizados, para área do calçado, vestuário e moveleiro. Tem com missão agregar valor ao produto final de seus clientes, inovando constantemente. Nosso maior objetivo é encantar e surpreender através de nossa própria coleção de estampas, bem como desenvolver trabalhos exclusivos, buscando sempre soluções.

Projeto Inovamais

Covestro:

O produto foi criado unicamente com poliuretanos base água, sendo totalmente livre de solventes, usando substrato com espaçamento 3D que elimina a necessidade de adição de espuma e tecido extra na composição final, tornando o artigo mais leve e diminuindo tempo e complexidade de produção. Possibilitando novas opções de design através de elementos visuais nos painéis, proporcionando novos efeitos, cores e texturas sem perder o conforto interno dos veículos. “É uma solução muito barata, econômica e muito mais original do que tínhamos”, comenta André Guse.  

 

ITM Tecidos Inovadores:

André comenta que a ITM está principalmente inserida no mercado calçadista e que “trabalha com uma diversidade muito grande de tecidos e acabamentos para essa indústria, como para cabedais e forros, lançando novidades com frequência”. Entre suas soluções estão tecidos respiráveis, proteção máxima, acabamentos antimicrobianos e produtos com apelo de sustentabilidade, com o uso de fios reciclados e biodegradáveis.

Projeto Inovamais

Grupo Cofrag:

O Grupo Cofrag apresenta seu novo tecido funcional, Refresh Thermo, que com auxílio da nanotecnologia, bloqueia os efeitos indesejados dos raios solares. As nanopartículas aplicadas “micro espelhos” que refletem os raios infravermelhos e UV e bloqueiam a sensação de intenso calor quando os calçados estão expostos ao sol. Essa tecnologia é destinada principalmente à cabedais, tanto em calçados casuais como de running performance, proporcionando maior conforto térmico, desempenho físico e bem-estar aos usuários nas atividades onde estarão expostos ao sol. Juntamente com esta funcionalidade podemos combinar outros acabamentos. André explica que, em um tênis, por exemplo, isso é muito importante: “O material acaba bloqueando todos os raios nocivos e funciona como uma espécie de vidro, batendo e refletindo. Graças a esse tecido, o tênis consegue reduzir o calor em até 10%”.

Projeto Inovamais

Promoção – Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Brazilian Leather.

Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sprint Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil, Aunde Brasil e Camaleoa.

Conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB),IN-MOD, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

 

 

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,