Moda & Beleza

Inspiramais 2020_II: Iconografia Local lança olhar sobre Petrópolis e criações são inovação para moda e história

Sob a curadora de Walter Rodrigues, o trabalho em campo resultou em uma apresentação de cartela de cores, protótipos e vídeos desenvolvidos a partir da pesquisa que servirão de referências para o processo criativo de estilistas, estudantes, designers e artistas que buscam por inspirações. O projeto se tornará um poderoso material em vídeo, que consiste na decodificação de imagens de Petrópolis, para transformá-las em inspirações para produtos, onde instiga-se a busca de novos caminhos para a moda brasileira, que mostrem a identidade local, tornando-a um valor reconhecido pelos consumidores

Publicado em 14/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

“O Projeto Iconografia Local realizado na cidade Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi puro encantamento e me deu profundo prazer”, inicia nossa conversa um dos maiores estilistas desse país e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, que assinou a curadoria na edição comemorativa dos 10 anos do Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina – realizado entre os dias 4 e 5 de junho, Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo -, de um dos projetos mais significativos para a moda e o design brasileiro e que tem posicionado o Brasil como referência internacional em identidade de produtos. O prazer foi nosso, Walter! E também de designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior que participaram da edição histórica do Inspiramais 2020_II.

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais e curador do Projeto Iconografia Local – Petrópolis

Leia aqui: Inspiramai 2020_II: ‘Zen’ permeia os 10 anos do Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian LeatherBy Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e recebeu 7 mil visitantes que conferiram 1.000 materiais inovadores para as indústrias brasileiras e da América Latina.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Norteado pelo tema “Zen”, um olhar sobre vínculo, tempo e relação humana

Com a palavra novamente o curador do Iconografia Local, Walter Rodrigues: “Tivemos a chance de ir à cidade imperial pesquisar cultura, história, natureza, pessoas e tudo que envolve a região. Transcendeu o design. E, dessa forma, somos capazes de transformar essa pesquisa em produtos incríveis”. Além da conexão entre passado, presente e futuro high tech, mas repleto de memórias afetivas, o estudo minucioso proporcionou o exercício de trazer para o mercado da moda uma nova forma de olhar para a cidade, uma perspectiva diferenciada de como as pessoas vão redescobrir cada local ao longo do tempo, renovando o pensamento e gerando cada vez mais capacidade de crescimento econômico. A conclusão do trabalho in loco proporcionou a ênfase em quatro vertentes: Natureza, Realeza, Arquitetura, África – e, a partir destas análises, Walter Rodrigues desenvolveu os protótipos aliados a uma cartela de cor.

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Leia aqui – Minas Trend: Durante palestra de Walter Rodrigues, o start de Inspirações 2020_II norteadas pela palavra-chave Zen

Portanto, sob os olhos de lince e a expertise de Walter Rodrigues com toda a sua importante trajetória para a moda nacional e que deixou também sua chancela no exterior, quem esteve no Inspiramais 2020_II, cujo tema central foi “Zen” sob duas vertentes: vínculo e tempo, pôde compreender “essa narrativa do estar presente, da importância de entender o que está acontecendo como um todo, porque o mundo está cada vez mais fluido, mas também a migração para o próximo Inspiramais 2021_I, quando falamos de “Sincronia” em projetos como o Iconografia Local. E vai combinar lá na frente, em 2021, com um pensamento de que toda a energia e a tecnologia, aliadas com a essa sensação de estar presente, vão produzir um novo futuro, mais verdadeiro, mais cor de rosa”, acrescenta o curador.

Leia mais – Inspiramais 2020_II: Projeto Conexão Criativa e Comercial é a síntese da diversidade do país + sustentabilidade

As raízes de Petrópolis que poderão ser transformadas em moda brasileira serviram de inspiração para este projeto realizado pela Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). As pesquisas foram realizadas em fevereiro de 2019 e todo coordenado pelo próprio Walter, que contou com fotografia de Zé Roberto Muniz e vídeo de Marx Franzen. Precisamos frisar também a colaboração da Werner Tecidos, que fez a linda organza de seda, Casa Verde Petrópolis, que confeccionou as camisas, Master bordados, que com maestria bordou o tecido, Sebrae RJ, Sebrae Petrópolis, e Alessandra Mahamude e Suelen Costa.

Além de ser uma experiência de inspiração, imersão e pesquisa para os profissionais envolvidos, o trabalho de campo realizado na histórica Petrópolis pode ser considerado um dos projetos mais significativos para a moda e para o design, posicionando o país como referência internacional em identidade de produtos com características do autoral ou handmade brasileiros. Walter Rodrigues apresentou o resultado da alquimia realizada a partir do que foi vivenciado na Região Serrana do Rio e traduziu em protótipos.

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Nesse projeto, o foco foi decodificar a cidade onde Dom Pedro II passava longas temporadas de veraneio. Era uma corte nos moldes europeus hospedada nos trópicos e rodeada pela vasta Mata Atlântica. Portanto, os protótipos criados por Walter em organza de seda têm inspiração nas vestimentas da imperatriz Teresa Cristina, na princesa Isabel, elementos das roupas de gala do imperador, contudo sobrepostos a uma T-Shirt com base de malha – como uma linha do tempo passado-presente-futuro. As blusas ganharam bordados como o Museu Imperial, as araras, a coroa, os vitrais da Catedral São Pedro de Alcântara, os capoeiristas em alusão aos momentos de lazer daqueles que davam o seu suor ao trabalho pesado, as folhas das espécies da Mata Atlântica, entre outros. As mangas são bufantes e volumosas com a construção de uma silhueta capaz de mesclar memórias afetivas e históricas com a contemporaneidade e o futuro de todo o Sistema Moda.

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Você, que é apaixonado por moda e design, guarde essas frases que eu fiz questão de anotar sobre o projeto: “Cada indivíduo quando se lembra de algo não o faz sozinho. Para recordar, ele precisa se valer de suas próprias experiências, mas também da de outros que vivenciaram os mesmos lugares, perfumes e cores. As lembranças dos que vivem, vieram ou passaram por um lugar são símbolos identitários que enunciam seu DNA, seus encantamentos. Essa identidade os diferencia e os torna únicos e essa força cria uma marca. A marca do lugar, que é repleta de simbologias, de relatos, personagens e paisagens se transforma em discurso. Vira inspiração para produtos com alma. Aqui, Petrópolis nos permite aplicar suas cores, suas texturas em ações que se tornarão roupa, calçados, joias, móveis e objetos. Essa narrativa histórica única dará espaço a uma memória afetiva. Ela permanecerá presente nos produtos e será para sempre contada no futuro”.

Para ter uma ideia mais ampla, a expertise percebida do Projeto Iconografia Local, é que ele é capaz de se tornar uma fonte inesgotável de referências de cunho brasileiríssimo, com o objetivo de fortalecer pequenos e médios negócios, localizados nas áreas estudadas, com a intenção de gerar ainda mais valor para esses lugares que têm tanto a oferecer, como a nível nacional e internacional.

O Projeto Iconografia Local é um dos mais importantes para a moda e o design made in Brasil e como referência internacional em identidade de produtos com características brasileiras. A tônica do projeto é a seguinte e está disponível nas plataformas digitais do Inspiramais: instiga-se a busca de novos caminhos para a moda e o design através de uma pesquisa que funciona como fonte de referências, para que pequenos e médios negócios concorram no mercado com diferenciação e agregação de valor. Neste sentido, a pesquisa é uma fonte de diferenciação que permitirá, por exemplo, aos pequenos negócios concorrerem a partir de outros atributos, como diferenciação e agregação de valor. Caminhos esses, que mostram a identidade local, tornando-a um valor reconhecido pelos consumidores.

A proposta é muito bacana, pois “com esse olhar apurado, nos faz encontrar nesta economia globalizada – de produções massificadas e padronizadas – uma forma de atender ao consumidor atual, que busca além da satisfação de suas necessidades um significado para aquilo que compra”.

Walter explica ainda que essa decodificação de signos incentiva os envolvidos com a moda nos diversos locais do país, que a cada edição são estudados a adquirirem uma nova forma de olhar para a sua realidade e saber discernir o potencial de transformar a moda brasileira. Portanto, essas pesquisas trazem também uma perspectiva diferenciada de como as pessoas vão redescobrir esses locais ao longo do tempo, renovando o pensamento e gerando cada vez mais capacidade de crescimento econômico.

Ainda sobre o Iconografia Local, o curador explica que outro objetivo do projeto é oferecer para as empresas da cidade um entendimento maior sobre as características históricas da região para o fazer moda. “Transformamos o pensamento rotineiro de uma maneira capaz de emocionar as pessoas. E, além disso, percebemos muitas possibilidades de compra com esse design emocional. O que a gente propõe no Iconografia Local é exatamente essa percepção pela busca e riqueza de originalidade”, conclui.

Promoção – Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Brazilian Leather.

Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sprint Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil, Aunde Brasil e Camaleoa.

Conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB),IN-MOD, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

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