Inovação e tecnologia de ponta foram a tônica do Inspiramais 2019_II – Salão de Design e Inovação de Materiais. No evento realizado nos dias 17 e 18 no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, as inspirações, os estudos e ações incentivam empresas e designers a buscarem o novo e agregar possibilidades inéditas aos setores de componentes de moda, tecnologia, químicos e máquinas para calçados e curtumes. Afinal, estimulando o topo da pirâmide, os 10% criativos dos estudos da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), ganham status de novidade e estímulo para as produções das indústrias. E, mais do que fomentar essa busca, o Inspiramais sempre reconhece o trabalho de empresas que desenvolveram os materiais que mais se destacaram pelo design e inovação apresentados durante o Salão.
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No Prêmio Transformadores Conexão Inspiramais 2019 _II, por exemplo, inovações foram destacadas em categorias. Para a temporada, as empresas criaram sob o conceito da Alquimia, que é a palavra-chave do Inspiramais 2019 _ II. Como contamos aqui, a partir desta edição o Inspiramais ganha nova nomenclatura e passa a ser _I e _II, abolindo o termo Verão ou Inverno. Entre tecidos, saltos, metais e couros, o objetivo foi atendido mais uma vez na semana passada com o Prêmio Transformadores. “O nosso maior objetivo com os estudos e o Conexão Inspiramais que viaja o país com palestras para empresários, designers dos polos produtores é que as indústrias sejam motivadas a estarem sempre inovando e com ênfase também na sustentabilidade”, comentou Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal.
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Como nos disse Walter Rodrigues, o efeito das mudanças é como um jogo de dominó. Agora, empresas e marcas precisam alinhar, mais do que nunca, seus produtos com as demandas do público. O ponto principal nesta questão é, portanto, no desenvolvimento de uma comunicação direta com o consumidor, abrindo um leque de apostas inovadoras e interessantes para o olhar do cliente. E como sempre o Inspiramais 2019_II já está à frente dessas mudanças.
Enquanto foram exibidas nesta nova edição as inspirações para as próximas temporadas, já levando em conta a nova relação com o consumidor, a equipe de pesquisa do Núcleo de Design já tem apostas para 2020. Segundo Walter, será uma temporada marcada por cores fortes a fim de chamar a atenção do público em diversas plataformas. ‘’As cores vão ter que ser muito perfeitas no telefone porque as pessoas vão passar a consumir por ali, então vão ter que ser perfeitas no efeito digital. O que acontece nesse momento, por exemplo, é que esses designers mais novos vão ter um apelo muito forte a partir da sua identidade’’, afirma.
Quem faz
O salão é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Grupo Lunelli, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, e Suntex. Conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.
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