Moda & Beleza

Inspiramais 2019_II: Leia aqui o preview de tudo que o Salão de Design e Inovação de Materiais preparou para esta edição

Norteado pelo tema ‘’Encontros Alquímicos da Moda’’, o evento será realizado nos dias 17 e 18 de julho no Centro de Eventos Pró Magno na capital paulista e apresenta novos projetos, espaços e inspira a atemporalidade da moda

Publicado em 11/07/2018 | Por Thaissa Barzellai

Prepare-se porque um dos maiores eventos que abrange toda cadeia têxtil e calçadista, apresentando mais de 900 materiais inovadores para a indústria da moda da América Latina está prestes a chegar novamente na capital paulista com um leque de novidades e inovações. Promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil, a nova edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais será realizada nos dias 17 e 18 de julho no Centro de Eventos Pró Magno, São Paulo. Com o tema ‘’Encontros Alquímicos da Moda’’ como inspiração para os lançamentos da próxima temporada, o evento será dividido em segmentações, como curtumes, tecidos, acessórios, saltos, entre outros, a fim de facilitar a pesquisa e o relacionamento entre os visitantes e assim tornar a experiência muito mais rica para todos.

Disposto a enriquecer a discussão e produção no mundo da moda, sempre focada nos materiais, como tecido, estampa, couro, saltos, sintéticos e aviamentos, e na atemporalidade da moda, Inspiramais 2019_II traz também mais uma novidade para os participantes. Além de ter a oportunidade de visitar estandes de empresas, quem estiver por lá vai poder interagir de forma íntima com os projetos que foram selecionados para esta edição com o objetivo de ampliar o papel do evento como um espaço de relacionamento e reflexão sobre as inovações e inspirações. Entre os projetos escolhidos, que vão desde palestras até visitas guiadas, estão: Conexão Inspiramais, Preview Couro 2020_I, Conexão Criativa e Comercial, +Estampa 2020_I, Referências Brasileiras 2020_I, Espaço da Inovação, Prêmio Transformadores e Iconografia Local.

E as novidades não param por aí! A fim de manter o título de revolucionário, o Inspiramais 2019_II diz adeus à nomenclatura de estações do ano e assume a numeração no nome. Agora, ao invés de serem denominadas como Verão ou Inverno, as próximas edições serão identificadas como I ou II, sempre acompanhadas do ano em questão. De acordo com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, esta inovação visa acompanhar a transformação na forma com a qual os consumidores utilizam os produtos, tão marcada pela ausência de distinção entre as estações no consumo, aumentando, portanto, a vida útil da compra. ‘’Estamos querendo estabelecer a ‘não data’ de validade de um produto. No ano, não teremos mais uma referência do Verão ou Inverno. O Inspiramais será daquele ano, simplesmente. As pessoas vão usar o produto por quanto tempo quiserem”, esclareceu. Para ele, essa decisão possibilita também uma mudança na produção a partir de uma abertura de um espaço de maior liberdade criativa para as marcas, de modo que foca mais na beleza e na funcionalidade da confecção, deixando de lado a possível data de validade.  

Walter Rodrigues apresenta produtos inovadores no Inspiramais (Foto: Divulgação)

Walter Rodrigues apresenta produtos inovadores no Inspiramais (Foto: Divulgação)

Com a expectativa de receber mais de 150 expositores e cerca de 7 mil visitantes durante os dois dias de evento, o Inspiramais 2019_II promete provar mais uma vez o porquê de ser referência quando o assunto é construção de produtos, desta vez com uma edição inspirada no tema Alquimia. A fim de provocar e inovar na produção, o Salão traz o desenvolvimento dos materiais e produtos baseados nos conceitos de tecnologia e sustentabilidade, considerados essenciais para a base desta nova moda. De acordo com Walter Rodrigues, a ideia é provocar uma ação que tire os produtores de materiais deste setor da zona de conforto e que proporcione uma melhor compreensão do momento atual.

Leia também: Alquimia é a palavra-chave da temporada: Walter Rodrigues apresenta apostas da Assintecal e abre conexão Inspiramais em pleno Minas Trend

O QUE VEM POR AÍ!

Neste ano, o Inspiramais 2019_II tem tanta novidade que fica até difícil escolher quais aproveitar durante os dias de evento. Para ajudar, o Site HT dividiu em temas cada um dos projetos que estarão à disposição de todos os visitantes para facilitar na elaboração da programação de cada um. 

PENSANDO MODA

O que começou no ciclo de palestras do Conexão Inspiramais, que rodou o Brasil a fim de instruir empresas a desenvolver seus materiais inovadores em design e tecnologia por meio de consultorias com uma equipe formada por profissionais e designers e contribuir para o desenvolvimento das empresas por meio do estudo das inspirações e referências da moda, agora chega aos corredores do Inspiramais 2019_II. Para promover as empresas, ressaltando o design brasileiro como diferencial no mercado nacional e internacional e incentivando as instituições participantes a se tornarem cada vez mais competitivas, foram selecionadas mais de 900 novidades em materiais para serem lançadas no evento. Hoje, com coordenação de Walter Rodrigues, o Conexão Inspiramais tornou-se um dos mais prestigiados projetos da Assintecal e um dos mais procurados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para estimular ainda mais o desenvolvimento desses materiais e, eventualmente, dos produtos, o Inspiramais 2019_II concede o Prêmio Transformadores para empresas que se destacaram pelo design e inovação apresentados durante o evento. Entre as categorias de destaque, estão: ‘’Enfeites’’, ‘’Tecidos e Tramas’’ e ‘’Aviamentos’’. Os ganhadores do prêmio serão selecionados por um grupo seleto de jurados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conexão Criativa e Comercial, que integra o conjunto de ações realizadas pela SEBRAE em parceria com a Assintecal, chega ao evento com o objetivo de contribuir para o reconhecimento e valorização da moda brasileira, enaltecendo, portanto, a diversidade e a riqueza do design e do artesanato produzidas no Brasil voltadas para o desenvolvimento de componentes para que possam entrar no mercado com uma exibição exclusiva e original. Os materiais escolhidos para serem apresentados ao público, cuja orientação foi feita por meio de pesquisa realizada pelo Núcleo de Design da Assintecal, estão destinados aos segmentos de vestuário, calçados e acessórios – que compõem a cadeia de relacionamento do Inspiramais.

Relembre: Inspiramais – em janeiro, evento da Assintecal apresenta o futuro: a planta de confecção 4.0,, tecnologia da Abit e Senai Cetiqt que mapeia as medidas do corpo humano   

Agora, para quem está com saudade do ciclo de palestras do Conexão Inspiramais terá a chance de conferir mais uma vez um pouco das discussões que passaram por todo o Brasil enquanto o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais não chegava. Focada em moda, tecnologia e mercado de consumo, o evento oferece uma programação de palestras com nomes importantes do setor, como o próprio Walter Rodrigues, Gustavo Dal Pizzol (Rhodia); Leopoldo Nóbrega (artista plástico e designer); Jonathan Tebaldi (start up criativando), Laís Pereira Ribeiro (Start up O Amor é Simples), Marnei Carminatti (Assintecal).

PELAS RUAS DO BRASIL

Na mesma intensidade que Inspiramais quer dominar o mundo afora, ele também tem o objetivo de enaltecer e incentivar não só a produção de confecções brasileiras como também as inspirações do próprio país. Para isso, esta edição do evento traz três projetos que prometem levar a brasilidade para cada canto dos corredores do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais: +Estampa 2020_II, Referências Brasileiras 2020_I e Projeto Iconografia Local.

Corredor do projeto +Estampa. (Foto: Divulgação)

A fim de decodificar elementos da cultura brasileira por meio de novas estampas e apresentação de novas aplicações, garantindo que os produtos criados não sejam copiados ou reproduzidos tão facilmente pelos concorrentes, foram convidados oito estúdios de design sob coordenação do designer e consultor da Assintecal Lucius Vilar para participarem do +Estampa 2020_II. Sempre à frente até das inovações que nem foram lançadas, de modo que adianta todas as inspirações, o projeto desenvolveu com cada estúdio uma nova estampa através da aplicação da metodologia da pirâmide de produtos de 10% – que correspondem à tecnologia e DNA da empresa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já o Referências Brasileiras 2020_I viaja no tempo e promete recuperar traços da cultura brasileira. Por meio de pesquisas históricas e iconográficas, o projeto, assim como o Estampa, decodifica a cultura brasileira e propõe novos caminhos e linguagens para superfícies, formas e estética de materiais e produtos de moda, principalmente calçados, acessórios e confecções. Com o tema ‘’Reconfiguração’’, este ano o projeto, após pesquisas realizada pela designer Julia Webber do Núcleo de Pesquisa da Assintecal, transformou o papel em sua principal inspiração e símbolo da identidade do imigrante italiano que se estabelece na região da Farroupilha, localizada na Região Sul do país.

Para não perder a viagem, o Projeto Iconografia Local também desembarcou na região para registrar pelo olhar da designer Paola Fabris as flores, folhas, frutos, esculturas, texturas, cores e objetos a fim de retratar a riqueza de uma cultura capaz de inspirar a produção diversificada de produtos para o setor de moda. Os registros, que serão exibidos durante o evento, resultaram na produção de um vídeo-pesquisa intitulado de ‘’Iconografia Local Farroupilha’’, que será utilizado como referência no processo de criação de estilistas, estudantes, designers e artistas que sempre estão em busca de inspirações e novidades. E não se preocupe: se gostar tanto assim da exibição, será possível revê-la nas redes sociais do eventos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia mais: Assintecal: 35 anos de história na expansão do setor coureiro-calçadista e o sucesso do Inspiramais 

MATERIAIS: A BASE DE TUDO

Nos espaços reservados durante os dois dias de eventos para os projetos Espaço da Inovação e Preview do Couro, os participantes terão a oportunidade de conferir de pertinho os materiais mais inovadores.  

Estruturado em forma de passagem, o Espaço de Inovação permite que empresários e empresas, como ITM, FCC, IQX-Inove Qualyx Tecnologia e Desenvolvimentos de Aditivos e Especialidades, Romana Industria Química, Ambiente Verde, Cofrag, Palmilhas Martinho, Camaleoa, Endutex, Ambra e Lunelli, exibam seus materiais e adquiram conhecimento sobre as próximas inovações que já podem estar surgindo no mercado. Nesta exibição, os materiais escolhidos, que serão identificados através de uma ficha técnica para facilitar a pesquisa dos visitantes, precisam estabelecer uma relação harmônica com a tecnologia – um dos pilares do conceito da edição deste ano – para, enfim, gerar produtos altamente tecnológicos e competitivos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em sintonia com o +Estampa, que antecipa as referência para 2020_I, o Preview do Couro chega nesta edição trazendo a participação de 12 curtumes e a exibição de diversos protótipos entre calçados e acessórios e customizações. Coordenada pelo consultor do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal Marnei Carminatti, esta edição apoiada na palavra PLAY foi responsável por criar acabamentos divergentes, de modo que proporcionou o desdobramento de interpretação, o toque e acabamento de cimento e papel sobre o couro, projetando, portanto, a reconfiguração deste material. Inspirado por movimentos urbanos, que resultou na tradução de criações por meio de colagem e sobreposição de imagens e informações no desenvolvimento de novas estampas e acabamentos, o projeto tem como objetivo estimular o mercado coureiro.

Serviço

Inspiramais 2019_II

Data: 17 e 18 de julho

Local: Centro de Eventos Pro Magno (Avenida Profaª. Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)

Horário:17/07: das 09h à 20h| 18/07, das 09h às 19h

Entrada gratuita para profissionais do setor

Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br

Terça-feira l 17/07

9h – Abertura do Credenciamento

Salão Inspiramais

9h30min – Encontro Conexão Inspiramais  2019_II –  Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal*

Espaço Conexão Inspiramais

11h – Rhodia: Novas Tecnologias de Materiais para o Mercado Calçadista – Gustavo Dal Pizzol

Arena de Inovação

14h – Encontro Conexão Inspiramais  2019_II –  Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal*

Espaço Conexão Inspiramais

15h – Denim Arte, o Jeans como Elemento de Inspiração –  Leopoldo Nobrega, consultor do Guia Jeans Wear

Arena de Inovação

16h – Braskem: impressão 3D para calçados e outras aplicações

Arena de Inovação

17h45min – Cerimônia de Premiação Acesso – 1º Desafio Kisafix de  Design Calçadista

Arena de Inovação

19h –Posse da nova diretoria da Assintecal e assinatura dos convênios da Apex-Brasil com a Assintecal e Apex-Brasil e CICB.

Arena da Inovação

20h – Término das Atividades nos estandes

 

Quarta-feira l 18/07

9h – Abertura do Credenciamento

Salão Inspiramais

9h às 10h30min – Rodadas de Inovação

Sala Sistema Moda

9h30min – Encontro Conexão Inspiramais 2019_II – Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal*

Espaço Conexão Inspiramais

11h – Criativando ID – Realidade Aumentada ara Garantir Autenticidade de Produtos da Moda. – Jonathan Tebaldi, Startup Criativando

Arena de Inovação

13h15min – Inovação na Indústria Bilionária de Casamento no Brasil: Case do E-Commerce de Nicho – Laís Pereira Ribeiro, startup ” O Amor é Simples”

Arena de Inovação

14h – Família Roz – Novos Insumos Sustentáveis para a Indústria da Borracha – Diana Finkler, startup Marina Tecnologia

Arena de Inovação

14h45min – “O Impacto do Marketing Descentralizado para Empresas de Moda – Victor Dellorto – co-fundador da startup Deskfy

Arena de Inovação

15h30min – Móveis e Moda: Conectando Matérias, Design e Estilo. – Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal.  Link para inscrição

Promoção: Abimóvel e Assintecal

Arena de Inovação

17h – Encontro Preview do Couro 2020_I – Walter Rodrigues, Marnei Carminatti e Ramon Soares , designers e consultores da Assintecal

Arena de Inovação

19h – Encerramento

*Encontro realizado em formato de visita guiada ao espaço do Conexão Inspiramais, com a utilização de fones.

Programação paralela a realização do Salão, sendo necessário apenas a inscrição no Inspiramais – com exceção da palestra com Walter Rodrigues, dia 18/07 às 15:30.

Programação sujeita a alterações


Quem faz:
O salão é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Grupo Lunelli, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, e Suntex. Conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,