Moda & Beleza

Inspiramais 2019_II: Projeto ‘’+Estampa 2020_I’’ transforma brasilidade em produto internacional

Com referências que vão de Van Gogh a Basquiat até as artes de rua, projeto de estamparia produz desenhos, que adiantam as principais inspirações do ano que vem, com foco na simplicidade dos traços e no trabalho manual dos designers

Publicado em 22/07/2018 | Por Thaissa Barzellai

Brasilidade e inovação são as palavras que norteiam mais um dos projetos esperados e comentados da nova edição do Inspiramais 2019 _ II, o Salão de Design e Inovação de Materiais, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil e realizada nos dias 17 e 18 de julho no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Com coordenação de Lucius Vilar, designer e consultor do Núcleo de Design da Assintencal, o projeto ‘’+Estampa 2020_I’’, que tem como principal objetivo decodificar a cultura brasileira, trouxe inspirações em novas estampas e aplicações que caminham desde o expressionismo artístico até os traços mais primitivos, muito presente nas artes de rua, para o que será visto no Inspiramais 2020_I, cuja palavra-chave será ‘’Play’’. ‘’ O +Estampa também sempre trabalha uma estação à frente, adiantando as inspirações.

Lucius Vilar, coordenador do projeto "+Estampa 2020_I" (Foto: Henrique Fonseca)

Lucius Vilar, coordenador do projeto “+Estampa 2020_I” (Foto: Henrique Fonseca)

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Para criar essa ligação, o projeto explorou poucas cores e na arte artesanal, criando um padrão simplificado. ‘’Estamos trazendo o que é mais novo, mais fresco para o nosso olhar. Estamos trabalhando com uma paleta de cores bem pequena, então temos um tom de laranja, um tom de turquesa e cinza bem claro. Na ideia das ilustrações como inspirações, pensamos em traços manuais, então desde o expressionismo à essa questão dos artistas de rua com um traço mais primitivo. Nós nos inspiramos Basquiat como referência e também pensamos numa questão de reconfiguração de formas, ou seja, como podemos pensar nesse geométrico que está muito em voga, mas em um formato super diferente? Junto à ilustração que é muito nova para o setor, que é uma questão muito simples, eu vejo que os traços e estampas que criaram para nós nesta edição não são tão rebuscados como as estampas que estamos acostumados a ver no mercado’’, conta Lucius que aplicou a metodologia da pirâmide dos 10% dos produtos na produção.

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Realizado pela Assintecal, Abit e desenvolvido por oito estúdios convidados, o projeto busca sempre a criação de produtos por meio da inovação para que não haja a possibilidade de cópias ou reproduções similares pelos concorrentes, apresentando sempre novas estampas. Neste ano, o +Estampa esteve à frente ao trazer o olhar também do pintor Van Gogh e do já citado Basquiat, que são grandes temas de próximas e atuais exposições ao redor do mundo. ‘’Se a gente pensa que teve o filme que conta toda a questão do traçado e da história dele, pode ter certeza de que vai reverberar dentro das nossas tendências. Em Londres, vai ter uma exposição sobre Van Gogh, então diversas designers vão olhar para o universo dele. O Basquiat também sempre é reverenciado e seus trabalhos estão em exposição. Nós começamos a olhar para um traço mais primitivo para reverberar nas estampas e nas coleções’’, explica.

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É com esse olhar que o projeto, junto ao espaço oferecido pela Assintecal, está contribuindo para a expansão da indústria de estamparias brasileira. Segundo Lucius, embora ainda existam algumas dificuldades com relação à metragem, por exemplo, é um âmbito que está crescendo cada vez mais, adquirindo nome inclusive, no mercado internacional. ‘’É um mercado que só tende a crescer, porque a aplicação está sendo mais facilitada. Hoje temos diversas empresas que fazem isso. O que dificulta para uma pequena empresa é a quantidade de metragem, então normalmente uma empresa pede 100 a 400 metros para rodar uma estampa. É uma metragem muito alta para uma pequena empresa, mas a aplicação é muito fácil, ela pode ser feita em qualquer base tanto natural quanto poliéster, e estamos também abertos para aplicar em novos materiais. Por exemplo, o Romeu Couro, nosso associado, consegue aplicar a estampa em couro, então temos uma variedade muito grande. Nós podemos ter não só a parte do têxtil estampado como também de acessório e de mobiliário’’, afirma.

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Com essa força cada vez mais crescente, o próprio projeto já desembarcou em lugares como Índia, Nova York e Paris, grandes referências do mundo da moda. Em meio a tantas grandes marcas, que dominam as exibições e desfiles ao redor do globo, a estamparia brasileira tem se destacando por trazer originalidade e representatividade. Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking do setor na Índia, por exemplo, mostrando que pode sim se internacionalizar com sucesso, criatividade e, acima de tudo, inovação. ‘’Na questão da estamparia, nós temos um dos maiores grupos do mundo. Na Prèmiere Vision, em Paris, a gente teve a chance nessa internacionalização de vender para grandes marcas, como Moschino, Zara, temos pessoas trabalhando na Kenzo. Então, temos marcas com muito interesse na questão do traço e da originalidade dos desenhos do brasileiro. Todas as marcas que estão aqui no Inspiramais, elas fazem internacionalização e conseguem vender de 10 a 20 estampas por temporada no mercado internacional’’, diz. E se depender do otimismo de Lucius e dos talentos que são exibidos em cada edição do Inspiramais, é certeza de que o Brasil, como diz o coordenador, vai estampar o mundo!

Quem faz: O salão é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Grupo Lunelli, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, e Suntex. Conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.

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