Música & Badalo

Minas Trend – Noite histórica na qual sala de desfiles se transforma em cenário para concerto de música

Norteada pelo tema "Em dias de sol", a semana de moda e o maior Salão de Negócios da América Latina, promovidos pela Fiemg, ratificam a proposta de serem vetores das mais diversas formas culturais e recebem o concerto "Os clássicos estão na moda" com a Orquestra de Câmara Sesiminas fazendo uma ode à MPB e contando com as participações especiais de Zélia Duncan e Jaques Morelenbaum interpretando o repertório de Milton Nascimento. Foi inesquecível!

Publicado em 13/04/2019 | Por Heloisa Tolipan

Uma noite emocionante para ficar na história da arte. Na passarela-palo, Orquestra de Câmara Sesiminas, Jaques Morelenbaum e Zélia Duncan (Foto: Sebastião Jacinto Júnior)

Quando conversei com Ronaldo Fraga, diretor-criativo do Minas Trend, semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina, dias antes de desembarcar na capital mineira para acompanhar a 24ª edição do evento, sobre o caminho para realizar o sonho de a moda ser vetor cultural no Brasil, ele frisou que a democratização deveria ladrilhar um percurso que pensasse o ontem, hoje e amanhã. “O evento tem que se fazer imprescindível para a cidade, para o país e exterior, com hotéis lotados, restaurantes, a cultura local em ebulição e temos que fazer valer a máxima de que o mineiro recebe bem. Quando os compradores e a imprensa pousassem em Confins, precisassem sentir que estão em um local com identidade forte e que a moda é pensada de uma forma diferente. O foyer do Expominas deveria ser aberto para a população poder conferir as exposições, a nossa gastronomia, palestras, desfiles relâmpago à tarde, shows…” Pois a edição batizada “Em dias de sol” fez história com a mais bela síntese da união de todas as artes.

Leia Mais: Minas Trend – “Em dias de sol” como síntese de futuro luminoso e oxigenado para a moda

Leia Mais: Minas Trend – Um preview do desfile Trendbijoux by Sindijoias/MG. Vem saber!

Vocês podem imaginar que após uma série de desfiles que aguçaram os nossos cinco sentidos em época tão high tech para uma total reflexão sobre “Solarizar”, “Oxigenar”, “Diversificar”, “Viajar” e “Sensualizar”, fomos todos surpreendidos ao chegar na sala onde foram realizados o line up da semana de moda e nos deparamos com um cenário totalmente diferente em menos de 24 horas? A sala se transformou em cenário para o mais democrático dos concertos da Orquestra de Câmara Sesiminas. Foi uma das experiências mais excepcionais que pudemos todos sentir. O concerto batizado “Os clássicos estão na moda” fez uma ode à MPB, passeando por canções imortalizadas, por exemplo pela mineira Clara Nunes (1942-1983), e contou com as participações especiais de Zélia Duncan e do violoncelista Jaques Morelenbaum em clássicos do repertório de Milton Nascimento, entre composições suas e com parceiros, nos quais as letras falam de nosso país, da mulher e da garra em viver em todos os tempos. Foi de chorar ver aquele público lotar a sala e acompanhar o concerto com as aquarelas assinadas por Ronaldo Fraga em mega telão de LED em silêncio respeitoso e se levantar em uníssono e mergulhar em um mar de palmas ao final.

Esta edição do Minas Trend, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), além de corroborar o marco de pensar a moda de forma visceral seguindo o norte de Agora e para sempre nos mostrou a tônica de a moda desfilada ser integralmente em sintonia com a música ao vivo. Uma chancela de reflexão a partir da união de forças de profissionais, da exaltação à voz autoral e da quebra de paradigmas, como venho comentando.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia Mais: Minas Trend – Fátima Scofield, Skazi, Patrícia Motta, Denise Valadares e Raquel de Queiroz dão pistas para Verão 2020

Leia Mais – Minas Trend: Coletivo Alagoas promoverá na passarela a sinergia com a literatura de Graciliano Ramos

No desfile de abertura da 24ª edição do Minas Trend já tínhamos tido uma prévia magnífica do que seriam esses dias quando Zélia Duncan e o violoncelista Jaques Morelenbaum costuraram a empreitada de estar unificando música e moda em uma oportunidade única de ressaltar a cultura mineira. “O Ronaldo Fraga (diretor-criativo do Minas Trend) ouviu nosso trabalho Invento +, CD que não se prende a cronologias e traz clássicos de Milton Nascimento, entre suas composições e com parceiros como Fernando Brant (“Travessia”, “Ponta de areia”, “Encontros e despedidas”, “San Vicente”), Ronaldo Bastos (“Cais”, “Cravo e canela”)  e de outros compositores. “É algo tão bonito você se sentir parte desse todo! Alinhavar com a música tudo o que acontece na passarela. Neste evento temos um ofício muito privilegiado: tocar as pessoas e unir as pontas. O Ronaldo reconhece a potência que é o repertório do Milton Nascimento e cá estamos”, comentou Zélia. A voz autoral e valorização da moda independente mineira de 17 marcas foram apresentadas aos mineiros, aos players da cadeia produtiva, aos empresários, aos estudantes de moda, jornalistas de Norte a Sul e compradores do nosso país e do mundo o mais impactante momento do handmade made in Brazil.

Leia Mais: Minas Trend – “Minha luta é para que a moda seja entendida como vetor cultural no Brasil”, frisa Ronaldo Fraga

Leia mais: Minas Trend: Zélia Duncan e Jaques Morelenbaum falam sobre a conexão moda e música e a ode a Milton Nascimento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia mais – Minas Trend: ‘Conquistas visando sustentabilidade e apontando caminho certo’, diz presidente da Fiemg, Flávio Roscoe

Leia mais: Minas Trend – Rogério Flausino fala de estilo e evolução: “Eu já errei muito na moda”

Leia mais: Minas Trend Day 1: A Amazônia de Fátima Scofield, a diversidade do Trendbijoux e o surf empoderado da Skazi

A proposta da moda ser um vetor das mais diversas formas culturais foi de deixar qualquer um extasiado. Que lindo ver aquele público em silêncio total e com os sentidos aguçados durante o concerto se levantar em uníssono e mergulhar em um mar de palmas ao final. “É algo tão bonito você se sentir parte desse todo! Costurar com a música tudo o que acontece na passarela. Neste evento temos um ofício muito privilegiado: tocar as pessoas e unir as pontas. O Ronaldo reconhece a potência que é o repertório do Milton Nascimento e cá estamos”, comentou Zélia. Já Morelenbaum ressaltou: “Esta formação de voz e cello é incrível. Há um grande desafio. Sabe aquela mágica que nós sentimos e não podemos inventar? A música casando com o momento e a mágica ali, na nossa frente”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia mais: Minas Trend – Elba Ramalho é ovacionada na passarela da estilista Raquel de Queiroz

Leia Mais: Minas Trend Day 2: Da obra de Graciliano Ramos no Coletivo Alagoas à esteia de Raquel de Queiroz

Essa edição do Minas Trend foi toda permeada por uma simbiose entre a moda e a música, convidando grandes talentos para a passarela mineira. O primeiro desfile relâmpago teve a presença de Jhê Delacroix, que cantou sucessos Como dois animais, de Alceu Valença e passou encantando o público com um vestido nude e vaporoso. Uma verdadeira ave do paraíso. A Skazi convidou os mineiros da banda Jota Quest que incendiaram a plateia. No segundo dia de desfiles, a cantora Luiza Cruz soltou a voz para a trilha do desfile coletivo. Patrícia Motta mostrou uma coleção reflexiva com os quatro elementos: terra, fogo, água e ar, e para transmitir esse estado convidou a harpista Ana Luiza Cicarini, com apenas 12 anos, que levou a platéia a contemplação máxima. A rainha do forró Elba Ramalho cantou clássicos de sua carreira para reviver as memórias de infância da estilista Raquel de Queiroz, que encerrou o line up desta temporada de moda.

Leia Mais: Minas Trend – Pensar global e comer local. O sucesso da Feirinha Aproxima

Leia Mais: Minas Trend – Foyer do Expominas vira passarela e holofote para moda democrática

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,