Moda & Beleza

Minas Trend: Coletivo Alagoas promoverá na passarela a sinergia com a literatura de Graciliano Ramos

A obra literária serviu de ponto de partida para as marcas Aquas Beachwear, Alana Tenório, Caleidoscópio, Carol Paz, Estúdio Monteferro, Endy Mesquita, Leila Monteiro, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante darem asas à imaginação para desfilar suas criações no dia 10 de abril, na 24ª edição da semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)

Publicado em 06/04/2019 | Por Heloisa Tolipan

É fundamental começar este preview lembrando a vocês, leitores, como foi linda a estreia do   no line-up da edição passada do inovador Minas Trend. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o primeiro dia oficial da 23ª edição do evento contou com collabs poderosas da moda alagoana e a aproximação maior entre os estilistas e o consumidor. Um dos marcos do novo Minas Trend foi trazer o Sindivest Alagoas para Minas Gerais, no desfile que valorizou a cultura e a essência do estado e da Região Nordeste. Foi a primeira vez que Alagoas ficou sob os holofotes da passarela da semana mineira que detém o maior Salão de Negócios da América Latina da qual já participava. O que vimos foi uma exaltação à décima potência da força da flora com o tema “Lagoas: do amanhecer ao entardecer”. Palmas para a sinergia entre os estados em favor da união moda nacional.

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Pois bem, a produção realizada em Alagoas com a curadoria do Minas Trend e apoio do Sebrae, Senai e Federação das Indústrias e Alagoas (FIEA), marcou um novo começo de história na semana de moda mineira. São designers, players das indústrias, labels, entendendo perfeitamente o conceito do evento de união em prol do Sistema Moda como um todo no país. Na próxima semana veremos uma ode à obra de Graciliano Ramos (1892-1953) , nascido em Alagoas, romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX e que imortalizou diversos livros, entre eles Vidas Secas. O romance documental, clássico da literatura brasileira, lançado em 1938, é uma das obras mais emblemáticas da literatura brasileira. Nele, Graciliano retrata a saga de uma família de retirantes fugindo da seca. Nesse livro, o escritor traça a figura do sertanejo, abordando a miséria e a seca do Nordeste que permeiam a região até os dias de hoje.

Como sintetizou bem Davi Leite, styling do desfile coletivo:  “Ao mesmo tempo que tem essa história dramática, de sobrevivência dessa família, existe a esperança de encontrar dias melhores. É nisso que estamos nos baseando, nessa história de superação e esperança, de torcer por dias melhores. Essa é a grande mensagem “. Sim, estamos em tempos difíceis no mundo e no Brasil, mas o diretor-criativo do Minas Trend, Ronaldo Fraga, com toda sua energia e vibração faz todos mergulharem unidos na mais plural semana de moda autoral, igualitária, repleta de identidade e com ênfase no novo fazer da moda e na sustentabilidade permeando o hoje e amanhã.

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Vamos voltar ao desfile do coletivo que valoriza a cultura e a essência alagoana e que terá a assinatura de Mari Cezário na coordenação. Associados do Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria do Estado de Alagoas), grifes e designers tiveram a chance de uma total inspiração com uma tônica autoral do livro ‘Vidas Secas’. A obra literária serviu de ponto de partida para as marcas Aquas Beachwear, Alana Tenório, Caleidoscópio, Carol Paz, Estúdio Monteferro, Endy Mesquita, Leila Monteiro, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante darem asas à imaginação para desfilar suas criações no dia 10 de abril, no Minas Trend.

O grupo irá desembarcar na capital mineira para entrar em simbiose com o tema do evento “Em dias de sol” e será bonito conferir esse mélange de ideias e ideais recheado de formas e cores como o preto, branco, vermelho e dourado, além dos bordados, patchwork, tramas, nervuras e jacquards que diferencia as roupas e acessórios, com uma parcela da confecção feita à mão e valorizando seu DNA, com personalidade autoral e contemporânea, e usando o chão rachado, que o autor tanto narra em suas histórias, para mostrar a força de um povo e de uma região do nosso.

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Vamos dar um mergulho nessa praia “made in Alagoas”:

A Aquas Beachwear vai apostar em uma edição exclusiva e limitada. A moda-praia dará total destaque e valorização à identidade cultural das rendeiras alagoanas. Para o desfile na 24° edição do Minas Trend, a marca de Maceió aposta na garra do sertanejo e na principal fonte de sustento, o mandacaru, símbolo forte da cultura nordestina, enobrecido pelos frutos coloridos e flores bem vistosas e perfumadas. O mandacaru que estará sendo representado pela nobreza de rendas, tecidos, estampas exclusivas, cores e formas, traduzidas para enaltecer e valorizar as formas da mulher brasileira. Como cartela de cor: o branco, vermelho e o dourado, trabalhados com muita sofisticação.

Como já contamos aqui, elegância e qualidade ficam por conta da Aquas. Com a promessa de levar delicadeza e sofisticação sem perder a contemporaneidade, as peças contam com matérias-primas, cores e formas únicas. Desde 2006, a marca une beleza das rendas nacionais com os traços incríveis da paisagem da região de Alagoas. As modelagens prometem ser um diferencial, de forma a personalizar o corpo feminino, esbanjando conforto.

Alana Tenório Brand adora o mix arte, cultura e moda, e sempre buscar essas conexão em suas coleções, por isso o design é evidenciado. Um dos pilares é a busca da sustentabilidade por meio de suas peças e de seu handmade. Versatilidade e personalidade, fazem parte das principais caraterísticas, buscando inovar e levar produtos de qualidade para seu cliente. “Eu me sinto muito honrada de fazer parte do Minas Trend que é de extrema importância para a moda do nosso país e ecoando para o mundo. A coleção “Dias de Sol” vai explorar todo o nosso universo criativo, mostrando a beleza e valorizando a arte do nosso Nordeste”, conta a empresária ao Site HT.

Pautada no handmade como chancela, a gente adora as criações da Caleidoscópio, um ateliê de joias e acessórios de moda, que tem uma coleção assinada pelas seis mãos das arquitetas Jeanine, Mailda e Renata Fontan na criação de peças com formas criativas e distintas, com um mix inusitado de materiais e texturas, resultando com uma verve bem brasileira. Com um trabalho reconhecidamente super autoral, a Caleidoscópio há 20 anos levanta a bandeira da cultura brasileira, fonte principal de inspiração de suas coleções e ganha o mundo. A marca pode ser encontrada em mais de 300 endereços no território nacional além de serem exportadas para 17 países. Cristais Swarovski, pedras brasileiras, pérolas naturais, aço, prata, ouro, madeira, contas de vidro especiais. Todo esse universo de materiais se transforma nas mãos das designers. A marca irá apresentar três linhas inspiradas em Graciliano Ramos e seus personagens: o Vaqueiro – pensando no grafismo do gibão do vaqueiro alagoano, peças em um mix de couro, cristais Swarovski, ônix e contas de metal em banho de ouro. Sinhá Vitória – as peças deste look foram inspiradas na passagem do livro que fala do vestido vermelho de ramagem que a personagem feminina principal usa durante a festa de Natal. Cristais Swarovski em vários formatos se unem formando flores, arabescos e folhas. Destaque para o máxi colar e os punhos rendados, tudo feito à mão. E o Sol e a Terra – inspiradas no brilho e na ação do sol sob a terra do sertão. As peças desenvolvidas são uma mistura das gemas brasileiras em tons terra, branco e negro, com os cristais Swarovski na cor dourada.

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A grife Carol Paz tem um universo muito particular. Com uma visão contemporânea, romântica e dinâmica da vida, a designer mistura arte e seu DNA em cada uma das suas criações. A mistura inusitada de materiais e a riqueza nos detalhes são as principais característica. “Utilizamos em nossos acessórios, metais de alta fusão, cristais Swarovski, pedras naturais e temos um design diferenciado e um acabamento de alta qualidade. No mercado há mais de dez anos com nossas peças clássicas e atemporais estamos cada vez mais conquistando os clientes mais exigentes em todo o país”, conta a designer ao Site HT.

Comandado pela arquiteta e designer Fernanda Ferro, o Estúdio Monteferro é fruto da experimentação de diferentes materiais naturais e sob uma visão estética focada na beleza da imperfeição e mutabilidade dos elementos. Pedras brutas, sementes, fragmentos marinhos e metais oxidados carregam imperfeições naturais mostrando que o belo surge vem do olhar. As marcas dos efeitos do tempo, os tornam elementos únicos. “Nunca começo uma peça sabendo como ela vai terminar, é sempre um trabalho empírico, que vai tomando forma à medida que os fragmentos vão sendo manuseados. Cada amarração é feita intuitivamente, às vezes alguma coisa no meio do processo toma um rumo inesperado, um nó no metal que não saiu como planejado inicialmente, as estampas orgânicas que surgem no metal através do contato com o fogo. Acredito que tudo isso faz parte da história individual de cada peça. Esse trabalho é a tradução e a concretização do meu senso estético através de materiais nos quais eu enxergo valor, beleza e significado”, conta a designer Fernanda Ferro.

Terra com cores, céu brilhante e mar manso. Elementos do paraíso alagoano, que servem de inspiração para o Ateliê Endy Mesquita em sua sétima presença no Salão de Negócios do Minas Trend e segunda vez na passarela. “Desta vez nossa inspiração é Barra de Santo Antônio, lugar rico de cor e brilho. Tendo em seu maior destaque as terras com sete cores, morros coloridos, as falésias que margeiam as belas praias da região. Utilizando-se da mistura dos tons pastéis e alaranjados das falésias e o já consagrado western (moda Country), criamos peças com estilos únicos, em que os acessórios se comunicam com os elementos da natureza”, conta ao Site HT a designer de acessórios Endy Mesquita. E acrescenta: “Criar acessórios era um hobby que virou um grande negócio”. Hoje, além de possuir sua loja própria, seus acessórios estão sendo distribuídos por representantes em todo o Brasil.

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A paixão pela criação de acessórios de Leila Monteiro vem desde sua infância, mas o negócio só surgiu em 2014, quando a fundadora da marca buscou aperfeiçoamento em seu trabalho no curso de design de moda e criou a Leila Monteiro Brand. Em 2016, passou por uma reestruturação e startou com coleções cápsulas, atendendo novas demandas do mercado, tudo no melhor do mood handmade (o famoso feito à mão ou artesanal que é uma das maiores riquezas do design brasileiro), que contam com brincos, colares, pulseiras. A mistura de elementos é sempre muito presente, além de cores e texturas.

A Maneka vai apresentar a coleção Coleção Singeleza da Alagoas. As empresárias Lara Amorim e Laís Amorim foram pioneiras na moda plus size em Alagoas e também na Bahia, onde abriram uma filial há 10 anos. “Da renda amarrada de geração em geração , surge a nossa nova coleção feita com mandalas e bicos que dão o conceito das nossas peças e dessa nova história. A singeleza faz parte da nossa cultura”, conta Lara Amorim. Já Laís Amorim nos contou que a “tradição que vive a partir dos nós e dos pontos de mãos de mulheres alagoanas. Vem cheia de linhas e emoções, amarradas em cada ponto, em cada gesto para vestir uma mulher real com uma moda democrática até o manequim extra grande”.

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A label Manu Mortari une em suas coleções tendências e tecnologias, somadas aos encantos da customização e das técnicas manuais. A atual sinergia com a Quarta Revolução Industral já dando os primeiro passos. A designer se apaixonou pela obra de Graciliano Ramos na adolescência motivada pela mãe. O nome da coleção remete à personagem do livro que tem um significado forte e representativo: Vitória, “A ideia é provocar sensações, despertar o olhar para a literatura e por uma moda diferenciada. O maior sonho de Sinhá Vitória é ter uma cama com estrado de couro para dormir. E esse é retrato da mulher que queremos homenagear, a que sempre luta por um futuro melhor, a que não se conforma com nenhuma condição e indigna de viver”, frisa. A mulher que usa a marca passa a entender que o espírito de liberdade, naturalidade, leveza e alto astral, não está associado às nossas roupas, e sim à brisa interior delas. Que esse estilo resort, pé-na-areia, boho, ecochic, vem da vibe daqueles momentos super descontraídos e cheios de alegria de suas rotinas”, conta a estilista Manu Mortari. “A coleção Vitória foi inspirada na obra do meu crush Graciliano Ramos, Vidas Secas. Eu nem consigo descrever a minha emoção. Os famosos grandma squares (o crochê da vovó) de crochê se unirão para formar roupas lindas de patchwork, e essa união de ‘retalhos’ remete aos vínculos, ao elo de Sinhá Vitória com sua família. Tem um momento lindo no livro que mesmo sem Fabiano (o marido) merecer, ela cuida dele quando sai da prisão, nos fazendo entender que existe união mesmo com todas as dificuldades que vivem e as misérias que passam. Eu tenho certeza que vocês vão amar cada detalhe”, afirma. As cores do sertão alagonado darão o tom: verde lodo, tons de terra, preto, branco e o colorido (entre arroxeado e avermelhados), do pôr-do-sol. Serão apresentadas peças com silhuetas dura como o viver sertanejo, porém algumas mais fluidas e funcionais, que é o maior desejo e característica da grife.

A brasilidade é uma estética forte em todas as coleções da marca Sandra Cavalcante. A alagoana costuma dizer que essa característica éreforçada pela energia emanada através de suas mãos e do grupo de artesãs do estado que colaboraram na criação dessas peças únicas, singulares”. São estolas, pelerines, vestidos, saias, bolsas e acessórios ricos em bordados e texturas.

Preview Sandra Cavalcante para o desfile do Coletivo Alagoas no Minas Trend

Programação:

8/04 – Desfile de abertura
Design de Autor

9/04 -Line Up
19h – Fátima Scofield / Trendbijoux By Sindijoias MG
21h – Skazi

10/04 – Line Up
19h – Alagoas / Patrícia Motta
21h – Denise Valadares / Raquel de Queiroz

9 e 10/04 – Desfiles coletivos abertos ao público

9 a 12/04 – Palestras e Fashion Talks

9 a 12/04 – Feira Gastronômica Aproxima

11/04 – Concerto da Orquestra de Câmara SESIMINAS com convidados especiais

13 e 14/04 – Espetáculo “Através da íris”, com Nathália Timberg (encerramento da edição)

SERVIÇO
Minas Trend – 24ª Edição
De 09 a 12/04
Expominas – Belo Horizonte / MG
www.minastrend.com.br

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