Moda & Beleza

Minas Trend: Fátima Scofield, Skazi, Patrícia Motta, Denise Valadares e Raquel de Queiroz dão pistas para Verão 2020

Em sua 24ª edição, o evento com o tema "Em dias de sol" e promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), contará na passarela com labels engajadas com a democratização da moda, com a sustentabilidade, inovação e muito handmade, a nossa chancela para o mundo

Publicado em 05/04/2019 | Por Heloisa Tolipan

“(…) Ser Mineiro é dizer ‘uai’, é ser diferente, é ter marca registrada, é ter história. Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância (…) . Com um trecho da poesia Ser Mineiro, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o Site HT começa desvendar os mistérios que envolvem as coleções que serão desfiladas nas passarelas da 24ª edição do Minas Trend, semana de moda e maior feira de negócios de vestuário e acessórios da América Latina, de 9 a 12 de abril, no Expominas, promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Como um grande norte para o Verão 2020, as marcas Fátima Scofield, Skazi, Patrícia Motta, Denise Valadares e Raquel de Queiroz estarão sob os holofotes deste evento democrático, sustentável e plural, grande vetor para a cadeia da moda e da cultura no Brasil, que a cada edição olha para o país com uma lente grande angular fortalecendo o crescimento da indústria nacional. Vem com a gente!

Leia mais: Minas Trend – “Em dias de sol” como síntese de futuro luminoso e oxigenado para a moda

Fátima Scofield começa a contar o seu Verão 2020 a partir das páginas do livro Pororoca: A Amazônia no Mar, de Paulo Herkenhoff, que constitui-se em uma documentação reflexiva das mais de 450 obras que integram o Fundo Amazônico da Coleção MAR e que foram expostas em 2014. Partindo dessa pesquisa, o estilista Daniel Corrêa buscou referências na fauna e flora da Amazônia. “Apostamos em um novo olhar para o que é o luxo. Temporadas atrás, luxo significava ter uma roupa trabalhada, com muito bordado… Mas, a nossa proposta é mostrar que ele se adequou ao novo mundo e pode ser clean, sofisticado, com modelagem bem feita e composição de cores”, aponta Daniel Corrêa.

Preview da marca Fátima Scofield para a coleção de Verão 2020, que será desfilada no Minas Trend.

Leia mais – Minas Trend: um preview do desfile Trendbijoux by Sindijoias/MG. Vem saber!

O retorno da Skazi ao line up do Minas Trend vem com cara de festão. A marca mineira convidou a banda Jota Quest para assinar a trilha sonora ao vivo em sintonia com uma coleção que surfa nas ondas da Austrália em meados de 1914. Foi naquela década que o mundo conheceu a primeira mulher a praticar o surf: Isabel Letham (1899-1995). Essa mensagem de liberdade, empoderamento e ousadia serão os conceitos que a marca levará para a passarela do Verão 2020. A trajetória da renomada instrutora de natação é uma homenagem à presença feminina no surf e a Skazi irá fincar essa bandeira nas ‘areias de BH’. A marca vai lembrar também de Margot Rittscher, uma nova-iorquina que se mudou para Santos aos 15 anos. Todos os dias, ela contemplava o mar da sua janela. Até que seu irmão, Thomas, construiu uma “tábua de andar sobre as águas” e lá foi Margot para o mar. Consagrou-se a primeira mulher a surfar no Brasil nos idos de 30. Surfou até os 60 anos. Mulher à frente do seu tempo também foi executiva de uma companhia de navegação e a primeira mulher do Porto de Santos a cuidar do carregamento e da estivagem de café. Seu pedido antes de morrer aos 96 anos foi que as cinzas fossem jogadas ao mar.

Os looks vão passear no Verão entre uma alfaiataria esportiva, que vai da praia às ruas das grandes metrópoles. A coleção conta com modelagens bem amplas e confortáveis, captando algumas grandes apostas da temporada, como o boho chic. Assimetrias e fluidos convivem e dão visibilidade ao frescor da estação. Na cartela de cores, a marca propõe tons vibrantes e aposta na multifuncionalidade aliada à versatilidade dessas criações. O diretor criativo da marca, Eduardo Amarante conta que esta coleção reforça a força e o empoderamento feminino em um esporte que ainda tem a predominância do universo masculino. Com o passar dos anos, o surf transformou-se numa manifestação cultural, fazendo parte do lifestyle de quem pratica ou simplesmente simpatiza.

Preview da marca Skazi para a edição de Verão 2020 do Minas Trend

Cura é a palavra escolhida para permear a coleção de Verão 2020 da Patrícia Motta. Experiências pessoais e a busca pela purificação dos pensamentos foram à base para a criação da coleção que promete vir repleta de romantismo, autoconhecimento e beleza interior. A marca, que tem em seu DNA o glamour dos anos 50, ganha nova interpretação na temporada fazendo uma conexão do clássico ao cool em simbiose com detalhes artesanais e inovadores garantindo que suas peças se tornem únicas. A combinação de couro e crochê, a versatilidade do richelieu, recortes a laser e o handmade (uma das maiores riquezas do nosso Brasil), perpassam por diversos itens da coleção. Os acessórios ficarão por conta de Palone Design e sua coleção belíssima batizada Entre nós. A designer Palone Leão é presença firme no Salão de Negócios.

Preview Patrícia Motta para a coleção Verão 2020 que será desfilada no Minas Trend

Uma viagem no tempo. É o ponto de partida para o Verão 2020 de Denise Valadares. A coleção Crystals é uma collab com o stylist Alberth Franconaid que traz um verão colorido, handmade e romântico. Criada a quatro mãos, a dupla entrou em uma máquina do tempo para revisitar as décadas de 70, com seu boho-romântico, e os 80’s com os babados, os volumes e as camadas. Mangas bufantes e cores vibrantes entraram nessa aventura para dialogar com a delicadeza do folk e do feito à mão.

O bordado manual, principal característica da label, foi desenvolvido de forma intuitiva, deixando de lado o traço geométrico e assumindo um estilo mais orgânico, fazendo referência aos cristais, que dão nome à coleção. Os shapes surfam na linha do tempo e aparecem ora fluidos, ora estruturados. A coleção traz uma cartela que passeia entre tons leves – o palha, o off-white e o lilás, e quentes, o amarelo gema e o rosa-pink, criando um contraponto entre a vibração do 80’s com a leveza do 70’s. Vestidos fluidos, chemises, blazers, shorts e maxi-camisas compõem a coleção que também apresenta uma alfaiataria repaginada.

Para o verão, a marca aposta ainda em peças trabalhadas em tecidos planos e fluidos, além dos sustentáveis como o no wash, um jeans impermeável que não passa por lavagens em seu processo de produção, reduzindo o impacto ambiental (criado pela Cedro Textil). A marca também trabalha com o aspen, um tecido composto por fibras naturais de algodão e seda, da empresa G Vallone. “Nesses quatro anos de mercado, conseguimos nos posicionar e apresentar a todos a força do trabalho manual, tão tradicional e importante. Mas também introduzimos ao nosso dia a dia a velocidade e a versatilidade dos processos tecnológicos. Criamos um estilo próprio, que atende a mulher contemporânea”, conta Denise Valadares. Como ela gosta de frisar, o objetivo é sempre se reinventar, mas sem perder o DNA artesanal e atemporal das peças.

Preview da marca Denise Valadares para a edição de Verão 2020 do Minas Trend (Croqui de Anna Gazzola)

Fechando o line up dos desfiles, Raquel de Queiroz resgata suas memórias de infância para criar a coleção, Poesia. Com um olhar profundo para as memórias afetivas, a estilista mergulhou em textos que marcaram a vida, como “As Borboletas”, de Vinicius de Moraes, “Festa de Cores”, de Iêda Dias, e “Círculo Vicioso” de Machado de Assis, que serviram de start para criar peças com pitadas lúdicas e detalhes delicados, nas formas e bordados, sempre com o uso de muitas cores. Pássaros, borboletas, flores, plumas, franjas e cristais compõem essa moda que será apresentada com styling de Daniel Ueda. A marca mineira, que fará sua estreia na passarela do evento, promete um verdadeiro show com referências na moda festa, o trabalho handmade de efeito único nas texturas, relevos e padronagens coloridas.

O looks vão de vestidos longos e curtos com paetês, canutilhos e bordados em efeito 3D que dão textura e armam suas criações exclusivas, além de macacões inteiramente bordados. Na cartela de cores da nova coleção, a estilista propõe cores primárias e se joga em tons alegres, como azul, amarelo e vermelho, mesclando menta, coral e cassis. Para Raquel de Queiroz “estar presente em um evento como o Minas Trend é ter a oportunidade de, muito mais do que vender minhas criações, mostrar a minha história através da moda”.

Preview Raquel de Queiroz para a edição de Verão 2020 do Minas Trend

Programação:

8/04 – Desfile de abertura
Design de Autor

9/04 -Line Up
19h – Fátima Scofield / Trendbijoux By Sindijoias MG
21h – Skazi

10/04 – Line Up
19h – Alagoas / Patrícia Motta
21h – Denise Valadares / Raquel de Queiroz

9 e 10/04 – Desfiles coletivos abertos ao público

9 a 12/04 – Palestras e Fashion Talks

9 a 12/04 – Feira Gastronômica Aproxima

11/04 – Concerto da Orquestra de Câmara SESIMINAS com convidados especiais

13 e 14/04 – Espetáculo “Através da íris”, com Nathália Timberg (encerramento da edição)

SERVIÇO
Minas Trend – 24ª Edição
De 09 a 12/04
Expominas – Belo Horizonte / MG
www.minastrend.com.br

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,