Moda & Beleza

Minas Trend – “Em dias de sol” como síntese de futuro luminoso e oxigenado para a moda

Hot hot hot" Promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a 24ª edição da semana de moda e maior salão de negócios de moda da América Latina irá movimentar o Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 12 de abril

Publicado em 26/03/2019 | Por Heloisa Tolipan

Como conferimos in loco, em Belo Horizonte, em novembro passado, o Minas Trend, semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina fez história e o evento criou uma chancela de reflexão a partir da união de forças de profissionais, da exaltação à voz autoral e da quebra de paradigmas. Foi uma edição da mais plural semana de moda autoral, igualitária, repleta de identidade e com ênfase no novo fazer da moda. Pois bem, o evento promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais(FIEMG), chega à 24ª edição, sob a direção criativa do estilista Ronaldo Fraga, que continua o caminho de fazer a simbiose perfeita entre a valorização da moda mineira e do Brasil com holofotes voltados para o maior Salão de Negócios da América Latina.

Como contamos aqui para vocês, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, enfatizou que o Minas Trend é decisivo para a roda da economia do setor girar, pois todas as ações replicam na cadeia produtiva de maneira ímpar. “O Minas Trend é fundamental, afetando não apenas aqueles que expuseram suas criações no Salão de Negócios como também impulsiona as indústrias dos setores têxtil, de confecção, de calçados e de acessórios. Todos comemoram o resultado positivo do Minas Trend: players do setor, estilistas, empresários, fashionistas, estudantes de moda e compradores. É um evento decisivo e tenho certeza que boa parte do parque mineiro de confecção, calçados e acessórios sente o reflexo benéfico desta semana da moda”, analisou o presidente da FIEMG.

Saiba: Minas Trend inovando caminhos da moda: presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe, garante continuação das mudanças vanguardistas nas próximas edições

Agora, em sua 24ª edição, a ser realizada entre os dias 9 e 12 de abril, no Expominas, sob a tônica Primavera-Verão 2020, o “Em dias de sol” vai celebrar a democracia da moda, a diversidade cultural e o otimismo no caminhar para o futuro. As palavras que vão permear a semana de moda e de negócios serão: “Solarizar”, “Oxigenar”, “Diversificar”, “Viajar” e “Sensualizar”. “O verão tem cores e formas que nos inspiram e trazem uma renovação e crença na vida e na moda”, comenta o diretor-criativo do Minas Trend, Ronaldo Fraga, acrescentando que “pensar a moda como cultura, misturar teatro, show e exposição, há dez anos, parecia loucura e hoje está acontecendo”.

O estilista ressaltou que a moda é o documento mais fiel do tempo e nos faz
entender o desejo de uma época. “Se Dior fosse olhar apenas o seu tempo, no pós-guerra, imaginem o que ele teria criado”, provocou Ronaldo Fraga. “Só que ele entendeu o desejo daquele período, os sonhos e o luxo. O resultado todos nossos sabemos: a criação da marca Dior”, afirmou, ressaltando que o nosso desafio é olhar para o nosso tempo e traduzir os anseios. E a semente de novos tempos começou a germinar no segundo semestre de 2018, quando a 23ª edição começou a olhar “Agora e para sempre” sobre o pensar e fazer moda em tempos de Quarta Revolução Industrial.

Leia Mais: Minas Trend – Os resultados positivos das propostas visionárias da 23ª edição da semana de moda e do maior Salão de Negócios da América Latina

Pensar o futuro, é, de fato, importante para o cenário presente. O desafio é, portanto, olhar para o presente e traduzir anseios e desejos de uma época, sempre lembrando que a moda é o documento mais fiel do tempo. “A moda sempre se lançou no caminho do futuro, como uma luz no fim do túnel e por isso pensamos neste tema: Dias de sol. O que queremos são dias de oxigênio, de férias, de relaxamento e de romances”, disse Ronaldo.

E assim será. O Minas Trend dará ênfase à inclusão e sustentabilidade. Ampliando o sucesso da edição de outubro de 2018, o Minas Trend terá atrações culturais, gastronomia, exposições e palestras, pois diversidade, sustentabilidade e cultura norteiam a indústria criativa da moda mineira. Moda, cultura, shows, exposições e teatro em quatro dias de “praia” em Belo Horizonte, com direito a areia, mar e toda cenografia pensada para abranger um evento cada vez mais democrático. E o público terá acesso a inúmeras atrações.

“O Minas Trend sempre foi um evento descontraído e alegre. As marcas dedicam muito trabalho e esforço e os produtos expostos são frutos da criatividade mineira. É por isso que nessa edição abraçamos a nossa cultura”, disse ele, referindo-se a intensa agenda de gastronomia, teatro, shows e exposições. “Com isso pretendemos mostrar que cultura e moda não podem ser desassociadas. A moda vive e bebe na cultura, que também vive e bebe da moda”, afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

Flávio Roscoe e Ronaldo Fraga (Foto: Sebastião Jacinto Junior)

A expectativa é de um número recorde de expositores no Salão de Negócios. “Estamos trabalhando a racionalização do orçamento, mas sem perder a qualidade em relação à edição passada. Com isso, o evento entra na era sustentabilidade e pode começar a alçar voos mais altos”, disse. Só para vocês terem uma ideia, o sopro de inovação proporcionou resultados que corroboram o que estamos frisando aqui. No total, 191 marcas dos setores de vestuário, bolsas, calçados, bijuterias, joias e acessórios da indústria da moda estiveram presentes no Expominas, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro. A edição Inverno 2019 contou com expositores no maior Salão de Negócios da América Latina, sendo 82 de vestuário, 72 de joias e bijuterias e 37 de bolsas e calçados, distribuídos em 246 estandes. Ao todo, foram mais de 15 mil visitantes, sendo 3,7 mil compradores nacionais e internacionais. O Minas Trend, durante sua história, impulsionou negócios que giram em torno de R$ 100 milhões. A cadeia produtiva da indústria mineira de moda, na qual o presidente da FIEMG possui experiência há anos, responde por 23,5% do total de empresas e é a segunda maior empregadora do estado, sendo mais de 130 mil postos de trabalho e contando com mais de 10 mil fabricantes, o que descreve o estado como pólo da moda. A expectativa entre negócios realizados e prospecções estabelecidas durante esta edição foi consolidar uma receita da ordem de US$ 207 mil.

O Minas Trend oxigena a economia do estado. “O setor da moda, a partir do fim da instabilidade política, começa a caminhar novamente sem a incerteza na sua pauta. Sentimos uma retomada dos negócios e da confiança aqui no Minas Trend. E, agora, temos que trabalhar e fazer com o que o Brasil cresça”, afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

 

Programação:

8/04 – Desfile de abertura
Design de Autor

9/04 -Line Up
19h – Fátima Scofield / Trendbijoux By Sindijoias MG
21h – Skazi

10/04 – Line Up
19h – Alagoas / Patrícia Motta
21h – Denise Valadares / Raquel de Queiroz

9 e 10/04 – Desfiles coletivos abertos ao público

9 a 12/04 – Palestras e Fashion Talks

9 a 12/04 – Feira Gastronômica Aproxima

11/04 – Concerto da Orquestra de Câmara SESIMINAS com convidados especiais

13 e 14/04 – Espetáculo “Através da íris”, com Nathália Timberg (encerramento da edição)

SERVIÇO
Minas Trend – 24ª Edição
De 09 a 12/04
Expominas – Belo Horizonte / MG
www.minastrend.com.br

Pesquisas relacionadas