*Por Rafael Moura
Em seu último papel na TV, em 2017, Erika Januza viveu a juíza Raquel, em ‘O outro lado do paraíso’, de Walcyr Carrasco. A atriz, que está no elenco de ‘Amor de Mãe’, escrita por Manuela Dias, que estreia hoje, no horário nobre da Globo, vive Marina, uma garçonete que não mede esforços para realizar seu sonho de ser tenista. O site Heloisa Tolipan conversou com a estrela, que está com novo visual, cabelos bem curtinhos. “Interpretar a Raquel e, agora, a Marina é de extrema importância por conta da representatividade. É bom saber que os autores estão nos dando mais espaço para viver personagens que fujam dos esterótipos. Isso é um super ganho para a nossa sociedade e para a teledramaturgia”, comemora.
Januza nos revelou ter uma grande responsabilidade pela frente, afinal sua inspiração é a grande atleta norte-americana Serena Williams. “Quando o Villa (José Luiz Villamarim, o diretor artístico da novela) me chamou e contou que a inspiração é a Serena, eu lembro que pensei: ‘Gente, cabelo da Serena não é assim. É grande, é longo'”, reflete. A atriz radicalizou e está com um corte ‘pixie’, o antigo Joãozinho, para viver essa guerreira sonhadora. “Eu mergulhei na alma, na garra e na determinação de Serena, que também não teve uma trajetória fácil até chegar a ser uma mulher de sucesso”, enfatiza.
Erika revela que ganhou um novo hobbie, por conta da novela, que é acompanhar os jogos de Serena para aperfeiçoar sua interpretação. “Estou fascinada pelos campeonatos de tênis, fico ligadinha. Todos os jogos da Serena, eu já aviso para os amigos: ‘Serena joga hoje, eu tenho que ir embora estudar’. Estou imersa nessa vibe e estou amando”, afirma. Marina tem jornada dupla, pois trabalha em um bar e treina muito para ser campeã de tênis. A estrela é namorada do músico Ryan, interpretado por Thiago Martins, filho da personagem de Regina Casé, mas sua prioridade é correr atrás do título no esporte. Para ‘pegar a taça’ ela conta com a ajuda de Samuel, Gustavo Novaes, seu treinador, no sonho de ser uma tenista consagrada.
“Eu fico muito feliz, porque as minhas personagens têm sido mulheres fortes, guerreiras, que representam a força feminina. Antes era uma juíza, super humilde, mas que por meio dos estudos conseguiu alcançar seu objetivo. E agora tem a Marina, que sonha em ser uma atleta profissional. Ela trabalha como garçonete e nas horas vagas se dedica ao esporte. Eu espero que inspire muitas meninas a não desistirem e correrem atrás dos seus sonhos. Para seguir a carreira de atleta é preciso se dedicar, não é nada fácil. Eu espero que seja mais uma personagem estimulante”, enfatiza.
Artigos relacionados