Marcello Melo Jr. fala das transformações do personagem em ‘Arcanjo Renegado’, de realização e de protagonismo negro


Protagonista de todas as temporadas da série, inclusive da terceira que já está disponível no Globoplay – também da quarta, já sendo gravada; e da quinta, a caminho – Marcello Melo Jr. fala do sucesso da série, da realização na carreira que começou aos 11 anos fazendo teatro no ‘Nós do Morro’, e das transformações do seu personagem ao longo dos espisódios. Considerado seu maior papel até hoje, a experiência na pele do policial Mikhael vem trazendo reconhecimento e novas emoções para o ator, que não curte expor a vida pessoal, embora tenha assumido o namoro com a atriz Mell Muzillo essa semana. Exaltando o protagonismo negro no audiovisual neste mês dedicado à Consciência Negra, ele observa: “O maior sucesso para mim se mede pelo reconhecimento das pessoas e pela possibilidade de dar continuidade ao trabalho que venho fazendo nesses anos. E é sempre bom celebrar a conquista de um elenco com essa representatividade”

*Por Brunna Condini

A frase “Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista” da filósofa e ativista Angela Davis é uma reflexão sobre o combate ao racismo estrutural, e uma provocação para que ele não se perpetue nas várias esferas da sociedade. Por isso, o avanço e naturalização do protagonismo negro no audiovisual alimenta a crença em um mercado menos discriminatório e mais igualitário. Este novembro que é referência em atividades de conscinetização, o Mês da Consciência Negra, pode ser uma ótima oportunidade para prestigiar o trabalho de artistas negros em filme e séries, por exemplo.  E que isso vire rotina. Hoje, vamos exaltar Marcello Melo Jr., protagonista do sucesso ‘Arcanjo Renegado‘, série Globoplay que estreou sua terceira temporada na quinta-feira (dia 14). “Me sinto realizado por trabalhar com o que amo, é uma satisfação imensa. O maior sucesso para mim se mede pelo reconhecimento das pessoas e pela possibilidade de dar continuidade ao trabalho que venho fazendo nesses anos. E é sempre bom celebrar a conquista de um elenco com essa representatividade”, diz o ator de 36 anos, que começou a carreira no grupo de teatro Nós do Morro, no Vidigal, aos 11 anos.

Em setembro, Marcello falou da recisão do seu contrato fixo com a Globo após 15 anos. Mas ao que parece, isso é apenas um movimento do novo modelo de trabalho da emissora (com mais contratos por obra). O ator segue trabalhando a todo vapor nas temporadas de ‘Arcanjo‘, produto do grupo. “Estamos gravando a quarta temporada, que já, já estará aí, e na sequência, gravaremos a quinta, então acho que estamos no caminho certo”.

Marcello Melo Jr. fala das transformações do personagem em 'Arcanjo Renegado', de realização e de protagonismo negro (Divulgação/Globo)

Marcello Melo Jr. fala das transformações do personagem em ‘Arcanjo Renegado’, de realização e de protagonismo negro (Divulgação/Globo)

No lançamento da terceira temporada da série criada por José Júnior na última terça-feira (12), o ator saia de uma entrevista e entrava em outra, falando com a mesma empolgação a cada veículo, sobre a transformação do seu personagem, o maior da sua carreira até agora. E nós, do site, quisemos saber: quando foi chamado para viver o policial Mikhael na primeira temporada, você tinha ideia ou teve a intuição de que a produção seria um sucesso? “Desde o início existia essa expectativa, claro. A grande questão é sempre se as temporadas seguintes vão fazer o mesmo sucesso, ter a mesma recepção. E tem sido uma felicidade”.

Marcello só não fala com o mesmo entusiamo quando o assunto é sua vida pessoal. Ele chegou no lançamento de mãos dadas com Mell Muzillo, que foi sua colega de elenco em ‘Renascer‘ (2024), sua última novela na Globo. Em um primeiro momento, desconversou quando perguntado sobre a relação. Depois, ambos admitiram que estão juntos e felizes. E ponto. Até porque o ator quer ser notícia mesmo é através do seu trabalho:

"Me sinto muito realizado por trabalhar com o que amo, pra mim isso é uma satisfação imensa. O maior sucesso para mim se mede com o reconhecimento das pessoas" (Divulgação/Globo)

“Me sinto muito realizado por trabalhar com o que amo, pra mim isso é uma satisfação imensa. O maior sucesso para mim se mede com o reconhecimento das pessoas” (Divulgação/Globo)

São três temporadas na pele do personagem – na verdade ele já vive a quarta em um set no momento. “Dessa vez, viemos com uma nova maneira de contar as histórias, é uma perspectiva humana. O público abraçou, comprou e se envolveu com essa trama da série. Quando começamos o processo o personagem me acessa de novo automaticamente”.
Foi intenso, de verdade e com entrega, e sempre gostamos que seja assim, para que quem está do outro lado da tela sinta pelo menos um terço do que foi a nossa sensação ao fazer – Marcello Melo Jr.
E faz ainda um paralelo entre a atual temporada e as anteriores, disponíveis na íntegra no Globoplay. “Na primeira temporada, ele ainda era um soldado das forças especiais da polícia do Rio de Janeiro. Na segunda, conhecemos um lado mais ‘renegado’ dele, com o episódio de estreia na África. E, na terceira, contamos a trama de um jeito diferente, mas, ainda assim, tocando em temas relacionados à segurança pública e à questão política. Muito aspectos são espelhados na vida real e transformados em ficção para propormos reflexão”, frisando, que a produção reflete experiências testemunhadas, já que ele mesmo veio de uma comunidade,  Austin, em Nova Iguaçu.
"Posso dizer que essa temporada está 'tiro, porrada e bomba'" (Divulgação/Globo)

“Posso dizer que essa temporada está ‘tiro, porrada e bomba'” (Divulgação/Globo)

A terceira temporada

A nova temporada da franquia ganha 10 episódios inéditos no Globoplay – os cinco primeiros já estão disponíveis e, a outra metade, entra na plataforma na próxima quinta, dia 21. Parceria do streaming da Globo com a AfroReggae Audiovisual, com direção geral de Lipe Binder, a série mostra amadurecimento e outras camadas do protagonista. Vivendo em um assentamento na região amazônica do Brasil, no Pará, liderado por irmã Emily (Chris Couto), o policial explora um outro lado seu ao se dedicar à uma vida mais pacata. Mas não demora para a rotina do local se transformar com a constante ameaça de produtores rurais. É assim que o lado destemido de Mikhael vem à tona e entra em ação. Marcello Melo Jr relembra como foi a preparação para a nova leva de capítulos, que começa levando o público para uma imersão na floresta. “O treinamento dessa vez foi realmente na mata, o que traz muita verdade para conseguirmos transpor isso em cena e as pessoas serem impactadas por essa proximidade com a realidade. Algumas sequências também me emocionaram muito, como uma em especial com a Chris, que faz a irmã Emily (personagem inspirada na história de Dorothy Stang, missionária que lutava pela preservação ambiental e contra conflitos agrários, e que foi assassinada em 2005). Essa sequência dá um gancho para todo o desenvolvimento”.

O Mikhael está mais humano e mais racional. E mais letal também. Posso dizer que essa temporada está mais ‘tiro, porrada e bomba’ – Marcello Melo Jr.

Bastidores da terceira temporada de 'Arcanjo Renegado': Emily (Chris Couto) e Mikhael (Marcello Melo Jr) - (Divulgação/ Globo)

Bastidores da terceira temporada de ‘Arcanjo Renegado’: Emily (Chris Couto) e Mikhael (Marcello Melo Jr) – (Divulgação/ Globo)