Moda & Beleza

SICC 2019 – “O bom resultado desses três dias gerou expectativas positivas para 2020”, frisa Frederico Pletsch

Animado com a boa repercussão do Salão Internacional do Couro e do Calçado em 2019, o diretor da Merkator Feira e Eventos prevê um cenário positivo para o próximo ano: "Alguns dos nossos expositores já nos procuraram buscando aumentar a área que ocuparão em 2020. Outros novos expositores estão garantindo sua participação na feira desde agora"

Publicado em 25/05/2019 | Por Heloisa Tolipan

Em edição histórica, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado 2019, realizado em Gramado, na Serra Gaúcha, foi um grande sucesso. Produzido pela Merkator Feiras e Eventos, de Frederico Pletsch, o evento foi realizado entre os dias 20 e 22 de maio, nos pavilhões do Serra Park, e teve como objetivo principal promover uma plataforma de negociação e fomentação do setor de couro e calçados com os lançamentos que a indústria calçadista brasileira preparou para a primavera e o verão 2019/2020. O Salão pioneiro pela qualidade e diversidade contabiliza números impressionantes nesta edição e prova o impacto favorável para o varejo nacional e internacional: 400 expositores, 1.800 marcas, 11 mil visitantes, lojistas de Norte a Sul do Brasil e cerca de 500 compradores do exterior, de mais de 50 países.

Leia mais – SICC 2019: Gramado vai receber edição histórica do Salão Internacional do Couro e do Calçado

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com a constatação do crescimento de 15%, tanto do espaço da feira quanto do número de visitantes, em relação ao salão promovido do ano passado, a 28ª edição do SICC se consolidou como histórica como frisamos. “Já existia a sinalização de uma retomada da economia setorial. Mas o que vimos aqui foi uma situação bem surpreendente: um movimento muito grande nos corredores e uma grande satisfação na maioria dos estandes. Acho que todos venderam”, analisou o diretor da Merkator, Frederico Pletsch. Para vocês terem uma ideia, um aperitivo, digamos assim, em apenas um dia de feira, a Grendene vendeu 2 milhões de pares de um mesmo modelo de calçado.

Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos comemora o sucesso da SICC 2019 (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

Outra grande vantagem foi a fomentação da comercialização do que há de mais inovador e tecnológico no mercado, funcionando como uma ponte entre os lojistas e os clientes. Além de aquecer a indústria, a feira apresentou as principais tendências Primavera-Verão. Entre os 400 expositores credenciados, 30 eram novas empresas. “Os números mostram o elevado nível de maturidade da feira. Nós conseguimos com muita garra e o SICC é para todo mundo. Tudo isto junto e muito mais faz com que a gente se solidifique e cresça”, destacou Pletsch.

Leia mais – SICC 2019: High Tech em sintonia com o olho no olho em ações no Salão Internacional do Couro e do Calçado

Este slideshow necessita de JavaScript.

Grandes marcas, dos mais diferenciados segmentos, como Grendene, Via Marte, Via Scarpa, Beira Rio, Lia Line, Dakota, Pegada, Jotapê, Rafarillo, West Coast, Me Leva, Bebecê, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Invoice, Ferracini, Werner, Kildare, Ortopé, Pampili, Klin,Bibi, Vulcabras Azaleia, Umbro e Fila entraram em sintonia com o projeto e exibiram os seus produtos em belos estantes. A pluralidade e o que há de mais atual na moda, aliados ao conforto e tecnologia, deram o tom da edição deste ano. “A diversidade dos expositores já confirmados para 2020 aponta para uma feira que reunirá tudo o que o lojista busca para atualizar suas vitrines e dar mais opções aos seus clientes e consumidores”, afirmou o Frederico Pletsch.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Roberta Plescht, diretora de Relacionamento da empresa, reafirmou a relevância que o evento possui para o setor: “Os calçados made in Brasil são  muito apreciados pelo design, conforto e tecnologia. O importador consome os produtos especialmente para o verão em todos os continentes. Fazem encomendas exclusivas para marcas internacionais, isso se chama private label. Temos sofisticação, leveza… eu identifico. A vinda dos lojistas e representantes de tantos países é fundamental. As empresas sabem do poder de a moda se reinventar, então é necessário que todos estejam alinhados com o que o consumidor deseja”.

Leia mais – SICC 2019: Sob o olhar apurado de Roberta Pletsch, o que está por vir no Salão Internacional do Couro e do Calçado

Roberta Pletsch, diretora de relacionamento da Merkator Feiras e Eventos ressalta a força dos calçados brasileiros (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

Roberta Pletsch, diretora de relacionamento da Merkator Feiras e Eventos ressalta a força dos calçados brasileiros (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

Com o ótimo resultado desse ano, a edição de 2020 já começou a ganhar forma e planejamento. Marcada para os dias 18, 19 e 20 de maio, o SICC 2020 promete ser ainda maior. Sobre a repercussão positiva, Frederico comentou: “O bom resultado desses três dias já tem gerado resultados práticos em relação à próxima edição. Alguns dos nossos expositores já nos procuraram buscando aumentar a área que ocuparão no ano que vem. Outros já estão garantindo sua participação na feira com um ano de antecedência”.

Leia mais – SICC 2019: O site HT adianta as apostas do setor calçadista para edição histórica em Gramado 

A coordenadora do grupo de importadores, Michelle Lovato, conversou com o site HT, e revelou que os equatorianos estiveram em maior número nesta edição e são os maiores fãs dos calçados brasileiros. Os países da América Latina são os nossos maiores compradores: da Bolívia vieram 22 compradores, 15 do Uruguai e do Peru, 13, da Costa Rica, 10 da Argentina e Colômbia. Pela primeira vez vieram importadores da Itália e do Marrocos. “Eles se sentem muita à vontade pela nossa receptividade, nós os acomodamos em hotéis que possam os receber com uma boa infraestrutura, afinal, cada um tem uma cultura, uma religião… Eles dão prioridade ao nosso salão pela proximidade das fábricas”, comentou.

Leia mais – SICC 2019 DAY 1: Perennials, um movimento não fundamentado em aspectos cronológicos, mas sem em identidade social

A senhora Morales, do México, revela que adora o SICC por conta da variedade de calçados e acessórios. “Aqui nós encontramos propostas, materiais, cores e combinações muito bonitas que os meus clientes apreciam. São sempre um sucesso”, disse. O comprador Manuel Alves, da Masalves, de Portugal, elogia muito a qualidade do Salão e comenta que vir ao SICC é um grande diferencial. “Para um empresário é necessário viajar pelo mundo em busca de informações. Adquirir conhecimento é de extrema importância para construir um mix de produtos que irá agradar os nossos consumidores”, conta o lojista português. “Os calçados brasileiros têm uma identidade e uma variedade muito forte. Essas características são facilmente reconhecidas na Europa. O preço dos calçados aqui nos ajuda muito por conta da diferença de moedas”, ressalta Manuel.

Leia mais – SICC 2019: Reposicionamento do setor calçadista é a estratégia de crescimento focado nas exportações

As áreas interativas e temáticas, criadas no Serra Park, ajudaram a agregar valor ao evento. A Estação 3, por exemplo, é um espaço conceitual dentro do SICC que proporcionou uma atmosfera nova-iorquina, impressionando os compradores de maneira lúdica. Broadway, Times Square e Central Park são alguns dos principais pontos turísticos da Big Apple retratados na atração. Vale destacar que a mesma possui um privilegiado ponto de visibilidade, onde grifes como Via Uno, Orcade, Acostamento, Coca-Cola Shoes, Capricho Shoes, Reserva pra Calçar, Vicenza, Me Leva da Farm, Cavalera, Diversão, Diverteen, Star Tech, Grendene, Cartago, Rider, Grendha, Zaxy, Ipanema e Grendene Kids instigaram um misto de compras e diversão. “O conceito que temos na Estação 3 é algo que nunca foi visto em uma feira calçadista. O espaço já tinha uma dinâmica mais próxima da linguagem de um shopping, mas inova ainda mais criando um mundo completamente novo dentro do SICC”, ressalta Frederico Pletscht.

A estilista da linha Me Leva, da marca carioca FARM, Karola Baptista, nos contou sobre o lounge da marca no Estação 3. “É uma delícia esse espaço, fora a visibilidade que temos aqui. Nós estamos representando o Central Park, por isso fizemos um lounge aberto e com muito verde, bem a cara da nossa marca que preza pela tropicalidade e pela natureza. Já estamos vendendo 10% do que Farm vende de roupas, para uma marca com um pouco mais de dois anos isso é um tremendo sucesso. ”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia mais – SICC 2019: “Sem planejamento a moda não anda e as empresas não sobrevivem”, ressalta Walter Rodrigues

Outra sessão que chamou a atenção de todos os participantes foi o ConecTech, que foi criada na edição de 2018, mas ganhou algumas atualizações. Integrando tecnologia e moda, o lounge é uma parceria entre o Merkator Feiras e Eventos e o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos, IBTeC, e a SetaDigital. Foi criado com a intenção de reunir diferentes lideranças do segmento. Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, fez duas palestras e apontou o futuro do varejo no Brasil e no mundo. O head de estilo do Grupo Vulcabras Azaleia, Alexandre Herchcovitch com a mediação da consultora de moda e negócios, Fanny Littmann, falou sobre a colaboração entre marcas. Os organizadores alegam que não adianta apenas saber o que está acontecendo, mas sim entender o que vem para o futuro. Dessa forma, eles auxiliam os lojistas a enxergarem o mercado de forma mais abrangente. Ainda dentro desse espaço, a M Store – Loja Inteligente facilita a vida dos lojistas ao ajuda-los a entender melhor o perfil e os hábitos dos seus consumidores através de softwares de controle.

Leia mais – “Hoje é bem-sucedida a empresa que entende o seu DNA”, afirma Alexandre Herchcovitch

Este slideshow necessita de JavaScript.

E, depois do nosso preview, vamos a alguns highlights do que as labels apostaram para a Primavera- Verão 2020:

A Werner Calçados nos seus mais de 45 anos mostra criatividade e vanguarda lançando moda e inovando cada vez mais para satisfazer o elegante e poderoso universo feminino. A marca, que nesta edição do SICC 2019 apresentou as propostas para o verão 2020, aposta na street art como uma das grandes tendências da estação. O design da label chamou a atenção do mercado nacional e internacional, conquistando aproximadamente 30 países. Situada na cidade de Três Coroas – RS, a Werner aposta no design conceitual e diferenciado de seus calçados, levando aos pontos de venda produtos luxuosos que agregam qualidade, beleza e conforto. A fim de criar um vínculo ainda maior com suas consumidoras, a Werner Calçados, inaugurou em dezembro a sua loja virtual. De acordo com o diretor comercial da marca, Werner Arthur Müller Junior, a loja online é mais uma maneira da sua clientela encontrar os sapatos Werner, além da comodidade que a internet proporciona.

A Werner Calçados apostou na street art como grande tendência da estação (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

A Werner Calçados apostou na street art como grande tendência da estação (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

Na edição 2019 do Salão Internacional do Couro e do Calçado, o lançamento dos novos modelos da Azaleia, criados por Alexandre Herchcovitch. Os camuflados e as correntes estão entre os principais detalhes da nova coleção, remetendo ao toque urbano dos anos 90 e deixando os looks mais arrojados. “Suas cores e padronagens são vistas pelas consumidoras como alternativa às peças lisas, deixando-as femininas, mas com um visual mais imponente. As correntes grossas são a novidade. Com aspecto vintage, elas atendem à demanda pelo look clássico e tradicional”, comentou Alexandre, que é o head de estilo da Vulcabras Azaleia. Uma curiosidade: a tradicional flor do logotipo da marca ganhou uma releitura nas mãos do estilista, sendo inspirada nos anúncios dos anos 80 e 90.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A marca Jorge Bischoff mergulhou na naturalidade e no frescor da temporada para dar o tom da sua coleção. Materiais como a ráfia, corda e cortiça, alinhados aos tons terrosos, estão presentes na maior parte dos modelos, garantindo o conforto e estilo. Com forte influência dos anos 90, a grife coloca tamancos e mules no alto do pódio. Os saltos médios, com acabamento em acrílico ou com o moderno modelo tartaruga, são os destaques  para essa temporada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Provando que as referências aos anos 90 vão permear a estação quente, a Loucos & Santos imprimiu o estilo icônico da virada do século em seus produtos, privilegiando o vanguardismo e o retrô. Superfícies de aspecto natural e apelo rústico são fortes características da coleção, evidenciando materiais como a corda, a ráfia e o tressê. O animal print volta com força total e aposta nas estampas de onça e cobra para trazer modernidade ao acabamento. Maxifivelas, temas geométricos, transparência e coloridos monocromáticos também fizeram parte da nova linha da marca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pautada pelas principais tendências da temporada, a Capodarte apresentou no SICC 2019 uma simbiose de qualidade, elegância e conforto. Mantendo a sua essência atemporal, a grife escolheu o tom corallo, uma variação do rosa e do vermelho rosso, como o principal da sua coleção-cápsula. Os trabalhos em matelassê, aplicados aos sapatos e bolsas, aparecem de forma predominante nos produtos. O detalhe da cava mais alta, junto ao vinil, deixa a silhueta dos pés com um recorte mais ousado, destacados nos modelos de mule e no tradicional Channel. O monograma da Capodarte, que já se tornou um clássico, aparece em desenhos com círculos e cores, evidenciando a cor dando um ar mais leve e despojado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Garantindo ousadia e elegância para o público feminino, a Kesttou apresentou seu preview de 2020 sob forte influência dos anos 80 e 90. Com um mix de cores e estilos, sneakers, sandálias e tamancos no estilo flatform, mules, galochas e as clássicas sandálias aranhas trazem o que há de mais democrático na moda. Sempre em sintonia com o conforto, a marca investiu no futurismo e trouxe seus clássicos para a SICC 2019. Nas cores, destacam-se o azul ultramarine, o vermelho lipstick, o verde pesto e o coral papaya. Seguindo a tendência esportiva, a grife inseriu o efeito holográfico, clássico dos anos 80 e 90. Outro grande diferencial da Kesttou é que para a coleção 2020 são as viseiras com proteção UV. O acessório, oriundo do street style, permite que as mulheres mantenham o estilo sem esquecerem dos cuidados com a pele.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além da sua própria coleção, a Kesttou apresentou ainda a collab exclusiva com a marca Carmim. Sob o nome de Carmim by Kesttou, coturnos, botas e tênis confeccionados com borracha impermeável, foram apresentados aos visitantes da feira. Com uma proposta country, o design dos produtos segue o estilo western, com acabamento que remete a pele de crocodilo. Porém, é importante ressaltar que os todos os modelos são cruelty free, ou seja, livre de materiais de origem animal. A correia removível é outro grande diferencial dessa coleção, onde há a opção de deixá-la de lado para apostar em um look mais comportado. Faça chuva ou faça sol, a linha atenderá às exigências de todo o público feminino, agregando valor desde os visuais mais simples até os mais ousados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Embalada pelo conceito Jardim Secreto, a GASF foi mais uma grife a apresentar as novidades de primavera-verão de 2020 no SIC 2019. A label trouxe modelos que combinam temáticas esportivas e delicadas, apresentando um visual despojado e despretensioso. Entre os destaques, as sandálias, flats, slides e sapatilhas apostam no tom metálico para trazer uma característica vibrante aos calçados. As nuances mais clássicas, como as cores neutras, também ganham espaço e exalam conforto. Já no quesito acabamento, a GASF optou pelo fullplastic, por materiais naturais como a corda e pelos alternativos que trazem a vibe do couro e dos tecidos. Os acessórios são os diferenciais da marca, que investiu em bolsas emborrachadas, forte tendência para o próximo verão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Picadilly também pensou em conforto e estilo como referências para o verão 2020. A linha traz cores que enfatizam a essência das mulheres, como o menta, tons terrosos, rosê e coral, além de detalhes como laços, elásticos, nós, lenços, laços, bicos finos, saltos médios, meia pata, rasteiras com folhas de brilho, papetes, além de escamas, o clássico croco, cortiça, tramas naturais, bordados, tons neutros e animal print que dão um mood nice para a próxima estação. Com o compromisso de levar beleza e modernidade para os calçados, com alta tecnologia inspirada nas necessidades das consumidoras, que gostam de produtos refinados, femininos, alinhados, elegantes e práticos. Uma grande novidade é que a marca tem vários modelos até o tamanho 42.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Bebecê lançou uma coleção inspirada nos festivais de música, além dos clássicos da marca de Três Coroas: o croco, a cobra, o leopardo, o mostarda, o verde militar, o goiaba. Uma linha inteira de calçados com trabalhos manuais – corda, tressê, bordados, macramê. A marca recentemente passou por um processo de renovação desde sua logomarca até o design dos calçados. Titi Müller será a nova garota-propaganda marca, a apresentadora traduz toda a essência da marca e do universo musical, ainda mais por ser a apresentadora do Rock in rio. “A Bebecê tem uma gama grande de produtos para atender as mulheres em todos os momentos da sua vida. Queremos estar participar de todos os momento da vida de nossas clientes, como algo bem especial”,  conta, a diretora executiva, Renata Moraes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Consolidada no mercado de calçados, a Cravo & Canela é uma marca moderna, descomplicada e autêntica, inspiradas e mulheres reais cheias de estilo e atitude. A label do Grupo Priority, prima da masculina West Coast, aposta em produtos que facilitam o dia a dia das mulheres através de um design casual descolado, prático e confortável. Na coleção de verão 2020 destaque para as sandálias e scarpins em animal print como píton e materiais naturais: cordas, rendas, macramê, cortiça e tressê.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A linha de calçados e acessórios da Farm, a Me Leva traz o mesmo espírito da marca de roupas fundada em 1997 de Kátia Barros e Marcello Bastos, com uma grande trajetória de sucesso. A label de licenciamentos traz um clima leve, solar e colorido, com uma enorme sensação de frescor. Tendo o Rio de Janeiro e as artes como inspiração natural a grife cria produtos em forma de poesia da forma mais natural, contemporânea e autêntica possível. “Nossa intenção é sempre trazer o espírito carioca nas mochilas, bolsas, pochetes, tênis, acessórios e praianos (chinelo slide)”, explica a estilista da linha Karola Baptista. “A carioca é nosso ponto de partida e nosso ponto final porque é exatamente assim que a gente acredita que a beleza deve ser: uma continuação feliz e vibrante das nossas meninas, uma tradução ao vivo, a cores e toda estampada de suas almas”, completa.

A coleção de verão 2020 corrobora com a filosofia vegana da marca, que não usa couro animal. “Apostamos em matérias-primas como atoalha para os forros, tricôs, lona, algodão, macramês e uma prensagem de juta e borracha para os solados”, ressalta Karola. A marca que está em sua segunda edição na SICC, comemora que atualmente já vende 10% do que a Farm vende em roupas, em apenas dois anos de existência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Invoice aposta no verão 2020 em muita cor e estilo. A marca de Sapiranga (RS) apresentou no SICC 2019 uma diversidade de sapatilhas scarpins, peep toes, mules e sandálias. Os calçados flats são destaque na coleção, com aplicações e detalhes como pedrarias e estampas, proporcionando um glamour informal. Os saltos ora grossos ora finos trazem acabamentos como o verniz, spikes e texturas. Uma releitura dos anos 90, a mule, grande aposta do salão de calçados vem novas modelagens, cores e materiais arrematando looks cheios de estilo e autenticidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Estreando na SICC 2019, a Acostamento possui um design inspirado nas  tendências mundiais, masculinas, para o verão 2020. A marca que investiu R$ 20 milhões, no processo de reestruturação, mudou sua sede para Santa Catarina. “Essa é a nossa primeira participação na feira, com expectativa de crescimento de vendas acima de 40%, assim como realizado na Coleção Outono/Inverno deste ano”, diz Carlos Eduardo Gimenes, gerente de calçados e acessórios da marca. Além da linha completa, houve um lançamento exclusivo de calçados para a linha masculina adulto. “Chegamos com esta grande novidade, que é a linha premium, com matérias-primas selecionadas”, conta Gimenes. “As coleções são totalmente autorais, desenvolvidas em sinergia com os produtos de vestuário, disponibilizando um look completo para o público. Esta nova coleção chega para o consumidor final na segunda quinzena de julho em todo o país”, completa.

Dentre os materiais calçadistas estão desde couro selecionados a chinelos feitos 100% de borracha, promovendo conforto, durabilidade e qualidade da peça, como também tênis, coturnos, mocassim, sapatênis, entre outras peças sofisticadas e que permeiam entre as clássicas cores marrom, preta e branca.

 

A Acostamento aposta em calçados com alta tecnologia e conforto

A Ramarim tem em seus valores a emoção, alma e coração. Na coleção de verão 2020, a marca de calçados se inspirou-se em tudo que é natural. Cores, tecidos e ornamentos conferem simplicidade, sofisticação e elegância aos calçados, sempre com a beleza mágica da natureza. O conceito básico é: Naturalmente Única, que aposta na autenticidade com modelos inspirados nas tendências internacionais. Os modelos são verdadeiros clássicos, reinventados com um toque fashion. Destaque para as sandálias e tamancos com saltos grossos, anabelas, rasteirinhas, chinelos e sapatilhas. Texturas, aplicação de metais, linhos, ráfias, nós e cordas garantem o toque de handmade. A cartela de cores reúne tons diversificados, como: o gelo, vermelho, new nude, Klein, amarelo e coral.

A Ramarim aposto no conforto e no natural para o verão 2020

Com nova identidade visual e posicionamento repaginado, a Kildare, marca de calçados masculinos traz um estilo casual, em suas coleções, presente em todos os momentos do homem. Os lifestyles Break, Adrenaline e Urban aparecem renovados, mesclando clássicos e tendências com expertise técnica e tecnologias que garantem o máximo bem-estar, sem abrir mão do estilo. A label aposta em desert boot e chelsea que surgem com muita força, em nude e mouse. Destaque para a maciez, leveza e absorção de impacto dos produtos ao caminhar. Do esportivo casual ao street, passando pela singularidade dos slides, a Kildare aposta em recursos tecnológicos e, especialmente, na aplicação do EVA, que ganha status de protagonista em solados de quatro de suas principais linhas.

 

A Kildare alia o estilo ao conforto nos calçados masculinos para o verão 2020

A Bottero, de Parobé (RS) apresentou a SICC 2019, um misto de trabalhos manuais, tecnologia (recorte a laser) e modernidade (transparência). A marca que pretende acompanhar as mulheres em todos os momentos do seu dia, aposta em mules e tamancos, casual sneakers e flatforms sandals para conquistar as mulheres na estação mais quente. O handmade, vem forte, valorizando o artesanato, que aparece em tramados e no uso de materiais como corda, ráfia e cortiça, principalmente nos saltos. No contraponto, um toque de modernidade se mostra com o glamour do glitter e a inovação do translúcido, seja em tiras ou nos saltos. Outra novidade da Bottero são as soft straps, que incrementam os modelos, com suas tiras de couro macio e enrugadas.

O verão 2020 da Bottero aposta na mistura a modernidade durante a SICC 2019

Para a estação mais quente, a Verofatto, apresenta na SICC 2019, uma coleção que mistura ousadia, design e glamour. A marca de Parobé (RS) traz um verão que aciona o charme das para mulheres, por isso, aposta em sandálias, mules, scarpins diferenciados e os tradicionais e confortáveis tênis. Nos saltos, a variedade é para agradar todos os estilos: quadrados, meia-patas e anabelas surgem ao lado dos altos. Na cartela de cores, os tons suaves e da terra se apresentam em contraponto com as cores vivas. O uso de materiais naturais e rústicos proporcionam à coleção aquele toque de handmade que já se tornou hit no closet das brasileiras. Outra novidade da marca é o couro com estampa de trançado, exclusivo da marca e usado em diversas peças. Nas bolsas, entre modelos desestruturados, destaque para a pochete estruturada, que pode ser usada tanto na cintura como no ombro. Os detalhes que fazem a diferença também estão presentes no verão Verofatto e se mostram em recortes em laser, o uso de lenços e fivelas. A logomania é uma das apostas da marca que investe na descontração e elegância.

O verão 2020 da Verofatto aposta em materiais nobres levando elegância e descontração para as mulheres

Encerrando com chave de ouro a edição de 2019 do Salão Internacional do Couro e do Calçado, o site HT dá algumas pistas para ficar por dentro das tendências que estarão nas vitrines no verão 2020:

  • menta: a cor que traz frescor para dias quentes é uma grande aposta das marcas. O tom traz uma sensação de calmaria e relaxamento harmonizando tanto com os looks mais sóbrios quanto com os mais ousados.
  • O handemade ou feito à mão está em alta: A proposta é resgatar as raízes, ancestralidade e a identidade brasileira. Os elementos que marcam esse conceito são as cordas, bordados, cortiça, palha, juta, rendas, tramas em geral, principalmente no tressê e macramê.
  • Animal Print: os brasileiros amam. Na próxima estação o destaque fica para o píton e para os felinos.
  • Anos 90: parece que as telenovelas nacionais continuam exercendo forte influência no mercado de moda. O folhetim Verão 90, de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção de Jorge Fernando trouxe a década para o ápice.
  • Sneakers: aparecem em duas versões, afinal, conforto é a palavra chave da estação. Ora o calçado vem com misturas de matérias-primas e texturas, trazendo um ar ousado para os looks, ora feito de forma tramada, que lembra um tricô ou uma meia vestindo os pés, dando a sensação que estamos descalços.
  • Saltos: os ‘esculturais’ são outra aposta do verão 2020. Durante o SICC vimos as mais variadas formas: trapézio, flare, bloco, quadrado e até com formas bem inusitadas.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

Pesquisas relacionadas