Moda & Beleza

SENAI CETIQT: professores do curso de Design de Moda lançam livro que traça panorama do setor têxtil no Brasil

‘Costurar e empreender: o universo da confecção’ é de autoria de Paulo Fulco e Antonia Mendes. O livro traça um panorama sobre este mercado e apresenta todos os detalhes da cadeia produtiva do vestuário, indo desde a criação da peça até a logística de venda

Publicado em 08/08/2018 | Por Ana Clara Xavier

O nosso país está no ranking dos maiores produtores têxteis e de vestuário do mundo e a procura por mão de obra especializada é grande. Os docentes do SENAI CETIQT Paulo Fulco e Antonia Mendes lançaram o livro ‘Costurar e empreender: o universo da confecção’ que traz uma visão ampla sobre o setor têxtil. O exemplar traça um panorama sobre este mercado e apresenta todos os detalhes da cadeia produtiva do vestuário, desde a criação da peça até a logística de venda. Através de todo o conhecimento adquirido ao longo da carreira e das aulas ministradas, os professores desenvolveram o que será um dos textos usados na bibliografia de cursos de Design de Moda em faculdades de Norte a Sul do país. “Trabalhar com o SENAI CETIQT nos ajudou demais a escrever. Leciono aqui há mais de 20 anos e a instituição engloba todas as fases da cadeia produtiva da área têxtil. Começando desde a criação, a escolha do corante e a fabricação do tecido até o design de moda, afinal, o nosso antigo slogan era ‘da fibra à passarela’. Sendo assim, fazer parte do SENAI CETIQT contribuiu totalmente para os nossos conhecimentos da área, o que foi muito importante”, comentou Paulo, um dos autores e mestre de ensino superior nas áreas de Modelagem e Produção do Vestuário.

Saiba: SENAI CETIQT e Akihito Hira investindo no futuro da alfaiataria, sob os moldes da indústria 4.0

Paulo Fulco e Antonia Mendes são professores do SENAI CETIQT do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Leia também: Nova revolução industrial nas fábricas de roupa vira atração na Olimpíada Do Conhecimento 

Um dos maiores diferenciais do SENAI CETIQT é sua ligação com empresários, designers consagrados e profissionais de todas as áreas do setor têxtil. Muitas aulas, inclusive, ministradas na instituição são voltadas para o lado prático, de forma que a teoria se torne aplicada. E, já que estamos falando de docentes desta instituição, o foco do exemplar não poderia ser diferente. “A nossa proposta é que o livro seja utilizado também junto à indústria, porque, geralmente, os textos que vemos no mercado abordam costura caseira e antiga. No entanto, queremos que os leitores entendam esta parte mais automatizada, mas, é claro, que abordamos temas diversos para atender vários públicos. Dessa forma, ensinamos técnicas usadas no mercado e outras funções que consideramos necessárias”, analisou Paulo Fulco.

Capa do livro Costurar e Empreender (Foto: Divulgação)

Entenda: SENAI CETIQT – Curso de engenharia química oferece uma imersão tecnológica avançada e condizente às demandas da indústria

Todos os processos da confecção industrial são explicados na publicação, como máquinas, agulhas e tecidos mais indicados, a importância do trabalho de costureiras pilotistas, modelistas, riscadores e acabadeiros e detalhes importantes como a colocação de zíper invisível, acabamento com viés, montagem de bolso embutido e bainha de lenço. “Trabalho com confecção desde os 16 anos e já fiz um pouco de tudo: fui costureira, modelista e ajudei na parte de produção. Conhecendo tanto o mercado, consigo saber exatamente o que é preciso o aluno compreender e o que está sendo adotado dentro das indústrias”, disse Antonia Mendes, a escritora e professora nas áreas de Modelagem, Draping, Costura e Bordados Manuais do SENAI CETIQT.

Esta blusa foi confeccionada especialmente para ilustrar o livro (Foto: Divulgação)

Entenda: SENAI CETIQT: Alunos já saem com capacitação para o mercado. Venha saber tudo sobre o vestibular 2018/2!

A ligação deste livro com o conteúdo ensinado em sala de aula não se restringe ao meio industrial. Na verdade, grande parte dos assuntos abordados no exemplar tem total ligação com o feedback dos alunos, pois o texto foi escrito a partir da avaliação pessoal dos autores das demandas apresentadas pelos estudantes. “Toda a experiência que temos na sala de aula contribuiu para aprimorar o livro. Nós conseguimos observar exatamente qual a carência dos alunos em determinado ponto. Tanto que já tivemos estudantes elogiando a nossa criação, dizendo que gostaram muito e me pedindo autógrafo!”, comemorou Paulo. Além desta experiência, Paulo e Antonia ainda fizeram uma pesquisa sobre o mercado têxtil e de confecção com ajuda de uma das maiores parceiras do SENAI CETIQT, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

O livro descreve o passo a passo da confecção de uma peça (Foto: Divulgação)

Leia: SENAI CETIQT produzindo sonhos: O ex-aluno da faculdade, Altair Santo, possui carreira de renome internacional 

‘Costurar e empreender: o universo da confecção’ surgiu a partir de um convite da Editora Senac para o autor Paulo Fulco. O profissional já havia produzido dois livros sobre a área de modelagem, mas a proposta da vez era escrever algo sobre o universo da costura. No entanto, dessa vez, a ideia era trazer uma linguagem mais didática de forma que a publicação fosse usada nas salas de aulas das instituições. “A ideia era lançar mão de  uma linguagem muito acessível. A proposta é que o leitor possa entender este universo. É uma literatura para todos. Além disso, fizemos questão de abordar o mercado e as oportunidades onde cada um pode se inserir, trabalhando de casa até em indústrias”, comentou Paulo. O material levou, no total, quatro anos para ser produzido e deve entrar para a bibliografia de diversas instituições do Senac.

Costurar e Empreender também mostra os aparelhos necessários para alcançar determinado resultado, como é o caso desta imagem (Foto: Divulgação)

Leia Mais: Formada pelo SENAI CETIQT e à frente da grife Wasabi, Daniela Sabbag lembra das experiências da época da faculdade e dá dica para a próxima geração de fashionistas: “O essencial é estudar e abrir os horizontes”

Para que o conteúdo fosse muito bem explicado, Paulo e Antonia fizeram cinco peças diferentes de roupas para servirem de exemplo. Dessa forma, a publicação conta com o passo a passo da montagem das peças através de fotografias e ilustrações. “Nós fomos contando como cada peça foi feita. Queríamos que até mesmo uma costureira caseira pudesse fazer estes trabalhos”, afirmou Antonia. Cada material escolhido foi selecionado com muito cuidado para trazer detalhes variados e complexidades diferentes, de forma a exibir ao máximo o trabalho. “Cada explicação tem algum detalhe que o diferencia para mostrar várias técnicas que podem ser usadas. Fizemos, no total, cinco peças com acabamentos diferentes. Usamos tecidos mais finos e outros mais rígidos, costuramos pelo avesso e pela frente. Foi um compilado de características”, completou o autor. Inclusive, os dois fizeram questão de usar somente a máquina de costura reta e a overlock para que qualquer um pudesse aprender a produzir, a partir de uma base de conhecimento.

“Este livro realmente respalda a qualidade do corpo docente do SENAI CETIQT como um todo”, afirmou Paulo Fulco (Foto: Divulgação)

Leia Mais: Em busca de um mercado mais inteligente e competitivo, SENAI CETIQT promove MBI em confecção 4.0 para propagar conceito do futuro no setor

Além de mostrar o passo a passo da confecção industrial, o livro ainda apresenta opções de carreiras que os leitores podem seguir. “Tem um capítulo totalmente focado em empreendedorismo, no qual falamos sobre o mercado para as pessoas que estão querendo abrir o seu próprio negócio. Nós apresentamos todas as possibilidades, inclusive, juntamos alguns depoimentos para o texto com gente da área que explica as suas funções. A ideia era trazer visões diferentes dos cargos e como está funcionando esta área”, comentou Paulo. Juntamente com este diferencial, a publicação ainda oferece, no encarte final, um pequeno manual de cuidados com a saúde. Nesta parte, os alunos conhecerão determinados exercícios que podem ser feitos para melhorar a postura, por exemplo, visando adquirir a qualidade de vida do futuro profissional.

Leia também: “União de forças: SENAI CETIQT faz parceria com Abit e apresenta no InspiraMais Planta de Confecção 4.0 que promete revolucionar o consumo e a produção de moda”

O exemplar ajuda a ratificar a qualidade de ensino da instituição, mostrando um corpo acadêmico recheado de gente de peso no mercado. “Realmente respalda a qualidade do corpo docente do SENAI CETIQT como um todo. Faz o aluno sentir orgulho e valorizar o ensino dos professores. Afinal, este livro foi praticamente feito para eles”, disse o autor. ‘Costurar e empreender: o universo da confecção’ está disponível nas livrarias digitais e pode ser comprado pelo site da Editora Senac.

Leia: SENAI CETIQT recebe troféu The Winner 2018 ratificando notoriedade internacional

Pesquisas relacionadas