Moda & Beleza

SENAI CETIQT: Alunos já saem com capacitação para o mercado. Venha saber tudo sobre o Vestibular 2018/2!

O Vestibular 2018/2 da instituição oferece vagas para os cursos de Design de Moda e Engenharia Química. Idealizado junto com a indústria, os cursos proporcionam aos estudantes amplo conhecimento sobre a cadeia produtiva dos setores

Publicado em 03/07/2018 | Por Ana Clara Xavier

Seja no setor têxtil ou químico, o reconhecimento da qualidade de currículo de um aluno do SENAI CETIQT é certeza no mercado de trabalho. A Faculdade SENAI CETIQT  oferece uma grade curricular desenvolvida por experts em consonância com a indústria representada pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil, Associação Brasileira da Indústria Química, Associação Brasileira de Não Tecidos e Associação Brasileira de Fibras. Através do Vestibular 2018/2 para os cursos de graduação de Design de Moda e Engenharia Química a instituição abre as suas portas para novos estudantes, com início das aulas no dia 30 de julho.

Leia Mais: Em busca de um mercado mais inteligente e competitivo, SENAI CETIQT promove MBI em confecção 4.0 para propagar conceito do futuro no setor

O SENAI CETIQT fornece uma insfraestrutura de qualidade que se destaca na América Latina. Os laboratórios de ambos os cursos contam com a mais alta tecnologia para fins acadêmicos, representando um dos diferenciais da instituição. Além disso, as plantas piloto reproduzem o ambiente industrial o que leva o estudante a entender como funciona a cadeia de produção de grandes empresas desde o primeiro período. Ao promover ações educacionais integradas, a Faculdade acaba instigando os estudantes e possibilitando o desenvolvimento de projetos de inovação seja no processo de criação ou na finalidade do produto.

‘A indústria da moda exige o melhor. Nós também’

Desde sua criação em 2001, o curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT é considerado uma referência e tem grau de excelência concedido pelo Ministério da Educação. A instituição é a única do país na qual o aluno aprende na prática todos os processos de produção do setor têxtil, podendo trabalhar desde a fibra até a chegada a uma passarela. As disciplinas também desenvolvem a criatividade ao trazer aulas teóricas sobre arte, história, sociologia e psicologia. O currículo contempla também a ergonomia e o design, incluindo os processos de fabricação como modelagem plana e draping, costura e estamparia. Sendo assim, os profissionais formados saem habilitados a atuar na cadeia têxtil e do vestuário criando, projetando ou desenvolvendo os produtos.

Leia Mais: Formada pelo SENAI CETIQT e à frente da grife Wasabi, Daniela Sabbag lembra das experiências da época da faculdade e dá dica para a próxima geração de fashionistas: “O essencial é estudar e abrir os horizontes”

O curso do SENAI CETIQT ensina o estudante a confeccionar o produto e também gerenciar negócios (Foto: vgajic/istock.com)

As disciplinas desenvolvem a criatividade ao trazer aulas teóricas sobre arte, história, sociologia e psicologia. O currículo contempla também a ergonomia e o design, incluindo os processos de fabricação como modelagem plana e draping, costura e estamparia. Os futuros representantes do mundo da moda têm a sua disposição plantas piloto, salas de informática, biblioteca. Além disso, o curso também oferece um Programa de Mentoria, no qual os estudantes conversam com grandes profissionais da cadeia têxtil sobre a trajetória de sua carreira; o Fashion Lab, que os universitários trabalham em consonância com profissionais renomados para resolver questões de empresas; e o SENAI Brasil Fashion, no qual os aprendizes criam coleções-cápsula com a orientação de designers consagrados.

Com a abrangência do curso de Design de Moda, o SENAI CETIQT consegue formar profissionais que vão atuar em todos os ramos da cadeia têxtil e de confecção. Seja na área industrial, no mercado de varejo e atacado, nos meios de comunicação e instituições artísticas, o aluno pode ter certeza que estará capacitado para seguir os seus sonhos.

O curso é reconhecido e prestigiado em todo o Brasil (Foto: Rawpixel Ltd/istock.com)

 ‘A nossa reação química preferida: ligar você à indústria. ’

O SENAI CETIQT oferece a formação de Engenharia Química há oito anos e, desde sua criação, o curso já tinha a intenção de acompanhar as necessidades do mercado. Tendo como diferencial a integração com a indústria brasileira, a Faculdade é tradicional quando o assunto é a formação de profissionais de excelência. A aproximação das empresas aliado com a  excelente infraestrutura da unidade do SENAI CETIQT e um corpo docente que conta com mais de 70% de Mestres e Doutores, proporciona uma rápida inserção no mercado de trabalho.

O curso de Engenharia Química do SENAI CETIQT habilita o futuro profissional a atender às demandas sociais, tecnológicas e científicas do mercado de forma que ele seja capaz de atuar em qualquer área desde setores industriais, prestação de serviço e comércio até pesquisa, desenvolvimento de projetos e produção. Dessa forma, a Faculdade se dedica a levar para a sala de aula o melhor material visando a inovação no setor químico.

Leia: SENAI CETIQT produzindo sonhos: O ex-aluno da faculdade, Altair Santo, possui carreira de renome internacional 

O curso de Engenharia Química é um dos melhores do país (Foto: gorodenkoff/istock.com)

O curso de Engenharia Química é um dos melhores do país (Foto: gorodenkoff/istock.com)

Os alunos terão a possibilidade durante a faculdade de elaborar projetos, desenvolver novos produtos e processos químicos e viabilizar a produção com a melhoria de um processo químico ou bioquímico. A ideia é habilitar o profissional para atuar em todas as etapas industriais desde a concepção do projeto e a pesquisa até o produto final. Por isso, os estudantes garantem uma formação sólida nas ciências básicas sendo capazes de projetar e coordenar processos de variadas naturezas.

Juntamente com a tradição de ensino, o aluno terá a sua disposição plantas piloto, uma rede integrada de informação, laboratórios de informática, biblioteca e uma ampla estrutura localizada no prédio histórico de Riachuelo. Dessa forma, o estudante realiza atividades práticas, conta com o conteúdo teórico de química, física e matemática e ainda se aprofunda em questões mais específicas como operações unitárias, fenômenos de transporte, termodinâmica e outros.

O currículo é desenvolvido com a ajuda de grandes profissionais da área (Foto: sanjeri/istock.com)

SENAI CETIQT promovendo sonhos

A forma de ingresso na Faculdade SENAI CETIQT é feita a partir da colocação do estudante no ENEM, de uma prova agendada, de transferência externa e de reabertura de matrícula. Além disso, a instituição oferece um desconto de 30% para ingressados através do ENEM ou por transferência e ex-alunos do Sistema Indústria, o que torna os cursos mais acessíveis.

Seja Engenheiro Químico ou Designer de Moda, o profissional que se forma pelo SENAI CETIQT  tem a certeza que está pronto para o mercado e ainda a consciência de todos os processos industriais do seu ramo. Dessa forma, os alunos não só estão preparados para fazer parte do setor como aptos a liderá-lo em seu próprio caminho.

Saiba mais sobre os cursos

Atendimento SENAI CETIQT (21) 2582-1001
ENGENHARIA QUÍMICA 
  • Unidade: Riachuelo
  • Turno: Manhã
  • Horário: 07h às 13h
  • Início da Turma: 30/07/2018
  • Fim da Turma: 15/12/2018
  • Carga Horária: 10 Semestres
  • Unidade: Barra e Riachuelo
  • Turno: Manhã
  • Horário: 07h às 13h
  • Dias da Semana: Segunda-Feira,Terça-Feira,Quarta-Feira,Quinta-Feira,Sexta-Feira
  • Início da Turma: 30/07/2018
  • Fim da Turma: 15/12/2018
  • Carga Horária: 7 Semestres

 

Pesquisas relacionadas