Moda & Beleza

SENAI CETIQT: Aula Magna de Design de Moda mostra aos jovens a ênfase da união de forças pela excelência da vida acadêmica

"O SENAI CETIQT está passando por uma transformação em todas as suas áreas e em cada detalhe queremos fazer diferente. Estamos tentando trazer algo especial com muito esforço, dedicação e carinho. O nosso objetivo é fazer deste curso uma grife para que as empresas estejam ávidas e ansiosas para contratação dos nossos estudantes. Depende dos universitários, agora, pegar alguma das muitas oportunidades que oferecemos e agarrar”, comentou o diretor executivo da instituição, Sérgio Motta

Publicado em 16/08/2018 | Por Ana Clara Xavier

No universo da moda, o SENAI CETIQT é reconhecido por ser um grande celeiro de personalidades famosas do mercado de trabalho. E a instituição está sempre crescendo e inovando para trazer a melhor qualidade de ensino para os seus alunos. Sair do básico é quase uma regra para direção e professores e a prova viva disto é que a Aula Magna de Design de Moda se tornou um momento de descontração e interação para a geração millennial. Realizado nesta quinta-feira, no campus da Barra da Tijuca, o evento deu start a mais um período letivo e contou com stand up comedy, jogos interativos, exibição de documentários com análise interpretativa posterior e muito diálogo. “O SENAI CETIQT está passando por uma transformação em todas as suas áreas e em cada detalhe queremos fazer diferente. Estamos tentando trazer algo especial com muito esforço, dedicação e carinho. O nosso objetivo é fazer deste curso uma grife para que as empresas estejam ávidas e ansiosas para contratação dos nossos estudantes. Depende dos universitários, agora, pegar alguma das muitas oportunidades que oferecemos e agarrar”, comentou o diretor executivo Sérgio Motta. De forma descontraída, os antigos e novos aprendizes conheceram as diversas iniciativas que fazem da instituição de ensino  única, como Programa de Mentoria, Programa de Estágio, Capacitações Gratuitas, Programa de Iniciação Científica e ainda Programa de Monitoria.

Leia: SENAI CETIQT inova em aula magna de Engenharia Química para a geração millenium

Sérgio Motta é o diretor do SENAI CETIQT e um dos principais responsáveis por esta onda de inovação (Foto: Heloisa Tolipan)

Sérgio Motta é o diretor do SENAI CETIQT e um dos principais responsáveis por esta onda de inovação (Foto: Heloisa Tolipan)

A mesma inovação da Aula Magna idealizada para os alunos do curso de Engenharia Química foi pensada para os de Design de Moda. Dessa forma, os universitários se divertiram com as piadas do stand up comedy e os jogos interativos. Além disso, futuros designers também tiveram a oportunidade assistir a um documentário que falava sobre o universo da moda para refletir sobre a necessidade de buscar uma formação completa. “A minha ideia é fazer com que os alunos consigam pensar de uma forma geral na hora que estiverem fabricando uma peça. Quero lembrá-los de que, ao produzir, eles precisam pensar como irão comercializá-la. Não cabe mais enxergar o processo de criação como algo fechado. Eles têm que entender como vão se comunicar e quero instigá-los a ter uma garra e um objetivo profissional”, comentou a coordenadora do curso de Design de Moda, Ana Claudia Lopes, que foi a responsável por administrar este debate depois da exibição do filme.

Ana Claudia Lopes é a nova coordenadora do curso de Design de Moda (Foto: Heloisa Tolipan)

Ana Claudia Lopes é a nova coordenadora do curso de Design de Moda (Foto: Heloisa Tolipan)

Mais do que nunca, o SENAI CETIQT quer mostrar para os futuros estudantes que existe um caminho sério no qual cada um deve mostrar a diferença para percorrer até alcançar o sucesso. Com todos os programas de capacitação, o aluno consegue traçar objetivos e lutar pelos seus sonhos. “O curso de Design de Moda é também voltado para a indústria e, por isso, os alunos já começam colocando a mão na massa. A formação é bastante abrangente e o estudante pode trabalhar tanto como designer quanto figurinista ou em diversas áreas têxteis. Eles já saem aptos, por exemplo, a produzir diferentes tipos de modelagem, seja infantil, masculina ou feminina. Temos vários tipos de projetos que visam sempre inserir o aluno no ambiente profissional e deixá-los em contato com o meio desde o início”, explicou Ana Claudia Lopes. Dessa forma, ao proporcionar um ensino completo e, ao mesmo tempo, focado no mercado de trabalho, a instituição garante todas as competências necessárias que um profissional da área necessita, sem depender de cursos extras ao final da graduação. “Abrangemos todas as possibilidades e caminhos de carreira. Sendo assim, o futuro designer sabe tudo o que precisa como produzir coleção, fazer modelagem, vitrinismo, ter experiência como stylist e desenvolver croquis. O aluno SENAI CETIQT tem um conhecimento completo e nós damos todas as cartas para o sucesso”, garantiu Melissa Silva, especialista em gestão de pós-graduação de Design de Moda.

Saiba: SENAI CETIQT: professores do curso de design de moda lançam livro que traça panorama do setor têxtil no Brasil

Melissa Silva, especialista em gestão de pós-graduação de design de moda, responsável por produzir e idealizar diversos cursos interessantes (Foto: Heloisa Tolipan)

Melissa Silva, especialista em gestão de pós-graduação de design de moda, responsável por produzir e idealizar diversos cursos interessantes (Foto: Heloisa Tolipan)

Em meio às brincadeiras e explicações dos programas que o SENAI CETIQT desenvolve, a instituição convidou Nina Braga, a diretora do Instituto-e, criado por Oskar Metsavaht, para  falar sobre os projetos da iniciativa que acredita que compartilhar informações é o primeiro passo para promover o desenvolvimento humano sustentável. A partir dessa concepção e do desejo de inovar, recorre a uma linguagem alternativa e multimídia para canalizar a energia da sociedade e direcioná-la para a defesa da nossa biodiversidade, do direito à informação e à educação e do patrimônio histórico e cultural do Brasil. Nina lembrou a necessidade de pensarmos em uma moda mais condizente com o meio ambiente, trabalhando a ideia de economia verde. “Sustentabilidade e moda parecem ser duas coisas incompatíveis, mas não é verdade. Os dois só não combinam para quem prefere ter uma leitura muito rasa do setor. Na verdade, o que nós precisamos é criar de uma forma diferente. Antes de desenhar, os alunos precisam pensar no ciclo de vida da peça. Precisamos ser o mais sustentável possível”, afirmou. Para incrementar este papo, ela ainda apresentou aos alunos do SENAI CETIQT o filme inédito ‘ASAP’ – as sustainable as possible, as soon as possible (ASAP – o mais sustentável possível, o mais cedo possível), criado pela Osklen em parceria com o instituto, com direção de Vitória Visco Mendonça e Marcelo Lince e narração do ator Juliano Cazarré, mostrando a trajetória da Osklen nesta busca por coleções mais conscientes. A palestra e filme deram ênfase à reflexão sobre esta nova forma de produzir e mostra um lado da faculdade atento para o futuro do mundo.

Nina Braga falou sobre a importância da sustentabilidade na produção de moda (Foto: Heloisa Tolipan)

Nina Braga falou sobre a importância da sustentabilidade na produção de moda (Foto: Heloisa Tolipan)

Além de incentivar a busca dos alunos por uma nova forma de produção, o SENAI CETIQT ainda mostrou na sequência um local no qual os jovens poderão se inspirar. O diretor da instituição, Sérgio Motta, anunciou uma viagem semestral para os estudantes de conclusão de curso para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde conhecerão diversas tecnologias de ponta e novas técnicas que podem inspirar os futuros profissionais. A oportunidade é fruto de uma parceria internacional da instituição com a Universidade de Stanford. “Os convidados poderão conhecer mais sobre tudo o que está acontecendo naquela região no sentido de tecnologia e inovações, o que tem tudo a ver com design. O estudante poderá ver de perto os novos materiais fabricados, as mudanças no mundo da moda, impressoras 3D e 4D e, por fim, um mundo diferente para ser desbravado”, comentou. A viagem contemplará um estudante de Design de Moda por período.

Leia: SENAI CETIQT tem participação efetiva na Febratex, maior feira de tecnologia para a indústria têxtil das Américas

E o SENAI CETIQT resolveu trazer os melhores recursos do exterior para o nosso país também através do Fashion Lab. O programa contará com um ambiente de co-working no qual alunos e professores trabalharão juntos para resolver problemas de grandes empresas. “Este projeto traz exatamente estas novas tecnologias para o nosso espaço do SENAI CETIQT. Os alunos que participarem deste projeto conhecerão muitas máquinas que também serão vistas nos Estados Unidos”, informou Sergio Motta. O projeto será inaugurado em outubro.

Leia: SENAI CETIQT recebe troféu The Winner 2018 ratificando notoriedade internacional

Os alunos do SENAI CETIQT também poderão participar do SENAI BRASIL FASHION. O evento engloba vários estudantes de outras instituições SENAI do país que vão produzir uma coleção sob a consultoria de grandes profissionais do mercado. “O SENAI BRASIL FASHION faz com que os alunos explorem diversos conhecimentos com profissionais do mercado de moda. E este projeto tem uma repercussão incrível”, explicou Melissa Silva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entenda: SENAI CETIQT: Alunos já saem com capacitação para o mercado. Venha saber tudo sobre o vestibular 2018/2!

O Programa de Mentoria é outro projeto excepcional para a carreira dos futuros profissionais. Através dele, o aluno tem acesso a uma gama de relacionamentos que vão motivá-los a conquistar os seus sonhos. “Eles conseguem um tempo único com os profissionais inseridos em altos cargos no mercado de trabalho, no qual podem esclarecer dúvidas e traçar planos de carreira”, contou a coordenadora do curso de Design de Moda, Ana Cláudia. A cada semestre, os universitários podem escolher um mentor dentre 25 profissionais do mercado disponíveis nesta tarefa. Cada um deles foi cuidadosamente selecionado visando trazer os maiores expoentes do meio como CEOs de empresas e representantes. “O Programa de Mentoria conecta o meio acadêmico ao profissional e torna mais fácil a ascensão do estudante, porque muitos deles conseguem sair empregados a partir desta conversa”, afirmou Melissa Silva, especialista em pós-graduação de Design de Moda. O projeto foi colocado em prática no início deste ano e, mesmo com pouco tempo, já se tornou um sucesso entre os alunos. “Além da conversa via internet, tive um encontro presencial com a minha mentora que foi muito importante para ela me conhecer melhor e entender o que eu queria. Foi uma troca de experiências. Este contato me proporcionou conhecer mais gente para complementar o meu projeto de conclusão de curso”, relembrou a estudante Marina Mikalauskas, que fez parte do programa nos meses anteriores. No dia 31 de agosto, os aprendizes já poderão selecionar o profissional que vai acompanhá-los pelas próximas semanas.

Kits de boas-vindas para os alunos de Design de Moda do SENAI CETIQT (Foto: Heloisa Tolipan)

Kits de boas-vindas para os alunos de Design de Moda do SENAI CETIQT (Foto: Heloisa Tolipan)

Leia também: Nova revolução industrial nas fábricas de roupa vira atração na Olimpíada Do Conhecimento 

Em consonância com isto, a instituição também oferece um programa de estágio voltado para grandes empresas do setor. Ao todo, o SENAI CETIQT fornece 20 vagas por mês para os estudantes de Design de Moda. “Dentro da nossa casa, nós temos grandes profissionais da indústria têxtil circulando e por isso que os nossos alunos conseguem se colocar com mais facilidade no mercado de trabalho. Além disso, temos a filosofia SENAI alinhada à prática e isto faz com que os universitários se sintam mais aptos e seguros para atuar no mercado. Todos os semestres também eles recebem um material de estudo para a exercer os conhecimentos ensinados em salas de aulas. Sendo assim, eles vivem experiências constantes de Design de Moda. Nós fazemos um mix entre vida acadêmica e conhecimento da indústria”, salientou Melissa Silva. Dessa forma, a faculdade consegue inserir os seus estudantes em uma posição de destaque no meio como é o caso de Gabriela Dutra. A aluna trabalha como assistente de estilo de vestuário feminino na Osklen e é o exemplo perfeito que a dedicação aliada aos conhecimentos acadêmicos do SENAI são os embasamentos perfeitos para o sucesso da carreira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia também: “União de forças: SENAI CETIQT faz parceria com Abit e apresenta no InspiraMais Planta de Confecção 4.0 que promete revolucionar o consumo e a produção de moda”

O SENAI CETIQT também possui o Projeto de Iniciação Cientifica para os estudantes Design de Moda. “Temos uma parte de iniciação científica muito forte para aqueles que querem seguir carreira no ambiente acadêmico. Possuímos vários grupos diferentes conduzidos por professores junto aos alunos”, explicou Ana Claudia Lopes.

Leia: SENAI CETIQT produzindo sonhos: O ex-aluno da faculdade, Altair Santo, possui carreira de renome internacional 

Para apresentar todos estes programas, a direção da faculdade convidou o ator Alisson Castro que foi o responsável por levar mais humor e risadas para a Aula Magna com stand up comedy. Ele confessou ter ficado impressionado com a quantidade de projetos da intuição visando o sucesso do aluno. “A universidade que eu estudava não tinha esta quantidade de programas. O SENAI CETIQT é uma beleza. Ele praticamente te puxa pela mão para guiar no seu caminho profissional. Quem não estiver ligado a estes programas está dormindo no ponto”, comentou Alisson.

Alisson Castro e a stand up comedy para os alunos de Design de Moda do SENAI CETIQT (Foto: Heloisa Tolipan)

Alisson Castro e a stand up comedy para os alunos de Design de Moda do SENAI CETIQT (Foto: Heloisa Tolipan)

Leia Mais: Formada pelo SENAI CETIQT e à frente da grife Wasabi, Daniela Sabbag lembra das experiências da época da faculdade e dá dica para a próxima geração de fashionistas: “O essencial é estudar e abrir os horizontes”

Professores do SENAI CETIQT são um dos principais responsáveis por fazer esta história acontecer (Foto: Divulgação)

De modelagem à comunicação, o curso de Design de Moda do SENAI CETIQT consegue abraçar toda a cadeia têxtil e instigar o aluno a produzir mais de forma a se tornar apto ao mercado de trabalho. “O estudante tem várias experiências dentro da faculdade e, com isso, irá errar e acertar dentro da instituição para depois realizar somente trabalhos perfeitos. Ter SENAI CETIQT no currículo é um diferencial e uma porta escancarada para o mercado e a indústria. Em termos de estrutura, a empresa conta com várias plantas de confecção e, até mesmo, de 4.0, juntamente com outros maquinários do setor têxtil. Tudo isso faz muita diferença, porque é o que ele vai encontrar no futuro. Os nossos universitários estão extremamente capacitados e são de alta performance. Eles não deixam a dever nada para os profissionais que já estão brilhando nas passarelas”, afirmou Akihito Hira, designer e professor do SENAI CETIQT e um dos nomes à frente da Alfaiataria 4.0.

Leia Mais: Em busca de um mercado mais inteligente e competitivo, SENAI CETIQT promove MBI em confecção 4.0 para propagar conceito do futuro no setor

Pesquisas relacionadas