Moda & Beleza

Play: É esta a máxima do INSPIRAMAIS 2020_I, que rola em SP, nos dias 15 e 16 de janeiro. Entenda!

O Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina marca o início das criações dos setores calçadista, confeccionista e moveleiro, apresentando o lançamento de mais de 1.000 materiais desenvolvidos por empresas focadas no mercado da moda

Publicado em 18/10/2018 | Por Junior de Paula

Foi dada a largada para a contagem regressiva de um dos maiores eventos que abrange toda a cadeia dos setores calçadista, confeccionista e moveleiro, apresentando centenas de materiais inovadores e componentes para a indústria da moda da América Latina. Promovida pela pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a edição INSPIRAMAIS 2020_I, Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina,será realizada nos dias 15 e 16 de janeiro, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo, e o site HT, claro, já está mais do que confirmado. A ideia desta temporada, que já mira nos produtos que vão chegar aos consumidores em 2020, enfatiza um novo pensamento para a moda brasileira e efetiva novos processos de criação.

Inspiramais: mirando o futuro, o Salão de Design e Inovação já se prepara para o próximo voo

Inspiramais: mirando o futuro, o Salão de Design e Inovação já se prepara para o próximo voo

“O Inspiramais marca o início das criações dos setores calçadista, confeccionista e moveleiro, apresentando o lançamento de mais de 1.000 materiais desenvolvidos por empresas focadas no mercado da moda. Este Salão impulsiona o desenvolvimento de produtos genuinamente brasileiros e possibilita acesso a compradores nacionais internacionais, o que gera negócios para a indústria e leva informação qualificada ao mercado”, comenta Milton Killing, presidente da Assintecal.

Leia Mais: Inspiramais 2019_II: A Alquimia no Salão de Design e Inovação de Materiais com projeção internacional

Milton Killing, presidente da Assintecal, comenta sobre a próxima edição do Inspiramais: "Impulsiona o desenvolvimento de produtos genuinamente brasileiros" (Foto: Divulgação)

Milton Killing, presidente da Assintecal, comenta sobre a próxima edição do Inspiramais: “Impulsiona o desenvolvimento de produtos genuinamente brasileiros” (Foto: Divulgação)

Em tempos da quarta revolução industrial, onde a automatização das fábricas e a inclusão de novas tecnologias se tornam cada vez mais presentes, todas as portas e janelas se abrem para o Pós-Modernismo. Esse conceito, que é caracterizado pela avalanche recente de inovações tecnológicas, subverte os meios de comunicação e da informática, coloca foco na crescente influência do universo virtual, desembocando em um desmedido apelo consumista. Assim, a identidade no pós-modernismo seria um corpo, uma forma vazia pronta para incessantes reconfigurações.

Leia mais: Inspiramais 2019_II: Projeto ”Espaço da Inovação” une high tech e sustentabilidade em produção de materiais 

Por conta desse novo momento, onde as mudanças se dão em um piscar de olhos, o Inspiramais deixou para trás a nomenclatura de estações do ano e assume a numeração no nome. Desde a edição passada, ao invés de serem denominadas como Verão ou Inverno, os salões passam a ser identificados como I ou II, sempre acompanhadas do ano em questão. De acordo com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, esta inovação visa acompanhar a transformação na forma com a qual os consumidores utilizam os produtos, tão marcada pela ausência de distinção entre as estações no consumo, aumentando, portanto, a vida útil da compra. ‘’Estamos querendo estabelecer a ‘não data’ de validade de um produto. No ano, não teremos mais uma referência do Verão ou Inverno. O Inspiramais será daquele ano, simplesmente. As pessoas vão usar o produto por quanto tempo quiserem”, esclareceu. Para ele, essa decisão possibilita também uma mudança na produção a partir de uma abertura de um espaço de maior liberdade criativa para as marcas, de modo que foca mais na beleza e na funcionalidade da confecção, deixando de lado a possível data de validade.

Leia mais: Assintecal: 35 anos de história na expansão do setor coureiro-calçadista e o sucesso do Inspiramais

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, explica o conceito por trás do tema da próxima edição, Play: "Exercício constante de permitir-se novas perspectivas" (Foto: Henrique Fonseca)

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, explica o conceito por trás do tema da próxima edição, Play: “Exercício constante de permitir-se novas perspectivas” (Foto: Henrique Fonseca)

E essa ideia vem de encontro à palavra chave da edição INSPIRAMAIS 2020_I : Play! “Reconfigurar o período em que estamos vivendo, adotando o otimismo como evolução. Um exercício constante de permitir-se novas perspectivas. Coisas que nascem naturalmente a partir do momento em que nos divertimos”, define o comunicado oficial do Salão de Design e Inovação. Para explicar melhor a proposta, com a palavra Walter Rodrigues: “Hoje, não temos uma forma de vestir, mas, sim, uma nova maneira de interpretar a roupa e os acessórios. Não é apenas um jogo de peças, mas um diálogo entre a liberdade de usar, a criatividade e a identidade. Tudo expressando um novo jeito de ser”.

Leia também: Inspiramais 2019_II – Apex-Brasil assina convênio com Assintecal para a internacionalização dos setores de componentes de moda, tecnologia, químicos e máquinas para calçados e cortumes

Walter Rodrigues em ação na última edição do Inspiramais, em julho deste ano (Foto: Divulgação)

Com o iminente fim da segunda década do século XXI, é necessário, como propõe o Inspiramais, olhar cada vez mais adiante. E, mais do que isso, entender os caminhos e os desejos da indústria e, claro, de que forma isso vai impactar o consumidor. “A roupa, mais do que nunca, se transformou em objeto de comunicação. Designers do mundo todo usam suas passarelas para expressar ideias e conceitos, tais como a questão de gênero, o vegano, o de raça e de política, transformando moda em mensagem. Mas isso tudo vem das ruas, a liberdade tão duramente alcançada, possibilita ao uso de roupas e acessórios livres de dogmas de moda, surpreendendo e encantando os observadores da moda, influenciando marcas de roupas, calçados e acessórios, móveis e bijuterias”, explica Walter.

Leia também: Inspiramais 2019_II: Projeto “Preview do Couro” mergulha nos movimentos artísticos para criação de novas texturas

E, por isso, o play – que em português pode ser traduzido como jogar ou brincar – entra com força total, representado pelo ideal lúdico, que aparece como desconstrução e reconstrução, e como forma de mensagem, identidade e significação. “A arte, a pintura, a cor como 
contraste do real e construtor de significado também estão presentes neste contexto. Um movimento transformador e constante, onde a não obviedade 
das formas é que traz o novo, o disruptivo. Mistura que torna a construção potente e viva, onde o otimismo age como rebelião cultural e a transformação em larga escala”, sintetiza Walter Rodrigues.

Leia também: Inspiramais 2019 _II: a Alquimia no Salão de Design e Inovação de Materiais com projeção internacional

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Sprint Têxtil, , Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Advance Têxtil, Britânnia Têxtil , Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan e Suntex, e conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.

Leia também: Inspiramais 2019_II – O preview de tudo o que o Salão de Design e Inovação de Materiais preparou para esta edição

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,