Moda & Beleza

Minas Trend: Desfile de abertura tem como ênfase a moda autoral em simbiose com todas as formas de arte

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o start da semana e do maior Salão de Negócios da América Latina contou as inspirações das labels A.Gots, Anne Est Folle, Camila Akemi, Candê, Carlos Penna, Fe-Lis, Jardin, Jessica Andrade, Libertees, m.AKT, Miêtta, Moon, Nouveau Jour, Nuu Shoes, Pauzzi, Victoria e Virginia Barros para o tema "Em dias de sol" ao som do canto de Zélia Duncan com o violoncelo de Jaques Morelenbaum em clássicos do repertório de Milton Nascimento e as mais sublimes aquarelas projetadas em um telão de LED

Publicado em 09/04/2019 | Por Heloisa Tolipan

A noite de abertura da 24ª edição do Minas Trend, semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina foi a mais bela síntese da união de todas as artes. Vocês podem imaginar um desfile cujo fio condutor aguçava os nossos cinco sentidos em época tão high tech para uma total reflexão sobre “Solarizar”, “Oxigenar”, “Diversificar”, “Viajar” e “Sensualizar”? Agora somem a isto o canto de Zélia Duncan com o violoncelo de Jaques Morelenbaum em clássicos do repertório de Milton Nascimento, entre composições suas e com parceiros, nos quais as letras falam de nosso país, da mulher e da garra em viver em todos os tempos. O que vimos ontem, na passarela do evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), no Expominas, foi o corroborar do marco de pensar a moda de forma visceral sob a batuta do diretor-criativo do evento, Ronaldo Fraga. Com o tema “Em dias de sol”, o evento segue firme e forte no propósito do “Agora e Para Sempre”, da edição passada no qual criou uma chancela de reflexão a partir da união de forças de profissionais, da exaltação à voz autoral e da quebra de paradigmas. Minas Trend fez ontem uma ode à valorização da moda independente mineira de 17 marcas.

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Jaques Morelenbraum e Zélia Duncan permeiam o desfile de abertura da 24ª edição do Minas Trend com as mais lindas canções de Milton Nascimento (Foto: Novo Fotografia)

“O Minas Trend é mais que relevante, pois ele está focado na cadeia da moda de maneira ampla em diversos aspectos. Nossa missão primordial é mostrar para todo o Brasil e para o mundo a qualidade de todos os processos que existem em Minas Gerais. Além do fator econômico, o evento dinamiza nossa cultura, que é um patrimônio histórico. Hoje, o Minas Trend é considerado o principal evento de moda do país. Pretendemos continuar investindo no Minas Trend, e direcioná-lo à compradores e expositores, estreitando cada vez mais os laços. Além disso, incluindo outros segmentos, como a própria indústria cultural, que faz parte do nosso conjunto de ações. Shows, espetáculos, exposições, feiras gastronômicas, e outras ações que nos ajudam a contar esta história tão única. Queremos convocar a sociedade para vivenciar essa experiência, agregando o máximo de setores possíveis. Promover a moda é promover nossa cultura e um prazer enorme ver que Minas Gerais está sendo projetada para além do que sonhamos. É uma imagem solidamente que visa um belíssimo o futuro. Já podemos ver um grande crescimento do setor têxtil, que é justamente a minha área de atuação, por isto eu sei bem a importância do que estamos vivendo”, afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

Em uma grande passarela que remetia a um deque, modelos exemplo da diversidade do povo brasileiro, incluindo até a atriz mineira Erika Januza, desfilaram como se estivessem saindo da praia em um dia relax em um ponto de interseção de cultura, pluralidade e arte. Afirmo com convicção, pois além da música belíssima, um telão de LED apresentava uma série de aquarelas lindíssima que permeia a identidade visual desta edição. “Eu acho que essa história da inspiração, por mais que você olhe para um filme, para uma biografia, para tudo e busque inspiração, ela pode vir de jeitos diferentes. Mas o jeito da leitura, como ler, vai partir sempre dos mesmo olhos. É isso que se chama estilo,  omo uma história que se conta. E eu continuo nesse lugar, que é pensar o diverso, a luta e a insistência da moda ser entendida como um vetor cultural poderosíssimo no Brasil. É nesse lugar que podemos transformar. A minha inspiração vem daí, das nossas caras, da nossa mestiçagem, das nossas diversas cores que formam o povo brasileiro”, afirmou Ronaldo Fraga.

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Segundo o diretor-criativo do Minas Trend, existem metas a serem cumpridas. “A primeira: buscar a sustentabilidade do evento. Queremos colocar a moda cada vez mais em diálogo com as diversas frentes da indústria. É de vital importância ser entendida como um veículo de cultura, não só para o estado, mas a partir do Estado de Minas para a cultura brasileira. O ‘Agora e Para Sempre’ foi um foco para que não se perca o caminho. No Minas Trend, nós temos espaço para a moda, para o sonho, para o negócio, para a autoralidade, para a criação, para a exposição e outras frentes da cultura mineira e do país, como o teatro, a gastronomia e a música”.

“Com esse mote do Design Autoral pensamos em mostrar a força da moda e da cultura mineira. Valorizando a prata da casa”, conta o diretor de desfiles, Bill Macintyre. Queremos potencializar o inédito, o contemporâneo, trazendo um respiro, bem oxigenado para esse desfile que vem cheio de leveza”. Bill ainda ressalta que todos as modelos do desfile de abertura foram bookadas em agência do Estado de Minas Gerais, levantando uma bandeira da produção local para o Brasil como um grande holofote.

“Para esse desfile, criamos 13 belezas diferentes que irão aparecer em outros fashion shows ao longo do evento. Eu quis trazer muita cor nos olhos, na boca, nas sombras… Fora o cabelo com cara de praia, a make molhadinha. Um frescor do verão e um perfume do mar”, conta Ricardo dos Anjos. “O importante nesse processo foi preservar as identidades das marcas. Foi processo longo e, no fim, conseguimos equalizar as cores, os volumes e montar uma praia solar e iluminada. A edição foi um processo difícil por serem marcas tão diferentes. É um desfile guiado por atmosferas”, frisa o stylist Maurício Ians, acrescentando: “A arte por natureza tem um forte papel de resistência”.

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O desfile do projeto ‘Design de Autor’ contou com a criação das labels  A.Gots, Anne Est Folle, Camila Akemi, Candê, Carlos Penna, Fe-Lis, Jardin, Jessica Andrade, Libertees, m.AKT, Miêtta, Moon, Nouveau Jour, Nuu Shoes, Pauzzi, Victoria e Virginia Barros.

Os designers autorais que mostraram inovação e identidade (Foto: Novo Fotografia)

 

A-Gots foi ao fundo da mar e de lá veio a inspiração de sua coleção. A estilista Aline Gotschalg, que é engajada ambientalmente, traduziu esse desejo com muita leveza, fluidez e cores suaves, além das estampas de algas e corais. “A minha ideia era unir a beleza da natureza com a preservação do meio ambiente”, afirma. Aline nos conta ainda que é muito fã da empresária Diane Von Furstenberg que a tem como uma inspiração. “Diane sabe valorizar a silhueta feminina e exaltar a beleza real de cada mulher e é nisso em que eu me espelho”.

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A Raquel Manso, da Anne Est Folle, gosta de trabalhar com dois conceitos: o casual e a despretensão. “Anne est Folle vem afirmando seu estilo, reforçando e atualizando a imagem dessa mulher cosmopolita, inteligente e livre”. Para esse desfile trouxemos peças com muita laise de algodão e tye-die. E completou. “Quando você é pequeno, como no nosso caso que temos uma estrutura de ateliê, fazer uma coleção é sempre um tesão, mas tem muito suor no nosso trabalho.”

As sócias Camila Akemi e Tatiana Maia afirmaram: “Temos a missão de conectar artesãos locais. As peças da Camila Akemi são todas feitas à mão”. A praia delas é o handmade (feito à mão que é um dos grandes produtos no Brasil). Os trabalhos artesanais nos encantam muito, por isso estamos sempre buscando novas formas e novos usos.

Para Candê, “o evento é sensacional e ainda mais comandado pelo Ronaldo Fraga. Para nós, é uma responsabilidade enorme, afinal, moda mineira é criatividade. Foi um gostoso criar uma coleção para um evento que valoriza o design autoral”, ressalta Alexandre Franco dono da marca.

Carlos Penna resolveu misturar duas ideias o folclore e o minimalismo. “E isso me levou muito a pensar em qual seria o meu folclore. Essa coleção foi um grande exercício de criação e descoberta de materiais. Um processo de redescobrir a identidade da minha marca e a minha veia criativa. O nosso processo é todo artesanal. Handmade total”.

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A mineira Fernanda Elisa desenvolve uma roupa atemporal, confortável, elegante e versátil, que valoriza a mulher com leveza e em qualquer ocasião e nas mais diferentes fases da vida. A felicidade é um conceito primordial nas roupas da marca Fe-Lis. “Nós não fazemos obra de arte e sim roupas para mulheres felizes, independente do seu biotipo”, e completa, “as cores da minha coleção, que só utiliza tecidos naturais, sempre surgem por conta do ‘erro’. A designer que tem 90% da sua produção em Belo Horizonte, gosta de fazer experimentações o que acaba se tornando o seu estudo de cores. Dando vida para tons únicos”.

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Jardin da designer Bhárbara Renault se carateriza por peças atemporais e paleta de tons neutros. “Prezo por acabamentos impecáveis. Uma boa roupa precisa ter três elementos fortes: bom corte, qualidade de matéria-prima e um ótimo acabamento”. A marca desfilou looks perfeitos para resort, com muita leveza e força”.

Para Jessica Andrade, a moda autoral tem um mercado muito fechado. “Eu gosta de trabalhar com formas atemporais e versáteis, principalmente em malha. A minha praia nessa estação foi a versatilidade. Roupas que pudessem ir para diferentes ocasiões. A ideia é descomplicar, mas dando toques especiais através de acessórios mais robustos”.

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FLAGRANTES DE BACKSTAGE

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A estilista Daniela Queiroga nos contou que sua estamparia exclusiva é inspirada nas ilustrações feitas pelas próprias detentas nas aulas de arte da escola estadual que funciona dentro de uma unidade, consequentemente preparando-as para a vida em liberdade. A Libertees é um elo aqui fora com as detentas da Penitenciária Estevão Pinto que auxiliam o nosso processo de produção. Eu fico muito emocionada de falar desse trabalho que oferece oportunidade para as mulheres. Nosso produto é sempre luminoso e cheio de energia como os raios solares”.

A m.AKT traz força, movimento e agilidade. São os pilares da empresária Raquel Dalseco, “Nosso mesclamos o streetstyle com o mood esportivo para dar vida a looks práticos e superfuncionais”, conta a empreendedora que tem uma moda focada os cenários urbanos.

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A Miêtta surgiu de um antigo desejo do estilista, Fábio Resende, de criar peças simples que enaltecessem a força do universo feminino. “Valorizar a potencia da mulher e sua igualdade perante a sociedade é o nosso foco”. E completa:  “Somo uma marca de camisetas, normalmente usamos preto, branco e cinza. Foi uma desafio que o Maurício Yanês nos deu criar essa coleção. Nós mergulhamos no universo navy. Exploramos muito os bordados que remetem as correntes.

A Moon foi responsável por arrematar muito dos looks que estiveram na passarela desse desfile de abertura do Minas Trend. Marca de óculos de sol e de grau guiada pelo design e respeito à matéria-prima e pessoas envolvidas em seu processo. Tem parcerias de sucesso com marcas conhecidas internacionalmente, como Iorane e Swarovski. Um luxo!

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Sportswear e luxo foram dois conceitos fortes para a Nouveau Jour. A marca combina elementos contrastantes de sportswear e luxo e aposta no design inovador, na exclusividade, na excelência de matérias-primas. “Nós não temos medo de quebrar as regras e adoramos surpresas”, conta Natália Silva.

As designers Marcela Torres e Marina Lerbach da Nuu Shoes acreditam no atemporal, afinal moda não precisa e nem deve ter prazo de validade, produzido de forma justa em pequena escala. “Nossas peças oferecem uma beleza incomum, sem complicações, e foca uma mulher que se veste sem disfarce, tal como é”.

A ideia da coleção da Pauzzi é trazer um lado jovem e cheio de frescor. Por isso optou por escolher o jeans e trazer uma versão sofisticada com muito bordados e acabamentos. A Pauzzi é uma marca de roupas de festa e a estilista Jessica Pauzzi aceitou o desafio dado por Ronaldo Fraga de criar jeans couture.

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Com foco em alta costura, a marca Victoria existe desde 2017, no mercado da moda, sempre trazendo novidades e tendências mundiais visando excelência e qualidade em vestidos de festa. “Eu queria trazer a festa com uma cara nova. Trazer a festa para a praia. Saídas de praia bordadas em tons contrastantes. A inspiração foram as sereias, mais especificamente na música Sereia, do Lulu Santos.”

Virgínia Barros se identifica com a nomenclatura sapateira. A criação e a execução do calçado são o foco do seu trabalho, embora desenhe roupas e faça figurino. “São 20 anos de carreira e a sensação de que está apenas começando, além do enorme desafio em criar roupas com couro”, conta a designer.

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