Moda & Beleza

Inspiramais 2020_II: Preview do Couro e o universo permeado pela “Sincronia” antecipando referências

No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo, o visitante vai conferir in loco a análise de Marnei Carminatti, designer e consultor que coordena a execução do projeto de que "a sincronia nos faz pensar sobre a influência da conectividade associada à velocidade da informação e à inteligência artificial, sugerindo o futuro como algo imediato, combinando simultaneamente referências do passado e do presente nos subtemas sinapse e ecletismo”

Publicado em 26/05/2019 | Por Heloisa Tolipan

Hoje vamos mergulhar em uma viagem pelo Preview do Couro, projeto que vai atrair centenas de visitantes no Inspiramais 2020_II – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. O site HT sempre relata aqui que o mercado coureiro brasileiro tem novidades que serão o norte das próximas coleções, de modo que tornou-se uma das principais referências deste âmbito da moda no mercado nacional e mundo afora. O evento promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian LeatherBy Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abrange toda a cadeia dos setores de moda, calçadista e moveleiro, apresentando mais de 1.000 materiais inovadores para as indústrias da América Latina e será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Norteado pelo tema “Zen”, um olhar sobre vínculo, tempo e relação humana

Esta edição será histórica, pois marca os 10 anos do Inspiramais, uma nova aposta a respeito de todos os processos de criação para a moda brasileira. Desde novos olhares e inspirações, pautados em nossa brasilidade e lifestyle, até a finalização do produto final, sua comercialização e encaminhamento para as vitrines de dentro e fora do Brasil que a gente tem acompanhado em diversas palestras para o varejo em salões calçadistas de Norte a Sul do país. O Inspiramais é referência em pesquisa em couros e outros materiais para calçados, bolsas, roupas, acessórios, bijuterias e móveis, unificando linguagem e metodologia para cadeia produtiva.

Leia aqui – Minas Trend: Durante palestra de Walter Rodrigues, o start de Inspirações 2020_II norteadas pela palavra-chave Zen

Assim como os projetos Iconografia BrasileiraReferências Brasileiras, o Preview do Couro antecipa as referências para 2021_I. Sim… o Preview do Couro apresentou na edição de janeiro suas propostas para 2020_II norteadas pelo tema “Zen” e, agora, nos levará ao universo permeado pela palavra-chave “Sincronia”, que deu base à criação de todos os artigos, seguindo uma reflexão sobre a corrente de conectividade, conteúdo e tecnologia na qual vivemos. De toda esta loucura de informações que estamos vendo acontecer, de todos estes tipos de pessoas, as conexões e como estamos vivendo um novo renascimento tecnológico.

Leia aqui – Walter Rodrigues: “Há diálogo entre liberdade de usar, criatividade e identidade. Tudo expressa novo jeito de ser”

A ação é promovida e realizada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Assintecal, Abit, Tex Brasil, By Brasil Components and Chemincals e projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros com o objetivo de estimular o setor coureiro brasileiro. Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, coordenado por Walter Rodrigues, está à frente do projeto e sempre enfatizou a importância de um salão como o que acompanhamos há tantos anos: ‘’Nós respiramos o Inspiramais, que é o grande motor de criatividade para toda essa cadeia. Então, somos uma pequena parte dentro de um processo muito maior. O fomento do Inspiramais reflete totalmente o Preview do Couro, o que propicia que nós façamos as empresas inovarem sempre’’.

Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design da Assintecal e coordenador do projeto Preview do Couro

Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design da Assintecal e coordenador do projeto Preview do Couro

Marnei Carminatti explica que a “sincronia nos faz pensar sobre a influência da conectividade associada à velocidade da informação e à inteligência artificial, sugerindo o futuro como algo imediato, combinando simultaneamente referências do passado e do presente nos subtemas sinapse e ecletismo”.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Projeto Iconografia Local decodifica Petrópolis sincronizando passado, presente e futuro

São uma infinidade de novas texturas e aplicações nos couros gerando um novo mundo repleto de possibilidades criativas que vão desde a escolha de materiais até a customização dos produtos finais. No total, teremos a participação de 15 curtumes e a exibição de diversos protótipos entre calçados e acessórios e customizações. Cada curtume participante recebeu consultorias individuais durante um semestre para o desenvolvimento das peles, que apresentarão de forma antecipada o tema que norteará a próxima edição do Inspiramais.

O projeto visa estimular o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial de couros acabados e autênticos, incrementando a imagem do couro e dos curtumes no exterior, aumentando assim a possibilidade de venda e valorização de toda a cadeia.

Marnei Carminatti destaca ainda que o resultado desta pesquisa e desenvolvimento são couros com pinturas e acabamentos metalizados, mas também evidenciando o aspecto natural do couro. Há peles com detalhes de recortes, vazados e linhas geométricas, além de estampas e gravações que valorizam a estrutura e o contorno dos desenhos.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II – Projeto Referências Brasileiras vai a Petrópolis e transforma história em produtos de moda

Todas as concepções estarão em um espaço privilegiado do Inspiramais, apresentadas de forma inédita não apenas em couros, mas também aplicadas em produtos finais. Depois do Inspiramais, a coletânea será apresentada em feiras mundiais do setor de couros – em Paris e Xangai, por exemplo – no estande do Brazilian Leather.

Leia mais – Inspiramais 2020_II: Espaço Inovação e o futuro sendo construído com ações no agora 

Só para lembrar: o Preview do Couro com suas propostas inovadoras de desenvolvimento de novas texturas, cores, formas, acabamentos e volumes  apresentado no Inspiramais 2020_I – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina já se tornou referência para o Sistema Moda no âmbito nacional e internacional. A partir do tema “Zen” da edição passada já estamos vendo os resultados da busca pelo equilíbrio se tornando um mantra para criativos e consumidores do novo milênio, tendo em vista o desejo por escolhas responsáveis de consumo. Tempo e vínculo são essenciais na relação com os produtos. Estar presente é a nova regra. Participar e interagir é fundamental para encontrar o equilíbrio zen entre consumidores e clientes.

Leia mais – “Sem planejamento a moda não anda e as empresas não sobrevivem”, ressalta Walter Rodrigues

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cada curtume participante recebeu consultorias individuais durante um semestre para o desenvolvimento dos couros. A base temática “Zen” trouxe uma visão inovadora e, ao mesmo tempo, clássica do couro. “Com o nosso guarda-chuva de temática, a gente sente que tanto as indústrias como o consumidor estão buscando um equilíbrio na hora de produzir ou de comprar. É importante que a gente tente orientar a construção dos materiais a partir da grande filosofia do zen: de estar presente nesses processos. Além disso, decodificamos a palavra zen em tempo e vínculo. Então, estamos pensando em toda uma energia para construir de forma responsável o desenvolvimento das peças”, comentou o consultor.

Quando se aborda a questão do vínculo há um olhar para o clássico, trazendo sobriedade para a cartela de cores, onde o brilho deve ser leve e delicado, principalmente para napa, camurça e nobuk. “Nós entendemos esse ponto de forma mais pragmática, que vai remeter ao clássico, ao valor e à identidade do couro tradicional, principalmente na valorização dos acabamentos, como os vegetalizados, box, de napa ou nobuck que tenham brilhos sutis. O acabamento box, por exemplo, é um couro estilo alemão, limpo, liso e muito estruturado, ou também um couro floater, que é muito macio e fácil de jogar em estruturas que precisam desse caimento e dessa leveza. São formas muito elegantes de usar o couro”, salientou Marnei.

Já no tempo, os curtumes trabalharam o reconhecimento da ação nos artigos que cria um estilo único. “Não é pensar a destruição ou o envelhecimento, mas a ação do tempo delicada, mais luxuosa sobre peles exóticas e vacum. Nós temos uma série de materiais que tem remoções de tinta ou que pode passar por efeitos de escovação e escurecimento, criando um visual exclusivo nos produtos acabados. Couros curtidos ao vegetal ou que reproduzam essa aparência são fundamentais para coleção, pois valorizam a textura natural. A gente vem entendendo que o couro é insubstituível, então nós vamos fazer com que seja valorizado ainda mais, tanto em calçados, bolsas e outros acessórios”, disse. E acrescentou: “Dentro da temática zen, os materiais precisam construir essa imagem de um couro muito mais valorizado, justamente por entender o equilíbrio entre desenvolvimento e consumo”.

Marnei também exemplificou sobre os acabamentos em peles exóticas, como pirarucu. “Passa por um acabamento de couro, um tingimento, que depois removemos parte dele, criando um sutil detalhamento”, comentou. E ainda sobre materiais como napa, artigos que tenham toques muito macios e sofreram pequenas ações de tinta… “Eles são elegantes e têm o tempo como condição de estrutura. E, principalmente, falando de artigos vegetalizados, ao passo que quanto mais tempo utilizar, mais bonito se torna”.

Os artigos apresentados no Preview do Couro quando não de origem vacum, ovinos e outros, são peles chamadas de “exóticas”, como de cobra (espécies python reticulatus backut e belly e phyton curtus), peles de jacaré do Pantanal e peles de peixe pirarucu. As peles de cobra são originárias da Indonésia, onde a pele é subproduto do abate desses animais para alimentação da população local. Sabemos que na Ásia a cultura alimentar inclui animais desse tipo. São importadas semiacabadas no mais absoluto rigor alfandegário, com o controle do Ibama e conforme o Tratado C.I.T.E.S (www.cites.org), do qual o Brasil é signatário. As peles de jacaré são originárias de criadores brasileiros (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), abatidos sob controle do Ibama. Esses criadores existem em função da imensa demanda no consumo dessa carne no Brasil. Salientamos que essa criação faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Pantanal, que é Reserva da Biosfera (Unesco).

A criatividade também está na cartela de cores. “Nós temos um azul marinho muito forte, um verde muito claro e leve, e um cinza muito limpo. É uma cartela muito elegante. São tonalidades que conseguimos misturar ou trabalhar isoladamente, que constroem uma estrutura de coleção importante. Eu posso utilizar o marinho como fundo e utilizar acabamentos em cima do cinza e do verde, ou o contrário, sempre tentando equilibrar o que vamos colocar no couro”, explicou o consultor. O que também compõe as cores são os acabamentos, que incluem tratamentos vegetais que são livres de metais, semi-vegetalizados que dão uma estrutura visual nas peças, acabamentos também de queima, efeitos de dobras e muitos outros clássicos do couro. “Esses artigos não vão ter um padrão definido, mas que vão valorizar o padrão da pele, que é irregular e esses acabamentos clássicos são extremamente valorizados pelas marcas”, afirmou.

“Os curtumes receberam muito bem o tema zen, justamente porque nós decodificamos nessas questões de tempo e vínculo. É do DNA do couro produzir matérias-primas que são extremamente valorizadas e insubstituíveis. Portanto, o tema zen caiu como uma luva para as indústrias na realidade, até porque existe um posicionamento global da indústria do couro de se transformar cada vez mais em um couro original e ter características que outros materiais nunca vão conseguir reproduzir”, salientou Marnei Carminatti. Cada curtume participante recebeu consultorias individuais durante um semestre para o desenvolvimento dos protótipos apresentados no Inspiramais.

Veja os curtumes participantes desta edição do Preview do Couro: Baby Leather, Couroquimica, Curtume Andradina, Curtume Cacique, FAF Couros, Finileather, Fuga Couros, Natur, Nova Kaeru, OCM Best Brasil, Rhoma Pelles, Romeu Couros, Romi Couros, Santa Croce, Treat  Couros, Tre Anytry, Zitty Couros.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF e Francal.

Serviço
Inspiramais 2020_II

Data: 4 e 5 de Junho de 2019

Local: Centro de Eventos Pro-Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)

Horário: 9h às 19h

Entrada gratuita para profissionais do setor.

Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,