Moda & Beleza

Inspiramais 2020_II: Espaço Inovação e o futuro sendo construído com ações no agora

Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, que está comemorando 10 anos e será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo, contará com estandes das empresas com inovações, articulação para cooperação entre empresas, pesquisas de soluções em universidades, ICTS e start up. Talk show de inovação passando por uma comissão, apoio para elaboração de projetos, produtos e acessos a recursos, hackathon, desafio, open innovation

Publicado em 12/05/2019 | Por Heloisa Tolipan

Para vocês entenderem a importância do Espaço Inovação, projeto que terá start no Inspiramais 2020_II – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, que está comemorando 10 anos e será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo, reunindo profissionais da indústria de toda a cadeia ligada à produção de moda (calçados, acessórios, couros, têxtil, joalheria, móveis, artefatos, entre outros), com mais de 1 mil lançamentos de matérias-primas que irão compor os produtos das vitrines das próximas estações, é necessário ressaltar aqui o que venho escrevendo sobre as minhas constatações nas viagens que faço de Norte a Sul do país em feiras e semanas de moda.

Estamos em um tempo high tech em potência máxima, mas as indústrias e empresários estão falando com um novo tipo de consumidor que mais do que nunca atenta para como os produtos são criados, quais os materiais utilizados, o que é feito com o resíduo, como a sustentabilidade pontua as ações concretas dos fabricantes.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Norteado pelo tema “Zen”, um olhar sobre vínculo, tempo e relação humana

Leia aqui – Minas Trend: Durante palestra de Walter Rodrigues, o start de Inspirações 2020_II norteadas pela palavra-chave Zen

Fui dar uma olhada na apresentação do Espaço Inovação que vou conferir in loco e escrevo aqui frases importantíssimas que permeiam a iniciativa:

“Ciência é o conhecimento. Tecnologia é o fazer. Inovação é o mudar. Empreender é materializar e realizar. Para inovar devemos conhecer, mas, mais do que isso, é preciso que tenhamos confiança de que podemos mudar. E é preciso confiarmos uns nos outros. Pois inovação é uma ciência colaborativa de confluência de ideias e ações. Ações – a matéria-prima do futuro. As inspirações estéticas devem ser aliadas à tecnologia e alavancadas pela inovação”.

O Inspiramais 2020_II, que terá 180 expositores e receberá um público de 7 mil pessoas, tem, acima de tudo, o que há de mais high tech a ser apresentado aliando um objetivo vital: a preocupação com o ser humano e com a relação de empatia e o olho no olho.

Leia aqui – Walter Rodrigues: “Há diálogo entre liberdade de usar, criatividade e identidade. Tudo expressa novo jeito de ser”

Por mais que a tecnologia venha influenciando a moda a um ritmo acelerado e estejamos em plena Revolução Industrial 4.0, os cinco sentidos dos seres humanos estão mais aguçados do que nunca. Estamos vivenciando quase que a existência de um sexto sentido, como tenho frisado aqui no site. O da empatia, união, solidariedade, sororidade, respeito às diferenças. E o fruto disso tudo pode ser incrível. Você que é amante de moda e tecnologia sabe que a Nike, por exemplo, lançou o Hyperadapt 1.0, o primeiro tênis esportivo completamente funcional que se ajusta eletronicamente aos contornos do seu pé através de tecnologia de amarração adaptável. A inovação já está esgotada nas lojas.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Projeto Iconografia Local decodifica Petrópolis sincronizando passado, presente e futuro

Nesses 10 anos de Inspiramais sempre ficou evidente que mais que um salão de design e inovação, há in totum uma aposta a respeito de todos os processos de criação para a moda brasileira. Desde novos olhares e inspirações, pautados em nossa brasilidade e lifestyle, até a finalização do produto, sua comercialização e encaminhamento para as vitrines de dentro e fora do Brasil.

Os projetos, sempre criados a partir de  pesquisas e consultorias dentro de empresas, ou mesmo viagens a lugares e diferentes culturas no Brasil, trazem informações frescas e prontas para serem utilizadas por mestres de criações, que mais tarde, podem estar nas vitrines espalhadas pelo mundo.

Portanto, no Espaço Inovação, o objetivo é criar um local de inovação, de referência onde se busca informação de ponta e novas tecnologias em materiais e processos promovendo a simbiose entre moda e tecnologia e integração da cadeia.

Leia aqui – Inspiramais 2020_II – Projeto Referências Brasileiras vai a Petrópolis e transforma história em produtos de moda

Haverá estandes das empresas com inovações, articulação para cooperação entre empresas, pesquisas de soluções em universidades, ICTS e start up. Talk show de inovação passando por uma comissão, apoio para elaboração de projetos, produtos e acessos a recursos, hackathon, desafio, open innovation.  “Os participantes terão um estande e poderão oferecer palestras e apresentar os seus produtos de uma forma diferente”, conta Flávia Vanelli, responsável pela curadoria do projeto.

A apresentação desse novo projeto tem uma frase emblemática de Inker Hatfield, vice-presidente da Nike Inc de Conceitos Criativos: “Inovação não está em sonhar com o futuro. Trata-se de acelerar em direção a ele”. É teremos a oportunidade de conferir palestras com os mais importantes nimes da indústria da moda em um um espaço de inovação, referência como local onde se busca informação de ponta e novas tecnologias em materiais e processos. Tudo para promover a simbiose entre moda e tecnologia e integração da cadeia.

Assim será o Espaço Inovação, que será realizado durante o Inspiramais – Salão de Design e inovação de materiais para moda e que reunirá soluções e propostas pertinentes e inéditas voltadas ao setor.

“O panorama irá revelar uma indústria que busca se diferenciar com maior desenvoltura de mercado, convidando os visitantes a percorrer o espaço e conhecerem um pouco mais sobre suas especialidades e lançamentos”, comenta Flávia Vanelli.

O Inspiramais 2020_II moverá toda a indústria confeccionista, moveleira, calçadista e de jóias do país, chegando às fronteiras vizinhas, com a presença de compradores da América Latina, além de Estados Unidos e Europa.

Conheça o Salão e viva essa experiência.

Inspiramais 2020_II

Data: 4 e 5 de junho de 2019

Local: Centro de Eventos Pro Magno

Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Informações e inscrições: www.inspiramais.com.br

Promoção – Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,