*Por Rafael Moura
Um bilhão de usuários. Sim, o TikTok bateu a marca histórica de usuários durante essa quarentena. Com o isolamento social, vários aplicativos e plataformas têm sido a grande forma de entretenimento para pessoas de todo o mundo que estão no ‘confinamento da vida real’. Mais do que ‘observar a natureza humana por meio das telas’, todos os dias, milhares de pessoas gastam horas de suas vidas em frente aos smartphones, tablets, computadores e TVs, uma verdadeira roda gigante de emoções, que nenhum filme construiria tão fielmente quanto esse recorte da vida real.
A rede social de vídeos curtos TikTok se tornou o segundo aplicativo mais baixado e bateu mais de 1 bilhão de instalações no fim de março e para aqueles que ainda não conhecem a plataforma permite o compartilhamento de até 15 segundos de paródias, redublagens de memes e músicas. Vale lembrar que o app pertence à empresa chinesa Bytedance Inc., também é dona da Douyin (a versão chinesa do TikTok), que adquiriu o Musical.ly, em 2018, por um bilhão de dólares (4,2 bilhões de reais), um app parecido e muito popular entre os adolescentes dos EUA, se tornando a startup um dos ‘unicórnios’ mais valiosos do mundo, com valor estimado em US$ 75 bilhões. Sua popularização entre a Geração Z, com idade entre 10 a 25 anos, e a capacidade de atrair cada vez mais famosos, explicam os expressivos números.
Em 2019, se tornou um fenômeno global, sendo a primeira plataforma chinesa a conseguir a façanha, outro fator que demonstra a frenética velocidade da inovação tecnológica no continente asiático, disponível em 150 países e 75 idiomas. Na Índia, seu principal mercado, quase um terço da população já baixou. A mesma porcentagem se aplica aos Estados Unidos. Desses 500 milhões de usuários, entre a faixa de 16 e 24 anos, 90% visitam a rede social mais de uma vez por dia, uma média de 52 minutos. Os brasileiros estão entre os mais conectados nas redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, Snapchat e LinkedIn), de acordo com uma pesquisa da Comscore, divulgada em julho do ano passado, quase 90% dos brasileiros são usuários do TikTok, seguido pela Argentina (83%) e México (80%). O que equivale a um bilhão de views a cada 24 horas. E apesar de todo o sucesso, a sua ‘origem de nascimento’, começa a levantar uma bandeira de alerta com relação a segurança dos dados e a liberdade de conteúdo.
TikTok e Douyin são plataformas similares e co-existem. O primeiro é acessado no mundo. E, o segundo, dentro da China para cumprir com a política de censura imposta pelo Partido Comunista, o que nos faz acender uma luz sobre a segurança dos dados dos usuários e com a liberdade de expressão. Em dezembro passado, o Exército dos Estados Unidos proibiu seus soldados de terem conta no app, argumentando que seu uso poderia representar uma ameaça para a segurança nacional. Os senadores Tom Cotton (Republicano) e Chuck Summer (Democrata), chamaram os serviços de inteligência para avaliar o tráfego de dados, alegando que poderia ser obrigado a ‘apoiar e colaborar com operações de inteligência controladas pelo Partido’. A ByteDance respondeu com um comunicado, afirmando que seus servidores ficam nos países onde o app está disponível. Os diretores da empresa, porém, negaram-se a comparecer perante uma comissão do Congresso encarregada de examinar os vínculos da indústria de tecnologia com a China.
As suspeitas têm fundamento a julgar pelos precedentes: neste mesmo ano, o TikTok pagou uma multa de 5,7 milhões de dólares (24 milhões de reais) por captar, de maneira ilegal, dados pessoais de menores em sua plataforma. Além disso, numa carta aberta publicada em 2018, seu diretor-geral se comprometeu a “aprofundar a cooperação” com o Partido Comunista de modo a promover suas políticas. O app teve que lidar com vetos temporários na Índia, Indonésia e Bangladesh. A popularidade da rede social entre os usuários é crescente por conta da possibilidade de monetização dos vídeos dentro da plataforma. Isso porque a sua capacidade de viralizar um conteúdo é bem maior do que a do Instagram, por exemplo, o que costuma fazer com que marcas populares procurem perfis famosos ou criativos para parceria financeiras.
Entre os temas principais do Tik Tok estão o humor, receitas rápidas, tutoriais e muito mais, é só soltar sua imaginação. Entendendo que esse app se tornou um grande fenômeno durante o isolamento social, o site Heloisa Tolipan listou alguns dos hits que ganharam engajamento dentro da plataforma. Vem saber!
Lil’ Nas X ft. Billy Ray Cyrus – Old Town Road (Remix)
Lil’ Nas na faixa ‘Old Town Road’ cavalga entre o country rap e o pop que em parceria com Billy Ray Cyrus explodiu nas pistas de dança e principalmente no app TikTok, mostrando coreografias e trocas de roupas bem divertidas.
Roddy Ricch – The Box
Parte do álbum ‘Please Excuse Me for Being Antisocial’, ‘The Box’, de 2019, de Roddy Ricch é uma das grandes escolhas para desafios de dança do app que integra jovens e adultos de todas as partes do mundo, nessa grande caixa coreográfica.
Doja Cat – Say So
Com 24 anos, Amalaratna Zandile Dlamini, mais conhecida como Doja Cat, é uma rapper, cantora, compositora e produtora musical americana. A artista que lançou em 2019, a música ‘Say So’, dança entre o R&B e o Soul e faz parte do álbum ‘Hot Pink’.
https://www.youtube.com/watch?v=l8ZdAVYu1vA
Lizzo – Truth Hurts
A faixa ‘Truth Hurts’ da cantora Lizzo é um grande sucesso em todo o mundo, não é por acaso que foi indicada a diversos prêmios como: o Teen Choice Awards como canção do verão e o MTV Video Music Award: Melhor Música do Verão, ambos em 2019. Ao Grammy Award como Canção do Ano e Gravação do Ano, e o iHeartRadio Music Award: Música do ano, em 2020.
Thiaguinho MT feat Mila e JS O Mão de Ouro – Tudo OK
O hit do verão 2020, o bregafunk, ‘Tudo ok’ de Thiaguinho MT, com participação de Mila e JS, o Mão de Ouro virou um grande um “challenge”, espécie de desafio compartilhado em vídeo nas redes sociais, que bombou no TikTok. Os usuários se filmavam seguindo os conselhos de uma música chamada “Tudo ok”: “Cabelo ok, marquinha ok, sobrancelha ok, unha tá ok, brota no bailão pro desespero do seu ex”.
Leia Mais – Carnaval -“Brega-funk, o novo reggaeton, e brota no bailão”, diz Thiaguinho MT, autor do hit ‘Tudo Ok’
WC no BEAT – BALANÇA FT. Pedro Sampaio & FP do TremBala
O precursor do segmento trapfunk, WC no BEAT ganhou notoriedade com uma nova proposta musical: uniu grandes nomes da cena do Funk e Rap em seus grandes sucessos. Nascido e criado em Vitória (ES), WC chamou atenção no mercado nacional ao lançar hits como ‘Meu Mundo’, ‘Repara’, ‘Hoje Tem’, ‘Nossa Que isso’ e, é claro ‘Balança’, que viralizou no TikTok.
https://www.youtube.com/watch?v=cbQMtHRPzU0
Giulia Be – Não Era Amor
Em pouco tempo de carreira, a cantora e compositora Giulia Be, com apenas 20 anos, traz em seu currículo quatro singles lançados e os fenômenos ‘Menina solta’ esteve entre as TOP10 mais ouvidas do Brasil no Spotify e atingiu #1 nos charts de Portugal e Virais em diversos outros países e a faixa ‘Não era amor’ A cantora, que toca diversos instrumentos desde a infância, participa de todos os processos de criação da sua arte, desde a produção até a composição, em três línguas: português, inglês e espanhol.
Leia Mais – Giulia Be fala em nova era pós-carnaval e confirma EP: “Minha produção é 100% girl power”
Melim – Gelo
O trio de irmãos good vibes, Melim que lançou o hit ‘Gelo’, em 2019, vem despontando no cenário pop nacional e para animar os fãs durante esse isolamento social por conta da COVID-19, farão uma live no canal oficial da banda no Youtube, na qual irão cantar e interagir com o público. A transmissão acontecerá no próximo sábado (25), às 19h, e, além do Youtube, ela será transmitida ao vivo pela MIX Fm (+35 rádios) na primeira hora.
Leia Mais – Sensação do pop teen, Banda Melim está há 500 dias no ‘Top 200’ do Spotify Brasil
Renan Pitanga – Cabaré
A música ‘Cabaré’, do carioca Renan Pitanga, lançada em 2019, se tornou um boom na internet, principalmente no TikTok. O ex-ator da TV Globo explodiu com a faixa pop, ganhando visibilidade em todo o Brasil e chegando às paradas de sucesso.
Matheus & Kauan – Litrão
A dupla sertaneja, de Goiás, Matheus & Kauan lançou o hit ‘Litrão’ e que rapidamente invadiu o app depois da gravação do álbum 10 Anos Na Praia (Ao Vivo / Vol. 1).
Anitta Real Challenge
A cantora Anitta decidiu usar o TikTok de uma maneira bem diferente da maioria das celebridades. A artista vem postando uma série de vídeos, desconstruindo o ar challange e mostrando sua vida real durante a quarentena – fazendo exercícios, jogando o lixo fora, varrendo o chão, tirando a roupa do varal, tudo de maneira muito bem humorada.
https://www.youtube.com/watch?v=GES7i4QU9aU
Artigos relacionados