*Por Vítor Antunes
Desde 1972, a Unidos de Padre Miguel (UPM), campeã da Série Ouro neste 2024, não desfila no Grupo Especial. Pelo menos desde 2013 vinha batendo na trave com vários vice-campeonatos, e muita estabilidade, até conseguir o credenciamento a desfilar entre as escolas principais neste Sábado das Campeãs. Lançando mão desta mesma linha de raciocínio, a da estabilidade, a Band Rio está equilibada no quarto lugar de audiência e em não ultrapassar 1 ponto no Ibope. Constantemente é suplantada pela Record e SBT e, naturalmente pela Globo, cujos números a colocam numa posição abismal quando comparadas as TV’s. Porém, nestes primeiros dois meses do ano, a Band Rio lançou mão de uma estratégia importante que tem rendido a ela bons frutos e boa audiência, que tem ficado mais próxima à da Globo na capital fluminense.
Durante a transmissão do “Band Folia“, com a cobertura das escolas de samba da Série Ouro, a Bandeirantes esteve praticamente o tempo todo na vice-liderança. A escola de samba que atingiu a maior audiência do sábado, por exemplo, foi a “Em Cima da Hora”, do bairro de Cavalcanti. Neste momento, a Globo exibia o desfile do Vai-Vai, tradicional escola de São Paulo, e marcava 10 pontos, ao passo que a Band ticava 4,4 pontos. A Record 3,5 e o SBT 1,9. Quando a UPM passou, a emissora pontuava em 3,2 e a Globo 6,5, com o desfile da Mocidade Alegre – que se sagraria campeã em São Paulo. Isso a 1h50. Para se ter uma ideia, no domingo, sem escolas de samba, a Band marcou 0,1 pontos com a transmissão do Carnaval do Recife e Salvador, no mesmo horário. Ficando atrás até mesmo da Rede TV!.
E não foi apenas na grade linear que a emissora foi bem. Ainda que a Globo tenha a primazia da apuração do Grupo Especial, razão pela qual atingiu quase 40 pontos à tarde, a emissora concorrente também teve números muito expressivos. Não na TV, já que não transmitiu a apuração da Série Ouro ao vivo na televisão, mas na Internet. No inicio da transmissão da leitura das notas, às 19:30, eram 106 pessoas assistindo à apuração no YouTube do G1, da Globo, e 11.227 na rival. Logo depois dos primeiros quesitos, a Globo ficou restrita à sua plataforma, o site do G1, onde não se tem o acesso numérico do público conectado. A rival manteve sua transmissão na plataforma de vídeos e com 1 hora de transmissão, já tinha um público de 34 mil espectadores ao vivo no canal Band Rio e cerca de 7 mil no canal BandNews. Num cômputo geral, o canal da Band Rio no Youtube bateu 75 mil de público e o da BandNews 33 mil, na apuração da Série Ouro, o que é uma audiência espetacular, já que, via de regra, os canais da emissora na plataforma de vídeos ficam bem longe disso. No horário da apuração da Série Ouro, às 19h30, a TV exibe o seu principal noticiário, o Jornal da Band. Para fins comparativos usaremos um programa regional exibido mais cedo na programação linear de televisão, o “Brasil Urgente Rio”. No YouTube, o policialesco apresentado por JP Vergueiro não ultrapassa os 7.000 espectadores. No último dia 13 foram 6,4 mil. No dia 14, 6 mil. Decididamente, os festejos de Momo tiraram a Band da audiência residual. Ou seja, o investimento em produção local auxiliou a TV.
Inclusive, ante à péssima repercussão da cobertura de carnaval da Globo, a Band passou a ser exemplo sobre como o Carnaval Globeleza poderia ter sido. Mesmo com um time mais compacto e menos equipamentos, a Bandeirantes conseguiu fazer uma entrega muito melhor, unindo diversão e informação, do que a Globo, que mirou todos seus esforços no entretenimento e fez um carnaval desastroso, apático e massacrado pela crítica.
FUTEBOL
No futebol, o canal também tem tudo bons resultados. Na Quarta-Feira de Cinzas, transmitiu o clássico carioca Fluminense X Vasco e chegou a marcar 9 pontos às 22:52, quando a Globo apontava 21. No dia 7, no tempo de jogo, a Band transmitiu Flamengo X Botafogo e bateu 12 pontos versus 20 da Globo. Ainda que a distância pareça grande – e é – na mesma faixa de horário, fora desses calendários, a TV dos Saad não costuma sair da casa do 1 ponto. No dia 19, por exemplo, enquanto transmitia o “Melhor da Noite”, programa de Zeca Camargo e Glenda Kozlowski, a audiência foi de 1,5. Aparentemente, e lançando mão de um velho slogan da casa, parece que finalmente as pessoas estão tendo, não apenas “prazer em ver” a Band, mas em (re)descobri-la
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