Ana Baird diz que na vida real sofreu gordofobia como sua personagem na TV: ‘Algo estrutural na sociedade’


A atriz retorna às novelas em ‘Um Lugar ao Sol’ como Nicole, irmã das personagens de Alinne Moraes e Andrea Beltrão. Ela conta que tem muito pontos em comum com sua personagem: a música, a dublagem e, infelizmente, os casos de gordofobia. “Esses foram fatores que mais me atraíram nessa personagem. Já enfrentei muita coisa, mas, graças a Deus, o tempo passou”, comenta

Ana Baird retorna às novelas como Nicole, em ‘Um Lugar ao Sol’ (Foto: Fábio Rocha)

*Por Rafael Moura

Irmã de Rebeca e Bárbara, em ‘Um Lugar ao Sol’, Nicole, interpretada por Ana Baird, cresceu acostumada a suprir com comida o afeto que lhe faltara. Acima do peso desde a infância, vive em eterna briga com a balança. Ao longos dos capítulos da trama de Lícia Manzo, vemos a personagem passar por diferentes casos de gordofobia, desde, pequenos insultos de sua família até entrar e sair pela janela da casa do crush, que tem vergonha da artista de stand up comedy. “Além da Nicole sofrer com as duras críticas da vida e da família, ela é uma mulher engraçada. E, ao mesmo tempo, ela tem uma autoestima muito baixa, uma questão com o corpo, uma mega gordofobia, que é algo estrutural da sociedade. Aos longo dos capítulos estamos mostrando tudo isso”, revela a atriz.

Ana conta que tem muito pontos em comum com sua personagem: a música, a dublagem e, infelizmente, os casos de gordofobia. “Esses foram fatores que mais me atraíram nessa personagem. Já enfrentei muitas coisas, mas, graças a Deus, o tempo passou. Hoje se tem um lugar de aceitação muito maior dos corpos como eles são e como eles podem ser na realidade”, frisa. A atriz, que estava afastada das novelas, conta que foi surpreendida com o convite feito pelo diretor artístico, Maurício Farias. “Tomei um susto quando o Maurício me ligou. Não acreditei que aquilo estava acontecendo. Quando ele disse que era uma novela da Lícia Manzo, fiquei muito agradecida”.

A atriz comenta ainda sobre outro ponto muito importante quando se trata de gordofobia: a falta de acessibilidade das pessoas acima do peso. Os transportes públicos, por exemplo, restringem o acesso dos obesos. Ônibus com catracas pensadas para corpos padronizados, poltronas de aviões também, portas giratórias de bancos e por aí vai…. “Essa ‘prática’ não é crime, mas pode ser enquadrada como danos morais”, afirma.

Ana esteve no elenco da série ‘Chapa Quente’, de 2015, com a hilária Creuza. “Dei uma pausa na carreira de atriz e fiquei me dedicando mais à música, mas a gente não consegue ficar muito longe né? Quando é pra ser, é pra ser mesmo. Esse é aquele momento em que você está pronto e o universo vai te abençoando. É uma conjunção de energias que te colocam no lugar certo, na hora certa. Foi um megapresentão. Estou muito feliz”, comemora.

Leandro Hassum, Paulinho Serra e Ana Baird, na série Chapa Quente, de 2015, da TV Globo (Foto: João Miguel Júnior)

Leia Mais – Isabela Garcia fala sobre preconceito etário na dramaturgia: “Não há espaço para esse absurdo no audiovisual”

Nicole ao longo da trama vai abrir seu coração e irá se envolver com o dublador Paco, Otávio Müller. Relax com o próprio peso, Paco irá chacoalhar as crenças da ruiva de que é preciso ser magra para ser feliz e amada. Paco é pai de Mel, Samantha Quadrado, que tem Síndrome de Down, e com ele Nicole irá vislumbrar um caminho para amar o próprio corpo e a si mesma. “Esse encontro será uma injeção na autoestima da Nicole e torço muito para que essa dupla vire um casal. Estou torcendo bastante”, pontua Ana.

No fim dessa conversa, a artista conta que estava com saudades das câmeras e dos estúdios e que desde criança sempre foi uma noveleira assumida. “Eu sou muito noveleira, desde criança… Eu e minha irmã víamos novelas juntas, comprávamos os CD’s de trilha sonora… A gente é atriz e fã ao mesmo tempo”.

Ana Baird, a Nicole de ‘Um Lugar ao Sol’ revela que tomou um susto ao receber o convite para a novela