Compositor de canções inesquecíveis como ‘Relicário‘, ‘O Segundo Sol‘ e ‘Pra Você Guardei o Amor‘, entre tantas outras que estarão sempre em nosso imaginário, Nando Reis subiu ao palco do ID: Rio Festival com seu som pop mega autoral para embalar a imaginação e aquecer os corações. Como parte da turnê Nando Hits, que celebra seus 40 anos de carreira, o artista cantou músicas como ‘Onde Você Mora’, feita com Marisa Monte, e ‘Na Estrada‘, parceria com Carlinhos Brown e Marisa Monte, entre outras, e falou ao site sobre o momento e a iniciativa de um evento como o ID:Rio Festival, multiplataforma que faz a sinergia entre moda, capacitação, empreendedorismo, feira de design, jornada de conhecimento, gastronomia e música impulsionando a identidade/energia criativa do Estado do Rio de Janeiro. Apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o evento contempla estímulo em alta potência ao trade da moda em conexão com as artes. “Acho muito importante. Eu gosto de festival, de ver tanta gente se divertindo com música. É clichê, mas a música é de fato transformadora”.
Em estúdio gravando as vozes do seu próximo disco, previsto para setembro, ele também ressaltou: “São composições inéditas. Vamos saber mais ao longo das gravações”, diz, sobre o primeiro trabalho com inéditas em sete anos.
Nando acabou de completar 60 anos, tem esbanjado disposição com um ano que já começa com muitos projetos na agenda e considera revigorante. “Aprendi que a vida a gente constrói todos os dias. E que o tempo me ajudou a aceitar muitas coisas. Sou feliz com 60 anos. É curioso que já me classifiquem como idoso”. Declaração que só reitera o que músico frisou recentemente: “Me sinto muito mais ativo do que quando estava com 50, por razão da forma como passei a viver, minha disposição, minha mudança de hábitos”. O show no ID: Rio Festival mostrou isso! Nando era puro entusiasmo e contagiou o público que cantou seus sucessos em coro na Arena Cantareira, em Niterói.
Além do novo álbum, Nando também participa do reencontro dos Titãs a partir de abril, segue em turnê com a cantora Pitty e encerra a Nando Hits dias 11 e 12 de fevereiro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. “Estou encerrando essas duas turnês agora no começo do ano, depois terá a com os Titãs que vai ser e já está sendo incrível. No segundo semestre vem o disco de inéditas, além de um podcast e outras novidades na Minha Mochila, uma carteira digital que está sendo muito divertido fazer”, conta.
Com canções que embalaram (e embalam) a vida e os romances de muitas pessoas Brasil afora, o cantor celebra: “São muitas histórias deste tipo que chegam e todas com um significado tão singular que seria injusto de minha parte citar uma só. Eu leio, ou tento ler quase tudo que chega até mim. Gosto muito dessa troca”. E conclui sobre as quatro décadas dedicadas à MPB: “Eu me sinto muito privilegiado de poder trabalhar com o que gosto e ser reconhecido com tanto amor e carinho. Isso é gratificante”.
Artigos relacionados