‘É movimento de reconexão com a essência’, diz Assucena sobre a mudança do nome de ‘As Bahias e a Cozinha Mineira’


Três meses depois de lançar ‘Enquanto estamos distantes’, um EP todo produzido remotamente, o trio agora batizado ‘As Baías’ anuncia dois novos singles: ‘Respire’, com o mestre Rincon Sapiência e ‘Coragem’, com carioca MC Rebecca, ambos com clipes já gravados. Vem saber!

Trio muda de nome, As Baías, explora sonoridades mais pops e traz dois lançamentos em breve (Foto: Thiago Bruno)

*Por Rafael Moura

Três meses depois de lançar o EP, ‘Enquanto estamos distantes’, um trabalho todo produzido remotamente, o trio As Bahias e a Cozinha Mineira muda de nome. Agora, ‘As Baías’, marcando uma fase com referências do universo pop e contemporâneo na carreira do grupo. Com a mudança de nome, Assussena Assussena, Rafael Acerbi e Raquel Virgínia direcionam o trabalho para um novo estilo também reescrevendo uma trajetória mergulhada na coragem, na poesia e no afeto. “Para essa nova fase estamos mergulhando em um universo com referências mais pop. É um movimento de transformação e amadurecimento do nosso trabalho”, conta Raquel Virgínia. Mas a grande novidade é que hoje, dia 4, e 11 de setembro tem lançamentos da banda o que já deixa os fãs eufóricos. Incluem duas parcerias, com Rincon Sapiência e MC Rebecca, respectivamente. A primeira parceria da banda foi no disco ‘Tarântula’, 2019, com o rapper Projota, na faixa ‘Tóxico Romance’.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O EP já era uma prévia dessa nova fase. “A realização deste projeto foi um super aprendizado. Tentamos trazer um ar mais pop para esta música, sem deixar a nossa essência. Esperamos que todos curtam esta novidade. Fizemos com muito carinho”, conta Rafael Acerbi, que estreou como produtor. E completa: “Nosso Apartamento já era o primeiro passo rumo a um novo som. Tentamos trazer um ar mais pop para esta música, sem deixar a nossa essência. Esperamos que todos curtam esta novidade. Fizemos com muito carinho”.

Leia Mais – As Bahias e a Cozinha Mineira’ lança o EP ‘Enquanto Estamos Distantes’, todo produzido em casa via web

O trio As Baías nessa nova fase apostam em um ar mais pop, sem perder a sua essência. (Foto: Leandro Franco)

Como diz um trecho do single ‘Respire’, em parceria com Rincon que empresta sua musicalidade africana, pautada na pretitude e na energia das periferias, ‘respirar pra gritar, pra cheirar, pra amar, pra dizer que eu tou aqui e meu bonde é pesado’. A ideia é injetar mais frescor na sonoridade da banda mostrando infinitas possibilidades musicais. “Não queremos ser conhecidos como o grupo de tal ritmo, queremos explorar a música popular brasileira”, conta Rafael Acerbi. “Essa nova fase é um movimento de conexão, e reconexão com a nossa essência, respeito, natureza… e uma das menos respeitadas é a das mulheres trans e a gente está lutando por esse respeito com o indivíduo, com o que é natural”, reflete Assucena Assucena.

A capa do single Respire, d’As Baías com Rincon Sapiência com lançamento para dia 4 (Foto: Rodolfo Magalhães)

Já com a polêmica carioca MC Rebecca, o trio lançará no dia 11, ‘Coragem‘, uma faixa que fala sobre força e autoestima, com clipe já gravado. Será que teremos As Baías tocando em todas as pistas pós-pandemia? “Falar sobre música no Brasil que vive um turbilhão de emoções, com tantas notícias difíceis é sempre um alento”, desabafa Raquel Virgínia.

MC Rebecca divulgou recentemente que seu álbum está previsto para o fim do ano ou início de 2021. Nos seus planos, também está conseguir uma parceria com a cantora americana Normani. Antes, ela vai lançar um ‘mini DVD’: o registro audiovisual gravado durante a pandemia. A MC alugou uma casa para a quarentena e se isolou com sua equipe neste local, onde desenvolveu todo o projeto ‘Carentena’, com a faixa ‘Ela Vai Atrás’, que será lançada ainda neste mês.

O trio As Baías com a MC Rebecca. A faixa ‘Coragem’ será lançada no dia 11 (Foto: Rodolfo Magalhães)

Em comunicado enviado aos jornalista, o grupo afirmou que sempre acompanhou, com o passar dos anos as inovações e criações da indústria da música, gostando do que veem. Surgiu aí um interesse de promover uma guinada nos rumos tomados até então a fim de converter sua proposta em algo mais pop. A trajetória do trio inclui três álbuns até o momento – ‘Mulher’, 2015, ‘Bixa’ 2017, vencedor do Prêmio da Música Brasileira, e ‘Tarântula’ 2019, que concorreu ao Grammy Latino.

Leia Mais – Com As Bahias e a Cozinha Mineira, Mahmundi e Liniker, Grammy Latino mostra a força da arte ativista