Moda & Beleza

SENAI CETIQT cria Pós-Graduação em Gestão e Planejamento de Modelagem: Moda Praia e Fitness

A Região Sudeste concentra 48,1% da produção destes setores de vestuário e o curso oferece um programa inovador e relevante de capacitação para modelistas e designers que desejam ampliar as possibilidades de carreira nesta conexão com a Quarta Revolução Industrial

Publicado em 28/03/2019 | Por Heloisa Tolipan

No livro ‘História da Moda’ do meu querido Marco Sabino está lá, na página 234 uma reportagem publicada na revista A Cigarrra de fevereiro de 1967, assinada por Orlandino Rocha e fotos de Alexandre Baratta. O título? ‘Arpoador 40º’. O texto é uma delícia e tem uma parte que diz assim: “O Arpoador é um teatro onde somente duas peças fazem sucesso: as do biquíni”. Com um ar de reportagem vanguardista, o jornalista continua: “(…) Nessa praia, o carioca abastece o seu espírito com cores vivas e andantes. Nas areias do Arpoador, minúsculos biquínis (e eram duas peças enormes!) se movem com sutileza e feminilidade como se fossem as próprias estrelas-do-mar. Pois bem. A tônica da nossa moda praia atrai olhares de Norte a Sul do país há anos e é como branding para o mundo.

Quando Jorge Ben Jor criou a expressão “patropi” na música “País Tropical” para o Brasil não podia ter sido mais feliz. Patropi, aliás, poderia responder também por Paraíso Tropical. Pois foi com esse mélange que um setor do vestuário fez o nosso país ser reconhecido mundialmente como lançador de tendências: moda-praia. Mesmo que o biquíni tenha sido inventado na década de 40 pelo estilista francês Louis Réard e que Diana Vreeland tenha dito que “o biquíni é a invenção mais importante do século 20 depois da bomba atômica”, a moda praia made in Brasil é a síntese de inovação, criatividade e tecnologia. E o SENAI CETIQT, instituição que desenvolve uma importante política educacional para atender à demanda dos alunos e a sinergia com o mercado de trabalho criou o curso de Pós-Graduação em Gestão e Planejamento de Modelagem: Moda Praia e Fitness.

Como já frisei aqui, o SENAI CETIQT implementa medidas que direcionem os alunos a reconhecer a universidade como uma aliada, um instrumento singular para o impulsionamento de suas potencialidades. Os programas são exclusivos, os laboratórios de última geração e o reconhecimento é de uma instituição indutora da moda no Brasil.

– Fizemos uma grande pesquisa de mercado e criamos o curso. Ele é inovador e direcionado para profissionais que já atuam no mercado. Vamos atender um público plural. No Estado do Rio, por exemplo, temos pólos de moda em Friburgo e em outras cidades e a demanda é grande – conta Melissa Silva, especialista em coordenação de Design de Moda do SENAI CETIQT.

Melissa Silva, especialista em coordenação de Design de Moda do SENAI CETIQT

Melissa Silva, especialista em coordenação de Design de Moda do SENAI CETIQT

O curso de Pós-Graduação em Gestão e Planejamento em Modelagem: Moda Praia e Esportiva do SENAI CETIQT foi idealizado para suprir uma necessidade latente neste segmento de mercado, tendo em vista que a Região Sudeste concentra 48,1% da produção de moda-praia, com destaque para a cidade do Rio de Janeiro, Regiões dos Lagos e Serrana.

A Pós-Graduação latu sensu em Gestão e Planejamento de Modelagem: Moda Praia e Fitness tem duração de 360 horas, sendo 297 horas presenciais e 63 horas a distância. O curso oferece um programa inovador e relevante de capacitação para modelistas e designers que desejam ampliar as possibilidades de carreira. O egresso terá a habilidade de gerir, planejar e produzir modelagem de moda praia e fitness, utilizando as duas ferramentas mais renomadas da indústria: os softwares LECTRA e AUDACES 360.

Leia aqui – SENAI CETIQT fortalece a cadeia têxtil e de confecção nacional com MBI em Indústria 4.0

Uma excelente notícia para quem estiver interessado são os seis meses de licença de Audaces fornecida gratuitamente para cada aluno. Explicando: o Audaces é um software importantíssimo de modelagem existente no mercado nacional. Sem o auxílio dele, o trabalho de modelar, digamos, uma simples camiseta em três tamanhos pode levar até duas horas e meia de trabalho manual. Com o software, basta dar um clique no mouse. O resto é tecnologia pura.

– Usar o software acelera muito o processo de aprendizagem. Ao invés de riscar, usar régua e fita, você faz tudo na tela do computador – explica Melissa. – Sabe quando o arquiteto traça a planta de uma casa em um laptop? Primeiro, ele faz em tamanho pequeno e, quando imprime, sai grande, certo? Com o Audaces é mais ou menos isso, você modela numa tela pequena e, ao imprimir, tem o resultado em tamanho real no papel. Em seguida, usa a máquina específica para cortar o produto.

Além do Audaces, o Senai Cetiqt trabalha com o software francês Lectra. O investimento em equipamentos de primeira geração faz parte da orientação da instituição de proporcionar aos alunos o que há de mais moderno para a conexão com a Indústria 4.0.

Para desenvolver o programa da pós-graduação, Melissa conversou com vários profissionais da área. E chegou à conclusão de que o grande “gargalo” da moda-praia nacional está precisamente na questão da modelagem.

– As peças precisam ter o DNA da marca. O cliente tem de buscar aquela marca porque as peças são cavadas, porque não são tão cavadas assim, porque são clássicas… Não é só fazer um biquíni com modelo bonitinho. O profissional que faz a nossa pós-graduação tem a exata noção do que o mercado precisa. Os alunos são formados para atuar no dia a dia do mercado de trabalho que já está fazendo a transição para a Quarta Revolução Industrial.

Leia Mais – SENAI CETIQT: Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0 será realizado em Fortaleza

Para isso, Melissa enfatiza os três pilares básicos do Senai Cetiqt: embasamento teórico, ferramentas e ligação com o mercado. O esforço para cuidar de cada aluno é grande e a dedicação se faz em tempo integral. O conteúdo programático é super democrático. Desde ciência e tecnologia dos materiais passando por moda praia e esportiva feminina e masculina, infantil, plus size e pós-praia.

A pós-graduação em Moda Praia e Esportiva do SENAI CETIQT é coordenada pela professora Ana Claudia Lopes, responsável pelo curso de Design de Moda da instituição. As aulas começam no dia 26 de abril, na unidade Barra da Tijuca.

As inscrições estão abertas no site do SENAI CETIQT.

Leia Mais – SENAI CETIQT – Aula Magna enfatiza a importância das competências socioemocionais em todos os âmbitos da vida

Como o curso está estruturado?

Com o intuito de formar profissionais de alto nível para o mercado, o curso é estruturado em módulos que são inaugurados com palestras e workshops de sensibilização acerca do conteúdo a ser abordado, contando com a participação de profissionais renomados de moda praia e fitness. Estes profissionais convidados irão compartilhar com os participantes suas visões de mercado e experiências.

Com disciplinas presenciais e a distância, a Pós-Graduação em Gestão e Planejamento de Modelagem: Moda Praia e Esportiva tem um modelo de avaliação diferenciado, contando com uma banca de avaliação ao final de cada módulo, formada por professores e profissionais de destaque no mercado de modelagem destas duas áreas, o que proporciona ao aluno a oportunidade de expor e ter um feedback profissional sobre suas ideias e conceitos durante diversos momentos do curso.

Por se tratar de um curso de nível intermediário, o candidato deve ter conhecimentos básicos sobre modelagem tridimensional, modelagem plana em tecidos elásticos e planos, além dos softwares LECTRA e AUDACES. Caso o candidato não possua estes conhecimentos, poderá realizar cursos de extensão no próprio SENAI CETIQT ou em outro local de sua preferência. O objetivo é que toda a turma esteja nivelada, de forma a assimilar o conhecimento de forma mais homogênea e profunda.

Diferenciais:

  • Kit de estudo (software AUDACES360 + LECTRA + manequim de moulage profissional + kit de réguas);
  • Feira de tecidos exclusiva para os alunos com as marcas mais importantes do mercado;
  • Acesso e aulas práticas no Fashion Lab SENAI CETIQT.
  • Oportunidade de apresentar o projeto desenvolvido durante a formação para empresários / profissionais do setor têxteis e confecção;
  • Palestras com profissionais do mercado nas aulas INTRODUTÓRIAS dos módulos;
  • Acesso a vagas de emprego.

Pesquisas relacionadas