Moda & Beleza

SENAI CETIQT: Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0 será realizado em Fortaleza

A primeira edição do evento será realizada dia 4 de abril na capital cearense e promoverá o encontro entre especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de promover debates e palestras que abordarão os desafios e fases da implantação da Indústria 4.0

Publicado em 25/03/2019 | Por Heloisa Tolipan

Quando participei, em outubro de 2018, da cerimônia histórica do SENAI CETIQT de conclusão do curso da primeira turma de Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0, tinha a plena consciência de que aquele momento era considerado um marco para o setor, uma vez que tais projetos foram as primeiras sementes para o início da Quarta Revolução Industrial no setor têxtil e de confecção brasileiro. Ali, 48 empresários e executivos de 32 empresas do setor têxtil e de confecção compartilharam ideias, conhecimentos, informações e, hoje, são capazes de elaborar projetos de implantação da Confecção 4.0, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis. E foi durante aquele encontro que nasceu a ideia da Edição Nordeste para 2019, que eu contei semana passada para vocês sobre o curso pioneiro para pequenos, médios e grandes empresários. É o resultado do reconhecimento da região como área estratégica para transformação da indústria.

Agora, volto aqui para falar de outra inovação que foi anunciada naquela noite e que se tornou concreta. O SENAI CETIQT vai realizar o 1º Simpósio Brasileiro em Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0, em Fortaleza (CE), no dia 4 de abril de 2019. Serão discutidos temas como ‘Cenários e Perspectivas 4.0‘; ‘Máquinas e Equipamentos para a Indústria 4.0‘; ‘Cases de sucesso da Indústria 4.0 no Brasil’; ‘Profissional 4.0‘; e ‘Ecossistemas de Inovação‘.

Leia aqui – SENAI CETIQT fortalece a cadeia têxtil e de confecção nacional com MBI em Indústria 4.0

Bem que naquela noite de festa, o diretor-executivo do SENAI CETIQT, Sérgio Motta avisou: “O prêmio tem um significado especial, pois demostra que são essas empresas que começam, a partir de agora, a modificar o cenário da indústria têxtil brasileira. A semente que plantaram aqui é o começo de algo grandioso para o Brasil e para a nossa Quarta Revolução Industrial”. Em 2019, o SENAI CETIQT está comemorando 70 anos de criação e a simbiose entre referência de educação e high tech e inovação para a indústria e o mercado é evidente em ações. O mais bacana é que, paralelamente ao simpósio, o Nordeste ganhou o MIB em Indústria Avançada 4.0. Considero que todas essas iniciativas corroboram uma integração nacional maior ainda em prol da implantação da Indústria 4.0 no país.

Sérgio Motta, diretor-executivo do SENAI CETIQT

Leia mais – SENAI CETIQT apresenta os primeiros projetos no modelo de Confecção 4.0

Pois bem, segundo o gerente de Educação do SENAI CETIQT, Robson Wanka, “a realização do Simpósio na cidade de Fortaleza é resultado do reconhecimento de toda a Região Nordeste como área estratégica para a transformação da indústria têxtil e de confecção nacional. Esse encontro vai reunir o que há de mais avançado mundialmente para o setor dentro do contexto 4.0”.

Robson Wanka, gerente de educação do SENAI CETIQT

Como o SENAI CETIQT divulgou, o Simpósio é direcionado aos gestores de empresas do setor e contará com palestras e painéis de profissionais altamente qualificados e atuantes nos cenários nacional e internacional, que apresentarão novos dados, cases e tecnologias que terão impacto e aplicação prática na indústria têxtil e de confecção no Brasil. Entre os palestrantes estão: o gerente de Energia do Grupo Marzotto, Corrado Grassi; o chefe do Gabinete de Projetos na Fraunhofer IPK Brasil, Markus Will; o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI-DN, Marcelo Fabrício Prim; o professor titular em Metrologia, Instrumentação e Automação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Alberto Schneider; o gerente Executivo da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-DN, Felipe Morgado; o diretor de Operações da Silmaq, Ricardo Fischer; e o Product Manager Control Technology da Dürkopp Adler, Timo Tarrach.

Leia Mais: Representantes de grandes empresas no mundo da moda discutem o futuro do setor têxtil e de confecção em MBI inovador promovido pelo SENAI CETIQT

Após o evento os participantes contarão também com o Espaço Networking, ambiente exclusivo e preparado especialmente para promover a troca de experiências e novos negócios e onde será servido um coquetel. No dia seguinte, os ex-alunos da primeira turma de MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 farão uma visita ao Grupo Guararapes Confecções a fim de compartilhar conhecimentos e experiências e visualizar na prática as iniciativas dos integrantes da empresa que também se formaram nesta turma em outubro 2018.

Leia Mais: Em busca de um mercado mais inteligente e competitivo, SENAI CETIQT promove MBI em confecção 4.0 para propagar conceito do futuro no setor

A programação completa e as inscrições para o 1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0 estão disponíveis no site https://goo.gl/Hdo9Px.

MBI em Indústria Avançada

O SENAI CETIQT está com inscrições abertas para o Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 – Edição Nordeste. O curso oferece 40 vagas para representantes das grandes empresas do Setor Têxtil e de Confecção, e tem como objetivo formar profissionais capazes de elaborar projetos para implantação da Confecção 4.0, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis. Serão 288 horas de Educação a Distância (EaD) e 72 horas presenciais –, entre os dias 5 de abril e 19 de outubro de 2019. As imersões acontecem em seis estados do Nordeste (Ceará, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte) e uma visita à Planta Piloto de Confecção 4.0 do SENAI CETIQT no Rio de Janeiro. Informações e inscrições: www.senaicetiqt.com.

Sobre o SENAI CETIQT 
Quando falamos sobre o setor de moda no Brasil, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria e para o mercado. Criada em 1949, a instituição oferece serviços transversais que a consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores. Com cursos de nível superior, pós-graduação e extensão, também oferta formações técnicas, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional em espaços que simulam o processo industrial, possibilitando o “aprender fazendo” desde as primeiras aulas.

Por intermédio do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, presta serviços especializados de Metrologia (ensaios para avaliação da conformidade e calibração); Consultoria (criação, produção e qualidade) e Pesquisa Aplicada (criação ou aprimoramento de novos materiais, produtos, processos e sistemas). Já o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos foi criado para desenvolver soluções em química sustentável por meio de biotecnologia e de novos recursos renováveis para o estabelecimento de produtos e processos, atendendo assim à demanda de PD&I da indústria química brasileira.

Serviço:
1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0
Data: 4 de abril de 2019
Local: Fortaleza (CE) –
Horário: 13h às 22h
Informações: https://goo.gl/Hdo9Px

 

Pesquisas relacionadas