O site HT tem feito um preview de tudo o que designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior vão conhecer no Inspiramais 2020_I, Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. Hoje é a vez de a gente fazer uma viagem e contar para você um pouco sobre o projeto Iconografia Local, capaz de inspirar com antecedência a produção diversificada de produtos para moda e design. O evento promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abrange toda a cadeia dos setores de moda, calçadista e moveleiro, apresentando mais de 1.000 materiais inovadores para as indústrias da América Latina e será realizado nos dias 15 e 16, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo.
Leia aqui – Play: esta é a máxima do Inspiramais 2020_I, que rola em São Paulo, nos dias 15 e 16 de janeiro, Entenda!
Como temos levantado aqui a bandeira da brasilidade nos textos sobre moda, acreditando que esse é um fenômeno de convergência e apostado no handmade e no artesanato de luxo made in Brasil, uma espécie Ferrari nossa aos olhos do mundo, o projeto Iconografia Local é um dos mais significativos para a moda e o design brasileiro e tem posicionado o Brasil como referência internacional em identidade de produtos com características brasileiras. Depois de desembarcar na região da Farroupilha, no Sul do país, para registrar pelo olhar da designer Paola Fabris as flores, folhas, frutos, esculturas, texturas, cores e objetos a fim de retratar a riqueza de uma cultura capaz de inspirar a produção diversificada de produtos para o setor de moda e que já estão sendo utilizados como referência no processo de criação de estilistas, estudantes, designers e artistas que sempre estão em busca de inspirações e novidades, esta edição do Inspiramais apresentará os resultados das pesquisas realizadas no Nordeste da Bahia.
As raízes da região baiana que poderão ser transformadas em moda brasileira serviram de inspiração para este projeto realizado pela Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Desta vez, tendo o designer Lucas Magalhães à frente das pesquisas, as folhas, estradas, pessoas, esculturas, cores, a aridez e o sol, texturas e objetos foram decodificados por meio de um mergulho na história e registro de imagens, resultando no “Iconografia Local Bahia”.
A superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães definiu o projeto que será apresentado ao público no dia 15: “Um olhar apurado, nos faz encontrar nesta economia globalizada de produções massificadas e padronizadas, uma forma de atender ao consumidor atual, que busca além da satisfação de suas necessidades um significado para aquilo que compra”.
Esta edição, o Iconografia local concentrou todo o processo de pesquisa tendo como roteiro o Nordeste baiano, passando por Morro do Chapéu (Vila do Ventura, Gruta dos Brejões e Buraco do Possidônio), Ipirá (visitas à ateliês de selaria e trabalho em couro, tradição dos vaqueiros da região) e Conceição do Coité (visitas ao cultivo e tratamento de sisal bem como à manufatura e artesanato).
A equipe de estudo em campo preparou uma apresentação de cartela de cores, protótipos e vídeos desenvolvidos a partir da pesquisa que servirão de referências para o processo criativo de estilistas, estudantes, designers e artistas que buscam por inspirações.
O coordenador do projeto edição Bahia, Lucas Magalhães antecipa o que vamos conferir in loco: “A iconografia do Nordeste baiano é uma trama forte de sisal, trabalho duro e com orgulho do que se produz, do que se é e de onde se está. Enquanto as mãos trabalham, o sorriso está no rosto e as bocas arrematam lições de vida. Terra seca e castigada faz do uso do couro uma arte e um símbolo. Encontramos cores, texturas, sentimentos e lições que fazem cada vez mais inadiáveis investigações das várias iconografias que enriquecem nosso imenso país. Um retrato de parte da Bahia que é o trabalho, a persistência e o orgulho de um Brasil todo”. Em síntese, como nos foi informado, o Iconografia Local é uma fonte de diferenciação que permite aos pequenos negócios concorrerem a partir de outros atributos, como diferenciação e agregação de valor.
Leia aqui – Minas Trend: o start de 2020_I do Conexão Inspiramais. A moda está aqui, agora e para sempre!
O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF e Francal.
Serviço
Inspiramais 2020_I
Data: 15 e 16 de Janeiro
Local: Centro de Eventos Pró-Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)
Horário: 09h às 19hs
Entrada gratuita para profissionais do setor
Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br
Artigos relacionados