Moda & Beleza

Inspiramais 2020_I: No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, o comportamento do consumidor abordado em mega projeto

O Conexão Inspiramais é norteado pelo tema ‘’Play’’ e será apresentado em formato de exposição e palestras nos dias 15 e 16 de janeiro, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo. O projeto é resultado de um amplo estudo e os vistantes irão conferir as novidades para a moda com foco em nichos de mercado e maior assertividade comercial para toda a indústria

Publicado em 02/01/2019 | Por Heloisa Tolipan

Designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior já estão contando os dias para participarem da nova edição do Inspiramais 2020_IÚnico Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. O evento promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian LeatherBy Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abrange toda a cadeia dos setores de moda, calçadista e moveleiro, apresentando mais de 1.000 materiais inovadores para as indústrias da América Latina e será realizado nos dias 15 e 16, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo. Disposto a enriquecer a discussão e produção no mundo da moda, sempre focadas nos materiais, como tecidos, estampas, couros, saltos, sintéticos e aviamentos, e na atemporalidade da moda, o Inspiramais 2020_I  apresentará, em formato de exposição com palestras, os produtos inovadores após um amplo estudo com referências e cartela de cores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia aqui – Play: esta é a máxima do Inspiramais 2020_I, que rola em São Paulo, nos dias 15 e 16 de janeiro, Entenda!

O site HT, que acompanha há anos todas as edições do Inspiramais, faz agora um preview para você sobre o projeto Conexão Inspiramais, que será conferido em primeira mão no dia 15 com ênfase no consumidor. É o resultado de um ciclo que começa com um estudo das inspirações e referências de moda elaborado pelo Núcleo de Design da Assintecal, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues, e segue envolvendo a participação de empresas que recebem orientação para criar e desenvolver materiais inovadores em design e tecnologia para a estação abordada.

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal

Depois de proporcionar aos integrantes dos principais polos produtivos brasileiros, que se destacam nos segmentos calçadista, confecções, couro, têxtil, artefatos e materiais, uma experiência sensorial e informativa através das Palestras de Inspirações 2020_I, que fazem parte do projeto Conexão Inspiramais, colocando-os em contato direto com o que há de mais moderno em indicativos de inspirações para promover o desenvolvimento de produtos inovadores, os resultados são apresentados no Salão de Design e Inovação de Materiais com foco em nichos de mercado e maior assertividade comercial para todas as indústrias. As Palestras de Inspirações 2020_I buscam estabelecer novos direcionamentos para a indústria da moda, baseados na metodologia da pirâmide de produtos, enfatizando a inovação e possibilitando, através de um planejamento estratégico, que um produto inovador possa alcançar a massificação caracterizada por volume e competitividade. A palestra de Inspirações 2020_I é promovida pela Assintecal, Associação da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para promover as empresas, ressaltando o design brasileiro como diferencial no mercado nacional e internacional e incentivando as instituições participantes a se tornarem cada vez mais competitivas, são selecionadas mais de 1.000 novidades em materiais para serem lançadas no evento como frisamos acima.

Leia aqui – Minas Trend: o start de 2020_I do Conexão Inspiramais. A moda está aqui, agora e para sempre!

Para vocês entenderem tudo o que será visto no projeto Conexão Inspiramais, precisamos explicar a Metodologia da Pirâmide: assertividade nos negócios. Todo o estudo é elaborado com base na criação da figura de uma pirâmide, que representa os 100% do mercado de moda. Dividida em três estágios que, juntos, vão atender a diferentes necessidades e desejos, facilitando a compreensão de quem é e como se comporta o consumidor – para quem os produtos são criados. “A moda, hoje, move-se cada vez mais rápido, e precisamos estar aptos a planejar e criar produtos com velocidade e foco, sem perder de vista o desejo do consumidor, a informação de moda e os novos nichos de mercado. Com isso, podemos diminuir a margem de erro e, consequentemente, aumentar os lucros”, comenta Walter Rodrigues.

Os 10% são o início de todo o processo, e representam o nascimento das ideias, com base em uma pesquisa direcionada que determina objetivos e sistematiza a inovação e a experimentação. Surgem produtos que se tornam desejos de consumo para as pessoas com muita informação de moda e só se interessem por produtos diferentes e também produtos criados exclusivamente para nichos de consumo ligados à música e ao esporte, servindo de referência para lançamentos futuros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os 30% são resultado do estudo do ranking de aceitação dos produtos propostos nos 10%. Com base nesses resultados, a criação é alinhada com os processos industriais. Aqui há uma adequação de modelagem e fabricação para uma ficha técnica definitiva, para a busca da matéria-prima mais competitiva, do fornecedor mais confiável do mercado e para a planificação da distribuição. Neste ponto, o produto incorpora a informação de cores, texturas, acabamentos e estampas prevista nas tendências de moda, preparando-se para a grande produção e venda no mercado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os 60% estabelecem um momento de produção rápida e lucrativa, tendo em vista a experimentação, nos 10%, e o processamento, nos 30%. As etapas anteriores fornecem ferramentas que facilitam a aceitação e o sucesso comercial dos produtos no mercado. Os produtos que são a referência da empresa precisam ser constantemente atualizados através da avaliação do ranking, implementando venda de novos produtos que substituem os itens sem apelo de mercado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Exatamente pelo conteúdo apresentado pelo Inspiramais ser tão importante, a Assintecal e parceiros visam contemplar a maior quantidade de pessoas possíveis com informação de qualidade e espírito vanguardista. O sucesso deste trabalho, inclusive, está se consagrando na internacionalização do Inspiramais. Além de rodar o país, a equipe viajou recentemente para Guadalajara, no México, para levar a metodologia da pirâmide de produto. “Fomos muito bem recebidos justamente por conta do nosso trabalho, que foi muito bem dirigido pela equipe da Assintecal”, conta Walter Rodrigues. O convite para a estadia no exterior partiu dos próprio mexicanos que viram no projeto uma oportunidade de entender ainda mais o mercado e lucrar nos negócios. O ingresso em uma feira internacional só foi possível graças aos olhares internacionais sobre o evento do Inspiramais.

Tudo o que será visto em inovação no projeto Conexão Inspiramais desta edição 2020_I foi norteado pelo tema “Play”. “Há um duplo sentido. Estamos vivendo tempos difíceis e, por isso, precisamos trazer um lado mais divertido. Ao mesmo tempo, o tema também carrega a ideia de apertar o botão e acelerar na criatividade e no fazer diferente”, salienta Walter Rodrigues. E acrescenta: “Hoje, não temos uma forma de vestir, mas sim uma nova maneira de interpretar a roupa e os acessórios. Não é apenas um jogo de peças, mas um diálogo entre a liberdade de usar, a criatividade e a identidade. Tudo expressando um novo jeito de ser”.

É nesse universo multifacetado já na segunda década do século XXI, que Walter Rodrigues, pesquisador e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, aponta os caminhos das inspirações. “A roupa, mais do que nunca, se transformou em objeto de comunicação. Designers do mundo todo usam suas passarelas para expressar ideias e conceitos, tais como a questão de gênero, o vegano, o de raça e de política, transformando moda em mensagem. Mas isso tudo vem das ruas, a liberdade tão duramente alcançada, possibilita ao uso de roupas e acessórios livres de dogmas de moda, surpreendendo e encantando os observadores da moda, influenciando marcas de roupas, calçados e acessórios, móveis e bijuterias”, explica Walter.

Neste contexto, o lúdico aparece como desconstrução e reconstrução, e como forma de mensagem, identidade e significação. “A arte, a pintura, a cor como contraste do real e construtor de significado também estão presentes neste contexto. Um movimento transformador e constante, onde a não obviedade das formas é que traz o novo, o disruptivo. Mistura que torna a construção potente e viva, onde o otimismo age como rebelião cultural e a transformação em larga escala”, esclarece Walter Rodrigues. Estamos prontos para conferir todas as novidades do Projeto Conexões no Inspiramais 2020_I.

Leia aqui – Inspiramais 2020_I: O novo mundo tecnológico e digital será tônica de palestras com especialistas no Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina

Leia aqui – Inspiramais 2020_I: Superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães fala sobre internacionalização e expectativas para o Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina

 

Confira as datas das palestras:

15/1
9h30
Encontro Conexão Inspiramais  2020_I
Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal
Local: Espaço Conexão Inspiramais

14h
Encontro Conexão Inspiramais  2020_I
Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal
Local: Espaço Conexão Inspiramais

16/1
9h30
Encontro Conexão Inspiramais  2020_I
Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal
Local: Espaço Conexão Inspiramais

Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF e Francal.

Serviço
Inspiramais 2020_I
Data
: 15 e 16 de Janeiro
Local: Centro de Eventos Pro-Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)
Horário: 09h às 19hs
Entrada gratuita para profissionais do setor
Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,