Dr. Alessandro Martins comenta os temas mais abordados durante a 41ª Jornada Carioca de Cirurgia Plástica


O cirurgião plástico ressalta que a rinoplastia foi um dos assuntos de maior destaque: “Muitas mesas importantes, com convidados ilustres nacionais e internacionais, foram formadas em torno desse tema. A queixa sobre a forma, a ponta, o dorso do nariz é muito comum entre homens, mulheres, jovens em geral e pacientes que envelhecem’

*Por Alessandro Martins

A 41ª Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), reuniu alguns dos cirurgiões mais conhecidos do Brasil e grandes nomes internacionais no Hotel Fairmont Copacabana. Ao longo de quatro dias, pudemos conhecer novas técnicas e avaliar resultados e propostas de tratamentos. Com isso, chegamos a algumas conclusões sobre o que foi positivo, o que deve ser alterado, o que precisa ser mantido e o que pode ser melhorado dentro dessa especialidade que impacta tanto o dia a dia e a qualidade de vida do paciente.

A cada edição, a Jornada Carioca de Cirurgia Plástica busca privilegiar determinados temas. Neste ano, observei que os principais debates giraram em torno de assuntos que vêm sendo muito comentados nas mídias e na publicidade. Assim, as cirurgias de contorno corporal, muito desejadas pelos pacientes brasileiros, tiveram grande destaque. Tanto homens quanto mulheres estão em busca de um corpo, uma forma e uma definição melhores em um país onde boa parte da vida é passada ao ar livre.

Alessandro Martins (Foto: Vinicius Mochizuki)

As lipoaspirações de alta definição também mereceram destaque, não apenas por conta das técnicas, mas, principalmente, por suas principais indicações. Sempre que falo de lipoaspiração de alta definição faço questão de repetir que não se trata de uma operação indicada para todos os pacientes. Ela depende de determinadas características de perfil corporal, principalmente do tipo de gordura de cada um, para ter bom resultado.

Leia mais: Dr. Alessandro Martins fala sobre lipoaspiração: mitos, verdades e medos

Essa cirurgia tanto pode ter resultados incríveis se seguirmos exatamente a cartilha. Nossa preocupação em relação a essa técnica é o acompanhamento a longo prazo dos pacientes, pois eles podem vir um dia a ganhar peso. Como ficaria o resultado da técnica com o ganho de peso e o aparecimento da flacidez com a evolução da idade?

Leia mais: Dr. Alessandro Martins esclarece a dúvida: depois da lipoaspiração o volume no local não volta mais?

O congresso também se deteve sobre terapias estéticas auxiliares, como o uso dos preenchedores, da toxina botulínica e dos estimuladores de colágeno, que são um dos assuntos mais comentados atualmente. Falou-se sobre o que faz efeito e o que não faz, qual é a vantagem de se estimular a produção de colágeno, os protocolos corporais de bioestímulos de colágeno e os protocolos faciais desses estímulos. Na minha análise, ficou bem claro que os bioestimuladores têm efeito de prevenção contra a flacidez ou manutenção da elasticidade da pele, sem representar um tratamento contra o excesso.

Leia mais: Dr. Alessandro Martins fala sobre o uso de bioestimuladores de colágeno em tratamentos de flacidez corporal

A sobra de pele (flacidez cutânea) é difícil de ser tratada, porque ainda não existem máquinas, produtos ou fios que consigam resolver o problema sem o recurso à cirurgia. A retirada ainda é a melhor opção. Não tem tecnologia, medicação, bioestimulador que substitua a remoção de pele quando a flacidez é excessiva. Os bioestimuladores de colágeno são uma terapia para prevenir a flacidez e manter a pele jovem e saudável, evitando e retardando o envelhecimento.

O assunto de maior destaque dessa Jornada, porém, foi mesmo a rinoplastia. Muitas mesas importantes, com convidados ilustres nacionais e internacionais, foram formadas em torno desse tema. A queixa sobre a forma, a ponta, o dorso do nariz é muito comum entre homens, mulheres, jovens em geral e pacientes que envelhecem e acabam encarando a queda da ponta. É uma queixa em diversas idades – Alessandro Martins, cirurgião plástico

Leia mais: Dr. Alessandro Martins fala sobre rinomodelação, procedimento para melhorar a aparência do nariz

Mas é preciso lembrar que a rinoplastia, desejo de muitos pacientes, é uma cirurgia embelezadora que muda muito o perfil estético do rosto. É importante compreender que essa operação deve ser adequada ao seu perfil e à sua estrutura facial. Não podemos escolher o nariz que teremos; podemos melhorar o que temos e, dessa forma, trazê-lo para o mais próximo possível do nosso desejo.

Muitos critérios são importantes quando falamos dessa cirurgia. O nariz tem uma estrutura óssea e uma estrutura cartilaginosa e por cima fica a nossa pele. Gosto de comparar o resultado de uma rinoplastia com quando temos um travesseiro e um lençol: se colocarmos um lençol fino em cima do travesseiro, ele será facilmente visualizado. No entanto, se pusermos um cobertor ou um edredom grosso, não conseguimos ver o que há por baixo.

Com o nariz acontece exatamente isso: a pele espessa esconde a estrutura. Muitos desejam o perfil estético com a ponta fina, bem definida. Para que tenhamos esse perfil precisamos de uma pele fina. O formato do nariz é a união de três fatores: a estrutura cartilaginosa, que dá a forma; a estrutura óssea, responsável pelo dorso, pela largura do nariz na sua base; e a pele que o reveste. A rinoplastia é a junção dos tratamentos dessas três estruturas.

Nosso foco foi a rinoplastia que preserva a estrutura nasal. O que mantém essa estrutura são as cartilagens. Não adianta ter um nariz bonito que não seja funcional: a função do nariz é permitir que o paciente respire bem. A rinoplastia estruturada é aquela que mantém a estrutura do nariz, que a corrige quando há algo a ser corrigido ou que a melhora. Hoje em dia, a cirurgia tem como base a estruturação. Ela vem de dentro para fora.

É fundamental preservar as cartilagens. Podemos moldá-las ou afiná-las, mas não podemos ressecá-las em excesso, pois isso leva a um colapso da respiração. Não adianta ter um nariz bonito se não se respira bem. A importância disso foi bastante enfatizada durante a Jornada: é possível termos narizes belos com sua estrutura cartilaginosa e funcional preservada

Também se falou muito da rinoplastia primária (a primeira que o paciente faz) e das secundárias ou terciárias (quando é operado mais de uma, duas vezes). Essas cirurgias são mais difíceis, pois trabalhamos com muitas alterações cicatriciais causadas, por vezes, por vários profissionais. Isso leva a uma maior dificuldade técnica para se obter um bom resultado estético. Quanto mais operamos uma estrutura, mais o processo cicatricial retrai, retorce e muda a posição das cartilagens e a posição dessa cirurgia, desse nariz.

Vários outros temas foram abordados durante o evento, que buscou tratar dos temas mais relevantes. Falou-se sobre próteses de silicone, abdominoplastia – todas as cirurgias importantes. Técnicas de rejuvenescimento facial foram reavaliadas e também tivemos novidades. Uma face bonita, jovem e sem estigmas cirúrgicos é a ideia do face lifting atual.

Leia mais: Dr. Alessandro Martins comenta o novo cenário no qual as mulheres têm optado por próteses menores para os seios

Leia mais: Dr. Alessandro Martins fala sobre a abdominoplastia para pacientes que foram submetidos a uma cirurgia bariátrica

Leia mais: Dr. Alessandro Martins fala sobre rejuvenescimento facial: conheça as técnicas e saiba quando e como fazer

LEMBRE-SE

. A lipoaspiração de alta definição é excelente para o paciente que tem indicação e ruim para aqueles que não se encaixam nos pré-requisitos da cirurgia.

. Bioestimulador de colágeno estimula colágeno, mas não consegue corrige flacidez. O excesso de pele é corrigido apenas através de técnicas cirúrgicas.

. Rinoplastia é uma cirurgia de grande desejo. No entanto, quando se trata de nariz, é preciso respeitar o perfil racial e estrutural de cada paciente, bem como a variação de acordo com sexo, idade e espessura da pele. Não se esqueça: nariz bonito é aquele que respira. É necessário unir função e estética.

. Em relação às cirurgias de rejuvenescimento facial, é importante lembrar que a face bela, jovem, precisa de manutenção e pode necessitar de cirurgia.

Contato: Dr. Alessandro Martins

Facebook: clique aqui 
Instagram: @dr.alessandromartins

Site: www.dralessandromartins.com.br