O legado de um rei foi inaugurado com sorrisos, aplausos, uma estátua comemorativa, abraços de fãs de toda uma vida, euforia de crianças e músicas apresentadas por uma orquestra e um coral infantil. Na terça-feira, o site HT foi até a cidade de Resende, no Estado do Rio, para conferir o start do Centro de Excelência Pelé Academia, projeto que transforma em realidade um sonho do Rei do Futebol, Pelé. Com a presença do mestre dos campos, empresários, jogadores e diretoria do Resende Futebol Clube, imprensa nacional e correspondentes internacionais e um time fortíssimo de empresas apoiadoras, como a Ortobom, foi celebrada a nova empreitada que promete unir esporte com disciplina, educação e cidadania. “Esta é uma oportunidade importantíssima de melhorar o país através das crianças, afinal, sempre quis tornar o nosso povo conhecido e respeitado no exterior. Exatamente por isto que este projeto é tão importante para mim. Ainda posso fazer muito pela nossa sociedade. Viva o Brasil!”, enfatizou Pelé. Com uma infraestrutura inspirada nos maiores centros de treinamento do mundo, a iniciativa visa assistir cerca de 100 crianças entre 6 e 21 anos, formando craques e grandes seres humanos que encontrem na bola o talento e, na educação, uma porta para a vida.
O Centro de Excelência Pelé Academia realmente é motivo de orgulho. Visando formar profissionais e cidadãos, o projeto possui uma infraestrutura funcional surpreendente de primeiro mundo, além de uma parceira exclusiva com o Resende Futebol Clube. O espaço vai contar com seis campos de futebol, estrutura para atendimentos médicos, academia e alojamento com camas, colchões, lençóis e travesseiros doados pela Ortobom, uma grandes incentivadoras desta iniciativa. “A Ortobom nos ajudou a viabilizar a infra-estrutura para a casa destes meninos doando não apenas colchão, mas travesseiros, camas e lençóis. Isto é fundamental, porque seremos o lar de diversos estudantes que têm o sonho de crescer e orgulhar o país através do futebol. A empresa acreditou no nosso projeto desde o começo e sou muito agradecido. Um suporte como este é fundamental para formar atletas e, mais do que tudo, cidadãos”, garantiu o diretor de Marketing, Marcelo Montenegro. “É sensacional ver empresas trabalhando para um futuro melhor para crianças. Nós buscamos, em essência, transformar cada garoto em um cidadão melhor”, salientou o gestor de operações, Eduardo Portella.
O evento de inauguração do complexo começou grandioso. Pelé chegou a sobrevoar o Centro de Excelência a bordo de um helicóptero, onde pôde ver as crianças, jogadores do Resende e convidados acenando para ele. Em terra firme, o craque foi recepcionado pela Orquestra de Corda da Educação de Resende e, posteriormente, pelo Coral do Colégio Getúlio Vargas, ações do Programa CriArte. “Todo mundo sabe que sou um chorão e fiquei tão feliz com a animação dos pequenos. Um deles se aproximou de mim e disse que ‘queria ser um Pelé’. Tive que me segurar firme na cadeira para não me emocionar”, disse o Rei do Futebol. Antes de se dirigir para uma coletiva com a imprensa, Pelé ainda recebeu mais uma surpresa. Logo na entrada da Pelé Academia foi inaugurada uma estátua em sua homenagem em tamanho real.
Se para Pelé ver aquelas crianças todas mostrando seus talentos foi pura emoção, imagine o impacto disto no futuro destes jovens. Tanto a orquestra quanto o coral são formados por alunos de escolas públicas, entre 7 e 18 anos, que, através do Programa CriArte, têm a oportunidade de diferentes aprendizados no campo musical. A Orquestra de Cordas da Educação de Resende, por exemplo, tem integrantes das escolas municipais Augusto de Carvalho, Sagrado Coração e Júlio Verne. As crianças aprendem a tocar violino, contrabaixo e violoncelo. Enquanto isto, o Coral do Colégio Getúlio Vargas é formado por estudantes e professores. “Este evento amplia o horizonte dos alunos. Sendo assim, tocar para o Rei é também um reconhecimento do trabalho deles. Percebem que o estudo compensa e isto dá ainda mais energia para continuar. Eles estavam ansiosos com a oportunidade de conhecer”, comentou o coordenador do Programa CriArte dentro da Secretaria de Educação, Rafael Procaci. Para homenagear o ídolo do futebol, os músicos optaram por arranjos especiais da músicas clássicas brasileiras como Aquarela do Brasil, além de canções natalinas.
O futuro das crianças não será o único a ter mudanças devido à inauguração da Pelé Academia. Na verdade, a empreitada representa também um movimento de expansão, e crescimento e reconhecimento para Resende e redondezas. “Este empreendimento é sensacional para o município de Resende. Aqui já são formados os militares na Academia das Agulhas Negras e ainda exportamos carros e caminhões para o mundo inteiro. Agora, ter este centro que está entre os melhores e vai formar jogadores profissionais de destaque no Brasil e no mundo é motivo de muita felicidade. É um mix de esporte, cultura e, principalmente, de formação de cidadãos”, comentou o prefeito de Resende, Diogo Balieiro.
A inauguração foi uma explosão de carinho e homenagens ao Rei do Futebol e a um projeto que promete potencializar o celeiro de craques que é o Brasil. “Só tenho a agradecer a oportunidade de abrir este Centro em Resende. É uma responsabilidade muito grande”, comemorou Pelé. A gente que agradece.
Artigos relacionados