Gente & Comportamento

O legado de um craque: Pelé vai realizar o sonho de inaugurar uma Academia de Futebol que leva o seu nome e recebe apoio de grandes marcas, como a Ortobom

O projeto Centro de Excelência Academia de Futebol Pelé, em parceria com o Resende Futebol Clube, será inaugurado terça-feira, e visa formar atletas e cidadãos sob a ótica do aprendizado em grandes centros de treinamentos mundiais. “Não adianta ser o melhor jogador se a pessoa não souber ler e escrever. Nós queremos passar esta ideia”, afirmou o Rei Pelé, que há 49 anos dedicou seu milésimo gol da carreira às crianças, frisando que o país precisava lutar pelo futuro delas

Publicado em 07/12/2018 | Por Ana Clara Xavier

Com a bola no pé, ele fez história. E seu nome é unanimidade internacional: Pelé. E o ser humano generoso, prestativo e empático só corroborou para se consagrar como o maior ídolo de todos os tempos, fazendo do futebol a sua monarquia de reinado absoluto. E cada sonho que ele ajudou fomentar através dos olhos de milhões de jovens, de uma vez por todas, vai se tornar uma realidade. O Centro de Excelência Pelé Academia de Futebol será lançado na terça-feira, dia 11, em Resende, no Estado do Rio, e terá a missão de formar cidadãos através da inspiração do melhor jogador do mundo. “Não adianta ser o melhor jogador se a pessoa não souber ler e escrever. Nós queremos passar esta ideia nesta escolinha”, afirmou o Rei Pelé, que há 49 anos dedicou seu milésimo gol da carreira às crianças, frisando que o país precisava lutar pelo futuro delas. Tendo a disciplina e a superação como valores, o projeto visa assistir mais de 100 jovens, entre 6 e 21 anos, que serão contemplados com um ensino acadêmico e esportivo baseado nos moldes dos maiores centros de treinamentos do mundo. “O Brasil é um celeiro de craques, mas somente 3% dos adolescentes conseguem atingir os seus objetivos. Dessa forma, o nosso projeto está estruturado para formar atletas e cidadãos. Ao invés de largar o colégio para dominar os campos, o aprendizado escolar torna-se um requisito básico na formação dos jogadores”, comentou o diretor de Marketing, Marcelo Montenegro. O projeto contou com a parceria do Resende Futebol Clube e com o apoio da iniciativa de grandes empresas, como a Ortobom.

Leia: Luigi Baricelli é o astro da campanha de natal da Ortobom e reflete sobre família: “É uma dádiva. As pessoas devem cultivar esta base de vida para não perder essência e valores” 

Com a missão de lembrar às futuras gerações toda a grandiosidade do trabalho de Pelé, a iniciativa conta com um projeto social extra que pretende atender cerca de 1.600 crianças da cidade de Resende e proximidades. “A exigência máxima do Pelé era ter, além de um centro de treinamento, um projeto social marcante que levasse ensino e educação para contemplar todas as crianças, não tendo apenas o interesse em formar profissionais, mas, na verdade, pessoas”, afirmou o diretor de operações, Eduardo Portella. O Rei sempre esteve envolvido em ajudar crianças carentes. A ideia é fazer uma operação em municípios da redondeza levando material esportivo e uma metodologia de ensino de ponta para formar cidadãos. Enquanto a Academia treinará jovens para a vida profissional, o projeto como um todo abrangerá, além dos valores do esporte, o ensino.

A Pelé Academia foi inspirada nos grandes centros de treinamento ao redor do mundo. A equipe coordenadora visitou as sedes do Real Madrid e Barcelona (Foto: Divulgação)

A Pelé Academia foi inspirada nos grandes centros de treinamento ao redor do mundo. A equipe coordenadora visitou as sedes do Real Madrid e Barcelona (Foto: Divulgação)

Saiba: A música transformando vidas: Ortobom apoia o projeto Tapera Das Artes, no Ceará, referência nacional na educação pela arte para crianças e adolescentes

O projeto é uma união de forças. Por ser totalmente gratuito para os jovens e assistir todas as esferas da sociedade, conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e, fundamentalmente, com a parceria de grandes companhias da iniciativa privada. Integrando este time que tornou o sonho do Pelé possível, está a Ortobom. “É sensacional ver empresas trabalhando para um futuro melhor para crianças. Nós buscamos, em essência, transformar cada garoto em um cidadão melhor”, salientou Eduardo Portella. Em prol do ensino e da construção de um país melhor, a Ortobom doou conjuntos compostos por base, colchão e travesseiros, ajudando a mobiliar o espaço da Academia Pelé onde os pequenos atletas poderão morar. “A Ortobom nos ajudou a viabilizar a infra-estrutura para a casa destes meninos doando não apenas colchão, mas travesseiros, camas e lençóis. Isto é fundamental, porque seremos o lar de diversos estudantes que têm o sonho de crescer e orgulhar o país através do futebol. A empresa acreditou no nosso projeto desde o começo e sou muito agradecido. Um suporte como este é fundamental para formar atletas e, mais do que tudo, cidadãos”, garantiu o diretor de Marketing, Marcelo Montenegro.

Juntos fazemos a diferença no mundo: Ortobom apoia a Casa Ronald Mcdonald que acolhe crianças e adolescentes portadores de câncer junto com seus familiares

A Academia contou com a parceria de grandes empresas como a Ortobom que chegou a doar 44 colchões, bases e travesseiros (Foto: Divulgação)

Antes da concretização da Academia, o projeto passou por uma longa história de anos de preparação e idealização. Pelé sempre se envolveu em ações de cunho social para deixar um legado ainda maior na sociedade brasileira. “A Academia era o sonho do Pelé. Ele queria criar um espaço que tivesse toda a infraestrutura que estava acostumado a ver na Europa”, lembrou Marcelo. Pensando nisso, as empresas Atlas do Brasil Consultoria Esportiva, 213 Sports e Gol de Placa criaram um projeto que fomentava a educação e o esporte. “Neste processo, infelizmente, nós percebemos que o Brasil está muito atrasado em comparação com a Europa em termos de estrutura nos clubes de base”, comentou Marcelo. A partir disso, algumas pessoas da equipe chegaram a visitar os centros esportivos que mais formam jogadores no mundo como Real Madrid, Barcelona e Sporting Clube de Portugal. Nesta pesquisa de campo, a equipe fez inúmeros relatórios para entender exatamente o diferencial destes locais. “Construímos a Pelé Academia com base nestes princípios”, afirmou Marcelo.

No local, foram plantadas 1.283 árvores de várias espécies que representam os gols marcados pelo craque Pelé ao longo da carreira (Foto: Divulgação)

No local, foram plantadas 1.283 árvores de várias espécies que representam os gols marcados pelo craque Pelé ao longo da carreira (Foto: Divulgação)

Esta iniciativa se tornou sólida em 2016, quando o Pelé aprovou. Desde então, teve início uma longa jornada na busca de investidores e licenciamento para a construção do espaço. Foi neste momento que o Resende Futebol Clube aderiu ao projeto. “A parceria com um clube de futebol era uma prerrogativa”, comentou Eduardo Portella.

A Pelé Academia já nasce inovadora. Com uma estrutura funcional e internacional digna de grandes clubes europeus, o espaço vai contar com academia de ginástica, acompanhamento de profissionais das áreas de fisiologia e fisioterapia, quatro campos de grama normal e um de grama sintética, além de um alojamento que pode atender mais de 100 crianças e adolescentes a partir de 14 anos. O Centro também irá treinar crianças de 6 a 13 anos, no entanto, elas não poderão morar no local.

Toda a estrutura construída em Resende foi pensada para ser um polo de referência mundial na formação de jovens talentos para a elite do futebol brasileiro e mundial (Foto: Divulgação)

Toda a estrutura construída em Resende foi pensada para ser um polo de referência mundial na formação de jovens talentos para a elite do futebol brasileiro e mundial (Foto: Divulgação)

“Pouquíssimos clubes, no Brasil, possuem preparação e cuidados específicos para os atletas de base e a Pelé Academia vai lutar contra esta maré. Os jovens costumam receber uma assistência maior quando se tornam profissionais, mas é fundamental iniciar este processo desde o início”, comentou Marcelo Montenegro. Os atletas terão alimentação gratuita e ensino de qualidade. Com o objetivo de abrir uma escola própria, o Centro de Excelência fechou uma parceria, por agora, com a Escola Municipal Getúlio Vargas, em Resende, para que os atletas continuem a estudar. O local oferece um ensino acadêmico baseado na metodologia de ensino socioemocional, no qual os alunos aprendem a refletir e ampliar conhecimentos, inspirando mentes e abrindo corações. No Centro de Excelência, ainda, foram plantadas 1.283 árvores de várias espécies que representam os gols marcados pelo craque ao longo da carreira.

Registro de um futuro: O Centro de Excelência contará com uma escola própria (Foto: Divulgação)

Registro de um futuro: O Centro de Excelência contará com uma escola própria (Foto: Divulgação)

O Centro de Excelência Pelé Academia de Futebol começará a funcionar em janeiro. Por enquanto, o projeto já está tomando forma pelas redondezas de Resende. Visando fomentar sonhos de vários jovens pelo Brasil, o espaço é resultado de parceria com grandes empresas e líderes mundiais em prol do futuro. Este é o legado do Rei Pelé.

Pesquisas relacionadas