*Por Rafael Moura
O senso comum acredita que estamos cada vez mais distantes por conta da tecnologia, perdendo o calor das relações interpessoais. O pesquisador canadense Marshall McLuhan afirma que a intensidade das nossas relações com as mídias se realizam de acordo com o grau de participação que exigem das pessoas que as consomem. Por conta da pandemia que botou o Brasil em quarentena por causa do Covid-19, há uma drástica alteração dos nossos hábitos diários e na convivência. Para trazer um pouco de calor e afeto, muitos artistas estão fazendo lives pelo Instagram para mostrar aos fãs como estão lidando com esse processo de isolamento no Brasil e no mundo. Observamos alguns perfis como os de Ludmilla, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Teresa Cristina, Roberta Sá, Preta Gil, Duda Beat, Janamô, Rodrigo Suricato, Késia Estácio, Majur, Maluma, Ellie Goulding, Ludovico Einaudi, Lily Allen, Miley Cyrus e Joe Jonas. Vem saber!
Aconchego
Preta Gil, grande amiga deste site, foi diagnosticada com o Covid-19 e está em total isolamento. A cantora tem usado as redes sociais para atualizar seus seguidores sobre seu estado de saúde. Depois de bater um papo com seu marido, Rodrigo Godoy, ela recebeu o aconchego de seu filho, Francisco Gil que, com o seu violão, cantou para a mãe. Em seguida, a artista postou em sua rede social um mensagem tranquilizando seus fãs. Leia abaixo o post na íntegra:
“Meu sexto dia de isolamento, acordei bem melhor, no meio da tarde tive uma caidinha e fiquei cansada! Os sintomas não são tão fortes para mim quanto a preocupação que estou e sei que muitos também estão! Eu não consigo parar de pensar em tantas pessoas que serão afetadas com isso tudo. Hoje, na hora de pedir o almoço, eu procurei um restaurante pequeno e não um super famoso para equilibrar, porque não vai ser fácil para os pequenos comércios, produtores e profissionais autônomos! Eu também me policio demais quando me dá vontade de comprar e estocar alguns itens, tanto que esperei meu álcool gel quase acabar e uma amiga amada tinha e me mandou um pouco do dela! É assim que vamos ter que fazer, invés de sair comprando tudo, pois vai faltar para os outros! Vamos ter que ter criatividade e solidariedade! Não é fácil, mas teremos que nos esforçar muito para o bem da coletividade! E ainda tem gente achando que é exagero! Beijos e fiquem com Deus! Ahhhh… sensualizei na foto, pois tô doente, mas tô vivíssima!”
Caixa de perguntas
A cantora Ludmilla, que atualmente conta com quase de 21 milhões de seguidores, no Instagram, abriu sua intimidade para ‘trocar uma ideia’ com seus seguidores e divertiu a todos, por conta de uma negação tecnológica, como ela mesmo disse, muitas vezes pedindo socorro para sua esposa, Brunna Gonçalves. O que arrancou muitas risadas dos fãs. Outra que também entrou no jogo das perguntas foi a baiana Ivete Sangalo, que além do ‘De frente com Ivete’, ela usou o espaço para anunciar que sua estreia à frente do programa ‘Música Boa Ao Vivo’, exibido pelo Multishow, foi adiada para o mês de junho por conta do surto de coronavírus.
Só amor
Afeto foi uma das palavras-chaves deste momento, afinal, todo mundo precisa de um carinho nesses tempos. Teresa Cristina agraciou seus fãs cantando clássicos de Noel Rosa e da música popular brasileira, como Pixinguinha e Gonzaguinha, além de muitas mensagens positivas. Já o furacão Daniela Mercury, que diariamente faz uma live para trazer uma enxurrada de alegria dando canja de sucessos de sua carreira e respondendo a perguntas dos seguidores. Com uma voz suave e doce, a cantora Roberta Sá, acompanhada do instrumento havaiano, ukulele, brindou o público com muito amor e afeto. Foi como receber um grande abraço açucarado. A baiana Majur mandou muito axé e cantou os sucessos ‘Náufrago’, ’20ver’ e ‘Detalhe’, além de mostrar seus exercícios vocais. Rodrigo Suricato é um expert em lives, o cantor e integrante do Barão Vermelho, constantemente dá um verdadeiro show pelas redes acompanhado de seu violão. O compositor e baixista Pedro Mann usou o espaço para cantar suas músicas e mandar um oi para a turma virtual.
Na gringolândia, o colombiano Maluma cantou sucessos como ‘Sim ou não’, uma parceria com Anitta, ‘Você partiu meu coração’, entre outros sucessos. A inglesa Lily Allen usou o espaço para enviar mensagens positivas aos seus fãs. O pianista e compositor italiano de música erudita Ludovico Einaudi diariamente faz uma live presenteando seus fãs pelo mundo com suas canções diretamente da Itália.
Pode entrar
Pocah usou o Intagram para mostrar que ama cuidar da sua casa. A hitmaker enquanto fazia a faxina batia um papo com seus quase 12 milhões de seguidores. A cantora e humorista Késia Estácio enquanto estava na cozinha falava sobre o sucesso do programa ‘Fora de Hora’, da TV Globo. Já a cantora Janamô, integrante do premiadíssimo musical Elza, bateu um papo sobre afetividade, saberes negros e sororidade com a modelo Rojane Fradique, enquanto lavava a louça. “Tá achando que a vida de artista é fácil mana. Glamour é só no palco”, brincou. A cantora traz ainda o ‘Café das Manas’, em parceria com especialista em filosofia africana Katiúscia Ribeiro e com a multiartista, Kênia Maria trocando conhecimentos ancestrais, pretitude e afrocentrismo.
Nostalgia
O cantor Joe Jonas, integrante do trio Jonas Brother’s, sucesso mundial entre 2013 e 2019, abriu uma maleta especial com todos os álbuns da carreira do trio americano, tudo em vinil. Nostalgia pura. A live ainda contou com uma participação especial do brother Kevin, sucessos do irmão Nick e de sua carreira solo. Os fãs foram ao delírio.
BFFs
Dona de um ‘talk show de sucesso’, Miley Cyrus convidou sua BFF, Demi Lovato para a transmissão ao vivo do ‘Bright Minded: Live With Miley’. A ideia da cantora é “trazer luz em tempos de escuridão” nesse momento em que estamos vivendo. Ambas são mesma geração de estrelas que foram lançadas no Disney Channel, ainda na adolescência. “Nós nos conectamos porque vimos algo muito forte uma na outra. Talvez fosse espiritualidade ou talvez apenas nossos corações. Ou talvez éramos apenas gays para caramba”, brincou Miley, o que deixou Demi desconsertada e risonha. Outra pauta desse encontro foi a autoestima, afinal as duas declararam publicamente esse problema. “Quando eu fiz minha música ‘Confident’ (confiante), minha mensagem era que eu estava muito confiante. Mas, na realidade, eu estava malhando tanto e com uma dieta tão estrita que não estava confiante”, contou Lovato. “Agora sinto que estou mais confiante do que estava naquela época. Posso estar um pouco mais pesada agora, mas também estou mais feliz e isso é melhor para mim. Prefiro assim do que estar magra e infeliz todos os dias”, refletiu.
Shake it
A última celebridade que acompanhamos antes do fechamento desta matéria, foi a da britânica Ellie Goldin, que esteve no última edição do Rock in Rio, em 2019, com seu instrutor, Joe Wicks. Mostrou sua rotina de exercícios aeróbicos e falou da importância da prática de atividades físicas para melhorar a imunidade e fortalecer o organismo, principalmente neste momento por conta da pandemia do covid-19.
Leia Mais – Coronavírus: psicólogas e pesquisadora em saúde falam sobre as relações humanas em tempos da doença global
Artigos relacionados