*Por Rafael Moura
Há décadas, o mês de novembro tem se tornado referência para atividades que inspiram a luta, resistência e, principalmente, a resistência do povo negro, que historicamente tem sido o protagonista do enfrentamento ao racismo articulado nas diversas esferas da sociedade. Tendo a importância dessa luta para uma melhor construção social, o encontro Influencers – Conferência Nacional de Influenciadores Digitais, um evento gratuito, que traz como temática nesta edição 2020 conteúdo antirracista e a representatividade. Para debater essas pautas o evento add nesse grupo Josy Ramos, Isabela Reis, Mariana Torquato, além de executivos do LinkedIn, TikTok, Flamengo e da VIU Hub. “O mais difícil pra mim é enfrentar, não só as pessoas, mas os algoritmos racistas”, ressalta Josy Ramos.
O debate sobre o racismo no Brasil e no mundo vem se intensificando nos últimos tempos, especialmente no âmbito digital. Boa parte da discussão se estabelece primeiro nas redes sociais, chegando posteriormente à opinião pública. Diversos movimentos estão impulsionando a divulgação de criadores de conteúdo negros como indicações de perfis ou a recente ‘tomada de conta’, em que alguns profissionais e ativistas negros ocuparam os perfis de figuras públicas. “Quando comecei a buscar pessoas como eu e vi que não tinha ou era extremamente raro, eu pensei ‘ué???’ Se eu compro desse mercado, por que meu rosto não está ali? Os empresários realmente querem vender para pessoas como eu? Então, passei a consumir somente marcas que acredito e me identifico”, reflete Josy Ramos. A carioca, que tem mais de 183 mil seguidores no Instagram, irá usar sua voz para fazer um alerta na conferência sobre o tema: Beleza: Como Estabelecer Diferenciais num Segmento Tão Concorrido (dia 18, às 20h).
Um estudo da Viacom (Youth Culture: Power in Progress) divulgado este ano, mostrou que assim como Josy, os consumidores jovens estão comprando de forma muito mais consciente, sejam de labels sustentáveis ou daquelas que trazem a diversidade e inclusão para seus discursos. A pesquisa que ouviu pessoas entre 13 e 25 anos, revelou que 62% dos entrevistados acham que o ambiente digital deu voz às pessoas e marcas para que elas pudessem engajar com outras que compartilhem dos mesmos valores. Não por acaso que grandes pautas que chegam ao mainstream se espalharam e ganharam força no ambiente digital primeiro.
Nesse novo contexto, a representatividade é algo de extrema importância. De acordo com a consultoria Nielsen, os negros da população brasileira movimentam aproximadamente R$1,62 trilhões e 72% dessas pessoas negras afirmam não se identificar com as campanhas compartilhadas atualmente na web.
A influencer carioca ganhou notoriedade por sua especialidade em produção de conteúdo voltado para beleza e moda. Ela é estilista também e avalia que as marcas de beleza ainda precisam caminhar muito mais, apesar de alguns passos, mas a representatividade negra em campanhas e eventos ainda precisa evoluir. “Sinceramente? Muitas marcas ainda fazem só para ficar bonito na foto ou para não causar nenhuma polêmica posterior. Infelizmente ainda são poucas as marcas que REALMENTE entendem a importância dessa inclusão”, opina.
Josy acredita que para ações mais efetivas é necessário que essa diversidade esteja dentro das empresas, que ‘as pessoas que tomam as decisões’ tragam essa multiplicidade em seus perfis. Só assim, os discursos serão genuínos. “Eu acredito muito que, em algum momento, os CEOs, gestores e RHs das empresas irão acordar para essa realidade. É importante investir em funcionários pretes, gordes, pcds, porque a partir daí, de forma orgânica, as propagandas, campanhas e eventos se tornem diversos também”, frisa.
CONFIRA MAIS AINDA
O site HT destaca também as palestras de Isabela Reis que abordará: Conteúdo antirrascista e os podcasters que você não pode ignorar (dia 20, às 9h30) E a catarinense Mariana Torquato, criadora do canal ‘Vai uma mãozinha aí’, o maior canal sobre deficiência no YouTube, com mais de 162 mil inscritos que irá compartilhar sua visão no papo: Influenciadores PCD: Vozes Essenciais, no dia 19, às 18h45.
Lembrando que a conferência ainda tem como confirmado o Customer Success Manager do LinkedIn América Latina, Rudi Solon; a head de Marketing na América Latina do TikTok, Kim Farrell; as executivas da VIU, hub de conteúdo e de projetos digitais do Grupo Globo, Marina Bentes e Tainá Saramago; o publicitário e redator da VIU, Léo Baptista; o head de Direitos Esportivos e Mídia no C.R. Flamengo, Caetano Mendes; a maior youtuber fitness do Brasil e top 10 global, Carol Borba; Vicente Carvalho, fundador da página Razões para Acreditar; o especialista em filtros Igor Saringer; Ivan Moreira da página pet influencer Bono Surf Dog; o fundador da Avellar Media, Rapha Avellar; a criadora do perfil “Uma Linda Janela”, Linda Rojas; o modelo português Ruben Rua, um dos principais influenciadores de Portugal, que vai revelar curiosidades, insights e dar dicas sobre o mercado da influência no país.
Leia Mais – “Muitos temas relacionados ao câncer de mama ainda são grandes tabus”, frisa Linda Rojas
Serviço:
INFLUENCERS – Conferência Nacional de Influenciadores Digitais
De 18 a 21 de novembro
Cadastro prévio e inscrições – https://congresse.me/eventos/influencers
Conteúdo livre para todas as idades
Artigos relacionados