“Muitos temas relacionados ao câncer de mama ainda são grandes tabus”, frisa Linda Rojas


Considerada uma das mais importantes vozes e influenciadoras digitais no combate ao câncer de mama no Brasil, a empreendedora social foi diagnosticada com a doença duas vezes. Diante da evidente falta de informação sobre a doença, ela resolveu compartilhar seus aprendizados no blog “Uma Linda Janela”. “Não se fala muito sobre a vida sexual dos pacientes, ou a questão da fertilidade que em alguns casos pode ser comprometida pelo tratamento, a maternidade no pós-doença, implantes e reconstrução mamária… Assuntos importantes para as mulheres”, conta.

*Por Rafael Moura

O primeiro diagnóstico de câncer de mama de Linda Rojas, foi aos 24 anos, em 2012. Na época, ela namorava o empresário carioca Caio Barreto. Angustiada e sem plano de saúde, a então estudante de Relações Internacionais começou uma jornada de autoconhecimento e de descobertas sobre a doença. Ao se ver como paciente, Linda identificou diversas possibilidades de melhorias nesse tipo de atendimento, em procedimentos médicos e descobriu o quanto o psicológico de quem vive com o câncer é afetado.

“Muitos assuntos relacionados ao câncer ainda são tabus. Fala-se muito pouco sobre a vida sexual dos pacientes, ou a questão da fertilidade que, em alguns casos pode ser comprometida pelo tratamento, a maternidade no pós-doença, implantes e reconstrução mamária… Esse tipo de informação passada com responsabilidade e aliada ao suporte dos especialistas, tornam a jornada mais leve. Quanto mais informação temos, menos insegurança sentimos, faz com que muitas pessoas não se sintam sozinhas e nos tornamos parte da rede de apoio”, explica.

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Após a primeira batalha e prestes a completar cinco anos sem a doença, Linda recebeu um novo diagnóstico. O câncer tinha voltado na mesma mama. Em 2017, tudo recomeçou. Desta vez, Linda tinha plano de saúde, o que lhe deu diferentes olhares com relação ao atendimento na rede pública e na privada. Linda teve o segundo diagnóstico dois meses após seu casamento.

“O Caio realmente foi muito importante pra mim. O câncer de mama geralmente vem na mulher, mas todo mundo passa junto. Ele representa todos aqueles que se colocam como parte da solução de um problema como esse, seja um vizinho, um filho, sua mãe… Pessoas que trabalham com você ou que fazem parte da sua equipe. É incrível quando se conquista algo juntos. Esse grande companheirismo que encontrei nele também é abordado nas minhas palestras”, revela. Caio sempre esteve ao lado de Linda e divide a administração de um blog com ela, compartilhando a sua visão no tratamento da esposa.

Para Linda, o câncer tem nome, sobrenome e endereço

Rojas, hoje, é uma das mais importantes vozes e influenciadoras digitais no tema, no Brasil. Diante da falta de informação sobre a doença, resolveu compartilhar seus aprendizados no blog ‘Uma Linda Janela’, um trabalho que virou um projeto de conscientização nas redes sociais (ultrapassando 20 mil seguidores) e ainda uma palestra corporativa motivacional, na qual Linda divide seus aprendizados, fazendo um paralelo com o ambiente corporativo.

Assim, começou a receber inúmeras mensagens de apoio, de pessoas que assim como ela, enfrentam o câncer. “O que eu realmente pretendo é que essa mensagem de superação possa alcançar muitos corações. Essa linda janela que se abriu após tanta luta me fez querer compartilhar que é possível, sim, enxergar a beleza da paisagem, seja ela qual for”, agradece.

“O que eu realmente pretendo é que essa mensagem de superação, possa alcançar muitos corações.”, diz Linda

Linda é uma das grandes convidadas da série de eventos oficiais de Outubro Rosa, da ONG OncoGuia, uma das mais importantes do país em estudos e monitoramento do câncer de mama; e também na Sociedade Brasileira de Mastologia. E, apesar dos mais diversos desafios que a condição inesperada trouxe para a sua vida, ela transformou a dor em superação e também em legado. “Durante a pandemia e especialmente no mês de outubro, que é o mês de conscientização sobre a importância dos exames preventivos, queremos levar esta mensagem cada vez mais longe não somente chamando a atenção de mulheres e homens pelo Brasil, mas também mostrando as grandes lições que aprendi nessa jornada e que podem ser aplicadas no dia a dia”, explica.