Minas Trend: “Espetáculo ‘Trama’ e o transcendente e contagiante caminho da alegria neste país”, diz Rui Moreira


O coreógrafo da Cisne Negro Cia. de Dança mostrou a sinergia entre arte e moda no espetáculo que integra a programação cultural “Os clássicos estão na moda” da 25ª edição da semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas (Fiemg)

Cisne Negro Cia. de Dança (Foto: Sebastião Jacinto Júnior)

O projeto “Os clássicos estão na moda” trouxe, para a 25ª edição do Minas Trend, semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas (Fiemg) uma programação cultural, altamente rica e plural que tem com o intenção aproximar o grande público das mais diversas manifestações artísticas. A Cisne Negro Cia. de Dança apresentou o espetáculo ‘Trama’. O grupo paulista, que é considerado uma das melhores companhias contemporâneas do Brasil, completou, em 2019, 42 anos de existência e transformou o foyer do Expominas em um grande palco arrebatando o público com seus movimentos ousados e inusitados, além de traços marcantes, como a diversidade, muito presente nesse espetáculo e a inovação.

Cisne Negro Cia. de Dança (Foto: Pedro Coelho)

O coreógrafo Rui Moreira, que durante muitos anos integrou o balé do Grupo Corpo (BH), define as danças alegres e fortes que todos os presentes tiveram a oportunidade de assistir da seguinte forma: “Neste Brasil mestiço, misterioso e mágico, todos os retratos são tendenciosos, parciais ou comprometidos. Observando os brincantes e suas brincadeiras, as festas populares, os folguedos, seus personagens místicos, criamos danças que revelam um pouco desta complexa Trama de simplicidade, que mostra o transcendente e o contagiante caminho da alegria neste país”.

Durante a apresentação tivemos a oportunidade de mergulhar, inclusive por meio das músicas escolhidas para a trilha sonora da performance, a força e a riqueza cultural do Brasil, afinal nomes como Lenine, Marco Suzano, Mestre Ambrósio são destaques na coletânea ‘Música do Brasil’ que serviu para embalar os movimentos dos integrantes do grupo que tem direção-artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A performance veio em total sinergia com o tema escolhido pelo diretor-criativo do Minas Trend, Rogério Lima, “Tecendo Futuros”, uma vez que o fio condutor da dança é representado pelas festas populares, os folguedos e seus personagens místicos. Em detaque o figurino utilizado pelos dançarinos – todas as roupas foram confeccionadas em algodão e os adereços de cabeça eram tricô, ressaltando que a trama entre arte e moda é uma receita de sucesso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia Mais – Minas Trend: Projeto ‘Os clássicos estão na moda’ é plataforma de acesso aos variados tipos de expressão artística

* O projeto “Os Clássicos estão na moda” é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CEMIG.