Kyra Gracie lança livro, fala sobre maturidade, parceria com Malvino Salvador e opina sobre casamento aberto


A empresária e pentacampeã mundial de jiu-jítsu lança ‘Viver como uma campeã’, livro no qual mistura o formato de autobigrafia e autoajuda, revisitando sua trajetória de sucesso e as ferramentas que despertaram sua potência. Neste bate-papo, ela revela que em 2025 celebrações estão a caminho para exaltar o centenário da Família Gracie. “São cinco gerações vivendo do jiu-jitsu, inspirando pessoas, levando o nome do Brasil para o mundo inteiro, dando oportunidade de emprego para muitas famílias, e estimulando uma vida saudável nos milhares e milhares de alunos que nós temos pelo mundo”, diz. Kyra também fala de maturidade e saúde, compartilha detalhes da parceria com Malvino Salvador em um casamento de 11 anos, que rendeu os filhos Ayra, 9, Kyara, 7, e Rayan, 3, e alguns empreendimentos com propósito, e opina sobre os novos formatos de relacionamento. “Eu e o Malvino acreditamos muito na exclusividade. Não existe a menor possibilidade de pensar em ter outras pessoas, em colocar outras pessoas no casamento”

*Por Brunna Condini

Primeira e única mulher a unificar os títulos do Hall da Fama das maiores organizações internacionais de Jiu-Jitsu, e oito vezes campeã mundial, Kyra Gracie lança, ‘Viver como uma Campeã‘, livro em que revisita a trajetória de uma carreira bem-sucedida no esporte, nos negócios e na vida, compartilhando ferramentas que despertaram sua potência. “Escrevo sobre as minhas experiências e como sobressaí como atleta, principalmente estando dentro de um ambiente muito masculino. Falo também das transições de carreira que tive ao longo da vida: sendo atleta, me tornando apresentadora de TV, depois abrindo meu próprio negócio, como empresária, tendo meus filhos, meu marido, e hoje como palestrante e escritora”, detalha Kyra, que já tem publicado o infantil ‘Um Golpe de Respeito‘, escrito com o marido, o ator Malvino Salvador.

Sobre a novo livro, ela acrescenta: “Pretendo inspirar as mulheres a buscarem a sua melhor versão, seja qual for a área em que atuem. O livro é uma autobiografia mesclada com autoajuda”. Nesta entrevista, Kyra fala do caminho que a guiou até aqui e divide detalhes da parceria com Malvino em um casamento de 11 anos, que rendeu os filhos Ayra, 9, Kyara, 7, e Rayan, 3, e alguns empreendimentos com propósito:

Kyra Gracie lança autobiografia com verve de autoajuda, fala de superação e do casamento com Malvino Salvador, que rendeu filhos e empreendimentos com propósito (Divulgação)

Kyra Gracie lança autobiografia com verve de autoajuda, fala de superação e do casamento com Malvino Salvador, que rendeu filhos e empreendimentos com propósito (Divulgação)

“Eu e o Malvino estamos sempre pensando em novos desafios. Temos uma academia, a Gracie Kore, onde utilizamos o Jiu-Jitsu como instrumento de autoconhecimento para que as pessoas alcancem mais confiança. Trabalhamos o anti-bullying, um sistema anti-drogas para adolescentes e um empoderamento de adultos, onde exercitamos a inteligência emocional, mindfulness, então é um programa completo para incentivar uma vida plena”.

Além do foco na atividade física, o casal lança luz sobre a autoestima, em empreendimentos como a Barbearia VIP e unidades da rede Mais Cabello, em que têm sociedade com Deborah Secco. Kyra afirma que o casal mira na expansão dos negócios, mas sem perder de vista o propósito de transformar pessoas”.

Criamos uma série  de livros para crianças chamada ‘Um Golpe de’. Já publicamos ‘Um Golpe de Respeito’, e lançaremos ‘Um golpe de Equilíbrio’, ‘Um Golpe de Coragem’, ‘Um Golpe de Autoconhecimento’ e ‘Um Golpe no Bullying’. A ideia é oferecer ferramentas que as crianças e seu pais possam usar no dia a dia, trabalhando a autoconfiança e a inteligência emocional – Kyra Gracie

"Esse é um livro que quer inspirar as mulheres a buscarem a sua melhor versão, seja qual for a  área que elas estejam atuando" (Divulgação)

“Esse é um livro que quer inspirar as mulheres a buscarem a sua melhor versão, seja qual for a  área que elas estejam atuando” (Divulgação)

E divulga os planos. “Acabei de lançar o meu curso online chamado ‘Mentalidade Campeã’, que é para inspirar as mulheres. E ano que vem, a família Gracie completa 100 anos de história e faremos uma grande festa para comemorar no Rio de Janeiro. O Cristo Redentor vai vestir o kimono. Afinal, temos muito o que celebrar! São cinco gerações vivendo do jiu-jitsu, inspirando pessoas, levando o nome do Brasil para o mundo inteiro e dando oportunidade de emprego para muitas famílias, e estimulando uma vida saudável nos milhares e milhares de alunos que nós temos pelo mundo”.

Parceria exclusiva

Juntos desde 2013, a atleta conclui que ela e Malvino Salvador se completam em todas as esferas. “Tanto em que questões do esporte, como na educação dos filhos”, diz Kyra, referindo-se também à Sofia, de 14 anos, filha do marido com Ana Ceolin, que agora mora com eles.

“Claro que existem divergências, não tem jeito, é uma relação longa, a gente tem que estar sempre equilibrando e buscando a melhora, mas acho que o mais importante é o nosso objetivo de estarmos juntos e bem. Se algo não está dando certo, conversamos e decidimos como resolver, pensando sempre no bem comum. Acho que esse é o segredo para estarmos há tanto tempo juntos. O objetivo é estejamos um ao lado do outro por muitos e muitos anos, buscando sempre equilibrar qualquer divergência da melhor forma possível”.

Kyra Gracie com o marido, o ator Malvino Salvador, os filhos do casal, e a enteada Sofia, de 14 anos (Reprodução/Instagram)

Kyra Gracie com o marido, o ator Malvino Salvador, os filhos do casal, e a enteada Sofia, de 14 anos (Reprodução/Instagram)

Em tempos que muito se fala sobre novos formatos de relacionamento, incluindo casamentos abertos, acredita que poderia viver algo do tipo com Malvino? “Acho que no realcionamento, cada um deve buscar o que é bom para o casal, o que os deixa feliz e pode os unir cada vez mais. Eu e o Malvino acreditamos muito na exclusividade. Não existe a menor possibilidade de pensar em ter outras pessoas, em colocar outras pessoas no casamento”.

Acredito que com a exclusividade na relação, você traz foco, vai construindo com a pessoa, até discordando, mas vai resolver o problema ali e não distrair, desfocar. Acredito muito na família, cuido da minha e vejo que dessa forma tem dado certo para nós- Kyra Gracie

Foco em viver bem

Completando 40 anos em maio de 2025, a empresária compartilha suas práticas e escolhas para viver cada vez melhor. “Me exercito, pratico meditação, respiração. As  minhas prioridades são a minha família, o meu trabalho e o meu autocuidado. E sempre procuro ter um tempo para me cuidar, estar sozinha, relaxar e cuidar da minha mente. Já tive momentos de errar nisso,  trabalhar demais, não tirando esse tempo, daí o meu corpo deu um alerta. Desde mais nova, eu sempre pensei muito em como seria o meu futuro. Por isso, hoje estou sempre equilibrando para não entrar em uma situação de ansiedade, de desequilíbrio. Mas as situações surgem, né? Os questionamentos estão sempre aqui, precisamos administrar para não dominarem a nossa vida e seguir no caminho que está dando certo”.

"Eu e o Malvino acreditamos muito na exclusividade. Não existe a menor possibilidade de pensar em ter outras pessoas, em colocar outras pessoas no casamento" (Foto: Divulgação)

“Eu e o Malvino acreditamos muito na exclusividade. Não existe a menor possibilidade em colocar outras pessoas no casamento” (Foto: Divulgação)

Sobre qualquer possibilidade de crise com a idade que se aproxima, ela avalia: “Sou uma pessoa realizada, feliz com a minha trajetória, e nas minhas situações de questionamentos, paro para refletir, mas não deixo isso me ganhar a ponto de eu não viver o presente. Estou sempre buscando esse equilíbrio, errando e aprendendo, e hoje, com a maturidade, com quase 40, chego muito feliz a essa idade, muito satisfeita com meus erros e acertos. E acho que eles foram fundamentais para eu ser quem eu sou hoje, para eu ser a mãe que sou, a esposa que sou. A minha vida é uma busca constante por uma melhoria, não me acomodo”.

"Hoje a minha vida é bem mais saudável do que na época em que eu competia" (Foto: Divulgação)

“Hoje a minha vida é bem mais saudável do que na época em que eu competia” (Foto: Divulgação)

Acredita que uma atleta tende a envelhecer melhor, com mais saúde? “Isso depende muito. Têm atletas que levam o seu corpo a um limite muito grande e depois que param de competir, porque não dá pra ser atleta a vida inteira, acabam não tendo uma boa saúde. Quando digo ter saúde, é sobre cuidar do seu corpo como um todo, ter uma boa alimentação para a vida e não só para ser atleta”. E revela:

 

Eu treinava muito errado, colocava o meu corpo além do seu limite e tenho muitas lesões por conta disso. E são lesões que preciso cuidar, estar muito atenta para poder ter qualidade de vida. Então, nem sempre o atleta é uma pessoa saudável. Ele precisa levar o corpo a um limite extremo que não é bom. Eu tinha que fazer muita dieta para perder peso, por exemplo, e em certas épocas, não menstruava por conta do baixo percentual de gordura no corpo, de uma dieta muito radical e treinos intensos. Hoje levo uma vida de saúde. Aliás, hoje a minha vida é bem mais saudável do que na época em que eu competia – Kyra Gracie

"Hoje, com a maturidade, com quase 40, chego muito feliz a essa idade, muito satisfeita com meus erros e acertos" (Foto: Divulgação)

“Hoje, com a maturidade, com quase 40, chego muito feliz a essa idade, muito satisfeita com meus erros e acertos” (Foto: Divulgação)

Kyra afirma não ter questões em relação a envelhecer. “Quero que seja com saúde e acredito muito que planto hoje para poder colher lá na frente. Estou nesse processo de envelhecer tranquila. Já tenho vários cabelos brancos e é muito mais difícil conseguir perder peso. Vejo que há algumas coisas que já não faço com tanta facilidade. O único medo que tenho hoje é de morrer, deixar meus filhos. É uma questão que bate muito na minha fé… e se eu falto? Como seria? Então, é aproveitar o tempo e estar com os meus filhos. Agora, por exemplo, eu estou viajando só com as meninas, com a Ayra e com a Kyara. Para termos esse momento especial de mãe e filhas, o que está sendo maravilhoso. E é isso que quero deixar, essas experiências com eles. Acho que isso vai ser o mais importante”.

Kyra Gracie e suas filhas em Nova Iorque (Foto: Divulgação)

Kyra Gracie e suas filhas em Nova York (Foto: Divulgação)