Como é divina a decoração de Natal de Galeries Lafayette, primeira loja de departamentos da Europa, inaugurada em 1894, no Boulevard Haussmann, em Paris. Uma marca de notoriedade mundial, sinônimo de estilo parisiense e de elegância à francesa que recebe cerca de 100 mil visitantes/dia, entre eles, claro, os brasileiros. Crianças e adultos do mundo inteiro poderão acompanhar cada detalhe que aguça nossas lembranças e emoções e nos fazem refletir sobre o caminho que vamos trilhar daqui para frente. A decoração deste ano celebra o símbolo mais universal da festa: o abeto, que está devidamente entronizado sob a majestosa cúpula neobizantina.
Neste ano, a tradicional loja de departamentos de Paris se reconecta com a literatura, 80 anos após os escritos de Colette, ao convidar a romancista Claire Castillon para criar um novo conto: “Planeta Sapin”. Ilustrado por Florent Chavout, a obra conta a história de Nordmann, morador de Elato, o planeta dos abetos selvagens, que é enviado à Terra para salvar o Natal da pequena Annie, cujo pai decidiu não comemorar a data. Nordmann, a árvore, encontra a garotinha justamente na Galeries Lafayette, onde tudo se transforma em uma atmosfera onírica de comemoração, amizade e alegria.
Assim como ocorre dede 1976, uma das atrações mais aguardadas do período é a árvore de Natal montada sob a cúpula da loja. Símbolo icônico, universal e emblemático da celebração cristã, a árvore assume o protagonismo no conto natalino. A cada 30 minutos as luzes se apagam para dar lugar a uma animação sonora e luminosa em que as árvores ganham vida própria, como num passe de mágica. As vitrines da loja também ganham décor temático e retratam a epopeia de Nordmann rumo à Terra, com direito a recriar um universo fantástico povoado pelos personagens do Planeta Sapin, que são divertidos, alegres e por vezes travessos.
Experiência imersiva
Aliando tecnologia e poesia visual, a Galeries Lafayette oferece, até 23 de dezembro, uma experiência imersiva inédita para homenagear o símbolo mais importante do Natal: o rei das florestas. Situado no quarto andar da loja, o Salão Opéra (localizado no quarto andar) foi transformado em um lugar atemporal para dar vida ao conto “Planeta Sapin”. Neste espaço, os visitantes acompanham as aventuras de Nordmann e Annie graças às telas interativas cujas projeções evoluem de acordo com os movimentos. Uma viagem a um universo mágico pontilhado de imagens e luzes que envolvem todos os sentidos, encantando crianças e adultos.
Artigos relacionados