De olho no protagonismo feminino: empreendedoras que fazem a diferença e brilham na gastronomia do Rio de Janeiro


Com a gastronomia cada vez mais sendo liderada pelo girl power, em um ambiente antes dominado pelos homens, as mulheres também estão na gestão empresarial e vêm dominando o universo gastronômico. Com vocês as histórias de vida e sucesso de Anna Edith – D’Amici Ristorante e Yujo; Ana Fernandes e Rosana Lamothe – Sorvete Brasil; Helena Kertzman – Meu Vício Desde o Início; Jess Hulme – Pitanga; Karla Campos – Fare Trattoria e Pizzaria; Mariana Massena – Artesanos Bakery; Millena Sá – Éclair Cafeteria e Bistrô e Patrícia Cardin – Café Cardin. São sonhos realizados e trabalhos com amor e perfeccionismo em alta potência na gastronomia

Empoderamento feminino é muito mais do que o termo do momento. Ele é o fortalecimento de mulheres na sociedade, ocupando todos os espaços que desejam, em condições de equidade. Empoderamento é fazer valer a sua existência da forma que você quiser. É explorar suas potências com liberdade, rumo à realização dos seus sonhos. E é tão bonito ver isso em tantos segmentos, como o da gastronomia, por exemplo. Hoje cada vez mais cozinhas de renomados restaurantes são lideradas por mulheres, assim como na parte de gestão empresarial, em um ambiente antes, quase totalmente masculino. Abaixo, contamos um pouco sobre a história dessas mulheres que estão chefiando o mercado gastronômico do Rio de Janeiro com muita competência, profissionalismo e paixão pelo o que fazem. É tudo delas, meus caros!

Anna Edith é um belo exemplo disso. Empresária e restauratrice do D’Amici Ristorante com unidades no Leme e Barra da Tijuca, também está à frente do Yujo, especializado em alta gastronomia japonesa, na Barra da Tijuca. Também formada em administração e pós-graduada em gestão empresarial, está há cerca de cinco anos no D’Amici, que apresenta a clássica culinária italiana com influência do Norte do país europeu. Anna sempre gostou muito da área de gastronomia, mas antes somente para receber os amigos em casa. Porém, após a maternidade, começou a buscar algo que lhe oferecesse maior realização pessoal e profissional. Estava buscando cursos técnicos fora do Brasil, quando teve a oportunidade de participar do quadro societário do D’Amici. Anna teve a ideia de criar o Yujo para além de fomentar a área do D’Amici Barra, oferecer mais opções de qualidade aos clientes da região. Instalado no cantinho mais charmoso do Jardim Oceânico, o Yujo é o lugar perfeito para celebrar a amizade e encontrar os amigos, tudo regado a excelente culinária nipônica. Por sua gastronomia impecável e atendimento em excelência, a casa consolida sucesso na cidade e atrai muita gente para a Barra.

Há muita carência na Barra de bons restaurantes de rua. Diferente de Ipanema, onde a vida pulsa na rua, aqui na Barra infelizmente só conseguimos ir a restaurantes em shoppings. Então, o Yujo traz ao morador da Barra da Tijuca e do Jardim Oceânico uma bela opção de restaurante, com uma excelente culinária japonesa – Anna Edith

Anna Edith está à frente do D’Amici Ristorante e Yujo (Foto: Diana Cabral)

Anna Edith está à frente do D’Amici Ristorante e Yujo (Foto: Diana Cabral)

Seja no comando de grandes operações, de cozinhas de renomados restaurantes, seja na parte de gestão empresarial, as mulheres estão em todas as partes, ocupando lugares de liderança e chefia e fazendo a diferença no setor e na vida de muita gente. Segundo dados disponibilizados em março deste ano pelo IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística), e analisados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), as mulheres atualmente compõem 54% da mão de obra formal no ramo de alimentação fora do lar. Esse índice é bastante representativo e mostra o cenário que o país vive, com mais mulheres no ramo da culinária.

Delícias geladinhas

À frente do Sorvete Brasil, as empresárias Ana Fernandes e Rosana Lamothe celebram mais de 20 anos de sucesso da marca. Com formações bem distintas – Ana formada em Arquitetura e Rosana em Direito. Ana entrou para o universo da gastronomia quando comprou uma lanchonete em parceria com seu irmão e lá existia uma pequena produção de sorvetes, se apaixonando pelo negócio e não parando mais. Responsável pela produção da marca, a empresária conta o que é mais gratificante na área e o que a inspira todos os dias.

Trazer o melhor da alimentação, pensando na saúde e bem-estar das pessoas é algo muito gratificante. E acordar e ter a certeza que estou fazendo um bom trabalho é o que me inspira”, comenta – Ana Fernandes

À frente do Sorvete Brasil, as empresárias Ana Fernandes e Rosana Lamothe celebram mais de 20 anos de sucesso da marca (Foto: Diana Cabral)

À frente do Sorvete Brasil, as empresárias Ana Fernandes e Rosana Lamothe celebram mais de 20 anos de sucesso da marca (Foto: Diana Cabral)

Já Rosana resolveu entrar para o mundo da gastronomia porque a opção da aposentadoria seria muito cedo, de acordo com as regras trabalhistas. E a escolha pelo setor de sorvete foi em função de sua amizade com Ana. Ela conta que divide algumas funções com a sócia e cuidam de outras juntas. Rosana é responsável pela parte financeira da marca. A empresária revela o que é mais gratificante em trabalhar com culinária e o que a motiva.

A felicidade das pessoas em experimentar um alimento saudável e maravilhoso é muito gratificante para mim. O nosso propósito em democratizar o acesso a alimentos saudáveis é o que me inspira diariamente –  Rosana Lamothe

O Sorvete Brasil possui uma seleção completa de sorvetes, apresentados nas linhas Premium, Edição Especial, Light e Funcional. A rede que é naturalmente carioca oferece cardápio com sabores clássicos com frutas tropicais, 0% lactose, 0% açúcar e até combinações exóticas. O êxito da marca fez o Sorvete Brasil crescer. Atualmente são 3 lojas em operação, uma na cidade do Rio de Janeiro, em Ipanema e 2 em Búzios – Região dos Lagos, além da fábrica em Itaipava – Região Serrana do Rio.

Reinvenção

Helena Kertzman, que possui formação em Desenho Industrial e Comunicação Visual, criou a marca Meu Vício Desde o Início, em 1994, para conseguir passar mais tempo com os três filhos quando eram pequenos. Antes de ter seu negócio na gastronomia, Helena tinha uma galeria de arte que a mantinha até tarde fora de casa. Seus filhos Pedro, Rodrigo e Letícia, que na época tinham entre 7 e 10 anos, sentiam falta da mãe. Eles só ficavam contentes quando a designer, que tinha talento para ser doceira, fazia copinhos de chocolate. Pois bem, um dia Rodrigo pôs mousse de chocolate, que Helena também fazia, nos copinhos e foi um sucesso. Todo mundo queria comprar aqueles copinhos “mágicos”. Logo, eram vendidos 500 por semana. Com tamanho êxito, ela passou a ficar as noites em casa, trabalhando como chocolatier.

Helena Kertzman celebra 30 anos da Meu Vício Desde o Início (Foto: Samanta Toledo)

Helena Kertzman celebra 30 anos da Meu Vício Desde o Início (Foto: Samanta Toledo)

Ao longo dos anos, se especializou na área da confeitaria, através de diversos cursos com nomes renomados do setor como Philippe Brye da considerada a melhor escola de gastronomia do mundo, a francesa Le Cordon Bleu com unidade no Rio de Janeiro, entre outros. A empresária também já leu muitos livros do segmento. Presente nos momentos mais importantes das pessoas, em datas comemorativas, os produtos da Meu Vício Desde o Início são verdadeiros protagonistas das celebrações. Sejam os bolos decorados, tortas, docinhos, a verdade é que a marca adoça com personalidade as comemorações cariocas e é a queridinha dos famosos, celebrando 30 anos de sucesso de uma linda e apaixonante trajetória com três unidades no Rio, a loja principal no BarraShopping, outra localizada no Shopping Millennium, também na Barra da Tijuca, e a loja fábrica, instalada no Shopping Espaço Itanhangá.

Amo doces! Comecei fazendo copinhos de chocolate recheados de mousse e sobremesas para restaurantes. Acredito que para o sucesso é necessário muito trabalho, trabalho em equipe, matéria prima de qualidade e um atendimento carinhoso. Então sucesso para mim é igual a trabalho + foco + equipe bem treinada. E minha inspiração é amar o que faço, ver as pessoas felizes em momentos importantes de suas vidas. Poder proporcionar lembranças marcantes através de nossos bolos, tortas, docinhos é maravilhoso – Helena Kertzman

Memórias afetivas e influências na gastronomia

A chef Jess Hulme do restaurante Pitanga, localizado à beira-mar da praia de Itacoatiara – Niterói, se apaixonou pela gastronomia vendendo doces e se lançou no universo da culinária quando trabalhou no restaurante de seu pai, a Taberna do Darwin, também na cidade fluminense. Desde então, ela sonhava em usar o espaço maravilhoso da família em Itacoatiara para montar seu próprio restaurante. Mas, primeiro, decidiu vivenciar outros lugares e ganhar bastante experiência na área. Fez o curso de chef executivo no Senac e foi trabalhar em restaurantes típicos portugueses em Lisboa, onde morou por dois anos. Em seguida, foi para Londres e cursou o Gastronomy Management na Le Cordon Bleu London para projetar e aprender a administrar seu futuro restaurante, o tão sonhado Pitanga. Antes de voltar ao Brasil, recebeu um convite para ir para a Sicília, na Itália, e foi trabalhar e aprender sobre a gastronomia de lá. Retornou muito inspirada.

Foi durante a pandemia, no mesmo terreno em que oferecem um estúdio de hospedagem, que hóspedes começaram a perguntar sobre locais para comer ao ar livre. E foi aí que Jess teve a ideia de começar a colocar seu sonho em prática. Resolveu montar uma mesa no jardim para atender apenas os hóspedes de início. E assim nasceu o Pitanga, que já possui três anos de uma linda e bem-sucedida história. A chef Jess possui uma mistura de influências da infância em família, experiências pelo mundo, em viagens e muito estudo, que se traduzem na culinária do Pitanga, apresentada em menu degustação e à la carte sazonal.

O Pitanga é um sonho realizado, é o espaço onde nos inspiramos e criamos, onde conseguimos traduzir nossos talentos. Eu quero mostrar o que é comida boa fora da caixa. Oferecemos um menu fresco, com ingredientes locais, sazonais, de pequena produção, inclusive da nossa horta. Não somos um restaurante modernista, adoro revisitar receitas de família e trazer de uma forma nova – Jess Hulme

Jess Hulme do Pitanga (Foto: Luiza Chantaignier)

Jess Hulme do Pitanga (Foto: Luiza Chantaignier)

Insistindo nos sonhos

À frente da Fare Trattoria e Pizzaria, a carioca de Campo Grande, Zona Oeste da cidade, Karla Campos tem uma bela história no empreendedorismo gastronômico. Aos 40 anos, a empresária coleciona uma trajetória de muita determinação e sucesso na área. Seu talento para empreender começou muito cedo, já na infância, com apenas 9 anos. Nesta época, na escola, já vendia brigadeiro e sanduíche natural. Na adolescência, aos 14 anos, a família mudou-se para Minas Gerais, onde seus pais abriram um restaurante e uma delicatessen em um shopping. Nesse período, Karla já fazia tortas e tomava conta da lanchonete depois do colégio. Mas no meio do caminho, aconteceu a falência dos empreendimentos familiares, e ela chegou a pensar em nunca mais voltar a ter um restaurante na vida.

Mas, de 2009 para 2010, o destino da empreendedora com a gastronomia cruzou-se novamente e ela abriu a franquia da Yogoberry, marca de iogurt e assim iniciava sua vida no ramo das franquias. Em 2010, abriu sua primeira franquia do Grupo Trigo, o Koni e desde então vem crescendo entre Koni, Spoleto, ao longo desses anos. Ainda durante a pandemia, em 2021, montou a Amélie Crêperie, outra franquia. Já a Fare nasceu em 2022, no Shopping da Gávea, Zona Sul carioca. Como vem trabalhando durante todo esse tempo com franquias, Karla sonhava em abrir o próprio restaurante e marca, com suas inspirações e criatividade. Atualmente, à frente de nove restaurantes, ela reprogramou sua mente para o sucesso no setor gastronômico e acredita que o céu o limite!

Era uma vontade muito grande ter minha própria marca. E um recado que deixo para as pessoas é esse: corra atrás dos seus sonhos, que o empreendedorismo traz muitos desafios, traz muitas emoções, bastante criatividade, amadurecimento, é um misto de sentimentos e de crescimento enorme. A Fare é muito mais do que um restaurante. A Fare é a realização de um sonho. E ainda destaco a importância dos clientes, dos colaboradores, são as pessoas que fazem com que o negócio dê certo – Karla Campos

A empreendedora Karla Campos e a Fare Trattoria e Pizzaria (Foto: Diana Cabral)

A empreendedora Karla Campos e a Fare Trattoria e Pizzaria (Foto: Diana Cabral)

A felicidade como objetivo

Formada em Direito, Mariana Massena comanda a Artesanos Bakery ao lado do sócio e marido, Ricardo Rocha. A marca com unidades em Botafogo e no Recreio é um verdadeiro paraíso para os apaixonados por pães artesanais, cafés especiais e pela autêntica pizza napolitana. Mariana conta que a gastronomia sempre esteve presente em sua vida, ela e Ricardo amam cozinhar, já fizeram diversos cursos, se especializaram. A empresária revela que administrar duas lojas não é para amador, é um desafio diário por serem lojas grandes e com muitos colaboradores. Mariana divide seu tempo na gestão da marca, na parte operacional e no gerenciamento das redes sociais da Artesanos. Ela revela que sua inspiração diária é ver o cliente feliz, sabendo que entregou o seu melhor.

Nossa ideia sempre foi oferecer o melhor em café da manhã, brunch e pizzas aos nossos clientes. Por isso, o zelo por produtos e insumos de referência no mercado, com qualidade para garantir o sabor às receitas. Quem for a uma das nossas lojas, vai se sentir abraçado num ambiente super aconchegante e com uma gastronomia que de fato faz a diferença e melhora o dia da pessoa! Buscamos fazer com que cada um que entre na Artesanos se sinta especial e vivencie um momento super saboroso conosco! – Mariana Massena

Mariana Massena lidera a Artesanos Bakery (Foto: Divulgação)

Mariana Massena lidera a Artesanos Bakery (Foto: Divulgação)

Ar parisiense em negócio “made in Brasil”

Millena Sá, 25 anos, é a chef da Éclair Cafeteria e Bistrô do BarraShopping. Inspirada nas cafeterias parisienses, a casa proporciona uma verdadeira “viagem” à Cidade Luz em pleno Rio de Janeiro. O grande destaque do menu é o doce francês, o éclair, que dá nome à marca. A casa ainda oferece um menu com autênticas receitas francesas repletas de sabor e perfeitas para qualquer hora do dia. Em sua trajetória, a chef coleciona renomados cursos como na mais importante escola de gastronomia, a Le Cordon Bleu. Se formou em sommelier, boulangerie, patisserie e cuisine também pela Le Cordon Bleu. Possui formação em gastronomia pela Universidade Estácio e pós-graduação em Eventos e Cerimoniais de Luxo pela Roberto Miranda, em São Paulo. Atualmente cursa administração na Estácio e está fazendo o curso Diplôme em Plant Based, aprendendo técnicas da culinária à base de plantas, sem produtos de origem animal, em uma formação reconhecida globalmente pelo Le Cordon Bleu. Millena abriu a Éclair para ser mais do que uma pâtisserie, mas sim um café sensorial em que as pessoas pudessem degustar doces totalmente artesanais, autênticos pratos franceses, além de vivenciarem um atendimento de qualidade.

Na Éclair cada cliente é de fato especial. Preparamos nosso espaço com todo cuidado e carinho para poder entregar experiência e hospitalidade únicas aos nossos clientes. Sempre busco surpreendê-los com novidades, lançamentos inéditos, tudo para que o cliente faça parte da nossa história – Millena Sá

Millena Sá e o Éclair Cafeteria e Bistrô (Foto: Samanta Toledo)

Millena Sá e o Éclair Cafeteria e Bistrô (Foto: Samanta Toledo)

Inspiração de avô para a neta

Fruto do sonho de Patrícia Cardin, o Café Cardin nasceu da paixão da empresária, ainda menina, pelo universo dos pães artesanais e dos cafés. Em uma viagem de férias para a Europa, ela ficou fascinada pelas tradicionais cafeterias europeias. Porém, o olhar requintado e preciso de Patrícia pelo mundo da panificação artesanal já estava no sangue, pois seu avô foi um expert no assunto, que acabou inspirando-a anos mais tarde a criar sua própria cafeteria. “O Cardin é meu sonho de infância realizado. É um lugar acolhedor onde as pessoas se sentem em casa e desfrutam de um belo café da manhã com sabores inconfundíveis, porque sabemos que tudo isso transforma o dia de uma pessoa”, declara Patrícia.

Inspirado nas cafeterias europeias, o Café Cardin traz muito mais do que isso. São inúmeras as opções do variado cardápio para um delicioso café da manhã, brunch, almoço ou jantar. Com ambiente acolhedor, as lojas da marca, localizadas em Copacabana e no Leblon, fazem com que o cliente se sinta em casa. Empreendendo no ramo desde os anos 2000, Patrícia conta que todas as receitas são elaboradas para serem saboreadas e compartilhadas em família ou com quem amamos. Para ela, receber diariamente o sorriso dos seus colaboradores é algo muito gratificante. Segundo a empresária, o que a inspira todos os dias é sua equipe.

O Cardin é um abraço encantado, aquele final de tarde carioca, o encontro, reencontro, a confraternização, o seu momento antes, no intervalo ou depois do trabalho, da aula, ou aquele almoço leve, saudável e saboroso, sem glúten e com opções veganas e vegetarianas. Nossa casa é inspirada nos moldes dos cafés europeus, com um ambiente cativante e mágico para aquele cafezinho no Rio, acompanhado de apetitosas tortas, uma variedade de pães fresquinhos e petit fours que derretem na boca – Patrícia Cardin

Patrícia Cardin e o encantamento do Café Cardin (Foto: Divulgação)

Patrícia Cardin e o encantamento do Café Cardin (Foto: Divulgação)