Galeries Lafayette inaugura maior espaço de wellness da Europa: imersão em experiências sensoriais que fazem bem à alma


Thierry Vannier, Diretor de Desenvolvimento de Clientes e Marketing Operacional da Galeries Lafayette Paris Haussmann, e Fabienne Peronne, gerente de vendas internacionais, vieram ao Brasil para apresentar Wellness Galerie durante Journée de Presse, realizada em São Paulo por Galeries Lafayette Haussmann. Recém-inaugurado, na loja de departamentos em Paris, o espaço Wellness Galerie conta com especialistas em massagens, medicina alternativa, área gastronômica, sauna, ambientes para meditação e academias, além de corners e pop-ups com itens de culinária, aromaterapia, sportswear, make-up e tratamentos faciais e corporais. Erika Balbino, PR no Brasil de Galeries Lafayette, cuidou de cada detalhe para proporcionar aos convidados momentos de puro prazer durante o brunch, na Decornautas Design House

Uma manhã de sol em São Paulo bem no comecinho da Primavera. E peguei a ponte aérea para participar da Journée de Presse promovida por Galeries Lafayette Haussmann, que inaugurou, em Paris, Wellness Galerie, o maior espaço de bem-estar, beleza, fitness e sportwear da Europa. É a primeira loja de departamentos do mundo a dedicar um andar inteiro – são 3 mil metros quadrados – a estes segmentos que vêm crescendo globalmente em alta potência. Inaugurada no século 19, a loja de departamentos tem a chancela de ser um dos maiores símbolos da França a resistir a todos os momentos da História e sinônimo de vanguarda e inovação em sinergia com o consumidor/protagonista que busca pela alquimia do bem-estar e imersão de prazer em momentos que falam à alma. Thierry Vannier, Diretor de Desenvolvimento de Clientes e Marketing Operacional de Galeries Lafayette Paris Haussmann, veio ao Brasil na companhia de Fabienne Peronne, gerente de vendas internacionais de Galeries Lafayette Paris Haussmann. O cenário do encontro foi a Decornautas Design House, de Allex Colontonio e André Rodrigues, amálgama da arquitetura modernista na capital paulistana com estéticas plurais de arte, design e lifestyle da dupla.

Wellness Galerie: design acolhedor (Foto: Thibaut Voisin)

A PR de Galeries Lafayette Haussmann no Brasil, Erika Balbino, cuidou de cada detalhe do encontro para ser o mais prazeroso ‘mergulho’ no maravilhoso mundo de Wellness Galerie, concebida com uma abordagem holística para uma experiência inédita para mente e corpo. A condução cada vez mais essencial de práticas para o bem-estar tanto com o corpo como o eu interior, consequentemente, gera energia e um olhar de empatia, solidariedade ao também se colocar no lugar do próximo e perceber que pode ser parte integrante de ações de incentivo.

Erika Balbino, Thierry Vannier e Fabienne Peronne (Foto: Denise Andrade)

No deck da piscina da Decornautas Design House, com o mais lindo paisagismo e o frescor que também vinha do lago com carpas próximo dali, Thierry Vannier nos contou as novidades sobre a mega loja de departamentos que proporciona, às mais diversas gerações, memórias afetivas, emoções, sensações de acolhimento nessa conexão entre passado, presente e futuros. Sim, eles são plurais e remetem também à filosofia de Galeries Lafayette de abraçar a diversidade, inclusão, e de ter um universo de opções de seções para múltiplas culturas de consumo – são recebidos, anualmente, 37 milhões de visitantes de todas as partes do mundo, além da clientela francesa. Ou seja: “todas as marcas para todos os públicos”.

E mais: em uma conversa exclusiva com Thierry Vannier, que você, leitor, vai conferir, ele pontua a ênfase à sustentabilidade. Galeries Lafayette pretendem ser a vitrine da moda responsável por meio do projeto Go for Good. “O grupo está comprometido com uma abordagem global de desenvolvimento sustentável em torno de três eixos: Empregador Responsável e Solidário, Ator da transição ecológica e Vitrine de moda responsável”.

WELLNESS GALERIE: O REENERGIZAR

Galeries Lafayette mantém um relacionamento comercial e afetivo com os brasileiros há décadas independentemente de políticas econômicas. Thierry Vannier sempre pontua que “quanto mais se entende da cultura de um país, mais se conhece as necessidades das pessoas”. Durante a Journée de Presse, ele convidou todos a conferirem um vídeo sobre a loja de departamentos em Paris com 70.000 metros quadrados em três edifícios e que recebe cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, são 15.000 metros quadrados dedicados à moda, contemplando 3.500 labels. Em seguida, pudemos conferir o vídeo com as mais lindas imagens de Wellness Galerie. Posteriormente, em plena conexão com a energia da natureza à beira da piscina, Thierry Vannier, Fabienne Peronne e Erika Balbino ressaltaram todos os atrativos do novo espaço que conta com tecnologia de ponta. Lembraram que o subsolo da construção histórica em Paris passou por uma grande reforma arquitetônica para acolher, em 3 mil metros quadrados, um ambiente especificamente concebido para bem-estar, beleza, fitness e sportwear.

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O objetivo é oferecer uma seleção muito ampla de marcas, especialistas, serviços, acessíveis a todos, para todas as idades, para todos os orçamentos, para conhecedores ou novatos, para clientes internacionais ou locais – Thierry Vannier

Galeries Lafayette convocou os melhores especialistas franceses e internacionais para uma curadoria sobre a integração dos setores de bem-estar, altamente diversificado. O local, que oferece 50% de produtos e 50% de serviços, adequados tanto para mulheres como para homens, dispõe de atendimento profissional com especialistas em massagens, e medicina alternativa, área de gastronomia, sauna, ambientes para meditação e academias, além de corners e pop-ups com itens de culinária, aromaterapia, sportwear, make-up e tratamentos faciais e corporais. O espaço permitirá aos clientes uma experiência personalizada.

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São 169 marcas, muitas delas nunca antes comercializadas na França, das quais 39 são encontradas com exclusividade apenas na Galeries, entre elas Alo Yoga e Born Living Yoga (vestuário); Solaris Laboratories, Ulé, Jwomanizier, Wesak, Stones Club, Lazartigue, Combeau,  Les Bois, 111 Skin, Sunday Riley e Aromatherapy Associates (beleza); Anatomik, Atelier du Piercing Djula, Belleyme, Chillhouse, Le Boudoir du Regard, L’Officine Immortelle, Seasonly e Skinneo (bem-estar).

Wellness Galerie (Foto: Thibaut Voisin)

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM THIERRY VANNIER

Thierry Vannier ocupa o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Clientes e Marketing Operacional da Galeries Lafayette Paris Haussmann desde 2016. Promove a loja de departamentos parisiense no exterior para desenvolver o volume de negócios dos clientes internacionais, definindo os objetivos do plano de expansão comercial, pilotando uma estratégia drive-to-store para os clientes, garantindo a sua implantação, entre outros projetos. Em 1994, ele se formou no ESC Bordeaux (European Business Programme) incluindo 2 anos passados ​​em Hull no Reino Unido. Em 2005, recebeu o Prêmio em Arquitetura Comercial, categoria Design, durante o troféu Estratégia de Marketing Jovem, durante sua nomeação como Diretor de Conceito Júnior após a conclusão do projeto Lafayette V.O; um espaço de 400 metros quadrados, reunindo 150 marcas nas Galeries Lafayette Paris Haussmann.

Thierry Vannier, Diretor de Desenvolvimento de Clientes e Marketing Operacional da Galeries Lafayette Paris Haussmann (Foto: Denise Andrade)

Heloisa Tolipan – Quais as pesquisas que permearam a iniciativa de Galeries Lafayette Haussmann inaugurar Wellness Galerie?

Thierry Vannier – O design do espaço Wellness é a continuidade da época em que nos encontramos. Após a pandemia e a regularidade dos confinamentos, os nossos hábitos de consumo evoluíram e a vontade de cuidar de si tornou-se um leitmotiv para muitos dos nossos clientes. Em linha com o nosso DNA, Galeries Lafayette faz parte destas mudanças de estilos de vida para continuar a responder a estes novos hábitos. Era essencial manter o vínculo e repensar o consumo de nossos clientes locais e internacionais e criar um novo conceito. Queremos mais do que nunca fazer o bem a nós mesmos e conciliar um equilíbrio físico, energético e emocional.

As maiores buscas em torno do bem-estar são em cuidados, beleza, nutrição e esporte. É, portanto, um mercado que está crescendo fortemente no final da crise. De acordo com GWI (empresa britânica de pesquisa de audiência), a economia do bem-estar crescerá 10% a cada ano para atingir em 2025: US$ 7 bilhões.

É por isso que, ao implantar o primeiro espaço na Europa dedicado à experiência holística de bem-estar, a Wellness Gallerie oferece uma maneira de conciliar corpo e mente enquanto oferece uma experiência decididamente única que reúne sob o mesmo teto uma seleção dos melhores especialistas em bem-estar, beleza, cuidado, energia e esporte. Convida e acompanha todos a se cuidarem graças a serviços personalizados.

Este espaço responde aos novos desejos dos consumidores: um lugar onde as pessoas não vêm apenas para comprar, mas, também, para se divertir, desconectar e viver experiências sozinho, com amigos ou familiares. Wellness Galerie representa um investimento de 2 milhões de euros.

Heloisa Tolipan – São reunidos produtos e serviços de marcas exclusivas e outras pela primeira vez à venda na França. Como foi realizada a curadoria?

Thierry Vannier – Construímos a nossa oferta em torno de seis pilares ligados às tendências de consumo: beleza, cuidado corporal, cuidado facial, energia, movimento e desporto. O sourcing foi baseado em duas fases: primeiro, a consolidação das nossas marcas parceiras já existentes e comercializadas no nosso espaço Beauty Galerie reunindo as melhores marcas de beleza e bem-estar; depois conhecemos muitos especialistas franceses e internacionais em cada categoria, encontros emocionantes que permitiram-nos refinar a jornada do cliente, a oferta e a nossa seleção.

No coração da galeria de bem-estar oferecemos uma oferta de produtos rica e inovadora ligada aos seis pilares em torno de dois espaços: a loja de beleza e a loja de fitness reunindo 169 marcas, incluindo 42 marcas exclusivas e para muitas delas, pela primeira vez na França, variando de acessível a luxo. Assim, os clientes beneficiam de uma experiência enorme de bem-estar com a oferta de produtos que ressoa com os serviços dos especialistas.

Heloisa Tolipan – Da noite para o dia, a realidade global alterou muito a força da comunicação com seu público devido à pandemia. Como as Galeries Lafayette inovaram em questões digitais, ou seja, como usaram a tecnologia para vendas online? E quais projetos foram implementados pela inovação?

Thierry Vannier – Mais do que nunca, Galeries Lafayette Paris Haussmann deseja proporcionar uma experiência inspiradora e oferecer um conforto de compra sem precedentes: seja na oferta de produtos, serviço e experiência do cliente ou na necessidade de digitalizar a jornada do cliente na loja e na fila, tornando-a atraente. A implantação do serviço Exclusive Live Shopping é um serviço de compras remotas com jornada digital montada em 2020 para oferecer uma experiência de compra mais fluida com a ajuda de um de nossos vendedores.

Desde setembro de 2022, Galeries Lafayette reforça a inovação comercial de seus pontos de venda ao assinar um contrato de exclusividade com a JCDecaux com 64 telas digitais na loja que permitem aos clientes ter acesso a uma melhor informação sobre as ofertas reforçando a sua experiência de compra.

Essas telas digitais personalizadas são instaladas sob a Coupole e na área masculina. Vão permitir às Galeries Lafayette reforçar a inovação comercial do seu ponto de venda, criar conteúdos de comunicação dinâmicos e relevantes para os seus clientes e dar voz a todas as marcas alinhadas com a imagem e conceito desta loja de departamentos, frequentada pelos franceses e clientela internacional de mais de 37 milhões de visitantes por ano.

Thierry Vannier: “Wellness Gallerie oferece uma maneira de conciliar corpo e mente enquanto oferece uma experiência decididamente única” (Foto: Denise Andrade)

Heloisa Tolipan – Primeira loja de departamentos da Europa e com 70.000 m² divididos em três prédios, atualmente recebe cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, 15.000 m² são dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Qual é o segredo do sucesso? E como uma empresa familiar mantém o know-how centenário à frente dessa potência gigante?

Thierry Vannier – Galeries Lafayette Paris Haussmann se beneficia do desenvolvimento comercial e de marketing. Entre tradição e modernidade, a loja de departamentos do Boulevard Haussmann sempre manteve seu desejo de ser o ponto quente da moda parisiense. Toda uma oferta foi construída em torno deste setor com projetos inovadores de apoio à moda circular com a abertura de um espaço dedicado à moda em segunda mão denominado espaço (Re)Store e organizado com sete grandes parceiros, que atuam no mercado de second hand, com ênfase na economia circular. Esta oferta responde à demanda latente do consumidor e reforça a assinatura da loja conceito responsável pelas atividades de moda, beleza, limitando o desperdício e defendendo novos valores mais sustentáveis.

A oferta da marca é constantemente renovada com a valorização de um caminho mais suave em nossos diversos andares e no terraço das Galeries Lafayette Haussmann, que oferece uma vista deslumbrante de toda Paris, seus monumentos haussmannianos e edifícios e, ainda, com a abertura do maior espaço de calçados da Europa no quarto andar, com mais de 200 marcas e 60 corners em uma plataforma dedicada de 4.000 metros quadrados. Assim, o modelo de sucesso das Galeries Lafayette e essência da loja de departamentos parisiense é atender a todos, tanto locais quanto estrangeiros.

(Em tempo: Pela terceira vez consecutiva, Galeries Lafayette se associou ao mais parisiense dos torneios esportivos, Roland-Garros. O terraço panorâmico do edifício do Boulevard Haussmann ganhou repaginação especial alusiva ao torneio e um imenso telão para que o público pudesse, confortavelmente acomodados em espreguiçadeiras, acompanhar ao vivo as transmissões das partidas pela France Télévisions).

Galeries Lafayette é uma empresa familiar em constante mudança e transformação. Entre o simbolismo da loja de departamentos localizada no Boulevard Haussmann, a cúpula datada de 1912, a ligação entre comércio e criação, experiência phygital. É o exemplo por excelência de inovação, know-how e riqueza cultural – Thierry Vannier

Heloisa Tolipan – Quais são as ações da loja de departamentos em prol do desenvolvimento sustentável para um mundo melhor?

Thierry Vannier – Por mais de 10 anos,  Galeries Lafayette Haussmann desenvolveu um comércio mais responsável e unido. O grupo está comprometido com uma abordagem global de desenvolvimento sustentável em torno de três eixos: Empregador Responsável e Solidário, Ator da transição ecológica e Vitrine de moda responsável.

Como empregador responsável, Galeries Lafayette preocupa-se com o bem-estar dos funcionários, a qualidade de vida no trabalho, prestando especial atenção à igualdade entre mulheres e homens e à manutenção do emprego dos trabalhadores com deficiência. Este novo acordo pretende implementar ações importantes. E fazendo parte de uma política pró-ativa de Deficiência, este acordo coletivo prevê a implementação de um programa plurianual em favor de pessoas com deficiência, incluindo, em particular, um plano de contratação, um plano de retenção de empregos e ações de conscientização de todos os funcionários.

Galerie Lafayette leva sua chancela também em soluções em prol da sustentabilidade. Estamos preocupados com as consequências ambientais de nossas atividades. Ações-chave são postas em prática. As peças não vendidas em Galeries Lafayette são doadas para diversas associações que são nossas parceiras, como Emmaüs Défi e Dons Solidaires.

Thierry Vannier: “Galeries Lafayette pretende ser a vitrine da moda responsável por meio do projeto Go for Good” (Foto: Denise Andrade)

Em 2016, Galeries Lafayette reduziu seu consumo de energia mudando para eletricidade 100% verde, estamos preocupados em separar nossos resíduos com a implementação de um sistema de triagem que permite que 90% de nossos resíduos alimentares sejam transformados em composto vendido como fertilizante aos agricultores e, finalmente, o estabelecimento de métodos de entrega. Nossa loja parisiense dispõe de caminhões que funcionam com gás natural da cidade.

Como lembrete, Galeries Lafayette pretende ser a vitrine da moda responsável por meio do Go for Good, destacando as marcas com menor impacto ao meio ambiente e que melhor protegem o desenvolvimento social ou a produção local. Temos três grandes objetivos ambiciosos para 2024, que a marca se torne 100% Go for Good, 25% da nossa oferta em loja tenha selo Go for Good e, finalmente, tenhamos a possibilidade de oferecer uma solução de reciclagem ou revenda em 100%.

Em alguns números em 2019:

toneladas são geradas todos os dias pela loja, incluindo:

– 17 paletes de cartão enviados todos os dias para reciclagem

– 2 toneladas de papelão separados todos os dias

– 300.000 copos de plástico usados a cada mês

– foram geradas 70 toneladas de plásticos

– foram geradas 58 toneladas de papel

Heloisa Tolipan – O que podemos adiantar sobre as ações para 2023?

Thierry Vannier – A nossa prioridade é apostar no lançamento e sucesso dos nossos projetos: queremos aumentar a visibilidade e notoriedade do nosso espaço Wellness Galerie, promover o know-how dos nossos espaços Les Nouvelles Tables du Gourmet e as festas de fim de ano.

Não esqueçamos que Paris é uma cidade cheia de energia e movimento. Os próximos eventos mundiais em Paris, como a Copa do Mundo de Rugby em 2023 e os Jogos Olímpicos de Verão em 2024, contribuem para a recuperação do turismo, mas também para registrar a cidade de Paris como uma força motriz para a sociedade e nossos negócios.

Finalmente, Galeries Lafayette Paris Haussmann é a loja de departamentos que nunca dorme, então você pode imaginar que a melhor maneira de acompanhar nossas novidades é vir até a loja para viver a experiência e também acessar https://haussmann.galerieslafayette.com

O RECEBER COM AFETO

Para comemorar o maior espaço de bem-estar, beleza, fitness e sportwear da Europa, Wellness Galerie, o brunch oferecido por Galeries Lafayette Haussmann contou com delicinhas a cargo de Nani Bernardo Gastronomia, como brie folhado com mel e amêndoas, Jambon com figo turco e melão, Ceviche de linguado, mini quiches, terrine de roquefort, entre outras. Os drinques foram preparados com Lillet, importado e distribuído no Brasil pela Pernod Ricard. É um delicioso aperitivo (vinho branco e licor de cítricos) criado na região sul de Bordeaux, na pequena vila Podensac. E o top fotógrafo Fernando Louza, com sua arte sensível e referência em desfiles internacionais, fez portraits dos convidados que ganharam de presente o registro com a chancela generosa de Galeries Lafayette. Veja quem esteve na Journée de Presse:

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