*Por Brunna Condini
Uma das maiores ativistas do movimento negro no Brasil, Zezé Motta está à frente pelo quarto ano consecutivo do especial ‘Mulher Negra’ que será exibido pelo E! Entertainment, no próximo 25 de julho, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha – que também faz um tributo a líder quilombola Tereza de Banguela. Nessa temporada, ela recebe Sheron Menezzes, Aline Wirley e Preta Gil, em conversas sobre maternidade, saúde, autoestima e sonhos. “É um projeto muito especial para discutir e celebrar a mulher negra”, diz, sobre a atração, que conta ainda com depoimentos de convidadas, como a jogadora de vôlei e medalhista olímpica Fernanda Garay, a cantora e apresentadora Gaby Amarantos, a atriz Erika Januza e a cantora Liniker.
Aos 80 anos, símbolo de representatividade e desbravadora de caminhos, Zezé fala sobre, e também, às novas gerações. “Confesso que me sinto muito orgulhosa por estar viva e presenciando tudo isso. Acredito que precisamos de mais, temos um logo caminho pela frente, mas essa nova geração de mulheres negras está representando bem e conquistando seu espaço no audiovisual. Fico muito feliz quando vejo nomes como Taís Araújo, Camila Pitanga, Sheron Menezzes, Cris Vianna, Erika Januza, Dandara Mariana e tantas outras, fazendo trabalhos incríveis na televisão, no cinema, no streaming e no teatro. Me sinto em estado de graça toda vez que divido o palco com alguma atriz jovem. Sabemos que essa é uma luta diária, de muito esforço e voz, ou seja, o desafio está em superar a cada dia”.
Durante seus 56 anos de carreira, ela rompeu barreiras, colocando o protagonismo feminino no centro da cena artística. E ao vir se reinventando nos últimos anos, aliada à passagem do tempo, arrisca dizer porque o etarismo não a pega. “Sou muito bem resolvida com a minha idade, me sinto viva, estou trabalhando, lúcida e com prestígio. Isso é uma benção! Encaro a velhice com muita tranquilidade. Adoro viver e envelhecer faz parte da vida. Sou uma mulher atualizada, em sintonia com todas as novidades tecnológicas e ativa no mercado de trabalho – fazendo também grandes campanhas publicitárias. Virei até garota propaganda depois de idosa (risos), acredito que isso é porque estou de bem com a vida, me cuidando, sabe?”.
Confesso que estou pronta para experimentar outras coisas mesmo com os meus 80 anos. Ou seja, vivo a vida – Zezé Motta
Zezé é mesmo uma referência. E absolutamente honesta ao dizer, que apesar dos ganhos que tem contabilizado na maturidade, as perdas também estão aí para serem administradas. Aqui, compreendendo que a vida é impermanência, ela recorre à sabedoria que vem desenvolvendo através dos anos. “O que me traz mais angústia nesse processo é perder amigos, colegas e familiares no caminho, mas faz parte da vida. Como falei anteriormente, vivo a vida. Costumo dizer também que estou vivendo um dos melhores momentos da minha trajetória como um todo, tanto na carreira, como na vida pessoal”, garante a atriz, que já nos contou estar namorando alguém que conhece há 30 anos, mora em São Paulo e é mais reservado.
Celebrando a chegada dos 80 com arte
A agenda cheia continua fazendo os olhos de Zezé brilharem. Ela acaba de filmar ‘Por um Fio’, longa baseado em um livro de Drauzio Varella, e também está em ‘Se Eu Tô Aqui é Por Mistério’, de Clari Ribeiro, e na cinebiografia ‘Mauricio de Sousa – O Realizador de Sonhos’, de Pedro Vasconcellos. “Muita coisa, né? (risos). Já na música, estou me preparando para estrear o meu novo show, em comemoração aos meus 80 anos, e passando em algumas capitais do Brasil com a turnê ‘Coração Vagabundo – Zezé Canta Caetano’, onde canto vinte e duas músicas do meu amigo e grande artista Caetano Veloso. Inclusive, estarei no próximo final de semana em Maceió e Aracaju fazendo esse show”, anuncia.
Quando digo que olho para trás e vejo que a luta valeu a pena, falo do reconhecimento com um todo. O reconhecimento de um trabalho – Zezé Motta
Esbanjando vitalidade, potência, e sendo, há muitos anos, a revolução que deseja no mundo, além do fazer artístico, Zezé também é requisitada para estrelar campanhas publicitárias, tantas, que hoje é o rosto de 10 marcas. E mesmo curtindo os holofotes e toda agitação que a vida profissional requer, ela confessa que a programação que a reabastece não acontece em público. “Sou uma mulher caseira. Hoje sair de casa para mim acabou virando um trabalho, já sai muito, já vivi muito, agora, estou realmente curtindo minha folga em casa. Na minha casa é onde me conecto, sabe? Recarrego todas as energias possíveis, reunindo os amigos, minhas netas, meus filhos. Gosto também de ir ao clube, que fica ao lado da minha casa, é como se fosse o meu quintal. Então, vou, pego sol, fico na piscina, relaxo. Mas tudo aqui, em casa, ou no máximo ao lado de casa, e claro, faço meus alongamentos, exercícios pelo menos de duas a três vezes por semana”.
Artigos relacionados