Xamã fala sobre cena de nudez, revela que foi criado por avó noveleira e estará em 3 produções no audiovisual


O rapper faz sua estreia em novelas em ‘Renascer’ já com ares de galã por conta das suas cenas quentes. Na pele do jagunço Damião, Xamã revela o que o aproxima e o que empresta ao personagem, diz que deseja continuar na música e na dramaturgia e que concluiu um livro de poesias. Ele vai estar também em Justiça 2′, do Globoplay, no filme ‘Cinco Tipos de Medo’, de Bruno Bini, e em ‘Maníaco do Parque’, da Amazon Prime Video. Conta que o trabalho como ator na novela também vem inspirando suas criações: “Faço música porque materializo o que vivo para o papel, então estar na pele de outra pessoa, sentindo amor, saudade, as guerras internas do personagem, isso traz inspiração. Chego em casa em faço muitas anotações que devem virar música”.

*Brunna Condini

A estreia de Geizon Carlos da Cruz Fernandes, o Xamã, em um folhetim, tem gosto de nostalgia. O rapper que vive Damião em ‘Renascer‘, papel que na primeira versão, a de 1993, também lançou como ator na TV Jackson Antunes (agora no remake como Diocleciano), vem mexendo com o público principalmente por conta das suas cenas sensuais e de nudez, e confessa que estar em uma novela é uma realização para ele e para a família, já que é fã do gênero desde a infância. “Fui muito noveleiro no início dos anos 90, porque fui criado com a minha avó em Sepetiba (bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro). A gente assistia do Vale a Pena Ver de Novo em diante, minha avó era fã de carteirinha das novelas. Então, fui muito educado pela TV, pelo cinema e depois pela música. Sou músico urbano, de adaptação, de intuição. Por isso todas essas influências são responsáveis pelo meu processo de criação”.

Sempre explorei muito o corpo, a mente, o espírito. E quando estou no palco ou atuando, não sou eu ali, e aí fica muito mais fácil de fazer” – Xamã

O ator, compositor e rapper fala também dos desafios da empreitada. “Meu medo inicial era adaptar a minha vida musical às agendas da novela, mas tem dado tudo certo”, avalia. Aos 34 anos, o cantor carioca dá vida ao misterioso jagunço, contratado para matar José Inocêncio (Marcos Palmeira), e vai formar um triângulo amoroso com as personagens das atrizes Sophie Charlotte (Eliana) e Mell Muzzillo (Ritinha), e ainda protagonizar mais cenas quentes. E sobre isso, Xamã parece estar tranquilo. “Era mesmo um sonho trabalhar com dramaturgia e cinema”, afirma.

Xamã também revela que o universo dos sets tem inspirado novas composições:

Faço música porque materializo o que vivo para o papel, então estar na pele de outra pessoa, sentindo amor, saudade, as guerras internas do personagem, isso traz inspiração. Chego em casa em faço muitas anotações que devem virar música – Xamã

Xamã fala da estreia como ator e revela inspiração musical nos sets (Foto: Globo/Fábio Rocha

Xamã fala da estreia como ator e revela inspiração musical nos sets (Foto: Globo/Fábio Rocha

Xamã também estará em ‘Justiça 2‘, do Globoplay. Na produção ele será parceiro de crime de Milena (Nanda Costa). O artista também vai protagonizar o filme ‘Cinco Tipos de Medo‘, de Bruno Bini, e estará em ‘Maníaco do Parque‘, da Amazon Prime Video. Muito envolvido com seu personagem em ‘Renascer‘, ele compartilha o que tem emprestado para Damião. “Ele é quadradão, analógico (risos). Eu sou músico, do Rio. O Damião é mais chucro, não tem papas na língua. Então, trago de alguma forma para ele o meu lado musical, poeta’.

Esse personagem tem muitas camadas, vai ficando bom, mal, se transforma ao longo da história. Acho que o público vai ter muitos sentimentos, vai amar, vai odiar, como na vida, quando gostamos de alguém – Xamã

Mell Muzzillo e Xamã se envolvem em 'Renascer' (Foto: Globo/Fábio Rocha)

Mell Muzzillo e Xamã se envolvem em ‘Renascer’ (Foto: Globo/Fábio Rocha)

Ao que parece, ficção e realidade têm se misturado na vida do rapper, já que nesta quarta-feira (28) foi noticiado que ele e sua par de cena Mell Muzillo, estariam vivendo um romance. Sobre isso, o ator não se pronunciou. A elogiada química da duplas pode ter nascido também desta sintonia fora do set, além da ancestralidade indígena comum.

"Trago de alguma forma para o Damião o meu lado musical, poeta" (Foto: Globo/Fabio Rocha)

“Trago de alguma forma para o Damião o meu lado musical, poeta” (Foto: Globo/Fabio Rocha)

Sobre a parceria com Jackson Antunes, o músico celebra: “Me ajudou muito e me ajuda. É uma pessoa maravilhosa. Ele foi a primeira pessoa do elenco que conheci, meu deu confiança para fazer o Damião”.

Apaixonado pelas rimas muito cedo, quando ganhou o primeiro concurso de poesia aos 12 anos, Xamã, de lá para cá, cursou faculdade de Direito, foi vendedor, camelô, participou de coletivos de rap até consolidar sua carreira solo e chegar ao topo das paradas com ‘Malvadão 3′. Entre discos e EPs, sua discografia conta com ‘Pecado Capital‘ (2018), ‘O Iluminado (2019), “Zodíaco (2020), e o mais recente ‘O Último Romântico Online‘ (2023). Agora o cantor está lançando o clipe da nova música ‘Quando a gente ama”, com os colegas de ‘RenascerMell Muzzillo e Juan Paiva, respectivamente Ritinha e João Pedro. “Também tenho um livro de poesias no forno. Quero continuar na música e na dramaturgia, caminho que tantos rappers lá fora já trilharam”.

 "Era um sonho trabalhar com dramaturgia e cinema" (Foto: Divulgação/Globo)

“Era um sonho trabalhar com dramaturgia e cinema” (Foto: Divulgação/Globo)