*Por Brunna Condini
O programa ‘Beija Sapo’ – aquele formato icônico apresentado por Daniela Cicarelli e exibido pela extinta MTV Brasil entre 2005 e 2007 – está de volta! A versão repaginada, batizada de ‘Tinder apresenta: MTV Beija Sapo’, vai ser apresentada pela show woman Valentina Bandeira, que tem tudo para também fazer história, e estreia à frente da atração oficialmente segunda-feira (dia 18). Mas como o lançamento tem ares de super produção, o primeiro episódio do reality vai ao ar dia 17 de setembro, às 21h na Pluto TV, no canal MTV Pluto TV, e no dia seguinte, 18 de setembro, no mesmo horário, na MTV. Por aqui, já estamos com roupa de ir! Até porque, além de Valentina, foi anunciado com exclusividade na coletiva desta quarta-feira (13), que ela, a própria Cicarelli também está de volta! Agora, no quadro ‘Tinder apresenta ‘Socorro Cicarelli’, especial quinzenal que vai ar colado no programa, em que faz as vezes de fada madrinha moderna da internet, compartilhando dicas e conselhos do coração, do alto dos seus bem vividos 44 anos. “Cica vai ser tipo um SAC do Tinder. O primeiro quadro com ela vai ao em 24 de setembro. Simplesmente, dei check no curriculo: vou trabalhar com a Cicarelli neste programa! Entregamos tudo no maior projeto do ano!”, vibra Valentina.
A atriz é fã do programa dos anos 2000 e não imaginava que quase 20 anos depois estaria no comando dele. Aliás, ela está com tudo e está prosa, sim, porque reconhece seu ‘corre’ pra chegar até aqui. Além da atração, o trabalho na internet, a vida de atriz, também acabou de passar 40 dias na Austrália e na Nova Zelândia, fazendo reportagens para a cobertura da Copa do Mundo feminina da CazéTV. “Cara, é um momento importante para mim. Também vim pra um apartamento lindo, em São Paulo, é uma grande conquista. Acho que esse programa vai alegrar o Brasil, faremos história. Vamos deixar as pessoas felizes, sinto isso. Descomplicando o amor, a pegação. Acho que vai sair muita gente na rua se beijando depois”. E você Valen, participaria do ‘Beija Sapo’? “Aguardem. Eu também beijo na boca lá. Sou atacante, jogadora cara. Quem viveu as gravações viu, quem assistir, verá”. E completa:
Sou fã do ‘De Férias com o ex’ (reality MTV sobre pegação), gente. Assisto real, muito. E participaria do ‘Beija Sapo’. É uma parada de pegação sofisticada. A ponte entre o popular e o elegante. Entre o escrachado e sofisticado. Acho que isso está se tornando minha especialidade – Valentina Bandeira
Vamos matar a saudade da produção, que foi sucesso absoluto e levou um beijo ao ar entre dois homens no horário nobre bem antes deles habitarem – ainda com dificuldades – as cenas de novelas. “Não existe mais a possibilidade de fazer um programa atual existir sem inserir representatividade. É inadmissível. Uma atração sem isso, é muito pouco para as pessoas. Já quebramos muitas barreiras, neste sentido da liberdade de ser quem se é, e com o advento da internet, torna-se obrigatório, fundamental. Não tem saída a não ser incluir representatividade para que as pessoas queriam assistir. Não me escolheram a toa, me preocupo em ser arrojada e acompanhar o mundo. E sim, teremos ainda mais representatividade nesta nova versão, tratada de um jeito bem natural. Sem ser uma questão, mas sim como algo orgânico no mundo”, completa.
Valentina conversa com a mesma naturalidade sobre a própria fluidez em se relacionar. É impressão ou o assédio de mulheres aumentou pós-Copa Feminina? “Muito! As sapatões vieram pra cima de mim (risos). E eu amo isso. Tenho uma semente bissexual total, sou filha de pai gay, então sempre tive uma figura paterna com uma sexualidade fluida, livre, que incentivou isso também. Ame, transe, faça o que quiser, sem limitações. Mas tenho um ‘pezinho’ na heterossexualidade compulsória, porque me relaciono mais com homens. Mas tem dias que acordo mais lésbica, como diz uma grande amigo, aí saio na noite e olho mais para as mulheres, as coisas pintam. Só que é mais raro, sou mais assolada pela heterossexualidade compulsória mesmo”.
Mas já sai com mulheres, namorei. Acho importante falar sobre isso nos espaços de visibilidade, porque sabemos como o Brasil é um país limitado em liberdade de escolha. Por isso digo, que neste programa que apresento especificamente, só gostaria que as pessoas se sentissem pessoas. É um programa feito pra gente encontrar gente, e todas elas existem. É só natural – Valentina Bandeira
Se pudesse escolher alguém em um programa neste formato, quem seriam os crushes? “Tenho que falar nomes? (risos). Digamos que tenho meu preferido, mas não falo. Só porque eu não quero que atrapalhe. Posso dizer que tenho gostado de um paulista, hein. Para uma garota que conviveu muito com os cariocas, estou olhando pra eles e dando muita pouca moral. Estou bem instigada pelos paulistas, um bando de gostosos (risos). Como tem gostoso nessa cidade! Estou roletando por aí, tenho umas ‘cartinhas’ na manga”. E acrescenta: “Mas é difícil me deixar com tesão, tem que trabalhar duro. Não sou do tipo que sai pegando geral, por mais que eu apresente um programa de pegação”.
Valen também acha graça de ter sido a ‘cupida’ de Luiza Sonza, com seu atual, o influenciador Chico Moedas, já que a cantora se interessou pelo empresário depois de ter assistido – e comentado – no podcast ‘Match – O Papo’, apresentado pela atriz, também para o Tinder, há cerca de dois meses. “Olha, essa foi a maior publicidade indireta da história da publicidade no brasil! (risos). Estou em êxtase. O primeiro casal que formei, é só o casal do momento. E ainda saiu uma Bossa nova dessa história. Fiquem atentos famosos!”, brinca.
Sobre a atração patrocinada pelo Tinder, ela comenta ainda. “Já brinquei muito de aplicativo, mas atualmente, não. Vou ter um data que horas?”. Ela vai completar 30 anos em 12 de fevereiro de 2024, e já sente os efeitos de muito autoconhecimento, anos de análise e de um processo particular de amadurecimento. “É difícil falar disso de uma forma tão objetiva. Mas eu vi o show do Bruno Mars, no The Town, e observei a forma como ele pisa no chão. É o seguinte, ele pisa no chão e parece que ele assenta no mundo. É como me sinto hoje: parece que assentei, sabe? Já fiz muitas coisas, já provei muitas coisas, já consegui sair de dinâmicas na minha análise importantes, não fazem mais parte das minhas questões psíquicas certos traumas, por exemplo. Hoje olho para questões que pareciam enormes lá atrás e já não fazem o menor sentido. Então, é uma visão concreta que as coisas passam. Tenho um orgulho foda desse mulherão que conquistou tanto até aqui, eu. Estou tendo mais confiança, entendimento e reconhecimento de quem eu sou. Esse movimento de vir para São Paulo, saindo dessa bolha carioca de ‘filhos de’, meio nepotista, estudei na escola antro de todos os filhos de artistas. Enfim, estou furando bolhas e conseguindo ter moral mesmo saindo do meu lugar de conforto, vendo que sou boa nisso”.
Estou incorporando essa mulher corajosa, de uma forma que ela não é mais só uma atuação. Estou realmente me transformando nessa personagem que inventei pra poder enfrentar o mundo – Valentina Bandeira
Ela é o poder
“Meu compromisso é com a comunicação para além da minha expressão pura. Fui descobrindo isso ao longo o meu trabalho na internet e no podcast mesmo. O trabalho de apresentadora vem do trabalho na intenert”, avalia. Sobre sua escolha para o ‘Beija Sapo’, conclui. “Não teria nome melhor que o meu depois de um ano apresentando ‘Match o papo’. Para fazer esse cross entre internet e TV. Venho da TV, são 10 anos. Depois comecei na internet. é uma coisa que me contempla. Tudo o que precisavam eu tinha pra oferecer. Acho que com toda a modéstia do mundo, não tinha ninguém para fazer do jeitinho que estou fazendo. Não penso nem no medo. Euforizo antes do medo e vou, assim mesmo”.
E seu entusiasmo é contagiante: “É uma loucura pensar que estou apresentando ‘Beija Sapo’, porque são dois ícones, o programa e a Cicarreli. E me deixa lisonjeada no lugar de mulher gostosa e linda que não tinha experimentado antes. É um lugar de sucessora de querer fazer tão bem quanto ela. Claro que é uma outra proposta, somos pessoas bem diferentes, acho que vai deixar todo mundo bem surpreso. Não conversei pessoalmente com a Cicca, mas tive a benção para apresentar. Quis saber o que ela tinha achado dessa loucura toda. A rainha, que deu a cara desse programa, deu sua benção. Também levo para essa de me tornar esse ícone pop, a inspiração de outros apresentadores brasileiros, com o Faustão, sou fã da Ana Maria Braga. A intimidade que ela tem com o publico me fez me sentir menos sozinha. É terapia ocupacional, é amor, afeto. Tenho certeza que é só o começo da minha carreira como apresentadora. Parece que estou em casa. A mesma sensação de estar no Tablado aos 16 anos. Em casa. Gosto muito de gente. Estou onde queria estar e quero mais”.
Ela quer tudo e sabe que pode ter. A atriz também está on, tanto na exibição de ‘Todas as flores’, na Globo, quanto no filme de Murilo Benício, ‘Pérola’, que estreia 21 deste mês. “Gravei esse longa há cinco anos e só vai ser lançado agora. É impressionante. É a minha vida inteira assim. Vou fazer outro filme (‘ritmo de Natal’) com a Taís Araújo para a Globo. Poso dizer que não tenho o menor medo de não aparecer mais oportunidades como atriz, porque não existe a Valen sem isso, é a minha essência, quem eu sou lá dentro, uma atriz de teatro, que performa em outras frentes. Ainda está muito na semente, mas estamos escrevendo um projeto de audiovisual para eu fazer lá no Tablado. Voltando para a minha casa. Vai ser um marco que vai explicar certinho quem sou como artista. Também uma característica da diva pop, que quer explicar sua vida, suas histórias (risos)”.
Vou mais longe, porque meu negócio é dar o check como artista aqui no Brasil, meu negócio é aqui” – Valentina Bandeira
Artigos relacionados