*Por Brunna Condini
A boa prosódia não deixa perceptível que é uma atriz paulista que vive a soteropolitana Mariana em ‘Renascer‘. Theresa Fonseca tem brilhado na pele da controversa personagem que, na versão original da novela, em 1993, foi interpretada por Adriana Esteves, em sua primeira protagonista na televisão. Viver Mariana não deu muitas alegrias a Esteves, que após ser alvo de duras críticas se afastou da TV por um tempo e já relatou ter sofrido uma crise pessoal.
Theresa conta que conversou com a atriz, mas diz que não falaram sobre a pressão que paira em ser a intérprete da personagem que se envolve com o filho (João Pedro, vivido por Juan Paiva) e o pai (José Inocêncio, na pele de Marcos Palmeira), sabe-se lá com quais motivações – será amor mesmo? – e acaba angariando uma certa antipatia do público. “Adriana foi gentil, doce. É uma honra e uma responsabilidade grande fazer a mesma personagem que ela interpretou. É uma das atrizes que mais admiro. Não falamos sobre a primeira versão, na verdade ela quis saber como era a minha rotina, se eu me alimentava bem, se fazia terapia, porque é uma personagem que exige muito, bem complexa”, revela Theresa.
Até eu receber a liberação de ‘Guerreiros do Sol’ para fazer ‘Renascer’, passou um mês e eu chorava todos os dias (risos). Eu queria muito fazer a Mariana. Porque não é uma personagem comum e também por essa sempre ter sido a novela favorita da minha família. Ainda bem que consegui estar nos dois trabalhos e ‘Guerreiros do Sol’ estreia ano que vem. É uma história linda também – Theresa Fonseca
A atriz de 26 anos opina se acha possível amar duas pessoas ao mesmo tempo, como diz que aconteceu com Mariana. “Acho, mas nunca vivi isso. Acredito que o amor pode acontecer de formas muito plurais. Tudo no amor é possível, porque ele é uma energia sempre de luz, mas como vai se dar, acontece de forma pessoal para casa um”. E completa:
Amo muitas pessoas ao mesmo tempo, mas esse amor romântico, com mais de uma pessoa, não experimentei. Como estou sempre fluindo na energia do amor, sei que isso possível. Ainda mais em se tratando do Marcos Palmeira e do Juan Paiva. Como não se apaixonar por esses dois? São incríveis. Estou falando das pessoas, dos seus personagens, pelo amor de Deus (risos). Por isso acho que a Mariana está muito bem em cena, na história – Theresa Fonseca
Extremamente dedicada ao momento em sua carreira, que chegou quando ainda gravava ‘Guerreiros do Sol‘, série do Globoplay prevista para 2025, Theresa declara que se cerca de pessoas que entendam seu foco absoluto ao viver a primeira protagonista. “Muitas vezes nesse período não estarei 100% para quem me cerca, mas quem me ama estará lá por mim”. Ela também deixa escapar que está namorando e tem recebido muito apoio: “É um moreno misterioso, sempre quis responder isso (risos). Ele é discreto, então não vou expor. É advogado e estou com ele há nove meses. Tem sido super parceiro”.
E rola ciúmes nas cenas de amor na novela? “Não, de jeito nenhum. Até porque alguém que tivesse ciúme da minha profissão não estaria comigo. E agora, estou também em um relacionamento sério com a Mariana”.
A vida muda em um minuto
Antes de ‘Renascer‘ e ‘Guerreiros do Sol‘, a atriz esteve em ‘Mar do Sertão‘ (2022) e relembra o momento decisivo em que o convite para o remake escrito por Bruno Luperi, baseado no original de Benedito Ruy Barbosa, chegou. “A produtora de elenco entrou em contato com a minha agente e me convidou para um teste. Só que eu estava gravando como a Aldezira ( que foge de casa para escapar dos abusos do pai e após conhecer um cangaceiro fica mantida presa por ele) em ‘Guerreiros do Sol’. Eu nem sabia que eu poderia fazer o teste para ‘Renascer’ gravando outro produto. Minha agente não me disse o que estava acontecendo e mandou o texto para eu gravar uma selfie tape, achei até que podia ser para um trabalho de publicidade. Bom, fiz e deu certo, mas tinha que ver como iria conciliar a finalização de um trabalho com outro em curso”.
Sobre Mariana
A atriz defende as emoções da personagem controversa, que encanta, parece frágil, mas é um tanto misteriosa. “Podem até ter uma visão ruim das ações da Mariana, mas eu acredito nela. Eu repito sempre, que se Mariana está enganando as pessoas, está me enganando também. Acredito muito no amor que ela tem tanto pelo pai, quanto pelo filho, porque amor é um sentimento que não escolhemos por quem sentimos. O que podemos escolher são nossos atos. E sim, ela não sabe muito escolher suas ações. Vai só sentindo e expressando esses sentimentos. Entendo que Mariana não seja uma mocinha tradicional, mas é apaixonante. Ela instiga as pessoas a olharem suas emoções mais de perto”.
Essa personagem já mudou a minha vida. A Mariana tem me ensinado a ser mais corajosa – Theresa Fonseca
Sobre Theresa
Theresa Fonseca nunca havia pensado em ser atriz. Estudava marketing, em São Paulo, e pretendia mudar para o jornalismo. Mas sua mãe, a advogada Marina Borges, sugeriu que ela se inscrevesse em um curso de teatro. “Mãe sabe das coisas. Quando eu pisei no palco, entendi que naquilo ali estava a minha energia vital, e fiz uma escolha. Foi quase como um chamado e desde então entendi que atuar seria o meu ofício”, recorda.
A máxima de que “às vezes é o caminho que nos encontra” está valendo para ela, que também deu uma ‘forcinha’ para que isso acontecesse, seguindo seus instintos. “Sou alguém que tenta sempre dar o meu melhor, vibrar na energia positiva e preservar minha essência e o que acredito. Agarro tudo que faço com extrema paixão, isso desde que entrei para o teatro e me descobri atriz. Nunca medi esforços para chegar onde estou e quero chegar a mais lugares”.
Artigos relacionados