Thelma x Carminha: filho comprado ou filho do lixão? Qual vilã mais psicopata vivida por Adriana Esteves?


Em dose dupla no ar – em ‘Avenida Brasil’ e ‘Amor de Mãe’, a atriz interpreta pela segunda vez uma mulher desesperada e super protetora que levou o desejo da maternidade à consequências vilanescas. O site HT fez uma análise do perfil de ambas e pergunta a você: Quem é a mais malvada?

Adriana Esteves está em dose dupla no ar. Como Thelma de ‘Amor de Mãe’ e Carminha de ‘Avenida Brasil’

*Por Rafael Moura

‘Uma loba em pele de cordeiro’ foi assim que Thelma, personagem de Adriana Esteves em ‘Amor de Mãe’ se mostrou nos recentes capítulos da novela das 21h da Globo. Uma das protagonistas da trama de Manuela Dias revelou no que não é uma mãe tão boazinha assim, afinal, seu amado filho Danilo, Chay Suede, na verdade é Domênico, o filho desaparecido que Lourdes (Regina Casé) tanto procura.

O capítulo 100 foi revelador e deixará muitas interrogações na cabeça dos telespectadores por tempo indeterminado (a TV Globo anunciou a suspensão da novela por conta da pandemia do Covid-19, sendo substituída por uma versão compacta de ‘Fina Estampa’, 2011/2012, de Aguinaldo Silva, que acaba de ser contratado pela Record). A  comerciante que começa a mostrar um lado desconhecido da zelosa mãe teve a certeza de Danilo e Domênico são a mesma pessoa, tendo um surto e com isso sendo até capaz de matar. O que gerou um grande plot twist (reviravolta) no enredo.

Lembrando que Thelma comprou o menino da traficante de crianças, Kátia (Vera Holtz), e guardou esse segredo ‘a sete chaves’ durante décadas, e agora, prevendo que essa história virá à tona, fará de tudo para que o filho e toda a família não descubram seu crime, cogitando até a possibilidade de queima de arquivo, matando Rita, Mariana Nunes, mãe biológica de Camila, Jéssica Ellen, que vem ao Rio com a informação de que a dona do restaurante subornou um homem envolvido no caso. Ciente de que a  informação chegará a Lurdes, a vilã irá atropelará Rita sem dó. A morte não demorará muito para ser descoberta por Jane, vivida por Isabel Teixeira, sua melhor amiga, que também entrará na mira da malévola. Em um de seus surtos, Thelma para manter seu segredo guardado e seu filho ao seu lado, começa a trilhar caminhos para afastar Camila e Lurdes de sua família. ‘Sua teia será fiada’ para que Danilo acredite que sua amada está apaixonada por um novo professor da escola em que leciona, que será interpretado por Raphael Logam.

Thelma, Adriana Esteves, e Danilo, Chay Suede em ‘Amor de Mãe (Imagem: reprodução)

O site HT relembra que essa mãe psicopata sempre rompeu os limites da privacidade do filho, mostrando-se intransigente em muitos momentos como, por exemplo quando furou as camisinhas do filho para que ele engravidasse Camila, pelo simples fato de querer ser avó antes de morrer. Ou quando a jovem sofreu um aborto, perdendo o útero e não podendo mais engravidar, Thelma se ofereceu, quase impondo, que seria a barriga solidária do casal. O que resulta numa relação de avó bem estranha, pois, ela trata o pequeno Caio como filho e não como neto.

A atriz que também está no ar com a icônica Carminha, na reprise de ‘Avenida Brasil’ (2012), uma das personagens que marcaram sua carreira e a história das telenovelas acabou emprestando traços de sua ‘maternidade’ desviada para a aparentemente mãe zelosa e super protetora da novela das 21h. Ambas sendo capazes de crueldades, de diferentes formas, com motivações bem particulares. Thelma é obsessiva, pois, acredita ser muito amorosa pelo filho que jamais poderia viver sem os seus cuidados. Já a vilã de João Emanuel Carneiro, tem o dinheiro e a vida mansa como metas, por isso, desprezava os próprios filhos e familiares. Para quem não lembra, no início do folhetim, ela roubou o próprio marido, em conluio com seu amante, e abandonou a filha dele, órfã, em um lixão. No mesmo local que já havia largado seu próprio filho, Jorginho (Cauã Reymond).

Carminha, Adriana Esteves, e Jorginho, Cauã Reymond, em Avenida Brasil (Imagem: reprodução)

Já na segunda fase desse revenge, a rica vilã é esnobe abusando de ser perversa quando por exemplo maltrata e humilha, de maneira gratuita, sua filha mais nova, Agatha (Karol Lannes), além de nunca ter tido uma boa relação com seu amado Jorginho, que fica pior quando ele descobre que ela é sua mãe biológica e abandonou no lixão. Sem esquecer que ela enterrou sua inimiga Nina, vivida por Débora Falabella, viva. Fechando sua escala de maldades, no último capítulo, o público descobre que Carminha assassinou seu amante, comparsa e cunhado Max (Marcelo Novaes). E depois de ir para a cadeia termina perdoada pelos filhos e por Nina se tornando ‘a nova Mãe Lucinda’.