“Terra e Paixão”: Covid, doença e acidente do autor Walcyr Carrasco deixam a novela sem frente de capítulos


Atual trama das 21h, “Terra e Paixão” tem encontrado problemas nos bastidores. Além da doença de Walcyr Carrasco, seu autor titular, que teve de fazer uma cirurgia de catarata e, depois, sofreu uma queda que recaiu numa fratura de fêmur, elenco aponta atraso na produção da novela, que está com dois capítulos de frente – ou seja, há apenas dois episódios entre o que está sendo levado ao ar e o que está sendo gravado. Além disso, diante do fato de estar havendo artistas com Covid, e, portanto afastados da produção, as gravações acabaram atrasando ainda mais. “Estamos recebendo os roteiros muito em cima”, disse um ator, ao passo que outro relatou que algumas gravações, efetivamente atrasaram por conta do adoecimento dos artistas. Chamada a pronunciar-se, a Globo não se posicionou até o fechamento desta reportagem

*por Vítor Antunes

Com bastidores plenos de imprevistos, “Terra e Paixão” está sendo praticamente gravada ao vivo. A contrário da média geral, de ter entre 7 e 15 capítulos de frente, a trama está com dois. Por “capítulo de frente” compreende-se como sendo os episódios prontos além daquele que está sendo levado ao ar. Walcyr Carrasco assumiu recentemente haver enfrentado uma série de contatempos, como uma cirurgia de catarata e, depois, acabou por resultar numa cirurgia de fêmur após uma queda. Desde a primeira intervenção cirúrgica, o autor conta com o apoio de Thelma Guedes, que está escrevendo a novela com ele, a quatro mãos. Por acompanhar o folhetim desde o princípio Márcio Haiduck está na empreitada junto a eles.

Porém, ainda que Walcyr esteja na condução criativa da trama, os rumores de que “Terra e Paixão” está sem frente de capítulos – que surgiram após o afastamento de Tatá Werneck – acabaram se confirmando. Segundo revelou-nos uma fonte do elenco “os capítulos são gravados num dia e exibidos dois dias depois. Estamos recebendo os roteiros muito em cima. A gente realmente não sabe o que vai acontecer com ninguém”. Além disso, segundo outro ator, também pesa em atrasos à novela a mesma razão do afastamento de Tatá. Segundo esta outra fonte, há núcleos que têm gravado muito mais que outros, o que é fruto dos ajustes recentes aos quais passa a trama. Além disso, há casos de profissionais que testaram positivo para Covid. Procurada, a emissora ainda não se posicionou sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.

Escritor prolífico e habilidoso, Carrasco costuma ter muitos capítulos de frente. Fragilizado em sua saúde, a imprensa chegou a noticiar que estava fora da novela, o que ele desmentiu: “Eu continuo sendo autor e estou tendo zilhões de ideias para por no ar, apenas com algumas adaptações que são temporárias”, afirmou em seu Instagram, quando essas informações começaram a pipocar. Ainda em sua rede social, Walcyr Carrasco disse estar se recuperando com ajuda de fisioterapia, que objetiva auxilia-lo em sua capacidade de locomoção.

Covid e ajustes têm provocado atrasos em “Terra e Paixão”. Novela está com dois capítulos de frente (Foto: Reprodução/Globo)

DUPLA JÁ FOI ESCALADA PARA ESCREVER UMA PRODUÇÃO ATRASADA

Walcyr e Thelma foram chamados a roteirizar “Esperança” (2002), em face de problemas pessoais vividos pelo autor Benedito Ruy Barbosa. Na ocasião algo semelhante aconteceu e dizia-se que a novela estava sendo exibida “ao vivo“. Naquela trama, coincidiu o fato de Benedito haver adoecido, bem como a sua mãe, além de ele estar vivendo alguns problemas pessoais. Ante a impossibilidade de continuar entregando capítulos novos, a Globo designou a dupla de atuais autores de “Terra e Paixão” para assumir a roteirização de “Esperança”. Walcyr e Thelma entraram no capítulo 149 e rapidamente conseguiram dar um respiro à produção. Tão logo tomaram a escrita, a novela ficou com uma semana de frente e houve tempo o bastante para que a gravação dos capítulos fluísse com maior naturalidade. Aquela foi a primeira incursão de Walcyr no horário das 21h – que ele só viria a ocupar novamente e como autor titular em 2013.

Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini e Thiago Afonso em “Esperança” (Foto: João Miguel Junior/Divulgação TV Globo)